Integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta invadem Fazenda Norte América, em Capitão Enéas

Polícia apreendeu cinco espingardas (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)
(G1) Integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram a Fazenda Norte América em Capitão Enéas, no Norte de Minas, na noite desse domingo (18). De acordo com a Polícia Militar, o líder do movimento ligou para a corporação por volta das 21h e disse que havia desarmado dois funcionários no local. Durante o registro da ocorrência, os funcionários e uma administradora da fazenda informaram à polícia que foram agredidos pelos manifestantes. Ao todo, cinco armas foram apreendidas.

"No chamado, o líder do movimento informou sobre a invasão da fazenda e também que eles haviam tomado armas de "jagunços". Uma primeira equipe foi até o local e deparou com um grupo de aproximadamente 100 pessoas do movimento. Os militares entraram na sede e encontraram dois funcionários da fazenda, desarmados, sob vigilância do grupo", explicou o Tenente da PM, Márcio Henrique Borges Silva.

Os integrantes entregaram três espingardas poveiras para os militares, algumas munições e frascos com pólvora, chumbo e espoletas.

"Os funcionários da fazenda e a administradora informaram que o grupo estava armado e que, inclusive, as armas que eles entregaram não eram as que estavam na fazenda. Os servidores relataram também que algumas pessoas que estavam no local, incluindo o proprietário, fugiram por um matagal e contaram que foram agredidos com coronhadas e chutes. A mulher disse que chegou a ser agredida com um facão", complementou o oficial. De acordo com a Polícia Militar, no final da ocorrência, a administradora da fazenda procurou por atendimento médico em um hospital da região.

Além das armas entregues pelos manifestantes, a polícia também recolheu um revólver e um rifle. "Durante os levantamentos das informações, o líder voltou a ligar para a polícia e disse que havia encontrado outras duas armas, que seriam dos "jagunços" que fugiram. As armas foram deixadas próximas a uma cancela e apreendidas", disse o tenente.

A ocorrência foi encerrada por volta das 4h desta segunda-feira (19) e de acordo com o tenente, a fazenda permanece invadida e não houve conduzidos. O motivo da invasão não foi informado. A Polícia Civil assumiu as investigações.
O G1 solicitou nota do movimento FNL, mas até essa publicação não havia recebido retorno. Por telefone, a administradora confirmou as agressões com facão, chutes e coronhadas e disse que passaria por exames no IML de Montes Claros no início da tarde desta segunda.

Conflito de terra
Em abril de 2017, três integrantes do MST foram baleados na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra. Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.

Um mês após o ocorrido, as polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América e na Fazenda Canoas, em Montes Claros. Na ocasião, o advogado da Fazenda Norte América lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST).

Comentários

  1. Este é o país da impunidade! É o país onde marginais dão as ordens e as supostas autoridades obedecem. Tudo isso é o legado da constituição gramscista e anarquista de 1988.

    ResponderExcluir
  2. Ladrões assaltam e depois ligam para a polícia denunciando as vítimas. É o retrato do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou