Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 1 de abril de 2017

Prefeito se reúne com autoridades em Belo Horizonte


O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, participou, nesta sexta-feira, dia 31, junto com outros prefeitos do Norte de Minas, de um encontro com o secretário Nacional de Atenção à Saúde - SAS/MS, o mineiro Francisco de Assis Figueiredo.

A reunião aconteceu em Belo Horizonte, no gabinete do deputado Gil Pereira. Estavam presentes, além do prefeito de Janaúba, os prefeitos, Marcelo Félix, de Januária; Zé Reis, de Bonito de Minas (e presidente da Amams) e Zé Boy, de Ponto Chique.

O objetivo do encontro foi tratar do atendimento às demandas do secretário no âmbito do Ministério da Saúde. Francisco colheu os vários itens, a fim de encaminhar providências.

Representando o município, Carlos Isaildon discutiu demandas, em especial a busca de soluções e melhorias para os dois hospitais de Janaúba.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Infestação de Aedes em Francisco Sá está 10 vezes o recomendado

(Foto: Vicente Alberto)

(Por Vicente Alberto) O diretor Técnico de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Francisco Sá, Alex Damasceno, informou, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, na quarta-feira (29/03), que recente medição realizada através de Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) constatou um percentual de infestação de 11,2%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice seja inferior a 1%.

Segundo Alex, 98% dos focos foram localizados no interior das residências. “Para eliminar esses focos iremos realizar um Mutirão de Limpeza a fim de recolher o lixo e todo material propício à proliferação das larvas. Mas também vamos aproveitar a ocasião para conversar com os moradores, no sentido de conscientizar para que façam sua parte e não deixem acumular estes materiais que servem de criadouros”, explica. O mutirão está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de abril. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Aguilar, é importante este trabalho de orientação, pois em anos anteriores a cidade já teve milhares de casos da doença, mas a população continua sem tomar as devidas precauções.

Apesar do alto índice de infestação, neste ano, de acordo com Alex, foram notificados apenas 11 casos da doença. O motivo, segundo ele, pode ser a auto-imunização. Ele explica que existem quatro tipos de vírus da doença e quando uma pessoa é contaminada por um tipo, fica imunizada contra ele. “Provavelmente o vírus que está circulando seja o mesmo de anos anteriores, que já contaminou boa parte da população”, afirma. O perigo é que, se a pessoa já teve a dengue de um tipo e é contaminada com outro tipo de vírus, existe um maior risco da dengue hemorrágica se desenvolver.

Fumacê | O diretor de Epidemias informou ainda que serão realizadas nebulizações químicas, o “Fumacê”, também no mês de abril. Alex pede que, quando o veículo passar, os moradores abram as portas e janelas para melhor eficácia do produto.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Porteirinha tem alta taxa de infestação de dengue

A cidade de Porteirinha (Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) A cidade de Porteirinha, na Serra Geral, é uma das que apresenta alto índice de infestação por dengue em Minas Gerais. Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade ocupa a terceira colocação entre as cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, ficando apenas atrás de Três Corações e Brasília de Minas. No boletim do dia 14 de março, Porteirinha estava em segundo lugar. O município estava com a taxa de incidência acumulada de 204,03 naquela semana, com 79 casos registrados. Atrás de Três Corações, com 399,12 e a frente de Brasília de Minas, com 119,72 de taxa de incidência.

Porém no boletim divulgado no dia 24 de março, que é o último em vigor, Porteirinha ficou com 198,86 de taxa de infestação, em terceiro lugar e superado por Três Corações com 868,83 e Brasília de Minas com 448,35. No Norte de Minas, apenas Brasília de Minas e Porteirinha estão no boletim oficial. A dengue é uma doença febril aguda, causada pelos vírus DENV1, DENV2, DENV3, DENV4 transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes, infectados, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus os principais vetores. No Brasil os registros apontam para a transmissão somente pelo vetor Aedes aegypti que está amplamente distribuído em função das condições climáticas favoráveis.

Em Minas Gerais, até o dia 20 de março foram 16.081 casos prováveis de dengue segundo informações do SINAN-Online. Nesta classificação estão incluídos os casos confirmados e os casos suspeitos de dengue. No Monitoramento Viral, até o momento, em 2017, foram analisadas 241 amostras para detecção da circulação do vírus dengue, das quais 10 amostras tiveram resultados detectáveis, o que representa uma positividade de 4,1%. O sorotipo DENV-1 foi identificado em oito amostras distribuídas nos municípios de Belo Horizonte, Brasília de Minas, Contagem, Patos de Minas e Teófilo Otoni; o DENV-2 foi identificado no município de Uberlândia com uma amostra; e o DENV-3 foi identificado em uma amostra no município de Capitão Enéas.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Em Verdelândia bandidos explodem caixa e fogem sem levar dinheiro



A Polícia Militar procura por criminosos que explodiram o caixa eletrônico de uma agência bancária, na madrugada desta quinta-feira (30), em Verdelândia, no Norte de Minas. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o cofre do caixa não foi danificado e nenhum valor foi levado.

Testemunhas disseram que os homens estavam em um carro. Militares da região fazem rastreamento em busca dos autores. Há relatos de tiros durante a ação, mas a polícia não encontrou cápsulas no local da explosão.

Câmeras de segurança poderão ajudar nas investigações. A perícia foi chamada e, até o momento, ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Justiça quebra sigilo de processo que cassou prefeito de Nova Porteirinha

MP apreendeu lista com nome de apoiadores
que receberiam gasolina (Foto: Reprodução/MP)

(G1) A Justiça Eleitoral quebrou nesta quinta-feira (30) o sigilo do processo que cassou o prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes Jácome (PMDB), e do vice, Edésio Vital Neto (PSDB). A sentença, publicada nesta quarta-feira (29), baseou-se em uma denúncia do Ministério Público que apontou abuso de poder econômico e compra de votos nas últimas eleições.

Na denúncia, o promotor Daniel Castro e Melo, responsável pelo caso, afirma que o prefeito eleito forneceu combustível para captar votos. Durante as investigações, o MP apreendeu 244 tickets que teriam sido trocados por litros de gasolina. A denúncia aponta também que nos tickets havia as iniciais do nome de uma pessoa que, segundo o Ministério Público, faz referência a um homem que trabalhou para o prefeito eleito durante a campanha.

Ao todo, de acordo com a denúncia, foram adquiridos 1.575 litros de combustíveis, distribuídos aos eleitores do município e aos apoiadores da campanha de Juracy Fagundes Jácome.

O MP apreendeu também imagens de câmeras de segurança do posto onde foram adquiridos os combustíveis. Em uma das imagens, segundo o MP, é possível ver uma lista de nomes sendo entregue ao estabelecimento. Para o MP, as imagens “deixam, sem a mínima dúvida que seja, que realmente ocorreu, no período eleitoral, fornecimento gratuito de combustíveis aos eleitores, em nítida afronta à legislação eleitoral, mediante a simples entrega de tickets de abastecimento”.

O promotor enfatiza também que a diferença de votos entre a chapa eleita e a chapa que ficou em segundo lugar nas últimas eleições foram de apenas de 117 votos, o que representa apenas 2,55% dos eleitores do município. Porém, segundo o MP, o número de tickets apreendidos representam 4,79% do eleitorado.

Juracy foi eleito prefeito de Nova Porteirinha em 2016 com 45,87% dos votos válidos, correspondente a 2.109 votos. Nesta quarta-feira (29) a assessoria jurídica da coligação afirmou que o prefeito segue no cargo e que ainda "prepara interposição de recurso com efeito suspensivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG) para que seja mantido no cargo". A assessoria foi novamente procurada pelo G1 e informou que mantém o posicionamento diante das denúncias.

quarta-feira, 29 de março de 2017

'Sofri bullying', diz jovem de Janaúba que tentou barrar comercial de presunto

(Por Valdivan Veloso) “Sofri bullying. Eram muitas brincadeiras pejorativas”, diz estudante que entrou na Justiça para retirar a propaganda do presunto “Luiz Augusto” do ar. Mineiro de Janaúba, Luiz Augusto, de 22 anos, conta que era ofendido porque a peça publicitária fazia referência a um presunto de baixa qualidade.

“Decidi entrar com um processo, pois me prejudicava muito. Quando o comercial começou a ser veiculado, era bastante complicado. Tinham muitas brincadeiras ofensivas no ônibus, quando eu ia para a faculdade; e também em grupos de Wahtsapp e Facebook. Anexei prints destas ofensas no processo, iniciado em 2016”, explica o estudante.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou o pedido de liminar feito pelo estudante norte-mineiro. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (27). Segundo o TJMG, “o relator, desembargador José Flávio de Almeida, entendeu que o consumidor trouxe ao processo provas bastantes de que sofreu bullying. Porém, o magistrado concluiu que o comercial era insuficiente para associar o nome Luiz Augusto a um produto de baixa qualidade”.


No processo, o estudante disse que as brincadeiras o apelidavam de "presunto de segunda" e isso acarretou danos à sua honra. “Agora, com esta negativa de retirar o comercial do ar, vou tentando levar minha vida. Tentar leva-la normalmente”, lamenta o estudante.

A advogada do estudante, Kelly Ferreira Queiroz, informou ao G1 que ainda será julgado o processo por danos morais referente ao mesmo caso. “Ainda aguardamos o julgamento em primeira instância deste processo”, explicou a advogada.

Janaúba: Polícia apreende 89 pássaros em ônibus na MG-122

Pássaros apreendidos pela polícia estavam no bagageiro do ônibus

Pássaros foram capturados na Bahia e seguiam
para São Paulo
A Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Janaúba apreendeu 89 pássaros da fauna silvestre na manhã desta quarta-feira (29) e prendeu dois homens suspeitos de crime ambiental, durante fiscalização na MG-122. As aves estavam em um ônibus de turismo com placa de Irecê (BA), que seguia com destino a São Paulo.

Segundo a polícia, durante as buscas no veículo foram localizados, no bagageiro do ônibus, aves das espécies azulão, cardeais, papa-capim, bigodinhos, tico-ticos rei, sofrês e caboclinhos. Todas as aves eram transportadas de forma irregular, e precária, em três carregadores, dois alçapões e três gaiolas.

Dois passageiros do ônibus, que não tiveram a idade revelada, foram identificados como proprietários dos pássaros; eles foram detidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Janaúba, suspeitos de crime ambiental. Um dos suspeitos detidos, segundo a polícia, declarou que os pássaros foram capturados na cidade de Seabra (BA) e que seriam comercializados em São Paulo.

Os animais devem ser encaminhados ainda nesta quarta-feira ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Em Janaúba, menor é detido com buchas de maconha escondidas na geladeira

Droga estava na geladeira da casa

Um adolescente de 16 anos foi detido com maconha e uma garrucha, na noite dessa terça-feira (28), em Janaúba. Ele foi abordado em uma casa no Bairro Vila Isaías e a polícia apreendeu 35 buchas de maconha dentro de uma geladeira. A garrucha calibre 32 foi encontrada no fogão do imóvel.

Segundo a PM, a casa estava sendo usada para o tráfico de drogas e para guardar produtos roubados. Ao perceber a presença da polícia, o menor tentou fugir do local, mas foi detido. Ainda de acordo com os militares, o adolescente estava com um molho de chaves nas mãos e informou que pertencia à casa de um amigo.

Ele foi encaminhado à delegacia, juntamente com o material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e G1

Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Nova Porteirinha


A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Nova Porteirinha (MG), Juracy Fagundes Jacome (PMDB), e do vice, Edésio Vital Neto (PSDB). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário de Justiça Eleitoral.

De acordo com a sentença, os dois foram declarados inelegíveis por oito anos, com prazo sendo contado a partir do ano de 2016. O juiz Ériton Santana Magalhães, anulou os votos recebidos pela coligação “Um novo para o bem do povo” e ainda determinou a realização de novas eleições no município.

O processo corre em segredo de justiça, mas a decisão se baseou em uma denúncia feita pelo Ministério Público Estadual na qual apontou abuso de poder econômico e compra de votos nas últimas eleições.

Juracy foi eleito prefeito de Nova Porteirinha em 2016 com 45,87% dos votos válidos, correspondente a 2.109 votos. A assessoria jurídica da coligação afirma que o prefeito segue no cargo e que "prepara interposição de recurso com efeito suspensivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG) para que seja mantido no cargo".



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Fonte: G1

terça-feira, 28 de março de 2017

Em Janaúba após pagar conta, grupo rouba funcionários de motel

Cinco pessoas, em um carro, entraram em um motel em Janaúba, nesta segunda-feira (27), e, depois de pagarem a conta, renderam os funcionários do local. Foram levados dinheiro, celulares, joias e produtos do estabelecimento. Na fuga, o carro de um dos funcionários também foi roubado.

De acordo com a polícia, após ficarem por 40 minutos no quarto e pagarem a conta, dois deles permaneceram no local e renderam a camareira. As outras três pessoas renderam a recepcionista e o gerente do motel. Os criminosos estavam armados e as vítimas foram amarradas. Ainda segundo a polícia, na fuga, parte do grupo fugiu em um carro de um funcionário. Do motel foram levados aproximadamente R$ 3 mil, rádios comunicadores, celulares, DVDs e chocolates. Das vítimas, foram levados joias, relógios e dinheiro.

No quarto do motel, a Polícia Militar apreendeu um podão, espécie de facão usado em lavouras. O carro levado na fuga foi encontrado às margens de uma rodovia. Até a manhã desta terça-feira (28) ninguém foi preso.

Montes Claros
Funcionários e clientes de um comércio na Avenida Dulce Sarmento, em Montes Claros, foram surpreendidos, nesta segunda-feira (27), por três homens, um deles armado, que roubaram dinheiro, computador, celulares, relógios e uma aliança. Para a polícia, as vítimas disseram que foram ameaçadas e que os criminosos exigiram que eles se deitassem durante o roubo.

Segundo a Polícia Militar, os homens exigiram que o cofre fosse aberto; de clientes e funcionários foram levados R$ 7.450 mil. Da empresa, ainda segundo a polícia, foram levados R$ 400. Câmeras de segurança poderão ajudar nas investigações.

De outro comércio na Avenida Nossa Senhora de Fátima, um homem, armado e usando capacete, roubou sete anéis de ouro. Para a polícia, a vítima disse que os anéis são avaliados em R$ 3 mil.

Das duas ocorrências, até a publicação desta matéria, ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

segunda-feira, 27 de março de 2017

Caminhão cai em ribanceira de 3 metros e motorista morre na MG-122

Caminhão caiu em ribanceira

Carga ficou espalhada na pista.
Um caminhoneiro de 32 anos morreu e dois homens, de 42 e 46 anos, ficaram feridos em um acidente nesse domingo (26), na MG-122, em Monte Azul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção e o caminhão caiu em uma ribanceira de três metros. O veículo estava carregado de mexericas e seguia sentido Espinosa.

O condutor morreu no local; o óbito foi constatado pelo Samu. Os dois passageiros foram socorridos e encaminhados ao hospital de Janaúba.

Uma das vítimas de 46 anos, ficou presa às ferragens e foi retirada pelos Bombeiros em estado grave; o resgate durou mais de três horas.

A carga de mexericas ficou espalhada às margens da rodovia e o local não foi interditado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Em Janaúba, adolescente é baleado na cabeça no Bairro Rio Novo

Um adolescente de 17 anos foi atingido por um tiro na cabeça, nesse domingo (26), em Janaúba, no Norte de Minas. Familiares da vítima disseram para a polícia que o adolescente estava na calçada, no Bairro Rio Novo, quando dois homens, em uma moto, atiraram contra ele.

De acordo com a PM, o Corpo de Bombeiros socorreu a vítima até o hospital da cidade; ela estava inconsciente. Até o momento ninguém foi preso e a motivação do crime é desconhecida.

Montes Claros
Um homem de 30 anos também foi vítima de uma tentativa de homicídio em Montes Claros, nesse domingo (26). De acordo com a Polícia Militar, ele entrou em uma sorveteria, no Bairro Cândida Câmara, com um ferimento no abdômen causado aparentemente por faca. Um homem tentou agredi-lo dentro do estabelecimento e em seguida fugiu. Até o momento, ninguém foi preso e a motivação é desconhecida.

O homem foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde permanece internado. A assessoria do hospital informou que ele passou por cirurgia e está estável.

E no Bairro Independência, um jovem de 24 anos foi esfaqueado nas costas nesse domingo (26). Segundo os registros da Polícia Militar, o rapaz se envolveu em uma briga. A polícia já tem pistas do agressor, mas ele ainda não foi preso. A vítima foi levada para o hospital, atendida e liberada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

domingo, 26 de março de 2017

Processo de regularização fundiária rural é retomado no Norte de Minas

TRÂMITE – Centenas de pessoas compareceram à audiência
pública e foram orientadas sobre como funcionará o processo

(Hoje em Dia) Cerca de 400 pessoas, entre lideranças comunitárias e autoridades municipais e do Governo de Minas Gerais, participaram de audiência pública ontem na cidade de Rio Pardo de Minas, na região Norte do Estado. O objetivo do encontro foi apresentar o plano de trabalho para a retomada do processo de regularização fundiária rural, paralisado desde 2011.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, além da titulação da terra, a pasta irá fazer um diagnóstico da malha fundiária rural no município, com o objetivo de melhorar a distribuição e a destinação das terras públicas e privadas, conforme prevê o convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas (Seda) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, vinculada ao governo federal, no valor de cerca R$ 5 milhões.


“O contrato com a empresa responsável pelo serviço de georreferenciamento já foi assinado e prevê a medição, nesta primeira etapa, de 97 mil hectares de terras. Os trabalhos devem ser iniciados já na segunda quinzena de abril”, disse.

Além da audiência pública, a Seda ficará responsável, em parceria com a Emater-MG, pelos trabalhos de mobilização, cadastramento das famílias e a titulação dos imóveis de até 250 hectares passíveis de emissão do título de propriedade rural.

Mudanças
A expectativa é que sejam mapeados 6.790 imóveis em, Rio Pardo de Minas, e 1.913 propriedades rurais em Santo Antônio do Retiro, município que também será mapeado. Todos os dados do georrefereciamento serão incluídos no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).

Para Professor Neivaldo, a retomada do processo de regularização fundiária na região do Alto Rio Pardo “é emblemático”, pois a região estava estigmatizada como “terra de grileiros”, devido à Operação Grilo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público de Minas Gerais em 2012. Na época foi descoberto um esquema de grilagem de terras que, posteriormente, eram vendidas a mineradoras interessadas em jazidas naquela região.

“A falta de um reordenamento agrário na região tem gerado insegurança jurídica, instabilidade social e conflitos, fatores que impedem o desenvolvimento da região do Alto Rio Pardo”, afirmou Professor Neivaldo.

Retomada
Outro aspecto positivo da ação, segundo o secretário, é o reconhecimento pelo Ministério Público de Minas Gerais do trabalho que tem sido executado pela Seda, que desde 2015 retomou o programa estadual de regularização fundiária rural, com a realização de audiências públicas, para dar mais transparência ao processo.

“Retomamos o programa de regularização de terras rurais devolutas em várias regiões do Estado, já recadastramos milhares de famílias e estamos emitindo os títulos de propriedade”, disse.

Instituto Federal de Janaúba abre Processo Seletivo para Professor Substituto

(Por Karina Felício) Um Professor Substituto da área de Língua Portuguesa/ Espanhol com Graduação em Letras - Espanhol ou Português/ Espanhol será selecionado por meio de Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

O professor vai atuar em jornadas de 40 horas semanais, e receberá salário conforme sua titulação, com valores que variam de R$ 3.117,22 a R$ 5.697,61, conforme estabelece o edital completo disponibilizado em nosso site.

Interessados deverão realizar as inscrições entre 27 a 31 de março de 2017, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Setor de protocolo do Campus Avançado, localizado na Avenida Brasil, no Centro de Janaúba.

Para selecionar os inscritos, são aplicadas Prova de Títulos e de Desempenho Didático, prevista para o dia 04 de abril de 2017, às 8h, no endereço já mencionado acima.

O contrato será celebrado para um período de até seis meses, podendo, a critério da administração, ser prorrogado na forma da legislação vigente.