Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 22 de julho de 2017

Cego janaubense forma em Direito e quer ser primeiro juiz PCD, em Minas Gerais


(Por Girleno Alencar) O janaubense Clevison Rocha Santos, de 27 anos, se formou em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, como a segunda pessoa portadora de deficiência visual nessa área no Norte de Minas, sendo antecedido apenas pelo advogado Rick Martins. A formatura ocorreu na quinta-feira passada, em solenidade realizada na OAB. Para Clevison, o diploma foi o primeiro passo do seu principal objetivo: fazer o concurso para juiz, e ser o primeiro magistrado cego de Minas Geras. No Brasil, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca foi o primeiro juiz cego. Ele que em 2014 acabou nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, no Paraná, perdeu a visão aos 23 anos quando fazia o terceiro período de Direito na tradicional Faculdade do Largo São Francisco, na Universidade de São Paulo (USP).

Na manha de quinta-feira (19) o novo bacharel em Direito Clevison Rocha explicou que perdeu a visão quando tinha dois anos, quando surgiu um tumor em sua cabeça, que retirou o oxigênio do nervo ótico. Estudou na escola Batista, de Janaúba, quando na época ficou conhecendo um deficiente visual que veio de Juiz de Fora e daí criaram a Associação dos Deficientes de Janaúba. Clevison veio morar em Montes Claros, onde passou a estudar na Escola Normal, aproveitando que ali tinha o Centro de Apoio ao Deficiente Visual, onde os textos são convertidos em braile. No ano de 2012, tentou seu primeiro vestibular, mas foi reprovado. Tentou no mesmo ano, quando ficou na lista de espera na cota de deficientes, mas acabou chamado.


O desejo de ser juiz, segundo ele, começou quando ele era ainda criança e espera alcançar esse objetivo. Por isso, a prioridade em estudar para os concursos. Um aspecto curioso: Clevison ele gravou todas as aulas do curso de Direito. Uma forma de ajudar nos estudos em casa. Ele Lamenta que a Unimontes, com toda pujança, não tenha profissionais para ajudar os portadores de deficiências visuais para, por exemplo, ler de ler o que o professor escreve no quadro. Mesmo assim, considera um avanço a criação do Núcleo de Inclusão (NUSI) que tem, desde o ano de 2015, um scanner de voz (que converte documentos impressos em áudio), doado pelo Lions Montes Claros Novorizonte e o Grupo Ortomontes.

Alunos Participam da Aula Inaugural do PRONATEC em São João da Ponte


Aconteceu nesta segunda-feira, dia 17 de julho de 2017, no espaço da UAB (Universidade Aberta do Brasil) a aula inaugural do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica ( CEPT), a Universidade de Montes Claros em parceria com a prefeitura Municipal de São João da Ponte ofertará dois cursos técnicos, sendo eles, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar Administrativo. Serão atendidos 60 alunos. Vale ressaltar que o curso de Auxiliar Administrativo é ofertado pelo PRONATEC MULHER 1000.

Esteve presente no evento o professor, médico e Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, prefeito Danilo Wagner Veloso, Secretário de Educação, André Lima, Secretário de Saúde, Marcos Paulo Costa, professora, Lígia Caroline Fagundes, Vereador, Marciano Pimenta,diretora da Escola Municipal do João Fernandes, Noeme Laura, alunos e professores.

Com espaço lotado, os novos alunos conheceram mais sobre os programas dos cursos bem como a infraestrutura e serviços prestados pelo campus. Tiveram ainda a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas. Na oportunidade ouviram atentamente a fala do Reitor da Unimontes, João Reis Canela, que mostrou a importância dos cursos e a satisfação de oferecer a cidade os mesmos.

Segundo o Reitor, os cursos terão duração de cinco meses, mas é de extrema importância na formação de novos profissionais. “A Unimontes aproxima de cada um, dando sequência aos cursos ofertados pela região, é uma iniciativa vigorosa no sentindo de oportunizar a vocês a continuidade e permanência da formação da educação continuada”. O Reitor desejou a todos persistência e coragem nesta nova fase e colocou à disposição de todos quanto ao percurso dos cursos.

Para o prefeito Danilo Veloso, os cursos ofertados “são oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho, e para muitos é ímpar esse momento de inserção no curso, sendo assim, aproveite ao máximo, dedique e seja bons, pois o mercado de trabalho é seletivo e espera por cada um”. Já para o Secretário de Educação, André Lima, é com louvor que recebe os cursos, pois quanto mais cursos, melhor para a população, ”os jovens precisam se profissionalizar, pois o mercado é inteiramente competitivo e requer bons profissionais”, o mesmo desejo êxito na realização do curso.

Os cursos terão duração de 05 meses, cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 9,00 ( nove reais) dia para transporte e lanche, além de receberem um kit ( caderno, lápis, borracha, camisa e material didático). As aulas acontecerão na E.M. João Fernandes dos Santos e serão de segunda a sexta-feira.

Os futuros técnicos em Agente Comunitários em Saúde e Auxiliar Administrativo tiveram o primeiro contato com professores, coordenadores e colegas também na aula inaugural. Desejando as boas-vindas aos novos alunos, a professora Lígia Carolina, representando todos os professores dos Cursos, comentou: “Na educação, a participação dos alunos tem fundamental importância para garantir o sucesso do curso e o aprendizado, com propósito de garantir um futuro promissor aos educandos”. E ressaltou sobre a frequência de todos ao longo do curso.

Tome Nota

Criado em outubro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Nos próximos quatro anos o governo federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do País.

O Pronatec tem como principal objetivo a ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores com a qualificação profissional.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor

sexta-feira, 21 de julho de 2017

JANAÚBA PERDE UMA DE SUAS MAIS ANTIGAS MORADORAS

Dona Elza

(Ivo Junior) Nessa sexta-feira (21) a Praça Dr. Rockert perdeu uma de suas moradoras mais antigas. Elza Miranda Cangussu. Dona Elza, como era carinhosamente conhecida e seu esposo, Sinfrônio Cangussu (in Memorian) eram os proprietários do Hotel Catanduvas, que era onde se recebiam as autoridades e viajantes que passavam por terras gorutubanas.

Diversas decisões importantes para a cidade e a região foram tomadas em reuniões no estabelecimento comercial de dona Elza. Acontecimentos históricos e políticos tiveram inicio ou prosseguimento, regado ao bom café que era servido por ela.

Por vários anos foi possível desfrutar da presença de Dona Elza em roda de familiares e amigos, sentada na pequena varanda do antigo hotel, atualmente apenas sua residência. A imagem de dona Elza, já fazia parte da paisagem da Praça Dr. Rockert. A praça fica mais triste nesse dia.

O corpo está sendo velado na Igrejinha, outro ícone da Praça Dr. Rockert.

Aos familiares, amigos e vizinhos, recebam os votos de condolências em nome da Rádio Onda Norte FM.

Em Capitão Enéas, homem finge desmaio durante roubo para não ser agredido

Dois irmãos foram agredidos por homens armados durante um roubo em uma fazenda, na noite dessa quinta-feira (20), no Distrito de Caçarema, em Capitão Enéas. Para a polícia, as vítimas contaram que foram surpreendidas por três criminosos que exigiram armas e dinheiro. Um homem de 48 anos, que estava no local, não foi ferido porque fingiu ter desmaiado durante o crime. Os bandidos levaram um celular e até o momento não foram presos.

Os homens usaram uma espingarda e dois revólveres para cometer o assalto. De acordo com a polícia, os irmãos foram agredidos com coronhadas, mas dispensaram atendimento médico.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

SENAR Minas realiza em Janaúba primeiro curso de criação de codornas do País

A carne e ovos de codorna estão sendo cada vez mais consumidos pelos brasileiros. Com isso, a criação da ave tem sido uma excelente opção para quem deseja aumentar a sua renda. Mas, antes de iniciar uma criação, o produtor deve ter planejamento para que o negócio não dê prejuízos.

Com o objetivo de levar conhecimentos técnicos e habilidades na criação de codornas a produtores e estudantes universitários dos cursos de zootecnia, veterinária e agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o SENAR Minas realizou em Janaúba, no Norte de Minas, o primeiro curso de Coturnicultura do País.

O curso foi ministrado pelo zootecnista Luiz Fernando Rocha. O instrutor chamou a atenção dos alunos para as técnicas e cuidados que devem ser adotados pelos criadores, como preparo do galpão de cria e recria, recepção das pitainhas, manejo nas fases de criação, programa de luz, identificação de poedeiras produtivas, padronização de ovos, controle integrado de vetores, controle sanitário, avaliação do desempenho dos lotes e planejamento de produção.

Segundo Luiz Fernando, primeiro é preciso saber qual a finalidade da sua criação, se é para produção de ovos ou carne. Feita essa definição, o próximo passo é escolher a espécie mais indicada e qual o sistema de manejo de criação deve ser adotado, pois o manejo errado pode dar prejuízos. “Muitas pessoas pensam que, por ser ave, a codorna tem o mesmo manejo que os frangos, mas tem algumas diferenças que são fundamentais”, destacou.

O instrutor explicou ainda que a criação de codornas apresenta algumas vantagens. O crescimento e a reprodução delas são rápidos. Além disso, as aves têm alta postura, rusticidade e consomem pouca ração. “Sem contar que existem poucos produtores na atividade e um mercado crescente na região”.

Daiane Batista Silva é zootecnista e está iniciando uma criação de codornas em sociedade com um amigo. São 1.200 aves para produção de ovos. Para ela, as orientações repassadas no curso foram muito importantes e necessárias, tanto na parte de teoria como na prática. “As informações são importantes, principalmente para quem está começando na atividade”, opina.

Marcelo David de Jesus Martins, que trabalha com frango de corte há muitos anos, pretende iniciar na atividade e, por isso, se interessou em fazer o curso. Ele conta que a capacitação vai ser de grande importância para o sucesso do novo negócio. “Achei as informações repassadas pelo instrutor valiosas e as técnicas de criação de codornas muito interessantes”, disse.


Assessoria de Comunicação do SENAR Minas

www.senarminas.org.br

Em Janaúba, mototaxista é baleado ao atender pedido de corrida

Um mototaxista de 25 anos foi baleado na noite dessa quinta-feira (20), no Conjunto Dona Lindu, em Janaúba. A vítima contou à polícia que recebeu ligação de uma mulher pedindo por uma corrida e, ao chegar no endereço, foi surpreendido por dois homens armados que atiraram contra ela. A Polícia Civil irá investigar o caso.

De acordo com a PM, o mototaxista, após ser baleado, conseguiu correr e pedir ajuda. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu ao hospital da cidade com perfurações na cabeça, tórax, ombro e braço. A motivação do crime é desconhecida. A polícia faz rastreamento, mas ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS defende interesse dos mineiros em reunião com Comitê Técnico da SUDENE


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, participou da reunião do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudene, realizado no final da tarde de quinta-feira, em Brasília, quando foram definidos os assuntos a serem abordados na reunião geral do CONDEL, dia 27 de julho, em Recife. O presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis e o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Gustavo Xavier foram os representantes de Minas Gerais, no evento, o Governo de Minas protocolou uma correspondência, onde o governador Fernando Pimentel justificou a sua ausência nesse momento, mas antecipou que estará no dia 27 em Recife.

Durante a reunião em Brasília foram inseridas duas pautas mineiras: a primeira para que o Governo assegure a reinserção das obras das barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com isso, sejam alocados recursos financeiros para retomada das suas obras, diante do quadro critico atual que a área mineira da Sudene está enfrentando. Outra moção inserida foi que propõe a construção da linha de transmissão para atender a produção de energia solar no Norte de Minas, diante do grande potencial instalado e que começa a ser produzido.

Ainda na reunião, outro assunto abordado foi a especificação do semi-árido, sendo aprovado o relatório de grupo de trabalho interministerial, estabelecendo critérios técnicos para delimitação da região. Atualmente a área mineira da Sudene tem 86 municípios inseridos nessa área, por apresentarem baixos índices de chuvas. Porém, um estudo realizado pelo Ministério da Integração prevê a redução da quantidade dos municípios. Por articulação das entidades municipalistas, o Governo suspendeu a aplicação dessa medida para 2021, quando serão realizados novos estudos técnicos referentes aos últimos 30 anos. Minas Gerais pediu que fosse reduzido o estudo para 20 anos, pois se avaliar os impactos de três décadas, os dados pluviométricos sofreram fortes alteração.

O presidente da AMAMS, José Reis, salienta que é importante a reaproximação de Minas Gerais com a Sudene, pois além da sua participação no Conselho Deliberativo, o Estado já confirmou que o governador Fernando Pimentel participará da reunião no dia 27, quando buscará aprovar a moção de inserção de recursos para as barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí. “A Sudene sabe da importância de Minas Gerais, mas temos consciência que a efetiva presença do governador mineiro na reunião do Conselho Deliberativo, potencializa os pleitos mineiros” – afirma José Reis.

A aproximação dos mineiros e nordestinos fica evidenciado nos atos: a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) encaminhou a AMAMS ontem a minuta de Moção apresentada na Reunião do Comitê Técnico do CONDEL/SUDENE  com proposições de ações de planejamento e as estratégias necessárias para operacionalização do Pronaf Produtivo Orientado (PPO), tendo em vista a necessidade de descentralização e melhor distribuição da aplicação do crédito rural do FNE entre os municípios, apontado no Relatório de Resultados e Impactos do FNE em 2016.

Ascom | AMAMS

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Homem é preso em Brasília de Minas por estuprar a enteada de 10 anos

Autor foi localizado na casa de parentes

Um homem de 38 anos foi preso na zona rural de Brasília de Minas, no Norte do estado, nesta quarta-feira (19), suspeito de estupro. A vítima, de 10 anos, é enteada do autor e afirmou à Polícia Civil que sofria os abusos desde os oito anos de idade.

Os abusos eram cometidos na residência da vítima, no Projeto Jaíba. A polícia descobriu o crime no início deste mês, quando a mãe da criança procurou a delegacia da cidade, e disse que a filha revelou os abusos somente após o marido viajar para o sul do estado.

A polícia afirma que o autor tomava banho com a criança e aproveitava para cometer os abusos. Um laudo médico apontou indícios de relação sexual e infecção. Um mandado de prisão foi emitido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Manga.

Investigadores descobriram que o autor retornaria ao Norte de Minas no dia 07 deste mês e montaram uma operação para tentar prendê-lo na cidade de Itacarambi, onde chegaria em um ônibus. Após buscas no veículo, a polícia descobriu que o homem havia descido na cidade de Januária.

“Nós descobrimos que o autor foi avisado sobre a operação policial. O que nos assusta é que foi a própria mãe da vítima que avisou. Ela ligou para ele e contou que tinha o denunciado à polícia e ele que seria preso em Itacarambi”, explica o delegado regional de Janaúba, Bruno Fernandez.

O delegado explica que após a fuga do autor as investigações se intensificaram, e endereços de parentes na cidade de Brasília de Minas passaram a ser monitorados. Nesta quarta-feira ele foi localizado na casa de um parente, na comunidade de Gameleira. A PC afirma que o autor confessou ter cometido os abusos e foi encaminhado ao Presídio de Manga.

Ainda de acordo com informações do delegado, a mãe da criança será investigada por coautoria do crime. “Os crimes começaram quando a criança tinha oito anos. Então vamos verificar se em algum momento a vítima já havia reclamado para a mãe sobre os fatos, o que acreditamos que já tenha ocorrido. O fato dela ter auxiliado o autor a fugir da autoridade pública reforça nossa suspeita de que ela pode ter acobertado os abusos por algum tempo”, completa Fernandes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS REIVINDICA RECUPERAÇÃO DOS CANAIS DE IRRIGAÇÃO DOS PROJETOS GORUTUBA E JAÍBA

Foto: Reunião do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudene 

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, solicitou à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Ministério da Integração a recuperação dos canais de irrigação dos projetos Gorutuba e Jaíba, no Norte de Minas. O pleito foi apresentado ontem, em Brasília, durante três audiências onde o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, apresentou as demandas. A AMAMS foi acionada pelos prefeitos Juraci Fagundes Jacome e Reginaldo Antonio Silva, de Nova Porteirinha e Jaíba, em favor dessas duas demandas.

A primeira articulação da AMAMS foi feita na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o argumento de que a precariedade dos canais de irrigação comprometeria além da irrigação, o abastecimento de água na região. O secretário nacional Renato Newton Ramiow mostrou que atualmente não existe rubrica orçamentária para o caso especifico do Projeto Jaíba, que exige investimentos de R$ 4,905 milhões. Porém, ele pediu ao presidente da AMAMS, José Reis que aguardasse alguns entendimentos que estão sendo realizados em Brasília.

Depois, o presidente da AMAMS se reuniu com Luiz Napoleão Casado Arnaud Neto, diretor de Gestão e Empreendedorismo de Irrigação da Codevasf e que está respondendo pela presidência da empresa federal, quando apresentou o pedido formulado pelo prefeito Juraci Fagundes Jacome, de Nova Porteirinha, para reinicio das obras de substituição dos canais por tubulação do Projeto Gorutuba, cujos serviços foram iniciados em 2015, mas foram paralisadas faz um ano. Com essa obra, se economizará 35% da água consumida no projeto, com a redução sendo por acabar o desperdício e evaporação, além de precisão na distribuição da água.

O dirigente da Codevasf explicou que até a semana que vem a empresa federal tomará a decisão, se fará a licitação integral para a obra, envolvendo o contrato remanescente e os novos adendos; ou se fará uma licitação parcial, ou seja, que a empresa retome os serviços paralisados, depois de feitos os ajustes, enquanto se abre nova licitação para os novos serviços demandados. Luiz Napoleão Casado Arnaud Neto pediu a AMAMS para esperar essa definição, pois o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, quando vieram a sede da AMAMS em Montes Claros, assumiram esse compromisso com os prefeitos e ele será honrado.

No caso do Projeto Jaíba, o presidente José Reis apresentou a demanda levantada pelo prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio da Silva, para que seja feita a limpeza do canal de chamada do Distrito de Irrigação, que transporta a água do rio São Francisco para a Estação Elevatória, que a bombeia para o canal de irrigação. A seca prolongada e a pouca vazão do rio São Francisco fizeram com que os sedimentos do fundo do canal dificultassem a passagem da água. Também foi pedida a reforma do canal principal, para acaba com os pontos de vazamentos e infiltrações. Isso compromete a liberação da água e pode obrigar os irrigantes a suspenderem suas atividades.

A AMAMS mostrou ao diretor Luiz Napoleão Neto, que além da irrigação, esse serviço assegurará o abastecimento de água para 50.000 pessoas do município de Jaíba, mas foi informado que existe necessidade de procurar outras opções de alocar verbas. Ontem a tarde o presidente da AMAMS, José Reis participou também de reunião do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudene, quando pediu a ajuda para a situação de Jaíba. A última tentativa da AMAMS será mobilizar os deputados federais votados no Norte de Minas para eles assegurarem esse recurso na negociação que está sendo realizada com o presidente Michel Temer.


Ascom | AMAMS

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Norte de Minas atinge produção de 600 toneladas de manga por semana

Pesquisas foram apresentadas em Congresso,
 na China (Foto: Abanorte/Divulgação)

(Por Valdivan Veloso, G1 Grande Minas) O Norte de Minas se destaca no cenário da mangicultura, com cerca de seis mil hectares dedicados ao cultivo da manga. De acordo com dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), semanalmente são produzidos 600 toneladas da fruta; sendo que 120 toneladas são exportadas para países da Europa.

A área plantada na Norte de Minas representa cerca de 10% de todo o território de cultivo da manga no Brasil. O produtor rural Darcy da Silva Glória afirma que possui uma área de 25 hectares produzindo o fruto, onde são colhidos entre 600 e 700 toneladas anualmente.

O produtor afirma ainda que outros 15 hectares já iniciam o ciclo produtor em 2018. Mesmo com outras áreas cultivando outros frutos, o produtor diz estar satisfeito com os resultados da mangicultura. “É uma cultura cara, mas as possibilidades de lucro são boas também. Creio que nossa produção seja satisfatória devido ao clima bom para o fruto na região e também com as boas técnicas de manejo aplicadas”, afirma Darcy da Silva.

Em busca de novas tecnologias a serem aplicadas no cultivo da manga na região, consultores da Abanorte participaram do XII Congresso da Manga, realizado na China. Especialistas de várias partes do mundo apresentaram pesquisas em torno da mangicultura durante o encontro.

O coordenador da Câmara Setorial da Manga da Abanorte, Moacir Brito Oliveira, explica que a China investe alto na indústria da manga, mas, ao mesmo tempo, satisfeito em reafirmar a imagem do Norte de Minas como referência na produção do fruto, inclusive em relação à países como a China e Índia.

“Lá eles produzem um fruto com o sabor intenso. Voltamos impressionados com os investimentos do país na produção. Porém, a produção deles ainda é para o consumo próprio. Hoje o Norte de Minas é destaque no Brasil, com uma das produções mais regulares. Cerca de 10% de toda produção nacional sai da nossa região”, explica.

Para Oliveira, os resultados obtidos na região, e que foram levados ao congresso, se devem às parcerias firmadas entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Abanorte. “Foi muito importante participar deste congresso, porque lá apresentamos os resultados de nossa produção. Pudemos ver o que fazer em questões de tecnologia e percebemos que estamos no caminho certo. Com o apoio da Unimontes e da Abanorte, que abraçam a causa deste cultivo, iremos conseguir novos e bons resultados”.

Prefeito de Manga tem duas condenações por improbidade

(Por Luís Claudio Guedes) Uma fonte próxima ao prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, o Quinquinha do Posto Shell (PPS), conta que ele ficou bastante irritado e abatido ao tomar conhecimento, há algumas horas, quando estava em viagem a Belo Horizonte, da segunda condenação por improbidade administrativa em menos de 15 dias. A condenação é resultado de ação civil pública (ACP) por ato de impribidade administrativa de autoria da então procuradora da Fazenda de Manga Kelly Cristina de Moura Lacerda e o então procurador jurídico do município Reginaldo Rodrigues Santos Júnior.

Em sentença com dupla condenação, da quinta-feira (14/7), mas só conhecida hoje, o juiz titular da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Manga, João Carneiro Duarte Neto, determina a segunda e terceira perda do mandato consecutivas do prefeito Quinquinha, suspensão dos direitos políticos por quatro anos, além de multa e devolução dos valores pagos indevidamente pelo município. Na inicial da ação, em que o Ministério Público local passou a atuar no polo ativo após Quinquinha ser eleito para o atual mandato, alega-se que o prefeito efetuou pagamentos para o escritório Menezes Consultores Advogados Associados, de Montes Claros, no período de cinco anos, entre março de 2008 a dezembro 2012.

O escritório é comandado pelo advogado Farley Menezes, que atuou como consultor jurídico do prefeito ao longo do seu primeiro mandato na Prefeitura de Manga. O escritório teria recebido expressivos pagamentos de honorários entre os anos de 2008 e 2012, parte deles a poucos dias do prefeito deixar o cargo em final de mandato.

Também ré na ação, a empresa Menezes Consultores Advogados Associados foi condenada ao pagamento de 50% de multa civil fixada no patamar de 25 vezes a média do valor bruto da remuneração relativa a um dos contratos, o de número 023/2012, firmado com a Prefeitura de Manga em maio daquele ano. A multa é retroativa ao período compreendido entre janeiro de 2008 a dezembro de 2012 e o valor corrigido monetariamente pela tabela do Tribunal de Justiça Minas Gerais, acrescidos de juros legais de 1% ao mês, além da proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Em relação ao segundo contrato (024/2012), de junho daquele ano, a Menezes & Associados foi condenada ao pagamento de multa civil de 1,5 vez do valor do dano causado ao erário, valor também corrigido monetariamente e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos, além da indisponibilidade de bens.

O magistrado João Carneiro, entretanto, foi implacável mesmo com o prefeito Quinquinha do Posto Shell, a quem reprime "pela atitude desonesta" quanto ao "dolo da conduta, demonstrada de forma cabal" de utilizar a situação de ocupar o cargo de prefeito para "fins de aproveitamento particular".

Ao separar as condenações para cada um dos dois contratos firmados entre o prefeito e a Menezes Consultores Advogados Associados, no ano de 2012, o juiz decreta a cassação do atual prefeito de Manga por duas vezes (a terceira em menos de duas semanas), suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 10 anos, pagamento de duas multas de multa civis, uma delas fixada em 50% do patamar de 25 vezes a média do valor bruto da remuneração recebida pelo agente público Joaquim Oliveira de Sá Filho, durante o período que atuou como gestor do município, nos cargos de vice-prefeito e prefeito de Manga, entre janeiro de 2008 a dezembro 2012.

Numa segunda condenação, Quinquinha deve pagar multa civil de uma vez e meia o valor do dano causado ao erário, corrigido monetariamente, com incidência de juros legais de 1% ao mês, ambos a partir da data do último dia do contrato 024/2012, em 31 de dezembro de 2012, “devendo tais correções e juros incidentes até o efetivo pagamento”. Pelas sentenças, Quinquinha fica proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de oito anos.

Com as condenações divulgadas hoje, sobem para três o número de decisões que determinam a perda do mandato do atual prefeito de Manga. Na semana passada, Quinquinha já tinha sido condenado pelo mesmo juiz João Carneiro em razão do pagamento realizados para a empresa Transporte Fluvial Oliveira, de sua propriedade, durante seu primeiro mandato, entre 2008 e 2012. A empresa é dona da balsa Ninfa da Índia, que realizava serviço de travessia do Rio São Francisco até abril do ano passado. Com as novas penalidades, a suspensão dos direitos políticos do prefeito sobem para 14 anos no total, além de multa e devolução dos valores pagos indevidamente.

Palestra fantasma?

O primeiro contrato entre a Prefeitura de Manga e o escritório Menezes Consultores e Advogados Associados foi realizado ainda em março de 2008, no valor de R$ 33 mil, para um período de nove meses. Na ocasião, Quinquinha estava há somente seis meses no cargo, tinha assumido no final de setembro de 2007, após o fim da comissão processante que cassou o mandato do então titular Humberto Salles, de quem ele era o vice. O contrato foi aditivado nos anos seguintes até que, em maio de 2013, último ano do mandato, um parecer jurídico recomendou a sua suspensão.

“Contudo, ainda de acordo com a inicial, em 17/05/2012, durante a vigência do contrato [firmado em 2008], o requerido Joaquim Oliveira de Sá Filho contratou novamente o escritório de advocacia requerido, Menezes Consultores e Advogados Associados, mediante dispensa de licitação de nº 023/2012, pelo valor R$ 7.500 para ministrar um seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e condutas vedadas em último ano de mandato. Entretanto, afirma a parte autora que não há provas de que referido seminário tenha realmente ocorrido”, registra o juiz João Carneiro no seu despalho.

“Deixo claro que em momento algum questiono a qualidade técnica ou eficiência dos funcionários do escritório requerido. O que estou aqui a rechaçar é falta de honestidade e transparência que envolveu o ato praticado pelos requeridos”, registra o juiz João Carneiro.

O problema, segundo o magistrado, é que não há evidências de que esse seminário tenha sido realizado, o que sugere desvio de recurso público por meio de contrato firmado com dispensa de licitação. Mas não é só. O primeiro contrato firmado com a Menezes Advogados já previa a realização de palestras educativas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que causa ainda mais estranheza porque Quinquinha pagou Farley Menezes para fazer um serviço do qual ele já tinha obrigação contratual de realizar.

Indignado, o juiz registra que, embora, a primeira vista pareça que o ato praticado não envolva valores de grande monta, essa não é a realidade dos fatos. “É cediço o município de Manga/MG está localizado numa região pobre, que sobrevive, na maioria das vezes, beneficiando-se das ajudas financeiras repassadas pelos governos estaduais e federais, no qual a grande parte de sua população sobrevive com renda mensal per capta inferior a 01 (um) salário mínimo. Como pode um município em que a desigualdade social se mostra tão exacerbada, contratar um único seminário pelo exorbitante valor de R$ 7.500 mil com verba pública?”, questiona.

Para o magistrado, não há razoabilidade e justificativa legal em se contratar o mesmo escritório de advocacia para realizar ato pelo qual ele já estava contratado. “Isto nada mais serve senão do que para comprovar que os requeridos agiram dolosamente ao efetuarem novo contrato cujo objeto já era objeto de contrato vigente, violando deveres de honestidade no desempenho da função pública, numa clara ofensa ao princípio da legalidade. Peço perdão pela redundância, mas esta é inevitável neste caso de tão absurda que é a situação aqui analisada”, escreveu João Carneiro.

Em junho de 2012, Quinquinha e Menezes Consultoria “entabularam novo contrato de assessoramento jurídico”, pelo valor de R$ 38,5 mil, parcelados em sete vezes, montante bem maior do que o contrato rescindido um mês antes, em maio de 2012, e com prazo de execução bem menor que o anterior.

Na sentença, o juiz acatou pedido do Ministério Público ao decretar a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de Quinquinha e Menezes até o limite de R$ 55 mil, bem como a quebra dos seus sigilos bancários.

O site enviou pedido de posicinamento ao prefeito Quinquinha do Posto Shell, mas não recebeu resposta até a finalização deste post.


Fonte: Em tempo real - Luis Cláudio Guedes

Lutador de Janaúba vence maior evento de MMA da América Latina

Brenner disputou em Contagem o maior evento
de MMA da América Latina (Foto: Divulgação)

O Lutador Janaubense, Brenner Albert, venceu um mexicano no Jungle Fight, maior evento do MMA da América Latina. A competição foi nesse sábado (14), em Contagem, e Brenner disputou na categoria 70 quilos.

- A sensação é de missão cumprida. Essa era a luta da minha vida e tudo saiu como planejado – comemora.

Segundo o treinador Eustáquio Cardoso, Brenner foi o primeiro atleta da região a vencer um campeonato desse porte.

Após a vitória, ele retornou para o Norte de Minas já com um novo desafio pela frente. - Sai do octógono com data marcada para a próxima luta do Jungle em setembro. Vou me esforçar e dar o meu melhor para conseguir a vitória. Quero voltar a treinar com força total-, afirma.

O treinador diz que a atuação dele na luta foi importante para esse novo convite. - Devido ao potencial, ele já foi convidado para participar da outra edição. Vamos voltar a treinar seis horas por dia e a expectativa é muito boa-, conclui.

Globo Esporte

Em Janaúba, PC impede homicídio e apreende dois homens contratados para cometer o crime

PC apreendeu R$ 500, arma, munições e um celular

Dois homens, de 17 e 24 anos, foram detidos com arma e munições na zona rural de Janaúba, nessa terça-feira (18). De acordo com a Polícia Civil, eles foram contratados para cometer um homicídio na comunidade de Furado de Oliveira, zona rural de Nova Porteirinha, e foram monitorados. No momento da abordagem, os homens estavam indo cometer o crime e a PC encontrou com eles a foto da vítima.

Com os criminosos, foram apreendidos ainda R$ 500 que a polícia acredita que seja uma parcela do pagamento. O mandante do homicídio ainda não foi identificado e as investigações continuam.

Segundo a Polícia Civil, os homens negaram participação no crime e foram encaminhados à delegacia. Os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com nove munições intactas e um celular.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Prefeitura de São João da Ponte consegue mais três veículos para a saúde


A Prefeitura de São João da Ponte, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (17) a entrega de 03 Fiat Uno Zero à população pontense.

A aquisição destes foi através de convênio da prefeitura com o Ministério da Saúde, assim visa dar condições aos profissionais para realização de trabalhos, com o auxílio no deslocamento das equipes para zona rural e urbana.

A atual gestão, " Tempo de Reconstruir" vem trabalhando afinco pra conquistar mais vitórias e continuar oferecendo a todos uma saúde digna e séria.


ASCOM Prefeitura de São João da Ponte

Criminosos explodem agência bancária e arrombam Correios em Grão Mogol

Agência dos Correios está isolada, aguardando pela perícia

Banco ficou completamente danificado

Criminosos explodiram um banco e arrombaram a agência dos Correios em Grão Mogol, na madrugada desta terça-feira (18). Testemunhas disseram à Polícia Militar que aproximadamente cinco homens foram vistos em um carro. As agências ficam distantes a 200 metros e estão isoladas para os trabalhos da perícia. Ainda não se sabe a quantia levada.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, os bandidos fugiram por uma estrada que liga Grão Mogol a Josenópolis e a Padre Carvalho. Militares da cidade e de unidades vizinhas, incluindo Montes Claros, fazem rastreamento na região.

Em junho deste ano, criminosos arrombaram a agência de outro banco em Grão Mogol e explodiram o cofre. Durante o crime, moradores contaram aos policiais que ouviram disparos de arma de fogo. No dia seguinte, a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de participação na explosão.

Esta é a segunda explosão a bancos em menos de 24 horas no Norte de Minas. Na madrugada dessa segunda-feira (17), criminosos explodiram o caixa eletrônico em Ibiaí e fizeram três frentistas reféns. De acordo com as informações repassadas à Polícia Militar, foram levados aproximadamente R$ 22 mil. Durante cerco bloqueio, dois homens, de 19 e 23 anos, foram presos tentando fugir em uma motocicleta. Eles foram reconhecidos por testemunhas e encaminhados à delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é baleado após trocar tiros com policiais militares em Taiobeiras

Homem de 27 anos foi preso

Um homem de 29 anos foi baleado após trocar tiros com policiais militares em Taiobeiras, no Norte de Minas, na manhã desta terça-feira (18). De acordo com a PM, ele e dois comparsas furtaram duas motocicletas no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Uma dos veículos tinha sistema de rastreamento e os criminosos foram encontrados pela polícia na LMG- 629. Segundo a PM, ao perceberem a presença da viatura, eles atiraram várias vezes contra os militares, que revidaram. O homem de 29 anos foi atingido na barriga; ele foi encaminhado ao hospital sob escolta e permanece internado.

Um outro suspeito, de 27 anos, foi preso e um adolescente, de 15, conseguiu fugir por um matagal e ainda não foi localizado. As duas motos foram recuperadas e levadas ao pátio credenciado ao Detran na cidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Polícia descarta tese de homicídio em morte de homem encontrado decapitado em Bocaiuva

(G1) Peritos da Polícia Civil descartaram a suspeita de assassinato na morte de um lavrador de 58 anos na zona rural de Bocaiuva. O homem foi encontrado decapitado e preso a uma égua, no Distrito de Engenheiro Dolabela, na sexta-feira (14).

Nesta terça-feira (18), o delegado responsável pelo caso, Leonardo Diniz, explicou que a tese de homicídio foi descartada devido às características dos ferimentos encontrados no corpo da vítima. “Acreditamos que possa ter sofrido um mal súbito e a égua se assustou. O pulso dele estava preso ao rabo do animal por um laço e não foi amarrado. Outra coisa, é que todas as ferramentas levadas pelo trabalhador foram encontradas no local; isso descarta que alguém tenha entrado para roubá-lo”.

A Polícia Civil acredita que o lavrador tenha sido arrastado por todo o território do sítio, cerca de 20 hectares. O delegado afirma também que a vítima já tinha sofrido um acidente semelhante. “Tempos atrás ele sofreu o mesmo tipo de acidente. Ele não praticava a montaria devido a problemas de saúde. Encontramos uma bolsa com tesoura e escova e acreditamos também que ele iria fazer a tosa desta égua”, completa Diniz. O delegado disse também que o inquérito deve ser finalizado ainda nesta semana.

Ginecologista é preso suspeito de estuprar paciente dentro de consultório em Janaúba

(G1) Um médico ginecologista de 67 anos foi preso suspeito de estuprar uma paciente durante um atendimento em um posto de saúde de Janaúba, nessa segunda-feira (17). De acordo com a Polícia Civil, a vítima, de 40 anos, relatou que foi trancada dentro do consultório e após tirar a roupa para um exame, o médico acariciou as partes íntimas dela. Em seguida, ele ficou sem roupa e a obrigou a fazer sexo oral nele.

“A mulher saiu do consultório desesperada e procurou a polícia. Um funcionário confirmou que o ginecologista exigiu uma porta com chaves somente na hora de atendê-la”, disse o delegado que investiga o caso, Bruno Fernandes Barbosa.

O médico foi preso em flagrante e negou as acusações. “O autor afirmou que a mulher tinha interesse em prejudicá-lo, porém eles nem se conheciam e essa era a primeira consulta da paciente com ele. Os elementos foram suficientes para efetuar a prisão e vamos investigar se ele tem envolvimento em outros crimes dessa natureza”, afirmou o delegado.

O médico foi encaminhado ao presídio da cidade. Segundo a Polícia Civil, ele atua como ginecologista, em Janaúba, há 38 anos.

Ao G1, a Prefeitura de Janaúba informou que não irá se manifestar sobre o caso até a conclusão da investigação.

Em Monte Azul, idoso de 65 anos é atropelado por carro na MG-122

Lateral do carro bateu no pedestre

Um idoso de 65 anos foi atropelado por um carro na MGC-122, em Monte Azul, nessa segunda-feira (17). O motorista, de 28 anos, disse que seguia de Monte Azul para Mato Verde, quando o pedestre surgiu repentinamente na rodovia. Ainda segundo o condutor, um motociclista que passava pelo local desviou do idoso e ele tentou frear, mas não conseguiu evitar o atropelamento.

A vítima foi socorrida pelo Samu com fraturas expostas nas pernas e encaminhado ao hospital da cidade, mas precisou ser transferida ao hospital de Janaúba em função da gravidade dos ferimentos.

O carro foi apreendido e removido ao pátio conveniado ao Detran por falta de licenciamento.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Em Nova Porteirinha, PM apreende 31 buchas de maconha

Em Nova Porteirinha, no sábado (15), durante patrulhamento pela Comunidade da Colonização II, dois homens de 21 anos foram detidos suspeitos de tráfico de drogas. Com eles, foram apreendidas 31 buchas de maconha.

Os dois suspeitos estavam perto de uma quadra com pouca iluminação. A abordagem aconteceu por volta da 19h30. Os dois foram levados para a delegacia juntamente ao material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Mulher fica ferida após ser agredida pelo ex-marido com golpes de facão, em Coração de Jesus

Uma mulher ficou gravemente ferida na tarde desta segunda-feira (17) após ser agredida com golpes de facão, em Coração de Jesus, no Norte de Minas. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o crime foi próximo ao trevo da rodovia LMG-654, que liga à cidade de Brasília de Minas.

O autor das agressões, segundo a PM, é o ex-marido da vítima. A PM conta ainda que a vítima seguia a pé pela rodovia e o autor passou a acompanhá-la em uma bicicleta. Os dois iniciaram uma discussão e logo o homem começou a agredir a ex-esposa. Uma pessoa que passava pelo local interveio e impediu que o agressor continuasse a aplicar os golpes.

A vítima foi atingida na mão, no ombro e na perna. O Samu foi acionado e prestou socorro à mulher. Devido ao estado de saúde, ela precisou ser levada para o Hospital Santa Casa, em Montes Claros. A instituição afirmou que a paciente segue consciente, mas com quadro de saúde instável. Ela segue internada e passará por exames ainda nesta segunda-feira.

Homem atira em irmão dentro de casa na zona rural de Jaíba


Um homem de 22 anos foi baleado pelo irmão, de 25, nesse domingo (16), na zona rural de Jaíba. O pai deles contou à PM que o suspeito chegou em casa, exaltado, e os dois começaram a brigar. Ele atirou cinco vezes e vítima foi atingida no abdômen e perna.

Ele foi socorrido ao hospital municipal e depois transferido para uma unidade médica em Janaúba por passar por cirurgia. A arma utilizada no crime foi apreendida.

O crime aconteceu na Vila NS 1, no Projeto de Irrigação de Jaíba. A motivação da discussão não foi informada. O suspeito foi contido por familiares no momento do crime. Depois de preso, ele foi conduzido para a delegacia de Janaúba, juntamente com a arma apreendida.

Pai Pedro

Em Pai Pedro, também no domingo, um adolescente de 16 anos foi atingido por tiros e socorrido até o hospital da cidade. Para a Polícia Militar, ele contou que estava conversando com um amigo quando foi surpreendido por dois homens em um carro.

De acordo com a polícia, o passageiro desceu do carro e atirou em direção a vítima que conseguiu correr até a casa de familiares para pedir socorro. Até o momento ninguém foi preso.

São João das Missões

Em São João das Missões, um homem de 30 anos foi preso, nesse domingo (16), suspeito de matar um jovem, de 27. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava com ferimentos de objeto cortante no abdômen, tórax e braço. O crime aconteceu na Aldeia de Embaúbas. A motivação do homicídio será investigada.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, contra o suspeito, já havia um mandado de prisão em aberto; o motivo não foi informado. Na casa dele, a polícia apreendeu uma faca e uma espingarda de fabricação artesanal. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Januária.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 16 de julho de 2017

Em Janaúba, projeto desenvolve trabalho de geração de renda para usuários e familiares da Saúde Mental


Pacientes e familiares do serviço de Saúde Mental são o alvo de projeto de reabilitação psicossocial, promovido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto propõe a criação de fábrica de sabonetes, velas artesanais e vassouras PET, e está em funcionamento desde mês passado, na Rua Rio Pardo, 170, Padre Eustáquio. Atualmente, são realizadas oficinas de treinamento aos pacientes e profissionais que desenvolverão o processo de aprendizagem e produção com os pacientes e familiares, inscritos semanalmente. O objetivo é propiciar aos familiares e usuários da Saúde Mental de Janaúba, inscritos na Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental - AFAUSAM, recursos financeiros para investir em sua formação profissional, desenvolver trabalho de geração de renda e fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento/fortalecimento de habilidades e uma vida saudável. Parceria firmada no projeto, a Associação de Mulheres do Monte Alto é a responsável pelo processo de aprendizagem dos produtos.

A proposta do projeto vem ao encontro do plano terapêutico singular dos usuários e ou familiares de oportunizar o resgate da cidadania e inclusão social do sujeito, para fortalecer a autoestima e autonomia. As unidades do CAPS já recolhem as garrafas recicláveis para a produção das vassouras. Os produtos confeccionados estarão à venda, em breve, para toda a população.

Além da inclusão dos usuários, a fábrica visa garantir a Sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente, ao reunir, reduzir, reutilizar e reciclar o material de pet, o que evita o impacto ambiental. De acordo com a referência técnica responsável pelo projeto, a assistente social Isabel Mendes da Silva, o sujeito, após iniciar um tratamento nos Serviços de Saúde Mental, devido passar por experiência de crise, de sofrimento mental e uso abusivo de álcool e outras drogas, encontra-se com dificuldades de retomar ou inserir no mercado de trabalho. “Além deste fator, há uma vulnerabilidade social familiar na grande maioria dos usuários da Saúde Mental, por isso, a relevância deste projeto”, destaca Isabel.

Janaúba hoje conta com uma RAPS efetiva composta por diversos dispositivos psicossociais, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil – CAPSi, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III, dentre outras unidades. A Rede tem procurado assistir o usuário de forma humanizada, na busca do resgate de sua cidadania, viabilizando a inclusão dos direitos sociais, à vida, à saúde, dentre outros. A RAPS visa também nas suas ações, a superação do estigma social em relação à loucura.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Festival Mundial da Cachaça de Salinas destaca uso da bebida na alta gastronomia

Minas é o maior estado produtor de cachaça artesanal ou de alambique

Com objetivo de fomentar negócios e divulgar o Circuito Turístico da Cachaça, o 16º Festival Mundial da Cachaça acontece entre esta sexta-feira e domingo (14 a 16/7), na Passarela da Alegria, em Salinas, no Território Norte. O evento conta com apoio e participação do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene-MG).

Realizado todos os anos, desde 2002, pela Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e pela prefeitura local, o festival promove a valorização da cachaça mineira no âmbito da gestão de negócios e das dimensões turísticas do roteiro da cachaça.
Produtores, compradores e consumidores poderão acompanhar palestras que envolvem a cadeia produtiva da cachaça, roteiros turísticos e encontros de negócios, além das áreas de alimentação e degustação e shows com artistas conhecidos.
“É notória a qualidade das cachaças mineiras, seu modo de fazer, sua origem e o percentual de produção no estado. Hoje, além de ser uma bebida valorizada, a cachaça é usada de forma harmonizada por chefs em vários dos seus pratos”, enfatiza o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
Essa característica é a novidade da edição 2017 do festival. Chefs renomados, Flávio Trombino, Guilherme Melo, Edson Puiati, Jaime Solares e Rodolfo Mayer irão elaborar pratos da alta gastronomia usando como ingrediente a bebida tipicamente mineira. O público poderá apreciar os sabores na praça de alimentação do evento.
A Setur-MG estará presente na abertura do festival, representada pelo secretário Ricardo Faria e pela coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Nathália Farah.

“O evento permite ao Estado estreitar relações com a região produtora e mostrar a importância da Politica de Regionalização do Turismo, que se dá, na região, também pelo Circuito Turístico da Cachaça, recebendo visitantes de todo o Brasil e até mesmo do exterior para conhecer e degustar a bebida”, afirma Ricardo Faria, ressaltando a importância da atividade não só para a região.

Cachaça em números
Minas Gerais é hoje o maior estado produtor nacional de cachaça artesanal ou de alambique, que é a forma original de se produzir a bebida. Neste processo artesanal, 20% da bebida são perdidos para manter a qualidade e o gosto.

De acordo com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), são produzidos cerca de 1,4 bilhão de litros por ano no Brasil, dos quais apenas 30% são cachaça de alambique.

Em balanço apresentado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Minas Gerais conta com 529 produtores e 1.020 marcas registradas. A cadeia produtiva da cachaça responde por 86 mil empregos no estado.
As exportações mineiras cresceram 11% em 2016, na comparação com 2015, passando de U$S 1,7 milhão (450 mil litros) para U$S 1,9 milhão (468 mil litros) neste período, ganhado mais espaço no mercado internacional.
Com a produção em torno de 5 milhões de litros/safra e, devido à qualidade de sua bebida, Salinas constituiu-se como principal referência na produção de cachaça artesanal do país, sendo rotulada como capital mundial da cachaça.

Circuito da Cachaça
Constituído inicialmente por cinco cidades mineiras – Fruta de Leite, Indaiabira, Rubelita, Salinas e Taiobeiras – o Circuito Turístico da Cachaça funciona ainda como uma ferramenta da regionalização das políticas públicas do turismo e para o desenvolvimento da região.

O objetivo do circuito é realizar ações para divulgar amplamente a cachaça mineira e, consequentemente, os municípios produtores, além de proporcionar uma demanda de exportação, ou seja, da venda da cachaça para mercados internacionais.