Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 5 de agosto de 2017

Em Janaúba, suspeito de comercializar drogas em lanchonete é preso

Rapaz foi preso pela PC com drogas e dinheiro 

Polícia Civil de Janaúba prendeu nessa sexta-feira (4) um rapaz de 23 anos, suspeito de comercializar drogas em uma lanchonete da cidade, no Bairro Rio Novo.

Segundo a PC, o local vinha sendo monitorado e nessa sexta-feira a polícia conseguiu mandado de busca e apreensão do estabelecimento. O autor mantinha o ponto comercial de fachada para conseguir fazer a venda dos entorpecentes.

Foi localizado no local porções de cocaína e crack, além de uma réplica de arma de fogo. O autor foi detido e levado ao presídio da cidade; segundo a PC, ele tem passagens por outros crimes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Em Espinosa, homem é preso com celular roubado em loja de eletrodomésticos

Aparelho foi encontrado com o homem na comunidade de Charcos

Um homem, de 31 anos, foi preso nesta sexta-feira (4) suspeito de receptação de produtos roubados em Espinosa, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi encontrado na casa dele, na comunidade de Charco, após uma investigação que apura o furto de 20 aparelhos celulares em uma loja de eletrodomésticos na cidade.

O crime, segundo a PC, foi no mês de junho e nesta sexta-feira foi cumprido um mandado de busca e apreensão. “A partir do arrombamento, iniciamos a investigação. Alguns aparelhos foram rastreados e conseguimos chegar até este indivíduo. Com ele foi encontrado um aparelho”, explica o delegado Eujécio Coutrim, responsável pela investigação.

Para o delegado, o preso afirmou que adquiriu o aparelho em uma negociação e pagou uma diferença no valor de R$ 150.

“Pelo valor do aparelho, que supera R$ 1 mil, e o valor que ele afirma ter pago por ele, acreditamos que ele sabia sim que era um produto de furto. O aparelho ainda está com características de novo, com as películas de fábrica. Agora, vamos continuar a investigação para saber se ele está com os outros aparelhos ou se foram repassados à outras pessoas”, completa o delegado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba criminosos assaltam agência dos Correios

A Polícia Militar procura por dois homens que assaltaram a agência dos Correios em Jaíba, na tarde desta sexta-feira (4). De acordo com a polícia, imagens do circuito de segurança do estabelecimento mostram o momento em que dois homens chegam ao local em uma motocicleta.

Um deles estava armado, quando entrou na agência e anunciou o crime. Momentos depois, segundo a PM, os dois fugiram levando dinheiro dos caixas. A PM afirmou ainda que o gerente não soube informar o valor levado pelos criminosos.

Militares fizeram buscas na região, mas até o fim da tarde desta sexta ninguém havia sido preso por envolvimento no assalto.

AMAMS e Unimontes promovem palestra para discutir os impactos da reformas previdenciária e trabalhista


AMAMS terá palestra para debater os impactos das reformas previdenciária e trabalhista, com o economista e especialista Samuel Pessoa, um dos mais renomados economistas do país. A atividade ocorre nesta segunda-feira, dia 07, durante a 13ª Semana de Economia do Norte de Minas, realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, através do Departamento de Economia, em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. A palestra será realizada no auditório Deputado Aécio da Cunha Neves, da AMAMS.

A pretensão é que além dos prefeitos, estejam presentes os presidentes dos Institutos Municipais de Previdência, procuradores, secretários municipais que atuam nessa área. O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, afirma que quase todos prefeitos estão apertados com a precária situação financeira dos municípios, além do volume de recursos cobrados pelo Governo referente ao sistema previdenciário. A reforma anunciada pelo Governo precisa ser melhor discutida, para avaliar os impactos nos cofres municipais.

A Semana da Economia inicia com essa palestra magna na segunda-feira, às 10 horas, mas sua solenidade oficial de abertura ocorrerá no mesmo dia a noite,  com a palestra “Os  males da economia brasileira na atualidade. As perspectivas profissionais para o economista neste cenário”, por Paulo Roberto Bretas , presidente do Conselho Regional de Economia de  Minas Gerais. Na terça-feira, a palestra sobre a Reforma Previdenciária será com Milko Matijascic e Jose Nilton de Souza Vieira, na Unimontes. Na quarta-feira, a  Reforma Trabalhista será com  Mário Jorge Cardoso de Mendonça e Jose Dari Krein. Na quinta-feira, será realizado o painel com egressos de Economia, também na Unimontes.


Ascom | AMAMS

Capitão Enéas convida


7a Conferência Municipal de Assistência Social de São João da Ponte


Aconteceu no dia 26 de julho de 2016 no Parque de Exposição Denizar Veloso Santos, a 7a Conferência Municipal de Assistência Social de São João da Ponte, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que teve como objetivo propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social.

Compôs a mesa de honra autoridades locais, prefeito Danilo Wagner Veloso, Secretário Interino de Assistência Social, Hudson Almeida, vereadores, Genilza Mendes, Fídellis Fagundes e Marizan Ferreira, Presidente do CMAS ( Conselho Municipal de Assistência Social, Secretário de Saúde, Marcos Paulo Costa, Chefe de Gabinete, Fausto Antônio, Secretário de Finanças, Antônio Carlos Lima.

A Conferência Municipal é um meio para discutir os avanços e retrocessos do setor. O evento foi uma oportunidade para refletir e debater as políticas públicas da Assistência Social, além de viabilizar melhorias para esta área.

Para o Secretário de Assistência Social, Hudson Almeida, a Conferência é importante para os usuários do SUAS.”Entendemos que a Assistência Social se configura como uma Política Pública de direitos, direcionada para a população em situação de violação de direitos, risco social e vulnerabilidade, não sendo mais executada como forma de assistencialismo, geralmente troca de favores políticos”, ressaltou o secretário.

Segundo o prefeito, Danilo Veloso, “a população tem que conscientizar sobre a importância do trabalho desta secretaria, pois viabiliza o acesso dos usuários a seus direitos, através de ações, programas, projetos, serviços e benefícios administrados pela rede socioassistencial “. O prefeito ressaltou também sobre a importância dos usuários terem consciência dos seus deveres, e de participarem ativamente das ações realizadas pela Assistência Social.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente reconheceu a incentiva de empresas que tem destinado sua dedução de imposto de renda para o FIAS – Fundo da Infância e Adolescência, uma vez que este recurso é investido diretamente nas Organizações não Governamentais que tem como público alvo as crianças e adolescentes do município, quais sejam: Creche do Rotary, Educandário Nossa Senhora da Graças ( Creche das Irmãs ), Escolinha de Futebol Criança Feliz e NACA – Núcleo de Apoio a Criança e Adolescente.

A Conferência da Assistência Social é o exercício na prática da democracia participativa, onde a sociedade civil pode exercer controle e poder sobre o Estado. Para a Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Kelly Simone Fernandes,” o momento é significativo para os usuários da Política Municipal de Assistência Social, que de 2 em 2 anos tem essa oportunidade de avaliar a oferta dos serviços e colocar suas sugestões, fazendo encaminhamentos de metas para melhorias da gestão que vão para a Conferência Regional.”

Para a Coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Genilma Mendes, “as conferências municipais se configuram em um espaço de extrema importância para o debate e formulação de propostas para o aprimoramento dos serviços do Sistema Único de Assistência Social, tornando-os mais condizentes com as demandas da população.” A mesma enfatiza ainda participação de todos, pois essa é a oportunidade da população expor os seus questionamentos.

O evento contou com mesas temáticas que desenvolveram os quatro eixos referenciais que compõe o II Plano Decenal de Assistência Social, os grupos de trabalho foram cenários de produtivos debates entre gestores, trabalhadores, usuários e entidades da política de Assistência Social. Na plenária final foram eleitas dez prioridades para o Município, duas para o Estado e quatro para a União. Todas as propostas debatidas constarão nos anais da 12ª Conferência.

Na ocasião foram escolhidos os delegados representantes da esfera Governamental, e esfera civil, que irão representar o município na Conferência da Assistência Social, que será realizada na cidade de Montes Claros, com data a ser definida.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Polícia Civil incinera drogas apreendidas em Espinosa, Mato Verde e Monte Azul

Foram incineradas maconha, cocaína e crack


Entorpecentes foram queimados nesta quinta-feira
Polícia Civil incinerou na tarde desta quinta-feira (3) drogas apreendidas nas cidades de Espinosa, Monte Azul e Mato Verde. De acordo com o delegado Eujécio Coutrim, responsável pela delegacia de Espinosa, os entorpecentes são maconha, cocaína e crack, de várias ocorrências, inclusive em ações da Polícia Militar, no período de quase dois anos. A PC não informou o peso total das drogas incineradas.

“A lei determina que se retire uma amostra e envie para análise. Neste caso, todos os processos destas apreensões já têm um laudo definitivo que confirmam a ilicitude das drogas”, explica.

Coutrim explicou ainda que a incineração foi feita em um terreno que pertence a uma cerâmica da cidade. “Além da Polícia Civil, fomos acompanhados por representantes do Ministério Público e também da Vigilância Sanitária, que confirmam a incineração total, sem deixar resíduos”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é preso por fabricar e vender munições em Espinosa

Cerca de 200 munições foram apreendidas no local

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (3) durante uma operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão em Espinosa, no Norte de Minas. Cerca de 200 munições, de diversos calibres, foram apreendidas em uma mercearia, que fica no Bairro Alto São João.

A ação foi realizada em conjunto entre as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Nos fundos do comércio foi localizado ainda um espaço reservado, segundo a PM, para fabricar munições e dar manutenção em armas.

“Já recebemos várias denúncias sobre o comércio ilegal de munições neste endereço. Por isso pedimos o mandado de busca e apreensão. Encontramos várias munições e apetrechos usados na manutenção de armas”, explica o tenente da PM, Guilherme Santos.

No local foram encontrados ainda seis 29 botijões de gás de cozinha, de treze, e cinco quilos. Segundo o sargento dos bombeiros, Diego Durães Santana, o estabelecimento não possui autorização para comercializar os botijões.

“Para este tipo de comércio é necessário que se apresente ao Corpo de Bombeiros um projeto que emite um alvará. Neste caso, ele não possuía nem o projeto. Aqui percebemos ainda que tem o risco para toda a vizinhança, em caso de explosões ou incêndios”.

A ação, segundo o sargento dos bombeiros, é realizada em mais pontos da cidade, e outros 123 botijões também foram apreendidos em dois endereços. “Nós vamos identificar um depositário fiel para este material, para que fique em local seguro. Os responsáveis por estes estabelecimentos são notificados por não terem autorização para manter os estoques destes botijões”, completa.

Segundo o delegado Eujécio Coutrim, a prisão foi ratificada pela PC e o suspeito permanece à disposição da Justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS solicita doação de dessalinizadores a municípios através do Programa Água Doce


Municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha receberão dessalinizadores, que tem a função de reduzir o teor de sal na água extraída de poços artesianos, deixando-a potável e que permita o consumo humano. Isso dentro do Programa Água Doce. O secretário estadual de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta, se reuniu com o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis e o diretor regional da Associação dos Municípios Mineiros - AMM, José Barbosa Zinga, prefeito de Catuti, quando definiram que no próximo dia 25 de agosto será realizada uma reunião em Montes Claros, no auditório da AMAMS para apresentação do projeto aos municípios interessados.

Desde a década de 90 que o Governo instalou dessalinizadores em vários municípios do Norte de Minas, em atividade coordenada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Porém, muitos equipamentos ficaram inservíveis, pois o filtro que faz a retirada do sal é muito caro e ainda tem vida curta. Na reunião em Belo Horizonte, ficou acertado que no dia 25 de agosto será realizado o Encontro Estadual do Programa Água Doce, que atenderá 35 municípios do semi-árido. No dia 18 de agosto, acontecerá também uma reunião com os municípios filiados ao Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), com o tema resíduos sólidos.

A AMAMS apresentou ao secretário, uma demanda vivida por muitos municípios, onde a água extraída dos poços tem apresentado alto teor de sal, o que a torna inviável para consumo humano. Dentro os municípios atendidos no Norte de Minas estão: Águas Vermelhas, Catuti, Espinosa, Mamonas, Manga, Mato Verde, Monte Azul, Ninheira, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Varzelândia e Verdelândia. No Vale do Jequitinhonha são Almenara, Araçuaí, Comercinho, Felisburgo, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Rubim e Salto da Divisa.

O Programa Água Doce é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, que visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. Possui como premissas básicas o compromisso do Governo Federal de garantir à população do semi-árido o acesso à água de boa qualidade, além de ser amparado por documentos importantes como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O PAD está estruturado em seis componentes: gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização, sustentabilidade ambiental, mobilização social e sistemas de produção. O componente da gestão é responsável pela formação de recursos humanos, elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, manutenção e operacionalização dos sistemas, além de dar o apoio ao gerenciamento e manutenção dos sistemas. O componente pesquisa é direcionado à otimização dos sistemas de produção com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas halófitas, nutrição animal e piscicultura.


Ascom | AMAMS

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PM prende grupo que monitorava cidades do Norte de MG para explodir caixas de bancos e Correios

Homens foram presos suspeitos de estarem monitorando
cidades do Norte de Minas (Foto: Juliana Peixoto/G1)

(G1) Quatro homens, de 24, 30, 32 e 37 anos, foram presos suspeitos de estarem na região do Norte de Minas planejando explosões a caixas eletrônicos e aos Correios. Segundo a polícia, três criminosos são de Uberlândia e o suspeito de chefiar a quadrilha é de Pirapora. A prisão aconteceu, nessa terça-feira (1), no Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Mirabela e eles foram apresentados durante coletiva nesta quarta-feira (2).

“Abordamos três homens em um HB20 em São João da Ponte; a Polícia Militar já estava trabalhando estrategicamente contra crimes de explosão, então, já tínhamos informações deste modelo de carro nas regiões dos arrombamentos. Nesta primeira abordagem, não encontramos nada de ilícito com eles e no carro. A comunicação entre as polícias continuou e, depois de liberados, fomos informados pela PM de Uberlândia que um deles era morador de lá. Constatamos que ele apresentou um documento falso e que estava com um mandado de prisão em aberto por fuga. Fizemos novo cerco bloqueio e, na segunda abordagem, em Mirabela, o homem de Pirapora havia se juntado ao grupo”, explicou o tenente Frederico Lima Lessa.

Policiais de Uberlândia apreenderam na casa do suspeito, que apresentou nome falso, fuzil, pistola, diversas munições, touca ninja, luvas e pregos, conhecidos como miguelitos, para estourar pneu.


A prisão ao grupo aconteceu depois que criminosos explodiram uma agência bancária e os Correios de Gameleiras, na madrugada desta terça-feira (1º). Na ocasião, a perícia constatou que dois cofres foram arrombados. Para a polícia, um dos homens confessou que o grupo estava na região do Norte de Minas para monitorar a rotina das cidades pequenas. Eles são suspeitos de terem participado da explosão a uma agência bancária em Ibiaí, em julho deste ano. Na ação, foram levados aproximadamente R$ 22 mil e três frentistas foram feitos reféns.

“No início da abordagem, o grupo não conseguiu explicar o motivo de estarem na região. Um deles chegou a dizer que estavam visitando um amigo em Montes Claros e que o GPS os levou a São João da Ponte, distante 100 km, e nossa suspeita aumentou. Depois eles acabaram confessando”, disse o tenente. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Os quatro homens foram levados para a delegacia acusados de associação criminosa, desobediência e porte ilegal de arma de fogo e explosivos. O carro em que eles estavam foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran.

Hospedagem
Os homens estavam hospedados em um hotel de Montes Claros, no Bairro Cintra. Segundo a polícia, os criminosos que sondam a região, geralmente, se hospedam fora das cidades e não andam armados para evitar prisões em flagrante.

“Eles ficam na região e sondam a rotina da cidade, como horários de funcionamento das agências e fluxo das pessoas. Eles avaliam também a segurança do local - qual a vulnerabilidade - e a presença de militares. Ficam em torno de dez dias até elaborarem o plano de explosão com os comparsas que trazem as armas e os explosivos”, explicou o tenente Frederico Lima Lessa.

Capitão Enéas convida


Ministro da Integração propõe parceria entre AMAMS e DNOCS no combate a seca


O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho propôs à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS uma parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), no combate a seca nas cidades da área mineira da Sudene. Essa parceria consiste no uso de uma perfuratriz que se encontra no DNOCS, em Montes Claros e esse equipamento seria usado para a perfuração de poços artesianos em parceria com os municípios que estão em dificuldades por conta da seca. O ministro sugeriu que a AMAMS coordenasse esse trabalho. O deputado Toninho Pinheiro fez um apelo ao ministro para ajuda no custeio da estrutura DNOCS, com uma verba de R$ 2 milhões de reais, que auxiliaria na estrutura e força de trabalho do departamento.

O encontro aconteceu nesta terça-feira, onde o ministro Helder Barbalho, recebeu a comitiva do Norte de Minas em audiência articulada pela deputada federal Raquel Muniz. Participaram da reunião, além do presidente da AMAMS, José Reis; os prefeitos Juraci Fagundes, de Nova Porteirinha; Reginaldo Antônio Silva, de Jaíba e Edmárcio Moura, de Matias Cardoso, além dos deputados Raquel Muniz, Eros Biondini e Toninho Pinheiro. O ministro Helder Barbalho convocou ainda o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Renato Newton Ramlow para participar da reunião, já que a pauta era a seca e o Secretário vem acompanhando a situação da região. A liberação e uso da máquina ficou acertada para uso imediato, ele marcou uma reunião para a próxima semana para discutir o andamento destes trabalhos.

A AMAMS participou ainda de uma audiência com o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Mário Ramos Ribeiro, visando discutir a situação dos canais de irrigação dos projetos irrigados Gorutuba e Jaíba. Para essa reunião, a AMAMS convidou os deputados votados nesses municípios e o assunto foi discutida de forma técnica, visando uma solução para os projetos irrigados. Na oportunidade, a deputada Raquel Muniz conseguiu que o ministro Helder Barbalho recebesse a comitiva do Norte de Minas, diante do agravamento do quadro da seca na região.

O presidente da AMAMS, José Reis, mostrou ao ministro que a seca vem se agravando na área mineira da Sudene, mas os resultados apresentados até agora deixavam a desejar, pois a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil deveria incrementar os projetos. Ele lembrou que desde a vinda do ministro a Montes Claros, em 5 de julho, a medida prática aplicada era a publicação do reconhecimento de Situação de Emergência em 151 municípios, mas sem ações práticas e que a Operação Pipa atualmente atendia apenas 19 municípios da região. Com isso, o presidente da AMAMS pediu que fosse criado um Programa Permanente de Barramentos, visando aproveitar as chuvas e com isso, reter a água. Pedido que foi referendado pelos depurados que participaram da reunião.

Já no caso do conserto do canal do Projeto Gorutuba, o ministro ficou surpreso pela falta de solução, pois tinham assegurado que em 6 de julho o caso estaria resolvido. Ele pediu para as lideranças aguardarem até sexta-feira, pois se não tiver nenhum encaminhamento, tomará providencias mais enérgicas. O prefeito Juraci Fagundes propôs então que fossem usados recursos na Codevasf para consertar o canal do Projeto Gorutuba, pois há um grande risco de paralisar a irrigação de todo projeto.

Em relação ao problema no canal de irrigação do Projeto Jaíba, a AMAMS mostrou que o caso deixou de ser apenas risco para irrigação e passou a ser de consumo humano, pois a falha do canal poderá deixar a população de Jaíba sem água. Mostrou também que diante do risco do Projeto Gorutuba, a água do projeto Jaíba poderá ser a solução para abastecer os moradores de Verdelândia, Nova Porteirinha e Janaúba e com isso, é necessário buscar alternativas. Uma das alternativas apresentadas é a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil disponibilizar de R$ 2 a R$ 3 milhões para consertar o canal de aproximação; R$ 5 milhões da área de infraestrutura hídrica da Codevasf ou então inserir a obra no Programa Nacional de Revitalização do São Francisco para 2018.


Ascom | AMAMS

terça-feira, 1 de agosto de 2017

AMAMS capacita gestores de saúde na elaboração do Plano Municipal de Saúde


Os gestores municipais de saúde do Norte de Minas debateram ontem de manhã, em Montes Claros, o controle social nessa área, durante a oficina organizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, com a participação de aproximadamente 60 municípios. O evento foi realizado no auditório Deputado Aécio Cunha Neves, da AMAMS e visou capacitar os secretários municipais de saúde e seus técnicos sobre a elaboração do Plano Municipal e Plano Plurianual de Saúde. Os municípios têm até o dia 30 de agosto para apresentarem esses planos.

A psicóloga Aparecida Rosângela Silveira, que se especializou na área de controle social, inclusive com doutorado na área, enfatizou a precariedade das Ouvidorias e dos Conselhos Municipais de Saúde. Ela salientou que no caso das ouvidorias de saúde, um aspecto chama atenção: elas apresentam poucos resultados práticos, mas levou os servidores da saúde a aperfeiçoaram os prontuários, de forma mais cuidadosa, por temerem as denúncias da comunidade.


A especialista citou que o controle social na saúde foi disciplinado pela lei 1.842, de 1990, que veio reforçar as decisões tomadas pela Constituição Federal, com a criação dos Conselhos e Conferências de Saúde. Nesse aspecto, determina a existência das Ouvidorias, Consultas Públicas e da fiscalização do Ministério Público. No caso das audiências públicas, Aparecida Rosângela Silveira cita que não tem resultados práticos, pois a comunidade não participa, apesar de ser um instrumento para decidir mudanças no SUS. Na sua visão, o Ministério Público, curiosamente tem se organizado e qualificado para o que se passa na área de saúde.

No caso dos Conselhos Municipais de Saúde, a palestrante lamenta que haja muita interferência e outros interesses, e argumenta ainda que muitos membros defendem os interesses individuais ou corporativistas e em alguns casos, conselheiros com cotas de exames.

SARGSUS – A enfermeira Adriana Barbosa Amaral, da Superintendência Regional de Saúde, falou sobre a exigência de fazer a obrigatoriedade de prestar contas uma vez por ano, mostrando o que foi planejado e executado, alem de disponibilizar esse material para a população no site. Ela lembra que os municípios com menos de 50 mil habitantes tem a opção de prestar contas em audiência pública na Câmara Municipal a cada quatro meses, com base no que inseriu no SARGSUS, que é o instrumento legal fixado pelo Ministério da Saúde.

Ascom | AMAMS

Em Gameleiras criminosos explodem agência bancária e Correios

Criminosos conseguiram explodir o cofre

Criminosos explodiram uma agência bancária e os Correios, em Gameleiras, no Norte de Minas, na madrugada desta terça-feira (1). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, quatro homens estão envolvidos nas explosões. Durante a ação, as casas dos militares e o destacamento da polícia foram cercados. A perícia esteve no local e constatou que os dois cofres foram arrombados. Não há informações se alguma quantia em dinheiro foi levada.

As agências ficam uma ao lado da outra e ficaram destruídas. Moradores e militares relataram terem escutado três explosões e disparos de armas de fogo. A suspeita é que os bandidos estavam armados com fuzis e pistolas. Equipes da Companhia de Missões Especiais de Montes Claros e militares da região fazem rastreamento aos criminosos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Capitão Enéas: 1º Concurso Delícias de Buteco


Prefeitura de Capitão Enéas adquire três veículos para a saúde

AMAMS capacita gestores municipais para para elaboração do plano de saúde


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS realiza nessa terça-feira, dia 1º de agosto a Oficina Prática de Plano Municipal de Saúde, tendo em vista que as Prefeituras devem apresentar até o dia 30 de agosto o Plano Plurianual e Plano Municipal de Saúde.
O evento começará a partir das 9 horas na sede da AMAMS e já tem inscritos mais de 60 municípios. A capacitação atenderá principalmente as administrações municipais de primeiro mandato.

O assessor da área de saúde da AMAMS, Daniel Savio Braga de Freitas explica que a oficina visa capacitar os técnicos da saúde sobre os investimentos da gestão na saúde, pois até 30 de agosto os prefeitos tem que entregar o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual.

A primeira palestra será de Patrícia Ferreira Costa, que falará sobre a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012, ela é especialista em saúde pública. Em seguida a psicóloga Rosangela Silveira falará sobre o papel do Conselho Municipal de Saúde. A gestora Adriana Barbosa Amaral falará sobre o SARGSUS – Sistema de Apoio e Elaboração do Relatório de Saúde, onde cabe a cada município inserir os dados da sua produção, permitindo um levantamento real das demandas da saúde publica.

Patricia Ferreira Costa falará também dos diversos planos de saúde pública, como LOA, LDO, Plano Plurianual e Plano Municipal. Maria Clara Lelis Ramos Cardoso falará sobre o Diagnostico Situacional Municipal, com a análise dos indicadores e depois sobre Bloco de Financiamento.


ASCOM AMAMS

AMAMS vai à Ministério da Integração cobrar soluções para canais de irrigação


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS participa de audiência com o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Mário Ramos Ribeiro, em Brasília, para cobrar uma solução do Governo para a situação dos canais de irrigação dos projetos Gorutuba e Jaíba.

O presidente da AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, acompanhará os prefeitos Juraci Fagundes, de Nova Porteirinha e Reginaldo Antônio da Silva, de Jaíba e os deputados Raquel Muniz e José Silva. Os canais dos dois municípios correm risco de suspender o fornecimento de água para irrigar os dois projetos, colocando em risco o trabalho de mais de 14 mil pessoas, além de inviabilizar a produção de frutas, o que causaria um caos na economia do Norte de Minas, além de comprometer o abastecimento de água para consumo humano.

No início desse mês o presidente da AMAMS, José Reis, esteve em Nova Porteirinha, reunido com o prefeito Juraci Fagundes, quando recebeu o apelo para pressionar o Governo a retomar as obras de recuperação do canal de irrigação do projeto Gorutuba. Os serviços foram iniciados em 2015 e depois suspensos por causa de desentendimento contratual. A situação tem levado o canal a jogar água para fora da sua calha, um verdadeiro desperdício. Na visita a AMAMS, dia 5 de julho, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, garantiu que daria uma solução no dia seguinte, em reunião a ser realizada em Brasília no dia 6. Até hoje nada foi resolvido.

No caso do projeto Jaíba, o presidente José Reis também se reuniu com as lideranças de Jaíba, a convite do prefeito Reginaldo Antônio da Silva, quando foi alertado que um barulho anormal nos motores do sistema de irrigação sinalizava a queima dos equipamentos responsáveis pela liberação da água. Isso paralisaria a irrigação e automaticamente a produção de frutas. A situação foi provocada pelo rebaixamento do volume de água, que se agravou por causa da seca e o racionamento determinado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Serão necessários R$ 5 milhões para consertar o canal, com o seu desassoreamento.


Ascom | AMAMS

Em Janaúba, Polícia Militar realiza 'Operação Trânsito Seguro'

Durante o período foram fiscalizados 719 veículos

A Policia Militar de Janaúba realizou neste fim de semana (29 e 30) a Operação Trânsito Seguro. Durante o período foram fiscalizados 719 veículos; desses, 28 foram removidos por irregularidades. Uma arma de fogo foi apreendida juntamente com oito redes de pesca.

Na operação foram realizados 23 testes do bafômetro, na qual um condutor foi preso em estado de embriaguez. Um pássaro da fauna silvestre foi apreendido e encaminhado para Centro de Triagem de Animais Silvestre de Montes Claros.

Segundo a polícia, a operação foi realizada devido ao grande número de incidência de crimes contra ao patrimônio público, e a intervenção se deu nas principais vias que dão acesso a esses patrimônios; as rodovias e estradas vicinais dos municípios de Salinas, Riacho dos Machados, Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite, Novo horizonte, Curral de Dentro e Taiobeiras.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dois homens são presos em Janaúba por manter pássaros silvestres em cativeiro

Polícia do Meio Ambiente apreendeu
cerca de 35 pássaros da fauna silvestre

Dois homens, de 27 e 65 anos, foram presos na manhã desta segunda-feira (31) por crime ambiental em Janaúba. A Polícia do Meio Ambiente chegou até o local após denuncia anônima, indicando que no Bairro São Lucas havia um cativeiro de animais silvestres.

O rapaz de 27 anos informou à PM que não possuía autorização para criá-los e que os guardava para um amigo que havia se mudado para São Paulo (SP). No local, os militares encontraram 30 pássaros da fauna silvestre das espécies trinca-ferro cinza, cardeal do nordeste, tico-tico, canário da terra, coleirinha, pássaro- preto (graúna), azulão, patativa e garibaldi.

Segundo a polícia, em outra residência, no mesmo bairro, foram localizadas mais cinco aves das espécies trinca-ferro cinza e cardeais do nordeste. Elas foram apreendidas por serem criadas de forma irregular; o dono da casa, de 65 anos, também foi preso.

Nas duas ações os proprietários dos pássaros foram presos em flagrante e autuados por crime ambiental. Ambos não tinham passagem pela polícia.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestre de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 30 de julho de 2017

Escola Alcides Mendes da Silva, de Porteirinha, ganha prêmio de destaque na 18ª UFMG Jovem


Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, localizada no município de Porteirinha, região norte de Minas Gerais, foi premiada na 18ª edição da UFMG Jovem. Com o projeto “Farinha nutricional inovadora”, desenvolvido por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, a instituição conquistou o público, os jurados e o prêmio de escola destaque na área de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde da categoria Ensino Fundamental.

“Sair da nossa cidadezinha, apresentar nosso trabalho para diversas pessoas e, ainda, ser escolhido pela comissão, foi muito emocionante. Eu nunca tinha recebido um prêmio”, declara o estudante Bernardo Medeiros. No ano passado, a escola garantiu o terceiro lugar geral com a pesquisa “As potencialidades do larvicida leguminoso no combate ao Aedes aegypti”, orientada pela professora de Ciências, Jucinéia Fernandes Souza.

Concorrendo com outras 17 pesquisas realizadas por instituições estaduais, municipais, federais, técnicas e privadas, a Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, situada a 591 Km de Belo Horizonte, apresentou um estudo sobre o potencial nutritivo de plantas do cerrado, bioma característico da região norte do estado. “Pesquisamos o valor nutricional do jatobá, do amaranto, do baru e produzirmos uma farinha rica nutricionalmente e que não altera o gosto dos alimentos”, explica Bernardo, ressaltando que o produto, introduzido na merenda escolar, pode ser consumido com iogurte, feijão, arroz, entre outros alimentos, e possui diversos benefícios para a saúde. “O jatobá, por exemplo, tem muito ferro e previne a anemia. Já o amaranto ajuda no sistema cardíaco, imunológico, visão e ossos”, afirma.

Luís Gustavo da Cruz, 12 anos, destaca que o prêmio é um reconhecimento ao tempo dedicado ao projeto e um estímulo para professores e alunos seguirem investindo em pesquisa. “É o incentivo para continuarmos no caminho da ciência, que considero muito interessante, seja na área biológica, da saúde, novas tecnologias, entre outras. Vamos estudar e pesquisar cada vez mais para podermos conquistar outras premiações e compartilhar conhecimento com outras pessoas”, garante.

Reforçando que o trabalho “Farinha nutricional inovadora” está alinhado ao projeto “Multiplicadores da Sustentabilidade”, a orientadora e professora de Ciências, Jucinéia Fernandes Souza, afirma que a premiação consagra a proposta pedagógica da escola e o empenho dos alunos. “É a demonstração de que estamos certos em investir e promover a iniciação científica no ambiente escolar. Além disso, reafirma que eles podem ser protagonistas e fazer ciência na educação básica, no sistema de ensino público”, diz. O projeto Multiplicadores da Sustentabilidade visa disseminar informações sobre adoção de práticas sustentáveis e preservação ambiental.

Compartilhando da opinião da educadora, Maria Suserlei Santos, diretora da escola, salienta que o prêmio pode transformar os estudantes. “Tenho certeza que voltarão mais entusiasmados em estudar, fazer ciência, investigar e buscar, por meio dos projetos, construir e compartilhar o conhecimento. A UFMG Jovem inspira e amplia a maneira como nós, docentes e educandos, vivenciamos o saber”, conclui.



Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG)

PM prende jovens suspeitos de vários assaltos em São Francisco

PM apreendeu celulares roubados e droga (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)

Dois jovens, de 18 anos, foram presos, nessa sexta-feira (28), suspeitos de cometerem vários assaltos em São Francisco, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, eles estavam sendo monitorados desde sexta-feira (21), quando assaltaram uma mercearia. Nesta sexta, um outro comércio foi alvo dos criminosos. No mesmo dia, eles também roubaram uma motocicleta e a bolsa de uma mulher na Avenida Brasil.

Durante rastreamento, os criminosos foram localizados em uma casa no Bairro Aparecida. Para evitar a prisão, um deles se escondeu em uma árvore, mas foi detido após subir em um muro e cair na casa vizinha.

No imóvel, foram apreendidos oito celulares, esqueiro e duas motos roubadas, além de dinheiro, facão, 140 gramas de maconha, um pé da mesma droga e uma garrucha, utilizada no último assalto. A arma estava escondida no telhado da casa.

Os jovens foram presos e encaminhados à delegacia. A mãe de um deles também foi detida porque a droga foi encontrada na casa dela.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Coração de Jesus, idoso de 79 anos é morto com golpes de facão enquanto dormia

Um idoso de 79 anos foi assassinado com golpes de facão dentro de casa na zona rural de Coração de Jesus, na manhã deste sábado (29). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima estava dormindo, quando o autor invadiu o imóvel e cometeu o crime.

O idoso morreu no local. Segundo o Samu, ele foi atingido por vários golpes de facão na cabeça e estava com uma fratura exposta no braço esquerdo.

A PM informou que o autor, de 56 anos, foi contido por populares até a chegada da polícia. Ele foi preso e será encaminhado à delegacia de Coração de Jesus. A motivação do crime ainda é desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com