Campanha para conscientização do voto regional ganha apoio das Entidades de Classe do Norte de Minas


Na tarde desta última terça (13/03) foi realizada reunião na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, em Montes Claros, com a participação de várias Entidades de Classe, inclusive de outras cidades como Salinas e Taiobeiras, que declararam seu apoio à criação de uma campanha de conscientização aos eleitores quanto ao voto regional, como forma de fortalecimento político da região. Foram apresentados dados relativos às eleições para deputados no período de 1994 até a última eleição, em 2014. Os dados salientaram que os candidatos a deputado federal de outras regiões chegaram a levar 80% dos votos em 2014, o que levou a um enfraquecimento político regional. O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, mostrou que o Norte de Minas há tempos sofre com o desprestígio causado pelo enfraquecimento político da região, causado por essa migração de votos para candidatos descompromissados com o desenvolvimento da região Norte Mineira.

O ex-vereador Aristóteles Mendes Ruas lamentou que as entidades de classe do Norte de Minas são tímidas, pois poderiam reagir com mais vigor contra esse tipo de problema. Citou ainda com pesar que alguns prefeitos da região estão comprometidos com candidatos de outras regiões. O presidente da Fiemg-Norte, Adauto Batista salientou que a campanha é fundamental para fortalecer o Norte de Minas e que independente dos prefeitos estarem compromissados, as entidades de classes são o diferencial para mudar a situação e ainda sensibilizar a população. Ele afirma que será necessária uma campanha publicitária para alertar contra os “paraquedistas”.

O presidente da CDL, Ernandes Ferreira reforçou a importância de trabalhar com a população e lembra que o enfraquecimento do Norte de Minas fica evidenciado quando se constata que a pauta de reivindicação é a mesma de 20 anos atrás. Assegurou que se não for possível mudar alguma coisa na eleição desse ano, o trabalho deve ser contínuo e espera que essa campanha tenha efeitos nos anos seguintes. O vice-presidente da 11ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, Herberth Alcantara propôs a criação de aplicativo para monitorar as eleições no Norte de Minas, nos mesmos moldes do que foi criado contra o Caixa Dois, em 2016. O diretor da Associação Comercial e Industrial, Edilson Carlos Torquato salientou a necessidade do Norte de Minas enfrentar com ações efetivas contra os “paraquedistas” .

O presidente da Agencia de Desenvolvimento do Norte de Minas, Alexandre Pires Ramos anunciou que a entidade fará reuniões microrregionais, quando levará essa campanha. Ele cobrou a responsabilidade social dos candidatos. Francisco Pimenta anunciou total participação da Maçonaria e lembrou que o Norte de Minas já teve seis deputados federais. William César Ireno, do Comitê da Bacia do Pacuí lamentou a fraqueza do Norte de Minas, pois enfrenta uma crise hídrica histórica e que a região não consegue de fato resolver o problema pela falta de representatividade no legislativo. Foi reforçado por Soter Magno, do Lions Clube, que salientou a interferência da bancada nordestina para conseguir recursos.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Claudio Prates lembrou a necessidade dos políticos do Norte de Minas se unirem, na busca pelo fortalecimento regional, evitando agressões entre eles. O vereador Anderson Ramos, presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da SUDENE - AVAMS, apoiou integralmente a campanha. Vinicius Versiani, da Associação dos Ex-Prefeitos do Norte de Minas, salientou que é necessário o amadurecimento político do Norte de Minas e que a campanha tem total apoio. O empresário Carlito Arruda mostrou os dados de como ocorre a corrupção eleitoral no Norte de Minas e que a CDL de Taiobeiras dará total apoio.

No final da reunião ficou definido que cada entidade fará trabalho com seus associados, assim como haverá uma atuação com a imprensa em defesa dessa causa. Foi proposta a criação de uma campanha midiática para conscientização da população para a importância do voto regional; criação de um grupo de trabalho para as discussões acerca dessa campanha com os integrantes dessa reunião. Será feita ainda uma mobilização com as Associações de bairros e sindicatos; elaboração e divulgação de carta aberta à sociedade com assinatura dos representantes das Entidades de Classe e ficou estabelecido ainda que haverá uma próxima reunião para discutir a campanha no dia 02 de abril.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos