Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 11 de março de 2017

MP dá prazo de 5 dias para prefeito de Nova Porteirinha exonerar contratados

(Por Ivo Júnior) O Ministério Público de Minas Gerais, representado pelo Promotor Daniel Castro e Melo, notificou o prefeito de Nova Porteirinha Juracy Fagundes Jacome, para que no prazo de 5 dias contando a partir da data da notificação que faça a exoneração de todos os servidores contratados que não tenham sido aprovados no denominado “concurso público unificado” de janeiro de 2015, ou que tenham sido nomeados em preterição a outros aprovados em melhor colocação.


Ainda em sua decisão o Ministério Público, pede que se nomeie para as vagas decorrentes do inciso anterior todos aqueles aprovados no concurso, observando a classificação do certame.

Pede-se ainda que a notificação de recomendação, seja publicada no site da prefeitura de Nova Porteirinha, na página principal e em local de destaque de fácil visualização pelo usuário, assim como fixação no prédio do executivo municipal.

Seguindo a recomendação o promotor solicita que seja remetida ao Ministério Público no prazo de 48 horas ofício, manifestando sobre a recomendação e no prazo de 10 dias copia do Ato exoneratório de todos os servidores que estejam em afronta aos incisos anteriormente citados, assim como a convocação dos aprovados em suas respectivas vagas de acordo com classificação do concurso.

A data da publicação da recomendação do Ministério Publico é de 08 de Março de 2017.

Em Janaúba, câmera de segurança flagra assalto a supermercado

A polícia procura por dois rapazes que assaltaram um supermercado na manhã desta sexta-feira (10) em Janaúba. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos armados invadiram o estabelecimento, que fica na Rua Gentil Dias, no Bairro Rio Novo, e anunciaram o roubo.

O crime foi registrado por câmeras de segurança do supermercado. Militares foram ao local e a vítima contou que os criminosos apresentavam ser menores de idades. Um cliente que estava no local teve a carteira, celular e relógio levados pelos assaltantes.

Eles roubaram dinheiro e dois pares de sandálias do estabelecimento comercial, depois fugiram em direção ao Bairro Gameleiras. A PM faz buscas para tentar localizar os envolvidos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Em Nova Porteirinha homem de 35 anos é assassinado a tiro

Um homem de 35 anos foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (10) em Nova Porteirinha, no Norte de Minas. Segundo as primeiras informações da polícia, militares foram acionados para atender a ocorrência, mas quando chegaram ao local encontraram a vítima sem os sinais vitais.

Testemunhas relataram aos policiais que o autor se aproximou da vítima, atirou e depois fugiu a pé, em direção à ponte que liga ao Bairro Novo Paraíso, em Janaúba. Um perito foi ao local, constatou o óbito e liberou o corpo para o IML.

A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar identificar o autor do crime. Os motivos também não foram identificados.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

sexta-feira, 10 de março de 2017

Pai de acusado de balear sargento da PM em Jaíba é morto a tiros

Um homem de 44 anos foi assassinado, na noite dessa quinta-feira (9), em Jaíba, no Norte de Minas. Testemunhas disseram à PM que a vítima foi morta depois de confirmar ser o pai do acusado de atirar em um sargento da Polícia Militar, no último sábado (4), na cidade. O homem foi atingido por quatro tiros. Os atiradores fugiram em um carro estacionado próximo a casa. Ninguém foi preso.

Para a polícia, familiares disseram que estavam em casa quando foram surpreendidos por três homens encapuzados e armados, que perguntaram sobre o paradeiro de Marcos Vinícius Barbosa da Silva, acusado de atirar contra o sargento. A vítima informou ser o pai do procurado e foi baleado na perna, braço, costas e cabeça. Ele morreu no local do crime.

De acordo com a Polícia Militar, após os tiros, os familiares se esconderem em um matagal no entorno da casa. Os homens fugiram em um carro que os aguardava, estacionado, próximo à casa da vítima. Até o momento ninguém foi preso. Ainda de acordo com a polícia, a vítima estava presa e saiu da cadeia nesta quarta-feira (8).

Conduções
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro jovens se entregaram à polícia. Eles são suspeitos de estarem envolvidos na tentativa de homicídio contra o sargento. O grupo estava escondido na zona rural de Gado Bravo, distrito de Matias Cardoso. Desde o dia do crime, a região está cercada por policiais militares e civis.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens presos, de 20 e 22 anos, foram reconhecidos pelos policiais que estavam com o sargento no momento do crime. Os outros dois, de 22 e 16 anos, foram conduzidos para esclarecimentos.

Na segunda-feira (6), dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos em um táxi que seguia na MG-401, em direção à Janaúba. Na delegacia, eles confessaram que estavam no local do crime, mas negaram serem os autores dos disparos.

Entenda o caso
O sargento João José Machado Neto foi baleado na cabeça durante uma abordagem a um grupo em atitude suspeita no Bairro Morado do Sol, em Jaíba. Ao descerem da viatura, os militares foram recebidos a tiros. Os criminosos estavam escondidos em um matagal.

O sargento está internado em Montes Claros em estado grave. De acordo com a assessoria do hospital, ele respira com a ajuda de aparelhos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Integrantes de grupo que atirou em militar em Jaíba se entregam à polícia

Jovens estavam no matagal onde são feitas as buscas

Quatro jovens se entregaram à Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (9) em Jaíba, no Norte de Minas. Eles, segundo a PC, são suspeitos de terem ligação direta com o rapaz que atirou contra o sargento da Polícia Militar, na noite do dia quatro deste mês.

Ainda de acordo com a PC, o pai de um dos rapazes procurou a polícia afirmando que os jovens tinham intenção de se entregar. Ele levou os policiais civis, da cidade de Manga e Jaíba, até uma estrada próxima ao matagal onde estão sendo feitas as buscas pelos envolvidos, em Jaíba. Desde o dia do crime, a região está cercada por policiais militares e civis.

Levantamentos da polícia apontam que dois dos detidos estiveram com o autor do disparo que atingiu a cabeça do sargento, nesta quinta-feira; os outros dois teriam escapado ao ver que o irmão estava fugindo.

Entenda o caso

De acordo com a Polícia Militar, o sargento foi baleado na cabeça durante uma abordagem a um grupo em atitude suspeita no Bairro Morado do Sol, em Jaíba. Ao descerem da viatura, os militares foram recebidos a tiros. Os criminosos estavam escondidos em um matagal.

A polícia localizou, na segunda-feira (6), dois adolescentes, de 16 e 17 anos, em um táxi na MG-401, sentido à Janaúba. Eles afirmaram estar no local do crime, mas negaram serem os autores. Eles foram levados à delegacia e, após serem ouvidos, foram entregues aos responsáveis.

O principal suspeito de ter atirado no policial ainda é procurado na região. Segundo a assessoria do hospital onde o policial está internado, em Montes Claros, o militar segue em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em São João da Ponte, três pessoas são presas em operação da PC

Armas de fogo também foram apreendidas

Carros foram levados para pátio credenciado
A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (10) o resultado de uma operação realizada na cidade de São João da Ponte, no Norte de Minas, ao longo desta semana. Seis veículos foram apreendidos com a suspeita de serem clonados. Durante a ação, que contou com equipes de São João da Ponte e de Varzelândia, três pessoas foram presas por envolvimento com os crimes.

De acordo com o delegado Fernando Santos Elias, a polícia identificou que pelo menos cinco veículos apreendidos são clonados. “Já identificamos os proprietários dos veículos que confirmam o roubo. Estes veículos são revendidos baratos a pessoas da região”, explicou.

Na mesma operação foram apreendidas um revólver calibre .38, uma espingarda .12, uma espingarda de repetição, uma espingarda cartucheira e ainda munições e apetrechos usados em armas de fogo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quinta-feira, 9 de março de 2017

Estão abertas as inscrições para o 'Festival de Música' de Porteirinha

Evento pretende valorizar a cultura da cidade com
pouco mais de 38 mil habitantes
Entre os meses de março e abril, Porteirinha vai sediar o 1º Festival de Outono, uma iniciativa que vai embalar o ritmo na cidade, com alegria, entretenimento e cultura. Será um grande evento, com várias etapas que vão percorrer bares e botecos da cidade com a vibração e participação do público no Festival de Música 2017 e no 1º Concurso “Sabores de Boteco”, que acontecerão paralelamente.

A realização do 1º Festival de Outono é uma estratégia da Prefeitura de Porteirinha para valorizar a cultura, os artistas da terra, os bares da cidade, a gastronomia popular e, ao mesmo tempo, promover o entretenimento para os porteirinhenses. A finalização do 1º Festival de Outono de Porteirinha acontecerá na Praça Odilon Coelho com um grande show e entrega de premiações aos vencedores dos Concursos.

Ainda de acordo com o órgão, serão mais de R$ 5 mil em premiações no "Festival de Música". Já os vencedores do "Sabores de Boteco" devem ser premiados com equipamentos e publicidade.

Os interessados podem se inscrever na biblioteca pública municipal. O regulamento também está disponível no site.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Criminosos assaltam residência em Francisco Sá e capotam carro na fuga

Veículo roubado foi localizado em uma estrada na zona rural

Criminosos assaltaram uma residência na madrugada desta quarta-feira (8) em Francisco Sá, no Norte de Minas, e ainda fizeram os moradores de reféns. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime foi em uma casa, conjugada com um comércio, no povoado de Canabrava. Os bandidos levaram o carro da família, mas capotaram o veículo durante a fuga; um menor foi apreendido.

As vítimas, um homem de 61 e uma mulher de 56 anos, informaram que dormiam quando foram surpreendidos pelos assaltantes armados com revólver e facas. Eles relataram que foram agredidos, amarrados e amordaçados. Os criminosos reviravam móveis a procura de dinheiro e ameaçavam matar as vítimas.

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher relatou que não sabia sobre a existência de dinheiro no estabelecimento comercial, mas um dos assaltantes encontrou e disse que ia matá-la. Ela afirmou que o criminoso recebeu uma ordem de um comparsa para não executá-la, pois percebeu que a vítima era da mesma igreja evangélica que a mãe dele. Eles fugiram deixando o homem e a mulher amarrados em cima de uma cama.

Durante as buscas pelos envolvidos, os militares encontraram o carro roubado na estrada que liga ao povoado de Geraldo. O veículo estava capotado e com parte dos objetos roubados. Em um matagal próximo à estrada, os militares encontraram um adolescente de 14 anos; ele apresentava escoriações e afirmou ter participado do crime.

A PM diz ainda que o menor relatou que parte do grupo é da cidade de Montes Claros. Ele disse ainda que foram chamados por um jovem de Francisco Sá, para participar do crime. As buscas pelos outros envolvidos continuam na cidade, com ajuda de militares de cidades vizinhas. A PM acredita que um dos assaltantes esteja machucado, pois moradores viram um rapaz sendo carregado por outro, próximo ao local do acidente.


Pablo de  Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

terça-feira, 7 de março de 2017

Jaíba: Gaeco participa de buscas por criminosos que balearam PM

Helicóptero da PM participa das buscas pelos
autores da tentativa de homicídio contra o sargento

Militares fazem rastreamento desde sábado
As buscas pelos envolvidos na tentativa de homicídio ao sargento da PM, baleado em Jaíba no último sábado (4), continuam na manhã desta terça-feira (7). Policiais militares e civis estão no rastreamento há mais de três dias em Jaíba e cidades vizinhas. O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também participa da operação.

O Gaeco faz levantamentos de possíveis locais de esconderijo e pessoas que estejam auxiliando na fuga. O helicóptero da Polícia Militar também participa das buscas. O sargento João José Machado Neto, de 34 anos, permanece internado em estado grave em um hospital de Montes Claros. A assessoria informou nesta terça-feira (07) que ele está no CTI e respira com a ajuda de aparelhos.

Conduções

Nesta segunda-feira (6), dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos em um táxi que seguia na MG-401, sentido à Janaúba. Na delegacia, eles confessaram que estavam no local do crime, mas negaram serem os autores dos disparos.

Eles disseram que estavam indo para casa de parentes, em Uberlândia. Os dois adolescentes, depois de ouvidos, foram entregues aos responsáveis. As investigações continuam sobre a participação deles, e dos outros envolvidos, até a conclusão do caso.

Entenda o caso
De acordo com a Polícia Militar, o sargento foi baleado na cabeça durante uma abordagem a um grupo em atitude suspeita no Bairro Morado do Sol, em Jaíba. Ao descerem da viatura, os militares foram recebidos a tiros. Os criminosos estavam escondidos em um matagal.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Estudo mapeia tremores de terra que sacudiram Minas Gerais

Casas destruídas em Itacarambi, na Região Norte:
estado teve único tremor que resultou em morte no país
(foto: Maria Oliveira/Prefeitura de Itacarambi/Divulgação - 9/12/07)

(Por Luis Ribeiro) Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior número de abalos sísmicos em 2016. Foram 88 tremores de terra ocorridos em todas as regiões mineiras durante o ano, sendo o maior deles, de 3,7 graus na Escala Richter, registrado em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2 de maio. É o que revela levantamento sobre a ocorrência de tremores elaborado pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Dos 88 tremores registrados em Minas no ano passado, 36 ocorreram em municípios próximos a Belo Horizonte e 34, no Norte de Minas. A terra também tremeu em outras regiões do estado: Sul de Minas e Triângulo Mineiro (quatro abalos cada), vales do Jequitinhonha e do Rio Doce (três cada), Campos das Vertentes (dois) e Zona da Mata (um sismo).

A pesquisa da Unimontes apresenta um histórico de todos os abalos sísmicos em Minas desde que os fenômenos começaram a ser registrados oficialmente no Brasil, em janeiro de 1824, até 12 de janeiro de 2017. Em 193 anos, foram registrados 738 tremores no estado, nove deles acima de 4 graus na Escala Richter, magnitude que pode causar algum tipo de dano.

O maior fenômeno, de 4,9 graus, ocorrido em em 9 de dezembro de 2007 em Caraíbas, município de Itacarambi, Norte de Minas, resultou na primeira morte provocada por um tremor de terra no Brasil, de uma menina de 5 anos.

A casa onde a vítima, Jessiquele Oliveira Silva, morava, como as demais do lugarejo, tinha estrutura precária. Seis moradias foram destruídas na ocasião e outras 70 ficaram danificadas pelo tremor. Apos o fenômeno, os moradores foram transferidos para um conjunto habitacional, construído pelo governo do estado na sede de Itacarambi

A pesquisa mostra que ao longo de quase dois séculos ocorreram tremores de terra em 250 municípios mineiros, espalhados por todas as regiões do estado. O primeiro caso registrado oficialmente no território mineiro foi de 3,2 graus na escala Richter, em Caxambu, no Sul de Minas, em 1º de janeiro de 1824. O último abalo que consta no levantamento, de 3,2 graus, foi sentido em Poços de Caldas, na mesma região, em 12 de janeiro deste ano.

O professor e pesquisador Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), afirma que Minas Gerais, de fato, é considerado uma “área sísmica”, mas, mesmo com o maior número de registros oficiais, não é a unidade da federação onde mais ocorrem tremores de terra. “Verifica-se maior ocorrência de eventos sísmicos em Minas porque é onde há maior quantidade de estações sismográficas que registram os fenômenos. Mas, na verdade, o estado brasileiro onde mais acontecem sismos é o Ceará”, afirma o especialista.

Lucas Vieira Barros ressalta a importância do estudo da Unimontes. “Não é possivel prever quando vão acontecer tremores. Mas fenômenos futuros têm muito a ver com a ocorrência de tremores registrados em determinada região”, observa o professor da UnB. Ele ressalta que os estudos também servem para adoção de medidas preventivas contra danos de eventuais abalos no futuro, como o reforço estrutural das construções. “Com o conhecimento, é possível tomar medidas para se evitar o fator surpresa e o risco de vida para pessoas”, comenta.

Para o especialista, não há ameaça de ocorrerem em Minas terremotos de maiores proporções, superiores ou iguais a 6 graus na escala, que possam provocar castástrofes. Lucas Vieira Barros explica que a grande maioria dos tremores registrados em território mineiro é de baixa intensidade, normalmente tendo como causas falhas geológicas e liberação de esforços da Terra.

O levantamento da Unimontes, coordenado pelo professor Maykon Fredson Freitas, foi realizado por meio de cooperação técnico-científica com a duas instituições brasileiras de estudos sobre sismologia: Observatório Sismológico da UnB e Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Os dados foram coletados no Catálogo Sísmico Brasileiro.


Devido a falha geológica, Montes Claros é campeã
O município mineiro com maior quantidade de abalos no período analisado na pesquisa da Unimontes foi Montes Claros. Foram registrados na cidade do Norte de Minas 172 tremores de terra entre 1º de janeiro de 1824 e 12 de janeiro de 2017. O maior deles, de 4 graus na Escala Richter, aconteceu em 19 de maio de 2012.

Estudos apontam que os sucessivos abalos na cidade norte-mineira têm como causa uma falha geológica situada entre 1,5 mil e 2 mil metros de profundidade, com cerca de três quilômetros de extensão, partindo da região do Parque Estadual da Lapa Grande em direção à área urbana. Os tremores e a existência da falha geológica motivaram a instalação de nove sismógrafos em diversos pontos da área urbana e da zona rural do município, e a própria criação do Núcleo de Estudos Sismológicos da unimontes, implantado com o apoio do governo do estado, do Observatório Sismológico da UnB e da USP.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Em Riacho dos Machados bandidos explodem agência dos Correios

Armários, paredes, computadores e o cofre da
Agência dos Correios foram danificados pela explosão

(Por Juliana Peixoto) A Polícia Militar procura por homens que explodiram a agência dos Correios, em Riacho de Machados, na madrugada desta segunda-feira (6). De acordo com as primeiras informações da PM, parte do grupo atirou contra o quartel enquanto os demais explodiram o estabelecimento que fica no centro da cidade. Nenhum militar se feriu; o valor levado não foi divulgado.

Ainda segundo a polícia, os homens estavam encapuzados e fortemente armados. Foram recolhidas cápsulas de escopetas calibre 12 e de pistolas calibres .380 e 9 mm. O cofre da agência, paredes, armários e computadores foram danificados pela explosão. A porta de comércio, que fica de frente a agência, também foi atingida por tiros, mas nada foi levado.

A polícia suspeita de que um dos criminosos se feriu durante a explosão porque a perícia encontrou marcas de sangue dentro da agência.

Para dificultar o rastreamento feito pela polícia, os bandidos jogaram diversos pregos soldados para furar pneus das viaturas na MG-120, que dá acesso a Porteirinha. Os criminosos fugiram em motocicletas e em um carro.

domingo, 5 de março de 2017

PM de Janaúba registra 2 assassinatos em menos de 8 horas

A criminalidade em Janaúba tem atingido números assustadores, só neste final de semana foram registrados três homicídios. O primeiro foi no sábado (04) no bairro Dente Grande, onde um jovem identificado como Bruno Henrique de 23 anos, foi encontrado já sem vida próximo a uma lagoa.

E neste domingo (05) a situação ficou mais complicada, já que em menos de 8 horas dois assassinatos foram registrados. O primeiro do dia foi no bairro Dona Lindu, onde mais um jovem teve a vida ceifada. Fernando Douglas de 20 anos foi atingido fatalmente por disparos de arma de fogo.

No início da tarde de hoje, por volta das 13 horas no bairro Cerâmica, outro jovem que se enveredou no mundo do crime foi morto ao tentar assaltar um Policial Civil a paisana.
No resumo dos números oficiais Janaúba hoje tem registrado 16 homicídios.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Janaúba: Corpo de jovem é encontrado às margens de lagoa

O corpo de um jovem, de 22 anos, foi encontrado às margens da lagoa Dente Grande, em Janaúba, no início da tarde deste sábado (04).

De acordo com informações da Polícia Militar, um homem pescava quando viu duas pessoas saindo correndo de uma plantação de andu. Em seguida, ele encontrou o corpo da vítima no local.

Ainda segundo a PM, o jovem foi assassinado com 13 tiros. Até o momento ninguém foi preso e a motivação do homicídio é desconhecida.


Com mais esse assassinato, Janaúba chega ao 14º homicídio em 2017.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

Em Jaíba, Sargento da PM é baleado na cabeça durante ocorrência

Um sargento da Polícia Militar foi baleado na noite deste sábado (4) em Jaíba, no Norte de Minas. O tiro atingiu a cabeça do sargento João José Machado Neto, que foi socorrido ao hospital da cidade, mas precisou ser transferido para a Santa Casa em Montes Claros.

De acordo com as primeiras informações da PM, participava de uma operação Batida Policial no Bairro Morada do Sol para averiguar informações sobre a presença de homens em atitude suspeitas em uma rua do bairro. Ao descerem da viatura, os militares foram recebidos a tiros, vindos de um matagal; o sargento foi atingido. Os militares revidaram, mas devido à escuridão do local, não foi possível visualizar os autores envolvidos no crime.

Na manhã deste domingo (5), o Hospital Santa Casa afirmou que o sargento permanece internado em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e G1