Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 8 de julho de 2017

Idoso que usava casa para o tráfico de drogas é preso com 32 pedras de crack em Taiobeiras

Polícia apreendeu 32 pedras de crack

(G1) Um idoso de 63 anos foi preso com 32 pedras de crack em Taiobeiras, na madrugada deste sábado (8). Ele foi detido em casa após a PM receber várias denúncias de que o local era usado para o tráfico de drogas.

Ao chegar no imóvel, no Bairro Bom Jardim, os militares perceberam a movimentação de várias pessoas na rua. Segundo a PM, elas comprariam drogas com o idoso.

Ele foi abordado ao abrir o portão da casa e tentou esconder a droga dentro da calça. Foram apreendidos um recipiente plástico contendo 32 pedras de crack. De acordo com a Polícia Militar, o idoso tem várias passagens por tráfico de drogas e já cumpriu pena em Teófilo Otoni, Francisco Sá e Unaí. Ele foi encaminhado à delegacia com o material apreendido.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

São João da Ponte: Alunos visitam gabinete do prefeito


Na manhã dessa sexta-feira (07), o prefeito de São João da Ponte Danilo Veloso recebeu no seu gabinete os alunos da Escola Municipal Venâncio Rosa da comunidade de São Vicente. A visita faz parte do projeto "Momento Divertido de Aprender" que tem por objetivo de incentivar à leitura e a escrita.

Alunos do 1 ao 5 ano visitaram a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitscheck, Gabinete e outros espaços. Após as visitas os alunos irão produzir textos acerca da visita.

O prefeito Danilo Veloso recebeu os alunos no gabinete e foi homenageado pelas crianças com músicas e cartões.

A atual administração "Tempo de Reconstruir" acredita na educação como ferramenta de transformação pessoal e social e aposta no trabalho de todos os profissionais que atuam no município.

Esteve acompanhando os alunos a diretora Deuzânia Fernandes, professores e supervisores.

AMAMS vai à Sudene para impedir redução do Semi-Árido mineirov


O risco de redução do semi-árido mineiro de 85 para 35 municípios, levou o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, a se reunir nessa sexta-feira de manhã com o superintendente geral da Sudene, Marcelo Neves e seu chefe de Gabinete, Rafael de Albuquerque Feitosa. A redução seria devido a estudos técnicos realizados em 2015, com base nos índices pluviométricos de 2005 a 2015. A AMAMS entende que existe alguma falha, pois desde o ano de 2007 o Norte de Minas está sendo castigado por contínuas estiagens, sendo que nos últimos seis anos, de forma mais intensiva.

Na reunião em Recife, José Reis mostrou que a saída de 50 municípios do semi-árido causará fortes impactos, com a perda de vários incentivos aos segmentos produtores, como maior rebate nos financiamentos agrícolas. O superintendente da Sudene explicou que solicitou ao Governo Federal a prorrogação da medida até 2021, enquanto faz novos estudos técnicos. O estudo realizado pelo Governo mostra que em várias regiões os índices pluviométricos foram superiores a 800 milímetros de chuvas e com isso, reduziu em 60% o déficit hídrico. Os dados realizados na área mineira da Sudene, com base nos diversos indicadores pluviométricos, contestam essa situação.

Ainda em Recife, o presidente da AMAMS, José Reis apresentou um estudo para que a criação do escritório da Sudene ocorra com base em decreto assinado pelo presidente Michel Temer, dando maior celeridade a esse pleito. Ele explica que o assunto foi debatido com os deputados Fábio Ramalho, através do seu assessor Júlio Oliveira; e Raquel Muniz, que estão elaborando uma minuta de projeto de lei. Com isso, segundo José Reis, a área mineira da Sudene permitiria atrair investidores interessados em aplicar nessa parte de Minas Gerais e ainda que os órgãos federais insiram verbas no orçamento.

Outro assunto discutido foi a criação de uma Região Integrada de Desenvolvimento na área mineira da Sudene, com prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensualizados entre os envolvidos. Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e promover o desenvolvimento integrado.

A AMAMS propôs ainda a criação do Banco de Investidores, para a atração de empreendimentos inovadores, estimulo à indústria regional, apoio à geração de energia sustentável e criação de empregos, através de políticas próprias para a aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE). Nesse sentido, a AMAMS propôs novo modelo de parcerias, onde o FNDE entraria com 40%, o Fundo Constitucional do Nordeste com 40% e os parceiros privados, com 20%.



Ascom | AMAMS

HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA ABRE CREDENCIAMENTO PARA ÁREA MÉDICA


O Hospital Regional de Janaúba abre credenciamento de Pessoas Jurídicas para prestação de serviços na área médica.
As empresas credenciadas poderão fornecer serviços em uma ou mais atividades das seguintes áreas:

  • Clínica Geral
  • Ortopedia e Traumatologia 
  • Anestesiologia 
  • Cirurgia Geral 
  • Cirurgia Vascular 
  • Pediatria 
  • Cardiologia 
  • Neurologia 
  • Radiologia 
  • Atenção Intensivista em Unidade Adulto 
  • Nefrologia 
  • Urologia 
  • Infectologia 
O Edital está disponível em www.hrjanauba.com.br ou pode ser solicitado através de licitacao@hrjanauba.com.br

O Hospital Regional de Janaúba registra queda na taxa de mortalidade hospitalar


A rede de urgência e emergência se depara com o pesar de receber pacientes com risco iminente de morte na maior parte dos casos que atende. No Hospital Regional de Janaúba não é diferente, muitos pacientes são encaminhados à instituição depois de graves acidentes de trânsito, ferimentos por armas brancas, armas de fogo e agravos diversos da saúde. Além disto, a UTI do Hospital Regional registra uma ocupação média de 89% dos leitos nos últimos 12 meses o que afere a premissa de muitos casos graves tratados na instituição. Mas há um fato a se comemorar: O Hospital Regional diminuiu em 28% sua taxa geral de mortalidade de Janeiro de 2015 a Junho de 2017. A redução deste indicador se deve à agilidade nas transferências para tratamento de casos específicos como os cardíacos e neurológicos, ao suporte para diagnóstico na instituição, à minimização dos riscos biológicos e atuação do controle de infecção hospitalar e especialmente à qualidade da equipe que assiste o paciente.

Na terça-feira (04/07) o Hospital Regional de Janaúba ganha um novo aliado no atendimento aos pacientes. Através de uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde, a TELEMEDICINA está sendo implantada na instituição Janaubense. Sabemos que a atuação imediata de um especialista pode fazer toda a diferença no atendimento de situações de urgência e emergência que é a vocação do HRJ. Desta forma, a Telemedicina oferece vários serviços à distância, como atendimento a casos de emergência, discussão de casos complexos, visita horizontal na UTI, consulta em todas as especialidades médicas entre outros serviços.

É exatamente isto que será oferecido ao Hospital Regional de Janaúba em tempo real, através de equipamentos de última geração para conferência on line entre médicos. O Hospital Albert Einstein disponibilizará uma equipe 24 horas por dia, 365 dias por ano, com médicos plantonistas, enfermeiras e suporte tecnológico, além de todos os médicos especialistas e da equipe multiprofissional. O objetivo é oferecer atendimento médico, com expertise e qualidade Einstein à população de Janaúba e região. Trata-se de uma importante ferramenta para potencializar o acesso a especialistas, a difusão de protocolos e a implantação de politicas de controle de qualidade e da melhoria de processos. Este serviço propicia a redução de custos e aumento da eficiência de centros de saúde, já que um diagnóstico rápido e correto diminui o tempo de internação e o numero de exames necessários. Médicos dos setores de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como profissionais de outras áreas da saúde, também poderão ser acionados rapidamente, de acordo com a necessidade de cada situação. Com isso, um time de radiologistas, hematologistas, endoscopistas, ecocardiografistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos em diversas funções completam o time de especialistas que a Telemedicina Einstein colocará à disposição do Hospital Regional de Janaúba.


ASCOM Hospital Regional

Abatedouro municipal é interditado em Brasília de Minas

(G1) O abatedouro municipal de Brasília de Minas foi interditado, na manhã desta sexta-feira (7), durante uma fiscalização realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Crea-Minas. A operação faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece em 18 municípios da região do Médio São Francisco, na região Norte de Minas.

Segundo a assessoria da FPI, as atividades foram suspensas após os fiscais constatarem que o matadouro funcionava sem licença ambiental, causando degradação, e sem o serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. As práticas operacionais do abatedouro também eram inadequadas.

No momento da fiscalização, nove cabeças de gado estavam sendo abatidas em condições precárias de higiene. Os animais também não tinham a guia de trânsito, documento que atesta as condições de saúde para o abate exigidas pela legislação. Os fiscais encontraram ainda fetos bovinos de vacas abatidas prenhas.

Em nota, a Prefeitura de Brasília de Minas informou ter conhecimento da interdição e disse que em 2014, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com validade de dois anos, que previa as adequações do local, mas só ocorreu em parte. Ainda segundo a nota, a atual administração está trabalhando para que a população e pecuaristas locais não sejam prejudicados pela interdição.

O G1 não conseguiu falar com a administração anterior.

Januária
Durante a mesma operação, foram apreendidos peças de bovinos em um abate clandestino em Januária. De acordo com os agentes da FPI, as peças pesavam 578 quilos e foram encaminhadas para incineração em Montes Claros. O responsável pelo local do abate foi autuado com multa de R$ 4.485,43 e suspensão das atividades.

Os fiscais também apreenderam 187 quilos de aditivos vencidos que seriam utilizados em embutidos. O material foi encontrado em uma indústria registrada, que comercializa carnes e derivados.

Em Coração de Jesus, aluno de escola estadual usa arma em teatro e atira após apresentação

A Polícia Militar apreendeu uma espingarda artesanal utilizada por um estudante, de 16 anos, durante uma apresentação de teatro em uma escola estadual em Coração de Jesus. Para a PM, a direção da escola informou que o aluno disse que se tratava de uma réplica. Após a apresentação, ele efetuou um disparo no corredor do banheiro; ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com a polícia, o adolescente contou aos funcionários que atirou para evitar que ocorresse um acidente, já que a espingarda estava carregada e outros alunos queriam manuseá-la-.

A arma foi apreendida na escola nessa quinta-feira (6). Os militares foram até a casa do adolescente e ele não foi localizado. A mãe disse que sabia que o filho tinha levado a espingarda para a escola e alegou que a arma era do namorado dela. Ele também não foi encontrado.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que está ciente do episódio ocorrido na escola e disse que após que a direção ter identificado que a arma era verdadeira, recolheu e descarregou o dispositivo, e, suspendeu as atividades.

Ainda segundo a nota, o aluno não tinha a intenção de provocar nenhuma situação de perigo na instituição, mas como medida de segurança, a direção acionou a Polícia Militar para registrar boletim de ocorrência e apreender a arma.

A Secretaria informou também que a direção da unidade já se reuniu com os pais do estudante para esclarecimentos e para discutir as medidas disciplinares que podem ser aplicadas. A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, responsável pela coordenação da escola, está acompanhando de perto a situação.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba, homem é assassinado com 20 tiros no sofá de casa

O jovem Leandro Pereira de Jesus de 29 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa, no Bairro Gameleira, em Janaúba, na noite dessa quinta-feira (6). Testemunhas disseram que ele estava deitado no sofá, quando foi surpreendido por dois homens armados e encapuzados. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por aproximadamente 20 disparos na região do tórax e cabeça. A motivação do crime é desconhecida e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Após o homicídio, os homens fugiram a pé em direção ao Rio Gorutuba. A Polícia Militar faz rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso. Ainda de acordo com a Polícia Militar, a vítima não tinha passagens.
Com o assassinato de Leandro, a cidade de Janaúba chega ao 30º homicídio em 2017.

Coração de Jesus

Na zona rural de Coração de Jesus, uma mulher de 26 anos foi atingida por um golpe de foice, nessa quinta-feira (6). O companheiro dela, de 47 anos, é suspeito de cometer o crime e ainda não foi preso.

De acordo com a Polícia Militar, a motivação da tentativa de homicídio seria ciúmes. Segundo o Samu, a mulher foi encaminhada ao hospital com ferimentos na cabeça, região lombar, ombro e escoriações no corpo.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em Brasília de Minas motorista morre ao bater de frente com caminhão na LMG-654

Um motorista de 51 anos morreu ao bater de frente com um caminhão na LMG-654, em Brasília de Minas, na noite dessa quarta-feira (5). Testemunhas disseram que a vítima invadiu a contramão no momento do acidente. De acordo com a Polícia Militar, o motorista do caminhão e uma passageira do carro tiveram ferimentos leves e foram levados para um hospital da região. As causas do acidente serão investigadas.

O Corpo de Bombeiros e o Samu estiveram no local. O corpo da vítima foi liberado para o Instituto Médico Legal de Januária.

Salinas
Um motociclista de 47 anos também morreu em um acidente em Salinas, na noite dessa quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é que o condutor tenha tentado desviar de um monte de areia que bloqueava a estrada e bateu em um barranco. O acidente foi em uma estrada que liga Salinas ao Povoado de Baixa de Areia.

De acordo com o Samu, a vítima chegou a ser conduzida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Capitão Enéas, bandidos roubam cerca de R$ 15 mil de caixa eletrônico

A Polícia Militar procura por dois assaltantes que roubaram o dinheiro de um caixa eletrônico em Capitão Enéas, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, o equipamento fica em uma padaria na área central da cidade.

Os criminosos, segundo a PM, chegaram em uma motocicleta e, armados, obrigaram todos que estavam no local irem para a parte de cima do estabelecimento , deixando apenas a proprietária na parte inferior do imóvel.

A PM conta ainda que os dois conseguiram levar cerca de R$ 15 mil do equipamento. Militares fazem buscas na região, mas até a publicação desta matéria nenhum deles havia sido preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Aposta de Salinas acerta as 15 dezenas da Lotofácil e fatura mais de meio milhão de reais

Uma aposta registrada em uma casa lotérica de Salinas, na região Norte de Minas Gerais, dividirá o prêmio do concurso 1532 da Lotofácil. O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite de segunda-feira, 03 de julho de 2017, no Espaço Loterias Caixas, em São Paulo (SP).

O sortudo norte-mineiro ganhará R$ 579.974,79. As dezenas sorteadas foram: 01, 02, 03, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18, 20, 22 e 25. Apostas de Iguaba Grande (RJ) e Guarujá (SP) também foram premiadas com 15 acertos e receberão a mesma quantia do mineiro.

505 apostas acertaram 14 dezenas e ganharam R$ 1.514,45. Já com 13 acertos foram 16133 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 20,00. Com 12 acertos, 197783 apostas receberão R$ 8,00. Outras 1011034 apostas foram premiadas com 11 acertos e cada uma receberá R$ 4,00.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

AMAMS apresenta realidade da Área Mineira da Sudene ao Ministro da Integração durante encontro com prefeitos


O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assegurou ajuda da Defesa Civil Nacional à Área Mineira da Sudene, que atravessa uma das seca mais graves de toda sua história. Em encontro que teve com prefeitos e lideranças do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, explicou que o secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Renato Newton Ramlow estava a disposição da AMAMS para definir as estratégias de atendimento aos municípios, seja com caminhões-pipas, caixas d’água/cisternas ou medidas estruturadoras.

O presidente da AMAMS, José Reis, fez pedido ao ministro Helder Barbalho para que fosse criado o Programa Nacional de Convivência com a Seca, como forma de políticas publicas para ajudar a área castigada pela estiagem. Ele mostrou que 107 municípios decretaram Situação de Emergência e 54 deles foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, mas apenas 23 municípios estavam recebendo água para consumo humano. O temor da AMAMS é que a partir de agosto, com o período mais quente e sem chuvas, aumente ainda mais a falta de água e por conta da burocracia, várias famílias podem ficar sem água sequer para consumo humano. Por isso, a AMAMS pediu uma perfuratriz para abrir novos poços, além da ampliação do Programa Água para Todos. O Presidente disse ainda “que essa é a oportunidade que a Associação e o s prefeitos têm para trazer e apresentar suas demandas e que essa aproximação junto aos Ministérios fortalece a região. Nossa intenção é exatamente promover essa aproximação, para que juntos possamos fortalecer nossos pedidos.”

Também foram apresentados vários pedidos, como uma solução para o canal do rio Gorutuba, que corre risco de paralisar a irrigação e deixar mais de 10 mil pessoas sem emprego; liberação de R$ 5 milhões para limpar o canal do Projeto Jaíba, sob risco de prejudicar a irrigação de 35 mil hectares e abastecimento de água para a população da cidade de Jaíba. A retomada das obras das barragens de Berizal e Jequitaí, além do inicio das obras da Barragem de Congonhas.
No final do seu discurso, o Ministro Helder Barbalho pediu que o Norte de Minas defina quais são as prioridades da região, para que ele, junto com a bancada mineira no Congresso Nacional assegure as emendas e recursos necessários, para negociar essas obras no Ministério do Planejamento. Lembrou que a Barragem de Berizal já recebeu R$ 100 milhões e depende ainda de mais R$ 300 milhões para sua conclusão; a barragem de Jequitaí recebeu R$ 156 milhões e recentemente foi liberando mais R$ 19 milhões, enquanto são necessários mais R$ 300 milhões. Já a Barragem de Congonhas, recebeu R$ 20 milhões para os projetos e são necessários mais R$ 200 milhões.

No caso da restauração do canal do rio Gorutuba, afirma que já foram aplicados R$ 22 milhões e tem mais R$ 35 milhões a serem liberados, mas falta resolver um impasse entre a Codevasf e a empresa contratada e para isso, seria realizada reunião ainda ontem em Brasília. Se for necessário, o contrato será rescindido e aberta nova licitação, para que em agosto, as obras sejam retomadas. O Ministro Helder Barbalho ainda citou o apoio para ampliação da área mineira da Sudene, em projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, assim como defendeu a ampliação dos recursos constitucionais no Norte de Minas e Norte do país.



Ascom | AMAMS

terça-feira, 4 de julho de 2017

Ministro da Integração se reúne com Prefeitos da Área Mineira da Sudene em reunião na AMAMS

O ministro da Integração Nacional, Helber Barbalho, estará nessa quarta-feira, dia 5 de julho, em Montes Claros, quando se reúne com os prefeitos da Área da Mineira da Sudene no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, em agenda articulada pela deputada federal Raquel Muniz. Será a sua primeira visita ao Norte de Minas, desde que assumiu o ministério. A expectativa é dele anunciar uma série de benefícios para o Norte de Minas, como a viabilização de vários projetos e demandas. Participará da reunião também a Presidente da CODEVASF, Kênia Marcelino, que esteve em Montes Claros, no último dia 31 de Janeiro.

O presidente da AMAMS, José Reis salienta ser importante a visita do ministro ao Norte de Minas, pois permitirá conhecer a realidade da região, castigada pela seca há cinco anos consecutivos. No mês de abril a AMAMS se reuniu no Ministério da Integração Nacional, quando apresentou como demanda prioritária a retomada das obras da Barragem de Jequitaí, como forma de minimizar o drama do racionamento em Montes Claros. A proposta é que a adutora a ser construída pela Copasa use as águas do rio Jequitaí, antes mesmo da construção da barragem.

Ontem de manhã o presidente da AMAMS, José Reis e o secretário-executivo, Ronaldo Mota Dias, se reuniram com o prefeito de Berizal, João Carlos, o vice-prefeito Vitor Teixeira e o coordenador do movimento de Defesa do Rio Pardo, Elvio Araújo, que pediram a AMAMS que solicitasse ao ministro a atualização dos estudos sobre a Barragem de Berizal, além da inserção de recursos no Orçamento da União, para depois de cumpridas as condicionantes ambientais, serem usadas essa verba. A obra está com a galeria concluída e falta apenas o aterro do açude.

A AMAMS colheu várias demandas apresentadas pelos prefeitos do Norte de Minas e estará apresentando ao ministro, como a retomada das obras de recuperação do canal do rio Gorutuba, nos municípios de Nova Porteirinha e Janaúba. O prefeito Juraci Fagundes, de Nova Porteirinha, salienta que o serviço foi iniciado e depois suspenso e com isso, ocorre um grande desperdício de água. O prefeito Reginaldo Antônio da Silva, de Jaíba, pediu a liberação de R$ 5 milhões para a limpeza e desassoreamento do canal de chamada do Projeto Jaíba, pois existe risco de comprometer a irrigação de 30 mil hectares de área irrigada e ainda o abastecimento de água para a população da cidade de Jaíba.

O município de Ibiracatu pediu a viabilização da Barragem de São Felipe, que atenderá ao município e ainda Lontra, aliviando a situação provocada pela estiagem que castiga o Norte de Minas. O presidente José Reis também atenderá aos pleitos de vários prefeitos e pedirá ao Ministério da Integração Nacional que faça o reconhecimento dos mais de 170 decretos de Situação de Emergência, feitos pelos municípios e homologados pelo Estado. Por sinal, no dia 6 de julho encerra o prazo para os prefeitos apresentarem o Formulário de Informação de Desastre (FIDE) com o relatório dos danos causados pela seca. A AMAMS pedirá ao Ministério da Integração Nacional a liberação de uma perfuratriz, a ser usada na abertura de poços que aliviem a situação das fam&i acute;lias cujo abastecimento de água está comprometido.



ASCOM | AMAMS

Em Janaúba adolescente é baleado após cometer assalto

Um adolescente de 15 anos foi baleado após cometer um assalto nesta segunda-feira (3) em Janaúba, no Norte de Minas. Ele afirmou à Polícia Militar que outros dois jovens o chamaram para cometer o assalto a um estabelecimento comercial no Bairro Veredas.

A PM afirma que durante o assalto um dos jovens estava armado. Eles roubaram alianças, celulares, mas uma pessoa que passava pelo local percebeu a ação criminosa e atirou contra os autores. Um deles ficou ferido, mas conseguiu fugir.

Segundo a polícia, os militares fizeram rastreamento, mas não localizaram os autores do crime e nem a pessoa que atirou contra os jovens. Momentos mais tarde a polícia recebeu uma denúncia de que um adolescente havia se internado no hospital com diversas marcas de chumbo.

Militares foram até a unidade hospitalar e confirmaram que o internado era um dos envolvidos no assalto. Ele relatou que os outros envolvidos são do Bairro Boa Vista, mas até o início da noite desta segunda os suspeitos não foram localizados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba, condenado pela Justiça, autor de homicídio é preso

Marcos Renan foi localizado em um apartamento
alugado (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 24 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (3) em Janaúba, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, Marcos Renan Moura de Sousa é condenado da Justiça por um homicídio ocorrido no município há cerca de quatro anos.

A PC afirmou ainda que o preso é um dos envolvidos em um assalto ocorrido no mês de junho. Na época do crime, de acordo com a polícia, uma família foi surpreendida por assaltantes, quando entrava na garagem da residência, no Bairro Santa Terezinha. Os bandidos fizeram os moradores reféns e os espancaram. Eles fugiram levando joias, dinheiro e uma caminhonete. O carro foi localizado dias depois.

Durante a apuração, investigadores descobriram quem seriam os possíveis autores, mas nenhum foi localizado. Nesta segunda-feira eles conseguiram informação de que Marcos Renan estava em um apartamento alugado no Bairro Cerâmica. Eles conseguiram cumprir o mandado para cumprimento da pena e o encaminharam ao presídio da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Em Monte Azul, mãe e filha ficam feridas em acidente na MGC-122

Mãe e filha foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Samu

(G1) Uma mulher de 40 anos e a filha dela, de 22, ficaram feridas em um acidente nesse domingo (2), na MGC-122, em Monte Azul. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Samu. Para a Polícia Militar, a filha, que conduzia o veículo, contou que seguia de Janaúba para Monte Azul, quando perdeu o controle ao fazer uma ultrapassagem e saiu da pista.

A caminhonete, com placas de Espinosa, ficou destruída. As vítimas foram encaminhadas para um hospital da região. O G1 não conseguiu o estado de saúde delas.

domingo, 2 de julho de 2017

Janaúba: Viva Vida retoma serviço de mamografia na segunda-feira



Na próxima segunda-feira (03), o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) – antigo Viva Vida, retomará o serviço de mamografia.

Segundo a coordenadora do CEAE, Vivian Souto Lopes, o mamógrafo voltará a funcionar após muita dedicação, paciência e 8 meses de trabalho em equipe. A coordenadora informa que, quanto ao agendamento dos exames, o fluxo seguirá o mesmo. Os exames devem ser agendados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A idade para realização da mamografia é entre 49 e 69 anos. No entanto, o homem ou mulher que tiver qualquer alteração na mama, ou quem possuir histórico de câncer na família, deve comunicar a um profissional de saúde.

O câncer de mama pode ser detectado em sua fase inicial, e na maioria dos casos, as chances de tratamento e cura são grandes. Os benefícios da mamografia incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance morte, em função do tratamento oportuno.


ASCOM/Prefeitura

Motociclista inabilitado morre após atropelar mulher que voltava de igreja em Itacarambi

Um motociclista de 27 anos morreu e uma mulher, de 58, ficou gravemente ferida em um acidente na quinta-feira (29/06), em Itacarambi, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, a mulher voltava da igreja com duas amigas quando foi atropelada pelo motociclista, que morreu no local. A ocorrência foi no Centro da cidade, em uma rotatória de acesso a São João das Missões. Testemunhas informaram que a mulher estava atravessando a rua no momento do acidente.

Segundo o Samu, ela teve afundamento de crânio e fratura exposta na perna. Para a polícia, familiares disseram que o condutor era inabilitado. A mulher foi encaminhada ao hospital da cidade e, depois, transferida para a Santa Casa de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Vereador de município norte-mineiro é preso por posse ilegal de arma

Vereador não tinha autorização para
possuir armas (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

O vereador Everson Santiago Pereira Barbosa (PSD), de Lassance, no Norte de Minas, foi preso na quinta-feira (29/06/2017) por posse ilegal de arma de fogo. A prisão foi durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um sítio na zona rural do município, que segundo a Polícia Civil pertence ao parlamentar; a polícia apreendeu um revólver e munições.

O delegado Henrique Franco explicou que a ação foi realizada de forma integrada com a Polícia Militar. “Este vereador já foi indiciado outras vezes por tráfico de drogas. Nós recebemos informações de que ele, mesmo após ser eleito vereador no município, continuava com a prática do tráfico de drogas. Por isso solicitamos o mandado judicial que foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Várzea da Palma”.


Ainda segundo o delegado, foi arbitrada uma fiança de 12 salários mínimos, mas Everson Santiago não efetuou o pagamento e por isso foi encaminhado ao Presídio de Várzea da Palma.

Franco afirmou ainda que as denúncias repassadas pela população são importantes para coibir os crimes na região. “É um grande mecanismo do cidadão que não concorda com as práticas criminosas. Eles podem denunciar com total segurança de que não serão identificados. Esta é uma importante ferramenta das polícias para prevenir e reprimir a ocorrência de crimes”.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Caminhão carregado de sal pega fogo após acidente na BR-365, no Norte de Minas

Caminhão pegou fogo em Várzea da Palma (Foto: PRF/Divulgação)

Um caminhão carregado de sal pegou fogo após um acidente na madrugada dessa sexta-feira (30/06/2017) na BR-365, município de Várzea da Palma, na região Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle da direção e tombou na pista por volta das 3h30.

Após o acidente, o veículo pegou fogo e o condutor, segundo a PRF, foi socorrido com lesões leves ao Hospital de Pirapora.
Ainda segundo a PRF, as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros de Pirapora. A pista foi liberada por volta das 6h da manhã.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com