Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Em Janaúba, bandidos roubam caminhoneiros e fogem de bicicleta

Dois criminosos armados com garruchas renderam dois motoristas de um caminhão em Janaúba, no Norte de Minas, na madrugada deste sábado (04).

De acordo com a Polícia Militar, as vítimas trabalham em um frigorífico e faziam entregas quando foram abordadas no Bairro Dente Grande. Os assaltantes revistaram o caminhão a procura de dinheiro e os motoristas ficaram do lado de fora. Ainda segundo a PM, durante a vistoria os criminosos soltaram acidentalmente o freio de mão do veículo e uma das rodas atingiu o pé de um dos motoristas, que teve ferimentos leves. Ele não precisou de atendimento médico.

Os bandidos não encontraram dinheiro e roubaram os celulares das duas vítimas. Após o crime, eles fugiram de bicicleta e ainda não foram presos.

Também em Janaúba, um homem foi assaltado no Bairro Padre Eustáquio nesse sábado. Ele chegava no local de trabalho, quando foi rendido por três bandidos, dois estavam armados. Os criminosos fugiram a pé levando celular e dinheiro.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e G1

Presidente do STF almoça em Porteirinha

Cármen Lúcia falando ao telefone no Centro de Porteirinha (Foto: João da Mata).

(Por Ivo Júnior) A Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lucia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal, foi flagrada nessa sexta-feira (03), por internautas enquanto almoçava em um restaurante no Centro de Porteirinha.

Cármen Lúcia, que foi responsável pela homologação da delação da Construtora Odebrecht, é natural de Montes Claros e tem familiares em Espinosa, cidade que está localizada no extremo Norte de Minas, já na divisa com o Estado da Bahia.

Segundo as pessoas que presenciaram a passagem da Ministra ela segue em direção a Espinosa para visitar parentes e amigos. A presidente do Supremo esteve de plantão durante as férias dos seus colegas, oportunidade em que homologou a famosa "Delação do Fim do Mundo", como ficou conhecida as delações de pessoas ligadas a Construtora Odebrecht e que envolve diversos senadores, deputados, ministros e até o presidente da república.

Cármen Lúcia contrariou interesses e opiniões dentro e fora do Supremo. No Planalto e no Congresso, políticos encrencados nas investigações apostavam que a morte do relator Teori lhes proporcionaria o refrigério de um atraso de pelo menos três meses na tramitação do processo. Na Suprema Corte, parte dos ministros era contra a urgência. Alegava-se que a homologação a toque de caixa era desnecessária e até desrespeitosa com o futuro relator, posto sob suspeição antes mesmo de ser escolhido. Não restou aos contrariados senão dizer “amém” à homologação. A presidente do Supremo cercou-se de todos os cuidados técnicos.

A reportagem tentou um contato com a Assessoria de Comunicação do Supremo Tribunal, para saber quanto tempo a Ministra ficará na região, porém, provavelmente por questões de segurança essa informação não pode ser repassada.

Na agenda da Ministra na página do Supremo Tribunal, não constava nenhuma programação para este fim de semana, o que pode se entender que ela esteja de folga.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Corpos dos criminosos mortos em Mato Verde são liberados para famílias

Bandidos foram mortos em Mato Verde
na madrugada dessa quinta-feira (2).
(Foto: Ricardo Caroba/ Inter TV)

Os exames de necrópsia dos sete homens mortos em uma Operação da Polícia Civil em Mato Verde, na madrugada de quinta-feira (2), já foram realizados pelo Instituto Médico Legal de Montes Claros. De acordo com a Polícia Civil, até a manhã desta sexta-feira (3), a família de um dos bandidos já havia feito a retirada do corpo. Um homem de 35 anos, que fazia parte do grupo, ficou ferido durante a troca de tiros e continua internado.

Os sete homens morreram em um confronto com a Polícia Civil durante uma tentativa de roubo a caixas eletrônicos de dois bancos de Mato Verde. O oitavo integrante da quadrilha foi baleado nas pernas e braço e socorrido pelo Samu a um hospital de Janaúba. De acordo com o delegado, Eujécio Coutrim, o criminoso segue internado, sob escolta policial, e foi indiciado por organização criminosa e tentativa de roubo qualificado. Contra ele já havia um mandado de prisão em aberto, expedido na Bahia por crime de roubo.

Ação dos bandidos
Câmeras de segurança de um dos bancos registraram o momento da troca de tiros entre policiais e criminosos, por volta das 3h da madrugada. Nenhum policial ficou ferido. Os oito homens chegaram em uma caminhonete, com placas de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, parte do grupo, que estava na caçamba do veículo, se escondia sob colchões. Eles foram surpreendidos por 40 policiais civis, das Regionais de Montes Claros e Janaúba, que estavam armados e posicionados estrategicamente em um hotel e em uma escola que ficam ao lado das agências bancárias. As esquipes ficaram de campana por 24 horas, durante três dias.

Em coletiva, o Delegado Renato Nunes Henriques, chefe do Departamento da Polícia Civil de Montes Claros, esclarece que parte da quadrilha é de São Paulo e era investigada pelo Serviço de Inteligência das polícias de Minas Gerais e do Paraná, onde possivelmente há ramificações dos criminosos. Um integrante, morto na troca de tiros, de 36 anos, é de Monte Azul, no Norte de Minas, e estava foragido da cadeia onde cumpria pena por roubo. Ele é apontado pela polícia como responsável por abrigar os comparsas.

Ainda segundo o delegado, o grupo criminoso é especialista em explosões de cofres. "Não se trata de quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos. Essa quadrilha é especializada em explosão de caixa forte de bancos, por isso, o forte armamento utilizado por eles", enfatiza o delegado.

Com os homens foram apreendidos coletes balísticos, ferramentas e 22 bananas de dinamite. Eles portavam fuzis, espingardas, submetralhadora e pistolas. A caminhonete com placa adulterada também foi apreendida.

A quadrilha continua sendo investigada como responsável pelas explosões de caixas em Monte Azul, São João do Paraíso e Montezuma, na madrugada de quarta-feira (1º).

Segundo dados da Polícia Civil, em 2014 foram registrados 225 arrombamentos à agências bancárias do Estado. Em 2015, foram 173 casos. Até novembro de 2016, foram registrados 166 ocorrências.


Fonte: G1

Em Catuti corpo de comerciante é encontrado em barragem

O corpo de um homem de 55 anos foi encontrado na tarde desta sexta-feira (3) em Catuti, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, o homem era dono de um bar que fica próximo a uma barragem da cidade.

Ainda segundo a PM, moradores viram o corpo e acionaram a polícia. Testemunhas relataram que a vítima teria ido ao local para pescar e acabou se afogando. A polícia acredita que ele tenha escorregado, caído na água e se afogado.

Um perito da Polícia Civil foi ao local e liberou o corpo para uma funerária da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Em Rio Pardo de Minas, homem é preso com carro com placa adulterada

Veículo estava com chassi adulterado

A Polícia Militar de Rio Pardo de Minas prendeu um homem, de 24 anos, que estava com um carro com a placa adulterada, nessa quinta-feira (2).

Os militares faziam patrulhamento pela Avenida Montes Claros, quando viram o veículo estacionado e suspeitaram devido ao estado de conversação do carro. Ao consultar os dados, foi constatado que o chassi pertence a outro veículo, com queixa de furto na Bahia.


O condutor disse à PM que comprou o automóvel por R$ 29 mil em Espinosa (MG). Ele apresentou o CRLV contendo dados falsos e alegou ter recebido o documento após a compra. O homem foi conduzido à delegacia e o veículo removido ao Pátio do Detran.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Varzelândia, malote é roubado de funcionários de banco que seguiam a pé

A Polícia Militar procura por um homem, e o comparsa dele, que roubaram um malote com aproximadamente R$ 50 mil nesta quinta-feira (2), em Varzelândia, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia, três funcionários de uma agência bancária seguiam a pé com o dinheiro para realizarem depósito em outro banco, há menos de 20 metros um do outro, quando foram surpreendidos por um bandido armado.

O roubo aconteceu na Rua Coronel João Martins, no Centro da cidade. Para a Polícia Militar, os funcionários contaram que estavam com o malote quando o bandido anunciou o assalto e exigiu o dinheiro. Ninguém foi ferido.

De acordo com a polícia, o criminoso fugiu com um comparsa que o aguardava em uma motocicleta. A Polícia Civil também esteve no local para rastreamento dos autores. Até a manhã desta sexta-feira (3) ninguém havia sido preso, e nem o dinheiro foi recuperado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PM

Janaúba: Homens jogam carro pra cima de policiais e acabam presos

(Por Girleno Alencar) A violência que afeta Janaúba e Nova Porteirinha chegou a nível inusitado: no final da tarde de segunda feira, dia 30, durante operação na cidade de Nova Porteirinha, os militares se depararam com um veiculo Hyundai I30, cor prata, transitando pela rua Gameleira, com dois ocupantes em atitude suspeita. Diante disso, foi dada ordem de parada para ser realizada a abordagem, mas o condutor desrespeitou a ordem e iniciou uma fuga em alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, atravessando a ponte e entrando na cidade de Janaúba. Foi solicitado apoio de outras viaturas e na avenida dos Inconfidentes, no bairro Santo Antônio, a equipe de moto-patrulhamento conseguiu alcançar o veículo.

Porém, o condutor por diversas vezes arremessou o veículo contra as motocicletas, fazendo com que os militares se desequilibrassem e se chocassem contra o meio-fio. Diante do risco à integridade física dos policiais e transeuntes, os militares efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo o pneu do veículo. Mesmo com o pneu estourado, o condutor tentou continuar a fuga de macha ré. Contudo foi rapidamente cercado pelas viaturas. Os autores F.V.A.C., de 26 anos, e S.G.W.S.C., de 27 anos, desceram do carro e tentaram fugir a pé, sendo alcançados e presos. Após consulta ao sistema, foi constatado que existia um mandado de prisão em desfavor de F.V.A.C. O veículo não se encontrava licenciado, foi apreendido e removido para o pátio credenciado.

Cirso SESI se apresentou em Janaúba e outras cidades

O Circo Ambulante (Foto: Rosângela Silveira)

(Por Girleno Alencar) O Circo SESI se apresentou em Janaúba e outras cidades do Norte de Minas, como Montes Claros, Pirapora, Capitão Enéas e Bocaiuva, em tournée que visou atender aos profissionais das várias indústrias da região. Com proposta inovadora e tecnológica, o Circo SESI promoveu gratuitamente no Norte de Minas na última semana, a ação de formação diferenciada, atendendo a 1.200 industriários da região. Unindo informação, cultura e entretenimento, o projeto aborda o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” (SST) apresentando o conteúdo de maneira única, capaz de conquistar os industriários e promover o aprendizado de forma divertida.

O Circo é um projeto do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e realizado por meio do SESI – Serviço Social da Indústria, o Circo SESI promove a vivência e reforça a missão do SESI em agir para mudar o atual cenário de doenças e acidentes no trabalho. Utilizando-se de arte digital, a ação acontece na forma de intervenção artística e traz em seus roteiros elementos do circo, teatro e música juntamente com a informação necessária à formação do industrial. Atraído pela forma de apresentação, o trabalhador adota uma postura mais atenta diante das informações passadas.

Nessa edição, o Circo SESI abordou temas como ergonomia, acidentes de membros superiores, segurança em máquinas e equipamentos, sinalização de segurança, uso do celular no ambiente de trabalho, importância da organização no processo produtivo e doenças psicossociais. Inovando e atualizando-se constantemente, o Circo SESI está em seu terceiro ano de trabalho. Nesse período foram mais de 920 apresentações contemplando 168 mil pessoas em 136 diferentes cidades mineiras. Mais de 525 indústrias foram atendidas e quase 60 mil industriários contemplados. Resultante dessa ação é possível observar impactos de natureza social e econômica, pois ao elevar o nível de compreensão das normas que regem o ambiente de quem trabalha no setor industrial e seus familiares, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular ações que reforçam uma gestão socialmente responsável.

Doenças e acidentes no trabalho geram graves consequências à vida dos industriários e abalam estruturas familiares e das indústrias. As empresas adotam programas e ferramentas de qualificação e o Circo SESI age humanizando o conhecimento, aproximando a linguagem e reforçando as mensagens aos industriários. Com o foco sempre voltado para a temática de Segurança e Saúde no Trabalho, o projeto ainda aborda outros temas tangentes ao setor industrial. Para construir um conteúdo inteiramente comprometido com as normas de segurança e saúde no trabalho, os roteiros do Circo SESI e sua criação cênica são elaborados a partir de consultorias com técnicos de SST do Sistema FIEMG.

Canal do Projeto Gorutuba será consertado e alivia fruticultores


(Por Girleno Alencar) Os irrigantes do Projeto Gorutuba estão aliviados: a presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Kênia Marcelino, anunciou ontem à tarde, durante visita a Janaúba e Nova Porteirinha a autorização para a retomada das obras de canalização do projeto, que corria risco de entrar em colapso dentro de três meses, por falta de água. Desde o ano de 2015 que a Codevasf anunciou a obra, que até mesmo foi iniciada, mas depois paralisada. Ela acredita que ainda esse mês a obra seja reiniciada, para alívio dos produtores rurais e fruticultores.

A reunião ocorreu no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha, onde participaram prefeitos da região e produtores, quando a presidente Kênia Marcelino e o superintendente estadual da Codevasf, Rodrigo Rodrigues, assinaram a autorização para o reinício das obras de substituição dos canais antigos de concreto por tubulação no Projeto Gorutuba. A presidente Kênia Marcelino participou da soltura de cinco mil alevinos de espécies nativas curimatã e pacu, na barragem do Gorutuba, que é fonte hídrica do projeto público de irrigação Gorutuba.

As espécies foram produzidas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, unidade que pertence à Codevasf. A ação ambiental, que envolve diversas espécies de peixes nativos do São Francisco é também desenvolvida pela Codevasf em Minas Gerais por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Gorutuba, em Nova Porteirinha. Entre os objetivos está não apenas o repovoamento da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos da bacia, mas também a manutenção e o aumento dos estoques pesqueiros, garantindo o futuro da pesca e gerando renda para a população ribeirinha.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Servidores de Janaúba e região reclamam de transtornos na designação

A divulgação das Listas de Designação feitas no sistema online estão apresentando problemas em todo o Estado de Minas Gerais e o mesmo ocorreu na microrregião da Serra Geral de Minas. Em Janaúba e outras cidades da região foram inúmeros problemas. As principais discrepâncias ocorreram para o cargo de Ajudante de Serviços Gerais (ASB). Aos prantos, uma das candidatas a uma vaga que esta prestes a se aposentar foi designada para uma escola longe de sua residência, sendo que seu tempo de serviço a colocava como um das primeiras na lista de chamada.

Outros casos são ainda piores. Algumas auxiliares tiveram sua designação publicada na lista de outras cidades, inviabilizando completamente a possibilidade de assumirem o cargo. Até o momento a Secretaria de Educação de Minas Gerais e nem a Superintendência de Educação de Janaúba não emitiu nota sobre como procederá diante destas discrepâncias. Servidores que fizeram contato por telefone com a Secretaria Estadual, em Belo horizonte receberam informações de que a situação de quem for prejudicado deverá ser revista. O novo sistema online de designação começou a funcionar este ano. Os servidores reclamam que houve pouco esclarecimento sobre o seu funcionamento.


Fonte: Girleno Alencar, Gazeta Norte Mineira 
 

Em Mato Verde, sete criminosos são mortos em troca de tiros com policiais civis

Delegados da Polícia Civil em coletiva na Regional de Janaúba.
Armas e explosivos apreendidos pela PC.
Sete criminosos foram mortos e um é baleado durante troca de tiros com policiais civis, na madrugada desta quinta-feira (2), em Mato Verde, no Norte de Minas. Segundo a PC, a quadrilha, que é de São Paulo, é investigada por explosões de caixas na região e estava sendo monitorada.

“Começamos a investigar crimes de explosão de bancos e chegamos aos membros da quadrilha. Sabíamos que eles iriam tentar explosões em Mato Verde, entre terça e sexta-feira. Escalamos 40 policiais civis das Regionais de Montes Claros e Janaúba. Na madrugada de hoje, estes policiais, armados e bem posicionados, perceberam o momento em que oito homens chegaram em frente ao banco da cidade, em uma caminhonete. Eles desceram do veículo e, de imediato, foi dada voz de prisão. Eles atiraram contra os policiais civis e houve confronto", explicou o delegado Renato Nunes Henrique, Chefe do Departamento da Polícia Civil de Montes Claros. Nenhum policial ficou ferido.


Ainda de acordo com ele, os bandidos estavam armados com fuzis, carabinas, metralhadoras e pistola. A polícia apreendeu dinamites, alavanca e picareta, que eram utilizados nas explosões. A perícia da Polícia Civil esteve no local.

O delegado informou ainda que a quadrilha é suspeita de explodir um caixa eletrônico de um banco e uma agência dos Correios em Montezuma, na madrugada da última quarta-feira (01). Eles também teriam explodido caixas em Monte Azul e São João do Paraíso.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1 e PC

Em Janaúba quatro homens são presos por tráfico de drogas

Presos foram levados para a delegacia, junto ao material apreendido

Quatro homens foram presos na tarde desta quarta-feira (1º) suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Janaúba, no Norte de Minas. Uma denúncia informou à Polícia Militar que duas facções criminosas disputavam o comando do tráfico na comunidade de Vila Nova dos Porções, zona rural do município.

Militares do serviço de inteligência foram ao local indicado e perceberam intensa movimentação de pessoas em uma residência. A PM afirma que o proprietário do imóvel foi visto se movimentando com uma arma de fogo.

Após pedirem reforço de outras viaturas, os militares fizeram a abordagem e localizaram cinco armas de fogo dentro da casa; um revólver e quatro espingardas. Dentro do imóvel foram apreendidas ainda maconha, crack e R$ 390, trocado em notas de menor valor.

No momento da abordagem havia quatro homens, com idades entre 21 e 25 anos, dentro da casa; todos possuem passagens por tráfico de drogas. Eles foram presos e levados para a delegacia, junto ao material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Anjusam, a mais nova loja de Janaúba

Anjusam a mais nova loja virtual de Janaúba, com produtos das mais conceituadas fabricas do Sul do Brasil, os vestidos mais belos para você que é bela e elegante. Tudo a pronta entrega. E o melhor, com preço especial. Para você que deseja entrar na moda com peças únicas e diferenciadas, a hora é agora.

Aproveite a promoção, pois são poucas unidades! Ligue ou mande sua mensagem via WhatsApp pelo (38) 9 9228-7490.

Modelo: Sanny Graziella
Fotos: Photografia Lara Rayanny






















Aproveite a promoção, pois são poucas unidades! Ligue ou mande sua mensagem via WhatsApp pelo (38) 9 9228-7490.

Homem é preso após tentar estuprar a enteada em Francisco Sá

Um homem de 35 foi preso nesta terça-feira (31) após tentar estuprar a enteada em Francisco Sá, no Norte de Minas. A vítima de 18 anos contou à Polícia Militar que dormia quando percebeu que o autor tocava suas partes íntimas.

Ainda segundo o relato da vítima, ela questionou o padrasto sobre o fato e ele começou a sair do quarto, mas retornou tentando agarrá-la em cima da cama. Ela começou a gritar e o padrasto saiu novamente indo para o banheiro da casa. A vítima aproveitou e correu para a casa de seu pai para pedir ajuda.

Depois de relatar o caso ao pai, os dois foram ao quartel da PM e denunciaram o caso. Os militares foram à casa do autor e o homem não foi encontrado. Durante rastreamento, os militares localizaram o padrasto, que já tentava retornar ao local dos abusos. Ele foi preso e levado para a delegacia da cidade.

A Polícia Civil afirmou que o autor iria presta esclarecimentos à delegada na tarde desta segunda-feira. A PC disse também que a vítima seria levada ao hospital da cidade para passar por exames.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Família Soares de Oliveira realiza o 1º encontro nacional de seus membros

Família Soares de Oliveira

(Por Ivo Júnior) A Cidade de Janaúba sediou este final de semana um encontro de uma das famílias mais tradicionais do município, a família Soares de Oliveira. A família que distribuiu seus membros a vários estados da federação, conseguiu reunir, não todos, mas um grande número de seus descendentes em um evento com muitos abraços, sorrisos e também muito choro pela emoção das lembranças e dos reencontros, isso tudo regado a boa musica e muita cerveja.

Para os mais novos que ainda não sabem a família Soares de Oliveira teve como seu patriarca Américo Soares de Oliveira, um dos fundadores do município de Janaúba e a matriarca Brasilina Rosa de Oliveira, desta união nasceram 11 filhos, 8 homens e três mulheres; Ari (in memorian), José Américo-Nonô, Adi-Didi da Farmácia (in memorian), Rui (in memorian), Elio, Gil, Ivo (in memorian), Clementino-Carlito da Farmácia, Isa, Dalva e Luciene.

Há muito tempo não era realizado uma confraternização com o tamanho e a importância como essa dentro da família. Os rumos profissionais que cada membro foi buscando acabou por um distanciamento involuntário dos familiares que sentiu nesse momento a necessidade dessa reaproximação.

O encontro serviu não só para reencontrar pessoas que a muito não se viam, mas, também para apresentar tantos outros que nem sequer se conheciam, os mais novos por exemplo, netos, bisnetos e trinetos.

O evento teve inicio ao meio dia do Sábado, 28 de Janeiro, terminando ao Domingo, 29, já ao cair da tarde. Alguns familiares tiveram que sair mais cedo devido ao tempo e distância da viagem que fariam ao retornar as suas casas porém a maioria permaneceu até o encerramento.

Um dos grandes momentos do evento, foi a edição de um vídeo da última confraternização natalina, ainda na década de 80, onde sentados ao redor da matriarca os filhos da inesquecível “Vó Brasa”, assim como carinhosamente era chamada a matriarca da família, cantavam e encantavam quem estava por lá e voltou a encantar quem esteve por aqui no encontro gorutubano.

A logística e organização, ficou por conta do casal Américo Soares Oliveira Neto e Luci Petrone, que cuidou com maestria do ambiente para receber familiares que vieram de diversas partes do país. O “Curral do Carlão”, de propriedade de Carlão Correia, um lugar muito bem projetado e cuidado foi o escolhido para realização da festa. Tendo como pano de fundo a barragem Bico da Pedra com seu belo entardecer que traz a mente as mais belas lembranças de tempos que não voltam, mas, que ficam bem guardados na memória dos que a viveram.

O 1º Encontro Nacional da Família Soares de Oliveira foi tão bom, que já se fala em fazer parte do calendário familiar. Assim que terminou o primeiro já ficou o pedido para que em 2018, seja novamente realizado, para que assim as pessoas que por motivos de compromissos assumidos anteriormente não puderam comparecer, tenham a oportunidade de estarem aqui, engrandecendo ainda mais com suas presenças. O certo é que esse foi um evento histórico, onde várias gerações tiveram o prazer de compartilhar no mesmo ambiente recordações e diversões de uma família que não para de crescer e que não pode ser esquecida.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Presidente da Codevasf visita semiárido mineiro

Kênia Marcelino

Saneamento básico mais garantia de água para irrigação, fortalecimento da produção agrícola familiar, inclusão produtiva e repovoamento do rio São Francisco com espécies de peixes nativas estão na pauta da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, durante visita que iniciou ao semiárido mineiro ontem (30), e que se estende nesta terça-feira.

As obras e serviços a serem entregues ou anunciados pela dirigente da Codevasf, na reunião desta manhã em Montes Claros, somam R$ 22,5 milhões e beneficiam aproximadamente 1.500 pessoas que vivem e produzem no Norte de Minas Gerais, região fortemente afetada pela seca prolongada.

BENEFÍCIOS

Entre os atos, está a entrega de equipamentos que vai beneficiar 300 produtores familiares com tratores, implementos agrícolas, caminhões, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tanques de resfriamento de leite, além de caixas d’água, tubos PVC, conjunto motobomba e outros equipamentos que permitirão a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em comunidades rurais difusas.

Os recursos que viabilizaram esta ação totalizam cerca de R$ 1 milhão e são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emendas parlamentares.

De acordo com o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, a previsão de investimentos para este ano com recursos de emendas parlamentares é de R$ 26 milhões.

- As emendas ao Orçamento Geral da União se tornaram um instrumento importante de desenvolvimento sustentável - assinala o superintendente.

Fonte: O Norte

Aluna que queria medicina diz ter sido inscrita por hacker no Sisu em produção de cachaça em Salinas

A estudante Tereza Gayoso

Estudantes que tentam uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relataram nas redes sociais que suas senhas foram roubadas e as opções por cursos, alteradas. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que não registraram indício de acesso indevido a informações de alunos cadastrados no sistema.

No Facebook, David Reis Pinto disse que sua opção de curso foi alterada “Alteraram minha opção de curso e a de inúmeras pessoas no site do inep\\sisu\\mec pela tamanha facilidade em alterar a senha usando dados a qual é encontrado em qualquer site de pesquisa, até mesmo no Google”, escreveu.

“Eu que estou com uma nota baixa, estou indignado, nem imagino como a garota que tirou nota mil na Redação deve estar agora”, disse David, em referência ao caso da estudante paraibana Tereza Gayoso, que tirou nota máxima na Redação do Enem e, segundo relatos nas redes sociais, teve a opção trocada de Medicina para Produção de Cachaça, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no campus de Salinas.

O estudante Thales Maciel Voltolini também relatou nas redes falhas no sistema. Segundo ele, o site informou que sua senha estava errada em duas ocasiões. Depois de trocá-la por duas vezes, ele verificou que as opções por cursos estavam alteradas.

“Eu estava inscrito na UFTM (como eu escolhi) e na UFG como cotista (o que eu não escolhi). A mesma situação continuou se repetindo nos dias seguintes, sempre me colocando como cotista na UFG, curso que eu não posso me matricular por ter feito escola particular”, disse no dia 28 de janeiro.

Em nota, o MEC informou que os sistemas “não registraram, até o momento, indício de acesso indevido a informações de estudantes cadastrados, que configure incidente de segurança”.

Segundo a pasta, “há relatos na imprensa de casos pontuais de acesso indevido a dados pessoais de candidatos, que teriam possibilitado mudança de senha e de dados de inscrição, como opção de curso. A senha é sigilosa e só pode ser alterada pelo candidato ou por alguém que tenha acesso indevidamente a dados pessoais do candidato.”

O MEC diz ainda que casos individuais que forem identificados e informados à pasta como suposta mudança indevida de senha e violação de dados, serão remetidos para investigação da Polícia Federal.

Segundo o MEC, “todas as ações realizadas no sistema são registradas em ‘log’, de forma a possibilitar uma auditoria completa.” A pasta diz, ainda, que, para o Enem 2017, equipes estão trabalhando para aperfeiçoar o exame, “de forma a garantir segurança e tranquilidade aos inscritos”.

Sobre a estudante Tereza Gayoso, o MEC informou que consta nos registros do Sisu acessos nos dias 24 e 29 de janeiro, respectivamente, às 12h15 e 22h12. O sistema também apresenta três tentativas de acessos sem sucesso (nos dias 24 de janeiro, sendo dois deles às 20h06 e o último às 20h07).

“A única opção de escolha de curso que consta é a de Produção de Cachaça, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas, realizada no dia 29 de janeiro às 22h14, conforme consta no último acesso registrado no Sisu.”

Segundo a pasta, a candidata concorreu à vaga na modalidade “Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas”. O MEC ressalta ainda que, em 2011, a candidata ficou na lista de espera do Sisu pelo curso de Medicina.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Estadão Conteúdo/Hoje em Dia

IFNMG lamenta nas redes sociais a ação de hackers no sistema do Sisu


O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) lamentou a invasão de hackers ao sistema do Sisu para alterar senhas de estudantes que disputam vagas em instituições públicas no país. Uma das vítimas foi direcionada para o curso de produção de cachaça, no campus Salinas da instituição.

A instituição se pronunciou após comentários pejorativos nas redes sociais sobre o curso oferecido pelo instituto. Em seu perfil oficial no Facebook o IFNMG afirmou que o curso é o único no país oferecido por uma instituição pública. “Tanto os alunos quanto o curso Produção de Cachaça merecem o nosso respeito. Para quem não sabe, Salinas é uma cidade do Norte de Minas reconhecida mundialmente pela produção de cachaça, e o curso é o único do país oferecido por instituição pública na área. Quem tirou nota mil pode cursar o que quiser.Afinal, quem é nota mil terá sucesso em qualquer área. E a cachaça de Salinas é nota mil!".

Segundo o IFNMG, até o início da noite desta terça, das 36 vagas disponíveis apenas 18 foram preenchidas pelo sistema do Sisu.

O instituto informou também que ainda não é possível saber se entre os selecionados há outros estudantes direcionados pela ação dos hackers e, ainda, não se sabe qual a nota de cortes para a seleção no curso já que ainda existem vagas disponíveis.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Estudo revela que, elitista e cheio de mordomias pagas pelo contribuinte, Ministério Público brasileiro é o mais caro do planeta


O Ministério Público brasileiro ocupa com folga a posição de mais caro do planeta e se consolida como um órgão que paga, com dinheiro público, altos salários e mordomias e que é composto por um “segmento fortemente elitizado” da sociedade.

O gigantismo do MP foi identificado pelo cientista jurídico e social Luciano da Ros, autor de um estudo na Universidade Federal do Paraná intitulado O custo da Justiça no Brasil. O órgão consome 0,3% das riquezas geradas em um ano (PIB). Na Itália, 0,09%. Em Portugal, 0,06%. Na Alemanha e Espanha, 0,02% do PIB.

A opulência do Ministério Público da União e dos congêneres estaduais coloca a instituição como a mais cara do mundo. Um entre outros fatos, reforça essa tese: o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conseguiu uma façanha. Em tempos de crise fiscal e congelamentos das verbas sociais por duas décadas, o Ministério Público da União, conglomerado comandado por ele, terá neste ano 1 bilhão de reais a mais do que em 2016. Um orçamento total de 6,6 bilhões, alta de 18%.

O órgão consome 0,3% das riquezas geradas em um ano (PIB). Na Itália, 0,09%. Em Portugal, 0,06%. Na Alemanha e Espanha, 0,02% do PIB.

No percentual de 0,3% do PIB, que o órgão consome anualmente no Brasil, entram não somente os recursos gerenciados por Janot na qualidade de chefe do MP da União (6 bilhões de reais anuais), como também os gastos do Ministério Público nos estados (mais uns 11 bilhões por ano).

Em termos relativos, o órgão custa sozinho mais do que o Judiciário de vários países (0,28% do PIB em Portugal, 0,22% no Chile, 0,14% na Inglaterra e nos EUA, 0,13% na Argentina). Leva tanta grana, afirma da Ros, que merecia ser mais debatido pela sociedade. Seria o MP uma prioridade?

Uma das explicações para o MP ser dispendioso é o Judiciário ser também. Para dar conta de tantos processos, as duas instituições empregam muita gente. E estabeleceram uma espécie de competição por verbas. Para se sentirem encorajados a atuar nos tribunais, os promotores querem ser tão bem recompensados quanto juízes, e estes ganham fortunas.

O salário do procurador-geral da República é de 33,7 mil reais mensais, o mesmo de um ministro do Supremo Tribunal Federal, teto máximo que deveria ser pago no setor público – deveria, mas não é. Equivale a 30 vezes a renda per capita nacional, de 1,1 mil por mês, conforme o IBGE.

No último concurso aberto para procurador da República, no ano passado, a remuneração inicial oferecida era de 28,9 mil reais. Quem já está na carreira embolsa daí para cima.

Uma série de mordomias ajuda a engordar holerites. No orçamento de 2017, o Ministério Público da União tem 284 milhões para arcar com plano de saúde, auxílios alimentação, moradia e funeral e com assistência pré-escolar para filhos.

Penduricalhos absurdos, na opinião do advogado Luiz Moreira, integrante de 2011 a 2015 do Conselho Nacional do Ministério Público, órgão encarregado de vigiar o MP e seus membros. “A instituição hoje só pensa em rendimentos e poder”, afirma.

Razões corporativas, como altos salários, prestígio/poder e estabilidade no cargo estão entre as principais para o ingresso na carreira de procurador ou promotor de Justiça, segundo uma pesquisa sobre o perfil do Ministério Público divulgada em dezembro pela Universidade Cândido Mendes.

Dos 12,3 mil procuradores e promotores existentes entre fevereiro de 2015 e de 2016, 899 atenderam à pesquisa. Resultado: 77% são brancos, 70% são homens, 60% de seus pais e 47% de suas mães possuem ensino superior completo. Um “segmento fortemente elitizado” da sociedade, diz o documento.

Uma vaga de procurador ou promotor tem “forte barreira” aos mais pobres, como a exigência de três anos de experiência com atuação em Direito, diz a coordenadora da pesquisa, a socióloga Julita Lemgruber.

“Se ele vem da classe média, ele tem maior dificuldade de entender o anseio de minorias. Não vou dizer que seja uma regra básica. Mas hoje nós temos (…) um promotor muito bem preparado intelectualmente. Mas ele não tem esse preparo de entender a sociedade com as suas mazelas”, conta um dos entrevistados, citado sem ter o nome revelado na pesquisa Ministério Público: guardião da democracia brasileira?

Os membros do MP conduzem seus trabalhos conforme características pessoais, como trajetória de vida e preferência política. Usam sua independência como “cheque em branco, que tende a ser preenchido de acordo com inclinações e posicionamentos ideológicos ou idiossincráticos”. Estão cada vez mais fechados em gabinetes e distante das ruas, um modus operandi “conservador”.

São elementos que ajudam a explicar a predileção por atuar no combate à corrupção, área campeã de interesse hoje no MP, se comparado a temas como o controle de abusos policiais e a defesa dos direitos do cidadão.

Um cenário, conclui a pesquisa, “nada alvissareiro”.


Fonte: Carta Capital 

Em Varzelândia, homem engravida filha e confessa abusos há dois anos

Policiais Civis de Varzelândia prenderam o homem
em flagrante

No momento da prisão a polícia
apreendeu uma arma de fogo com o autor
Um homem, de 36 anos, foi preso pela Polícia Civil de Varzelândia nesta segunda-feira (30), no momento em que levava a filha, de 16 anos, a uma consulta médica no posto de saúde da cidade. Ele é acusado de abusar sexualmente da própria filha há, pelo menos, dois anos, e de ter a engravidado há três meses. Para os policiais, o homem confessou ser o pai da criança que a filha espera.

A Polícia Civil chegou até o homem depois de uma denúncia anônima sobre os abusos e ameaças à filha. De acordo com a Polícia Civil, a mãe da adolescente, casada há 18 anos com o homem, e outros familiares não sabiam dos fatos. Além da adolescente, o casal tem outras duas filhas, de 15 e 10 anos, que não sofreram o abuso e ameaças do pai, segundo a polícia.

A filha grávida contou para os policiais que era constantemente ameaçada de morte pelo pai caso ela contasse dos abusos a alguém. No momento da prisão, os policiais apreenderam uma arma com o homem. A família mora em Varzelândia há seis meses; antes, morava em Belo Horizonte. O homem está desempregado e fazia trabalhos esporádicos, 'bicos', para sustentar a família.

De acordo com a Polícia Civil, o homem não tem passagens pelos meios policiais e, após confessar o crime, disse estar arrependido. As investigações continuam para apurar detalhes do caso; há suspeita que a adolescente já tenha sido obrigada a abortar de uma outra gravidez do pai.

O homem foi preso em Varzelândia e levado até a cadeia de São João da Ponte, onde responderá pelos crimes de estupro qualificado, ameaça e porte ilegal de arma de fogo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Homem é preso com maconha e espingarda em Rio Pardo de Minas

Drogas e arma encontradas com o autor

Um homem de 49 anos foi preso no fim da tarde desta segunda-feira (30) com porções de maconha, embaladas para venda, e uma espingarda na zona rural de Rio Pardo de Minas (MG). A Polícia Militar chegou até o suspeito após denúncia anônima de que um suspeito traficava drogas.

A prisão do homem e apreensão do material ocorreu no povoado Santana II, zona rural de Rio Pardo de Minas. A PM chegou ao local e a filha do autor acompanhou os militares na ronda da casa. Dentro de um recipiente plástico, foram encontradas 46 porções de maconha. No telhado, a PM achou a espingarda polveira.

O homem foi preso é entregue à delegacia da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

domingo, 29 de janeiro de 2017

Polícia Militar prende suspeito de roubo a padaria em São João do Paraíso, no Norte de Minas

Homem foi detido pela Polícia Militar

Um jovem de 22 anos foi preso nesta sexta-feira (27/01), em Vargem Grande do Rio Pardo, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi o autor de um roubo ocorrido em São João do Paraíso, no dia 20 de janeiro deste ano. Na ocasião, o rapaz, armado, roubou clientes e funcionários de uma padaria, levando dinheiro e uma moto.

A PM chegou até o jovem após militares avistarem a moto roubada no dia do crime em uma oficina de Vargem Grande do Rio Pardo. O proprietário do local indicou quem teria deixado o veículo no local. A polícia fez rastreamento e deparou com o autor na cidade, que confirmou o roubou da moto e deu detalhes da ação criminosa ocorrida em São João do Paraíso.

Ainda segundo a PM, o rapaz relatou que no dia do crime chegava de Vitória da Conquista (BA). Após o roubo foi para Vargem Grande do Rio Pardo, onde vendeu a arma usada no crime. A arma foi recuperada pela PM, após o autor confessar para quem teria vendido. O autor foi encaminhado para a delegacia de Rio Pardo de Minas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com