Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 17 de junho de 2017

Em Porteirinha, segunda seletiva do 'Viola dos Gerais' classifica mais três canções para a final do festival

Seletiva em Porteirinha atraiu grande público
 (Foto: Pablo Caíres/Inter TV Grande Minas)

(G1) Três canções foram selecionadas na segunda seletiva do Viola dos Gerais, realizada na noite desta sexta-feira (16) em Porteirinha. Os classificados garantem vaga na grande final festival, que acontece no mês de setembro.

Em Porteirinha, subiram ao palco intérpretes de 12 músicas, durante evento gratuito realizado que lotou a Praça Odilon Coelho. Esta foi a primeira vez que a cidade recebeu uma seletiva do Viola; após as apresentações do festival, a noite ainda teve show com Vanessa da Viola e a dupla Henrique e Alexandre.

O Viola dos Gerais é uma realização do Instituto Cultural e Artístico Viola dos Gerais em parceria com a Inter TV. Esta é a quinta edição do festival; seis cidades participam do concurso.

Confira as músicas selecionadas:

1º lugar: "As flores dos dois Ipês", interpretado pelas Irmãs Medeiros

2º lugar: "Cabloco do Mato, com os intérpretes Ivo de Sá e Juliano

3º lugar: "Meu Velho Pai", com os intérpretes Eriberto e Viviane

A próxima seletiva acontece em Carbonita, no dia 1º de julho. A grande final será nos dias 15,16 e 17 de setembro em Montes Claros, podendo ser alterada a critério da organização.

Em Verdelândia, homem é morto a golpes de faca após briga de bar

Um homem de 33 anos foi assassinado, a golpes de faca, na noite desta sexta-feira (16) em Verdelândia, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, vítima e autor, um homem de 53 anos, estavam em um bar quando iniciaram uma discussão; a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

De acordo com relato de testemunhas à PM, os dois homens começaram a discussão por conta da namorada de um deles. Eles entraram em desentendimento e a vítima tentou esfaquear o homem de 53 anos, que conseguiu desarmar e revidar a agressão; a vítima foi atingida nas costas e peito.

Logo após o crime o autor fugiu, mas foi capturado em seguida por militares. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional de Janaúba, mas não resistiu aos ferimentos. O autor do crime foi entregue à delegacia de plantão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Em Gameleiras, jogador de futebol de São Paulo é detido com cigarros de maconha

Um jogador de futebol de 17 anos foi detido com cigarros de maconha em Gameleiras, no Norte de Minas, nessa quinta-feira (15). Segundo a Polícia Militar, o adolescente faz parte de um time de São Paulo e estava em um ônibus com outros atletas que participariam de um jogo em Gameleiras. O nome do time não foi divulgado.

A Polícia Militar chegou até o veículo após levantamentos realizados sobre as origens das últimas apreensões de drogas na região. “Nas três ocorrências mais recentes, identificamos que as drogas chegavam de São Paulo. Então, quando soubemos que um ônibus estava chegando de lá, organizamos uma operação de interceptação e abordagem ao coletivo”, explica o sargento Sílvio Santos Mendes.

Os três cigarros de maconha estavam dentro da mochila do adolescente. Para os militares, ele contou que a droga era para consumo pessoal. O pai do menor, que também estava no ônibus, acompanhou a ocorrência. O adolescente foi encaminhado à delegacia de Janaúba.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Porteirinha quatro jovens são presos e um adolescente é apreendido por tráfico de drogas

Material apreendido.

Quatro rapazes, de 18 anos, foram presos e um adolescente, de 14, apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Porteirinha, no Norte de Minas.

De acordo com a Polícia Militar, policiais tinham levantado informações de que uma casa no Bairro Cidade Alta estava sendo usada para o comércio de entorpecentes; na manhã desta sexta, receberam uma denúncia de intensa movimentação na residência.

Militares foram ao imóvel, que fica na Rua Beco do Morro, e encontraram os cinco jovens no local. Durante buscas os militares apreenderam mais de meio quilo e 45 buchas de maconha, além de cocaína, crack, quatro correntes de ouro, balança de precisão, dinheiro e materiais usados para embalar entorpecentes.

Os cinco envolvidos foram detidos e levados para o destacamento da Polícia Militar na cidade, mas serão encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Janaúba ainda nesta sexta-feira.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Pai Pedro, homem mata irmão com golpe de machado

Um homem, que não teve a idade divulgada, foi morto no fim da tarde desta sexta-feira (16) pelo irmão, com um golpe de machado, na Vila Sudário, zona rural da cidade de Pai Pedro (MG). Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na casa onde os irmãos viviam; a vítima foi morta com um golpe na cabeça.

De acordo com relatos de testemunhas à polícia, a vítima estava deitada em colchão, no chão de um quarto da residência, quando o irmão o golpeou com o machado. Logo após o crime, o autor fugiu em uma moto, sem uso do capacete, sentido Jaíba.

O corpo da vítima foi levado para o IML de Janaúba. Até a publicação desta matéria, viaturas das polícias de Pai Pedro, Janaúba e Jaíba seguiam em rastreamento para localizar e prender o autor.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Em Verdelândia, estudantes são assaltados na saída da escola


Em Verdelândia na terça-feira (13), na estrada do Povoado de Corgão, estudantes e motorista de um ônibus foram surpreendidos por dois bandidos na saída da escola.

Para a polícia, as vítimas disseram que os homens saíram de uma mata às margens da estrada e um deles atirou contra o pneu do ônibus. Foram levados três celulares das vítimas. Em seguida, os dois homens fugiram em uma motocicleta e são procurados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Polícia Civil criará delegacia em Nova Porteirinha

O delegado Renato Nunes (Foto: Girleno Alencar)

(Por Girleno Alencar) A Polícia Civil criará uma Delegacia Policial em Nova Porteirinha, como forma de desafogar as unidades de Janaúba e ainda dar acesso a esse serviço aos moradores do município vizinho. A decisão foi tomada pelo delegado Renato Nunes, chefe do 11º Departamento da Polícia Civil, que acertou o assunto com o prefeito Juraci Fagundes Jacome, de Nova Porteirinha. A Prefeitura fornecerá o espaço físico equipado e a Polícia Civil terá a incumbência de designar um delegado e agentes policiais para a nova unidade. As cidades de Janaúba e Nova Porteirinha são coladas uma na outra e separadas apenas pelo rio Gorutuba.

No próximo dia 19 de junho o delegado Renato Nunes estará reunido com as entidades de classes de Janaúba, Jaíba e Nova Porteirinha, em reunião organizada pelo Conselho Maçonico de Segurança Pública, quando o novo delegado regional da Polícia Civil, Bruno Fernandes Barbosa, será apresentado oficialmente à comunidade. A sua posse está previamente marcada para o dia 19, mas depende da confirmação pela chefia da Polícia Civil, em Belo Horizonte. Na conversa com o presidente do COMASP Serra Geral, Jaques Davis, o delegado Renato Nunes pediu ajuda para acelerar a implantação do Posto Médico Legal em Janaúba.

Desde que assumiu o comando da Polícia Civil em Janaúba, o delegado Bruno Fernandes Rocha pediu prazo de três meses para reduzir em 65% com a onda de crimes violentos em Janaúba, principalmente de homicídios. Uma das suas estratégias é estipular prazo de 48 horas para que os homicídios sejam apurados e os autores presos em flagrante ou tenham a prisão decretada pela Justiça. Por isso, determinou que todo efetivo da Polícia Civil seja deslocado para a rua e os criminosos de alta periculosidade identificados e monitorados.

São João da Ponte realiza Team Penning e Movimenta a Economia Local


(Por Gilmar Pereira) Team Penning, esporte que chegou de maneira tímida na região, mas precisamente na Comunidade de Agreste, através do gerente de fazenda, Cleves Arantes. Há 08 anos foi realizada a primeira competição deste esporte e hoje tem um número expressivo de competidores e simpatizantes; prova disto foi à presença da população que compareceu no Parque de Exposição Denizar Veloso neste fim de semana para prestigiarem as competições.

A palavra team penning tem origem inglesa que significa “equipe de apartação” em português – O esporte vem dos Estados Unidos e pelo que conta, partiu de uma atividade no campo e logo depois, tornou-se uma modalidade esportiva. Essa modalidade requer do competidor rapidez, agilidade e muita sorte, pois não basta só ter um cavalo bonito, é preciso muita agilidade na pista.

O evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de junho e foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Ponte e teve o apoio da Prefeitura Municipal. Durantes três dias de competição os pontenses tiveram a oportunidade de apreciar o esporte e aquecer a economia na cidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Edilson Nobre, o evento é único na cidade, no sentido de ter pela primeira vez a parceria entre o Sindicato e a Prefeitura. O evento que custaria mais de 100 a 200 mil reais para Prefeitura, hoje acontece praticamente de graça, só contribuindo com o apoio logísticos e o espaço físico. “A festa foi paga com recursos do Sindicato arrecadado da própria festa. Esta parceria foi um trabalho que resultou em sucesso absoluto”, diz o presidente.

O Sindicato dos Produtores Rurais brinda o sucesso do team penning e coloca à disposição da população. “é preciso que os produtores rurais de pequeno e grande porte (todo aquele produz) lembrem que existe um órgão que os representam e está de porta abertas para recebê-los”. As expectativas foram todas alcançadas segundo Edilson, e acredita que outros eventos terão vida própria para caminhar com as próprias pernas. “O importante é os produtores acreditarem na própria força que vem do campo” finaliza.

Segundo o organizador do team penning, Herivelton da AgroPonte, o evento ultrapassou a marca de mais 1000 passadas – inscrições, e isso mostra a proporção que tem tomado a festa. “Vejo com bons olhos a aceitação da população e a participação de competidores de outras cidades que de forma direta e indireta trás um ânimo para o mercado local”, diz o organizador.

O evento proporcionou que vendedores ambulantes montassem suas barracas em torno da pista de competição e do palco central, onde aconteceu os shows. Oportunidade de gerar renda para o comerciante e principalmente para a cidade. Para Harlen Jarbas, comerciante, o team penning é uma promoção que vem ao encontro de todos, uma vez que o país está em crise. “a festa está sendo uma grande oportunidade para aquecer os nossos ânimos, pois o comércio anda bem parado por conta da crise que assola o nosso país”, comenta o comerciante.

Outro aspecto que chamou a atenção do público foi a participação das mulheres nas competições. Anita Leonora Arante , 15 anos, foi a competidora mais nova no evento, desde os 08 anos pratica o esporte ao lado de seu pai, Cleves Arantes que também é competidor. A paixão de Anita são os cavalos e o team penning. “Sempre acompanhei meu pai, e hoje não me vejo fora de uma pista de team penning.”

Segundo Daía Oliva, outra competidora, a sua paixão é o team penning, não só ela, mas toda a sua família é adepta a este esporte. Há 06 anos compete e hoje é organizadora de competições em sua cidade – Lontra. “Sinto-me realizada neste esporte, aqui não há distinção, todos me respeitam e tratam por igual, aos poucos conquistei o meu espaço e hoje me consolido nesta aventura que tanto me faz bem.”

A união e a dedicação de todos envolvidos nesta festa em prol do team penning faz crescer a paixão dos pontenses pela modalidade esportiva, e isso faz gerar a renda dentro da cidade. O evento agrega tanto valores materiais quanto humanos, uma vez que a festa é um momento de encontro entre amigos e apaixonados por cavalos. Assim o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, acredita que todos os produtores estejam engajados em eventos deste porte, pois é e será uma forma de trazer melhorias para todos, as mudanças acontecem quando existe o interesse de ser e querer mais.

AGU ACEITA NEGOCIAR COM A AMAMS PAGAMENTO DE MAIS DE R$ 400 MILHÕES DE DÍVIDAS DO FUNDEF


Crescem as possibilidades do Norte de Minas receber mais de R$ 400 milhões de uma cota extra do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). A Advocacia Geral da União admite negociar com a AMAMS - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene para pagar de forma administrativa e amigável mais de R$ 400 milhões, que foi retido indevidamente pelo Governo Federal de 1998 a 2007. A proposta do acordo foi apresentada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene à ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, em 22 de março, a fim de evitar a judicialização destes pagamentos por parte dos municípios. A AGU respondeu positivamente à solicitação sobre a proposta de acordo de pagamento administrativo.

Para a formalização do acordo, a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da AGU, através da coordenadora Patrícia Batista Bertolo solicitou que a AMAMS apresentasse a procuração dos prefeitos interessados em fazer o acordo. Ela lembra que a discussão agora é apenas sobre o valor a ser pago a cada município, pois o Supremo Tribunal Federal já tomou decisão sobre o valor devido aos municípios. Ela solicitou ainda que a Procuradoria Geral da União seja intimada a participar do tema, no prazo de 15 dias.

O presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis, explica que apesar de vários municípios brasileiros terem preferido fazer a cobrança através da via judicial, a AMAMS tomou a iniciativa de buscar a via administrativa, pois entende que a melhor saída é um bom acordo para as duas partes. Ele cita que, se movida a ação judicial, poderá demorar até seis anos para seja cumprido os pagamentos, que ocorrem por meio de precatórios. No acordo administrativo, os municípios poderão negociar diretamente e com isso, o pagamento poderá ocorrer ainda em 2018.

Pelos dados da AMAMS, o menor volume de recursos a ser recebido é da ordem de R$ 2 milhões. Porém, como a decisão se deu em 2006 e transitou em julgado em 2015, isso implica na correção do valor. Os R$ 400 milhões, atualizados, representam aproximadamente R$ 750 milhões. A AMAMS propõe que seja feito uma composição onde os municípios e a União possam evitar despesas inerentes a demanda judicial e que ao mesmo possibilite um pagamento mais célere do valor devido. Os recursos poderão ser aplicados na área de educação, como na reforma dos prédios, veículos do transporte escolar, capacitação dos professores e ainda na merenda escolar.

Somente a microrregião da Serra Geral de Minas têm direito a receber R$ 90.453.570,15. Os maiores volumes são de Janaúba, com R$ 13.131.130,96, e Porteirinha, com R$ 11.825.792,98, enquanto os menores valores são de Serranópolis de Minas, com R$ 1.618.567,24, e Catuti, com R$ 2.620.301,51. O Fundef foi instituído através da Emenda Constitucional 14, visando a redistribuição dos recursos destinados à Educação Fundamental. A lei 9.424/96 estabeleceu em seu artigo 6º o dever da União Federal em complementar os recursos dos fundos regionais sempre que não fosse alcançado um valor mínimo definido em âmbito nacional, estabelecendo, ainda, objetivamente a forma de cálculo do Valor Mínimo Anual por Aluno. Entretanto, contrariando a lei, a União passou a calcular esse Valor Mínimo Anual por Aluno de forma equivocada, sempre a meno r, reduzindo os valores a serem complementados, trazendo prejuízos aos municípios.


Ascom | AMAMS.

AMAMS PROPÕE CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA COM A SECA EM ENCONTRO COM TÉCNICOS DO SUAS


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, propôs a criação do Programa Permanente de Convivência com a Seca, com medidas estruturantes para enfrentar esse fenômeno natural. O presidente da entidade e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, apresentou o pleito durante o Encontro Técnico de Assistência Social, realizado na manhã desta quarta-feira com a participação de 150 municípios, inclusive do Vale do Jequitinhonha. O evento serviu para capacitar os municípios sobre as Conferências Municipais de Assistência Social.

O presidente da AMAMS, José Reis Nogueira Barros, salientou em seu discurso que o cenário atual de sete anos seguidos de seca exige que sejam tomadas medidas imediatas, pois com o agravamento do quadro, cresce a vulnerabilidade social e toda demanda recai sobre as Prefeituras. Ele entende que o Governo poderia criar um projeto em homenagem ao bocaiuvense Betinho, o Herberh de Souza, para instituir uma política pública social da seca. Betinho é o coordenador do projeto Brasil sem Fome.

Na abertura do evento de capacitação dos municípios para a Conferência de Assistência Social, José Reis lembrou que a assistência social vem realizando vários projetos e programas para atender as pessoas em vulnerabilidade social. A sua queixa é que esse ponto tão sensível sofre com a falta de recursos, pois a saúde tem 15% em lei e a educação 25%, enquanto a assistência social não tem nenhum valor fixado nos orçamentos e com isso, o sistema deixa de ser alimentado adequadamente para atender as carências sociais.

A sua expectativa é que o Ministério do Desenvolvimento Social libere dentro de alguns dias os novos indicadores sociais e que o Norte de Minas apresente crescimento de até 40% em relação aos últimos dados. Além disso, que haja impacto no repasse dos recursos para os vários projetos sociais que são executados pelos municípios. José Reis lembra que a área mineira da Sudene sofre duplamente com a metamorfose de ser sudeste e nordeste, pois fica sem a assistência do Poder Público como precisaria. Citou o caso da seca, onde as barragens precisam ser construídas, pois tem de dar um jeito de segurar as águas das chuvas.


Ascom | AMAMS

Monte Azul empossou diretoria da Apac

A posse da diretoria da APAC (Foto: Ângela Nunes)

(Por Girleno Alencar) A diretoria da recém criada Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Monte Azul foi empossada, em solenidade com as presenças do juiz José Alexandre Madson Guidi e do promotor Marcone Hudson Meira Bezerra, além de diversos segmentos da solenidade. O evento aconteceu no salão do júri do Fórum de Monte Azul, depois que a diretoria foi eleita por aclamação. No ato, o juiz salientou que todos envolvidos nesse ato mereciam ser lembrados, como o Ministério Público, a Pastoral Carcerária e a comunidade envolvida. O apoio que o juiz José Alexandre Madson Guidi tem dado agrada a diretoria da APAC, pois ele sempre se faz presente a todos os eventos alusivos ao projeto.

O juiz lembra que o assunto "sistema prisional é muito áspero, pois o que se vê é que quando um indivíduo recebe uma sentença penal condenatória ele não perde só a liberdade, mas também sua dignidade. Imediatamente o condenado é taxado dos piores adjetivos, sendo marginalizado e considerado inservível para a sociedade. Muitos chegam a rogar pela sua morte ou para que nunca mais retorne para o convívio comum.

É muito triste, mas é a realidade. Decorrente disso, o problema carcerário no Brasil é relegado para segundo plano, posto tratar-se da “escória da sociedade”, como muitos ainda veem o assunto. Infelizmente, ouso a discordar da maioria. O indivíduo que recebe uma condenação criminal errou e deverá pagar por ela com dignidade, respeito e, principalmente, com atenção da sociedade, coisa que por vezes nunca aconteceu durante a trajetória de sua vida”.

Ainda em seu discurso, o juiz lembra que na maioria das vezes nem o Estado, nem a sociedade se preocupou com esse cidadão até ele praticar um crime. “Ele não teve oportunidade de estudar, nunca teve saúde, muitas vezes nem mesmo trabalho. Enfim, qualquer coisa que caracterize dignidade esse apenado nunca teve o privilégio de sentir em toda a sua vida. A APAC visa transformar o atendimento desse cidadão, fornecendo um lugar digno e concedendo uma nova ou a primeira oportunidade de reinserção na sociedade para que ele nunca mais volte a praticar um ato criminoso. O atendimento da Apac se resume ao amor ao nosso próximo que errou e quer uma oportunidade de se recuperar”.

Ainda em sua mensagem, o juiz lembra: “Jesus, quando esteve entre nós e considero que ainda está, não recriminou, marginalizou, humilhou qualquer pessoa, por “pior” característica que ela tivesse. Pelo contrário, escolheu para segui-lo os mais perseguidos pela sociedade da época e amou a todos incondicionalmente. Se Ele assim o fez, quem somos nós para agir de forma diversa?”, concluiu.

Janaúba teve uma morte e sete casos de leishmaniose

(Por Girleno Alencar) O município de Janaúba ocupa o segundo lugar no Norte de Minas em casos de Leishmaniose, pois até agora teve uma pessoa morta por causa da doença e, ainda, sete casos neste ano, sendo quatro casos em janeiro e três em fevereiro. Os dados foram apresentados pela Superintendência Regional de Saúde. Foram cinco mortes por causa da doença no Norte de Minas neste ano, sendo um em Janaúba em fevereiro, e outro em Jaíba, em março. Os outros três casos foram em Bocaiuva e Francisco Sá, ambos em janeiro, e Fruta de Leite, em fevereiro.

O Norte de Minas teve 46 casos confirmados de Leishmaniose, sendo que a metade foi na Serra Geral, sendo sete em Janaúba, cinco em Porteirinha, três em Jaíba e Monte Azul, Riacho dos Machados e Serranópolis com dois casos cada e Verdelândia com um caso. Montes Claros teve 10 casos ao todo. Os outros casos foram Bocaiuva com um, Cristália com dois, Engenheiro Navarro com um, Francisco Sá com dois, Fruta de Leite, Grão Mogol, Josenópolis, Matias Cardoso, Olhos D’Água, Rubelita e Taiobeiras com um caso cada.

Na semana passada foi realizado o Encontro de Atualização em Leishmaniose Tegumentar em Montes Claros, depois que os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde registraram 119 notificações de leishmaniose tegumentar no Norte de Minas no ano passado e 46 entre janeiro e maio. Foram abordadas questões relativas aos procedimentos que adotados pelos profissionais de saúde para as notificações de casos de leishmaniose e o fluxo de assistência ao paciente, bem como as medidas que devem ser adotadas visando à liberação de medicamentos por meio do Sistema Único de Saúde.

Janaúba: Exposição tem guerra entre prefeitura e sindicato

No destaque, José Aparecido e Carlos Isaildon,
em reunião da segurança pública (Foto: Girleno Alencar)

(Por Girleno Alencar) A Exposição Agropecuária de Janaúba somente foi iniciada na sexta-feira, dia 2 de junho, graças a uma liminar concedida pelo juiz Eriton José Santana Magalhães, que acatou ação movida pelo Sindicato Rural, depois que a Prefeitura se recusou a conceder o alvará de funcionamento e, ainda, ameaçou cobrar o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) de todos os empreendimentos em funcionamento. O argumento é que o Sindicato Rural tem dívida de aproximadamente R$1,2 milhão com os impostos das exposições anteriores. A quebra de braço agitou os bastidores entre a Prefeitura e o Sindicato Rural, cujos líderes Carlos Isaildon e José Aparecido Mendes foram adversários na eleição municipal do ano passado.

A origem de todo problema é uma dívida lançada pela Prefeitura de Janaúba contra o Sindicato. O lançamento foi realizado por um fiscal municipal e, na época, gerou muita polêmica na cidade. O então prefeito Yuji Yamada mandou cancelar a referida cobrança e até forneceu um nada consta ao Sindicato Rural. Porém, desde que tomou posse o prefeito Carlos Isaildon Mendes decidiu anular o ato do seu antecessor e mandou cobrar a dívida do Sindicato Rural. O curioso é que o prefeito Carlos Isaildon é um dos associados do Sindicato Rural e se tiver de ser feito o pagamento ele terá que participar do rateio.

Para receber os patrocínios oficiais da Exposição Agropecuária, o Sindicato Rural tinha de apresentar as certidões negativas e por isso fez o requerimento, pois tinha de receber as verbas do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e do Sebrae. Acabou perdendo essas verbas. Para recompor o prejuízo, o presidente José Aparecido Mendes teve de fazer vários cortes, como em publicidade. Porém, na sexta-feira, dia 2 de junho, com o risco da Prefeitura não fornecer o alvará de funcionamento, o presidente José Aparecido teve de entrar com pedido de liminar na Justiça, que acatou o pedido.

A consequência dessa situação é que o prefeito Carlos Isaildon Mendes compareceu à solenidade de abertura e compôs a mesa de honra, mas sem direito a qualquer palavra.

terça-feira, 13 de junho de 2017

São João da Ponte ganha nova ambulância do SAMU


O município de São João da Ponte teve a grata satisfação de receber na tarde desta segunda-feira (12/06), uma ambulância nova que atenderá a base do SAMU de São João da Ponte e região.

Juntamente com a presença do deputado Paulo Guedes, da Secretária Executiva do SAMU, Kelly Lacerda, dos Prefeitos Danilo Veloso da cidade beneficiada e José Amador da vizinha Ibiracatu, do secretário de Saúde local Marcos Paulo, dos vereadores Adilson, Dário Borges, Fidelys, Luciano Lima e Marcim Pimenta, de diversos servidores municipais, lideranças comunitárias e com toda a equipe do Samu local, foi feita a entrega do veículo.

Os agradecimentos são para o Deputado Paulo Guedes pelo apoio incondicional que tem dado ao município e região, principalmente no atendimento das demandas relacionadas à saúde, ao governador Fernando Pimentel por atender um pedido tão importante que é a renovação e ampliação da frota do SAMU, órgão este que vem desenvolvendo um belo trabalho na busca do atendimento de urgência e no salvamento de vidas. 


Nessa conquista o presidente do CISRUN-Macro Norte, Silvanei Batista, também foi um apoio determinante e crucial para a região de São João da Ponte.

PRÉ MATRÍCULA DO CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - PRONATEC


Inicia nesta terça-feira (13/06) a pré matricula para o curso de Assistente Administrativo em São João da Ponte oferecido pelo PRONATEC, a mesma será feita no prédio da Assistência Social.

Documentos e Critérios:
  • CPF
  • NIS OU PIS
  • CARTEIRA DE IDENTIDADE (RG)
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO
  • CURSANDO O ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO
  • DESEMPREGADO
  • BENEFICIÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Brasília de Minas registra mais de 500 casos suspeitos de dengue em 2017

Município afirma ter realizado várias ações para minimizar situação

Radialista teve dengue há cerca de dois meses
(G1) Brasília de Minas, no Norte do estado, registrou 548 casos prováveis de dengue somente nos cinco primeiros meses de 2017. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (12), classificam o município, de pouco mais de 32 mil habitantes como alta incidência de casos. Março foi o mês com maior índice de registro de pessoas com suspeita da dengue, segundo a secretaria.

A radialista Jhullie Rodrigues Silva foi uma das pessoas que foram vítimas do Aedes aegypti. Ela conta que os sintomas apareceram repentinamente provocando mal-estar e indisposição. “Os sintomas apareceram muito rápido. Fiquei ruim, pois senti muitas dores nas articulações, febre, dor de cabeça, coceira e muita indisposição. Procurei um médico particular e que diagnosticou ser a dengue”.

Casos como o da radialista se repetiam pela cidade, de acordo com a própria Secretaria Municipal de Saúde que afirma ainda que o número de casos subiu para 562 até esta terça-feira (13). O registro elevado de casos suspeitos de dengue fizeram com que a cidade acelerasse algumas medidas para impedir a proliferação do mosquito, segundo o secretário de saúde, Walter Cesar Braga.

“Nós fizemos quatro etapas de mutirão de limpeza e, somente na área externa do hospital foram retiradas mais de 10 toneladas de entulho. Neste período fizemos ainda campanha de conscientização junto aos moradores para evitar que pontos suscetíveis de proliferação do mosquito voltem a aparecer no município”, explica.

AMAMS REALIZA CAPACITAÇÃO VOLTADA PARA CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os municípios da Área Mineira da Sudene serão capacitados nessa quarta-feira, dia 14 de junho, sobre como deverão realizar as Conferências Municipais de Assistência Social, em iniciativa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene AMAMS e Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, explica que os municípios tem até o mês de julho para realizarem a Conferência Municipal de Assistência Social e por isso, o Departamento de Políticas Sociais estará auxiliando os prefeitos, secretários municipais e assessores da área de assistência social.

A palestra principal contará com Rosangela da Silva Ribeiro, da Confederação Nacional dos Municípios, que abordará o tema da Conferência de Assistência Social, “Garantia dos Direitos no fortalecimento do SUAS”. Também irá palestrar, Rosilene Aparecida Tavares, assistente colaboradora do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, mostrando como o Estado se organizará nas etapas regionais. O presidente da AMAMS, José Reis, fará a abertura oficial do evento. Ele lembra que a Área Mineira da Sudene tem grande potencial de demandas sociais, ainda mais quando se vê muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social provocada pela seca que a sete anos tem castigado a região.

O Departamento de Políticas Sociais da AMAMS é formado por duas profissionais, sendo uma assistente social e uma psicóloga, tendo ainda o suporte técnico de especialista na área de gestão orçamentária e financeira na assistência social. Para essa capacitação a ser realizada na quarta-feira, a AMAMS convidou os 168 municípios da área mineira da Sudene. A Conferencia Municipal de Assistência Social ocorre a cada dois anos, em etapa local. Depois, conta com as etapas regionais, estaduais e nacional. Delas sairão os delegados, que levarão as propostas para serem apreciadas em cada fase do evento.

A Conferencia Municipal é espaço de caráter propositivo e deliberativo em que são debatidas e avaliadas coletivamente as políticas públicas e o fortalecimento e participação social. José Reis lembra que o momento adequado para traçar os novos rumos do Sistema único de Assistência Social. Ele lembra que nos pequenos municípios é o momento de tornar a conferência em excelente oportunidade para construir novas estratégias de oferta de serviços em conjunto, debatendo a construção de consórcios ou a oferta regionalizada de serviços, como propõe a Confederação Nacional dos Municípios. 


Ascom | AMAMS

Próximo sorteio da Apae de Janaúba


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Em Jaíba, homem com mandado de prisão em aberto é preso após ameaçar ex-esposa

Um homem, de 40 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (12) após ameaçar a ex-esposa em Jaíba, no Norte de Minas. A vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil afirmando que o autor a encontrou na Avenida Valdomiro Cardoso de Santos, próximo à delegacia, e fez ameaças contra ela e o atual esposo.

Investigadores iniciaram buscas pela região e encontraram o autor na Avenida João Teixeira Filho, no Centro. Durante a ocorrência, os policiais descobriram ainda um mandado de prisão em aberto, baseado na Lei Maria da Penha, contra o autor.

Além do mandado de prisão, o autor foi preso em flagrante por ameaça. Ele foi levado para o Presídio de Manga.


Fonte: G1

Policial militar que foi baleado durante uma festa em um haras na zona rural de Janaúba, recebe alta

Policial Militar foi transportado de Janaúba
para Montes Claros e já recebeu alta.

O policial militar baleado neste domingo (11), durante uma festa em um haras na zona rural de Janaúba, recebeu alta após ser transportado pelo helicóptero da PM para a Santa Casa de Montes Claros. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, na manhã desta segunda-feira (12). O cabo estava de folga e foi baleado na região da virilha e perna, no momento em que tentava conter uma briga no local a pedido dos seguranças.

Dois homens, entre eles um agente penitenciário efetivo, foram conduzidos para a delegacia de plantão. De acordo com a Polícia Civil, o homem de 40 anos, que atirou contra o militar, foi preso por tentativa de homicídio e já está em um presídio da região. O agente, de 27, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por ameaça e deverá comparecer em audiência agendada no Juizado Especial Criminal de Janaúba.

Testemunhas disseram à polícia que o homem pegou a arma do agente e atirou contra o cabo; os dois apresentavam sinais de embriaguez. Em depoimento, os dois suspeitos disseram que não são amigos e que só estavam na mesma festa. O homem que atirou negou ter pegado a arma do agente e disse que não se lembrava de nada.

A arma do agente foi apreendida e passará por perícia. De acordo com a Polícia Militar, há relatos de que a arma tenha falhado em tentativas de novos disparos. O cabo da PM pertence a 11ª Cia de Policiamento Especializado, em Montes claros.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) informou que o agente é efetivo desde 2015 e trabalha no Presídio Regional de Montes Claros. O órgão vai abrir um procedimento interno para apurar o caso.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Francisco Sá, mulher é presa ao tentar entrar em penitenciária com 22 buchas de maconha nas partes íntimas

Polícia apreendeu 22 buchas de maconha.

Uma mulher de 49 anos foi presa com drogas nas partes íntimas na penitenciária de Francisco Sá, nesse domingo (11). A mulher foi abordada pela PM no local e levada até o hospital para fazer um raio-x, que constatou a presença de dois sacos plásticos dentro do corpo dela.

Segundo a PM, durante o atendimento, a suspeita se trancou no banheiro da unidade hospitalar, dispensou a droga no vazo sanitário e deu descarga. A porta do banheiro precisou ser arrombada e o material foi encontrado nas caixas de esgoto. Foram apreendidos 22 buchas de maconha, um pino de cocaína, além de sacos plásticos e fio dental, que de acordo com a PM, são usados para repassar a droga para outros pavilhões através da rede de esgoto.

A mulher confessou que levaria a droga para o marido que cumpre pena na penitenciária. Ela disse ainda que recebeu o material de um homem de Belo Horizonte.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde


A Prefeitura de São João da Ponte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 09 a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde. O evento aconteceu no Parque de Vaquejada Denizar Veloso Santos às 08:00 da manhã. Esteve presente no evento o Secretário de Saúde, Marcos Paulo Campos Costa, Presidente da Fumasa Larissa Fagundes Gusmão, Coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Almeida Oliveira, o Prefeito, Danilo Wagner Veloso, Vice-prefeito, Márcio Antônio Costa, presidente da Câmara Municipal Marizan Ferreira, Vereadores, Genilza Ribeiro, Fídellis Fagundes, Marciano Pimenta, Funcionários da área da saúde e a população pontense. Durante o evento aconteceu palestras ministradas pela psicóloga Débora Durães que falou sobre “Saúde da Mulher: Desafios para Integridade com Equidade” e com o Coordenador de Vigilância em Saúde e Imunização da Gerência Regional de Januária, Emanuel Rodrigues que discutiu sobre “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Desafios de um Sus Público de Qualidade.”

Confira a Matéria completa em nosso site > http://www.saojoaodaponte.mg.gov.br/

AMAMS APOIA PROJETO DO PERUAÇU PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL


A campanha para que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu seja reconhecido como Patrimônio Mundial Natural, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. O presidente José Reis, prefeito de Bonito de Minas, participou da audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no dia 8 de junho, quando colocou a entidade a disposição da campanha. Os prefeitos Marcelo Felix, de Januária e Nívea Maria, de Itacarambi, também participaram do evento, realizado em Januária.

Em seu discurso, José Reis enfatizou a importância do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu ser reconhecido, como forma de atrair turistas e fomentar o desenvolvimento regional, pois ele passou 36 anos de sua vida esperando o turismo da microrregião, sem nada acontecer. Agora, com essa campanha, está mexendo nos brios do lado esquerdo do rio São Francisco, no sentido de ver esse selo internacional, para atrair turistas que aplicarão os seus recursos em dólares e euros. Ele lembra que um grupo de chineses esteve no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu no ano passado e está com a intenção de voltar, sendo mais de 100 chineses. É o resgate histórico da região de Januária.
Montes Claros, 12 de junho de 2017.

Ascom | AMAMS

domingo, 11 de junho de 2017

Em Coração de Jesus, incêndio na região do Rio Riachão é extinto por bombeiros e brigadistas

Área atingida foi de aproximadamente 34 hectares, de acordo
com ambientalista (Foto: Daniel Versiane/Arquivo Pessoal)

O incêndio que começou na sexta-feira (9) na região das cabeceiras do Rio Riachão, na divisa de Montes Claros com Coração de Jesus, foi debelado pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas na tarde deste sábado (10). Segundo o ambientalista Eduardo Gomes, a área atingida foi de aproximadamente 34 hectares; as chamas atingiram uma área de proteção, onde várias espécies se refugiam e também se reproduzem. Há suspeita de que o fogo tenha começado por um grupo de pessoas que estava em uma casa abandonada na região, mas até o momento não houve a confirmação de autoria e os motivos ainda são desconhecidos.

"As imagens aéreas de um drone, feitas por voluntários e parceiros, nos ajudaram no planejamento das ações de combate e no levantamento da área atingida. Trata-se de uma área pantanosa de várzea com ocupação predominante de um capim nativo, conhecido como tiririca. A área fica à montante, a dois quilômetros da nascente principal do rio chamada Lagoa Tiririca, mais conhecida como Lagoa Azul. Além de consumir a vegetação nativa, vários animais menores morreram no incêndio. Foram mais de 20 horas de combate e monitoramento das chamas", ressalta o ambientalista do Instituto Grande Sertão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram utilizadas técnicas de contrafogo, onde os focos se encontram, de abafamento e utilização de bomba costal, que os militares e brigadistas carregam durante o combate. Ainda de acordo com os bombeiros, uma guarnição voltou ao local na manhã deste domingo (11) para monitorar se novos focos surgiram.

O local da ocorrência no Rio Riachão fica paralelo à BR-135, a 22 km de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Janaúba, Policial Militar é baleado durante festa

(G1) Um cabo da Polícia Militar de 29 anos foi baleado, neste domingo (11), durante uma festa na zona rural de Janaúba. A vítima estava de folga quando foi atingida nas regiões da virilha e perna. Segundo a assessoria da PM, o policial foi socorrido até um hospital da cidade e transportado pelo helicóptero da corporação para um hospital de Montes Claros, em estado de saúde estável. Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento no crime. Para o G1, a Secretaria de Administração Prisional confirmou que um dos envolvidos é agente penitenciário efetivo.

O fato aconteceu por volta das 6h30. Testemunhas disseram para os militares que o suspeito, de 40 anos, pegou a arma do agente, de 27, e atirou contra o cabo, que tentava conter uma briga no local a pedido dos seguranças. O agente penitenciário foi conduzido para a delegacia por uma viatura do sistema prisional.

De acordo com informações da polícia, o suspeito, após balear o militar, foi detido e desarmado. O agente penitenciário também foi contido por seguranças do local. Há relatos de que a arma tenha falhado nas tentativas de novos disparos. A arma do agente foi apreendida.

Os suspeitos e demais envolvidos foram conduzidos para a delegacia. Durante o registro, segundo a polícia, o agente penitenciário ameaçou os militares. O G1 não conseguiu falar com a defesa dos conduzidos. A Polícia Civil irá investigar o caso.