Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 7 de janeiro de 2017

GORUTUBA: O PADRE E A BALA DE OURO



*Historiador / Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais / Sócio Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia / Sócio Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

(Por DÁRIO TEIXEIRA COTRIM*) O livro do historiador Simeão Ribeiro Pires, Gorutuba: O Padre e a Bala de Ouro é um relato consistente sobre a saga do Padre José Vitório de Souza, um místico homem da igreja que enfrentou o poder judiciário para fazer sua própria defesa de um crime a ele imputado. Além do estilo clássico do autor, que é de boa têmpera, e da maturidade fluente em apresentar conceitos surpreendentes sobre a história vitoriosa do vigário do arraial de São José do Gorutuba, há outros atributos em toda a sua obra. Pode-se dizer da parte inerente à geografia do vale do Rio Gorutuba e da dicotomia humana dos senhores e escravos da época.

À guisa do preâmbulo, o autor tece com muita propriedade a história da decadência do arraial de São José do Gorutuba, mostrando, por certo, as lutas com as variantes de nomes, personagens, datas e tudo que se tornou lenda, por vezes pitoresca, das tradições populares. O livro traz por completo toda a documentação dos processos que incriminaram o padre José Vitório de Souza na morte do fazendeiro Ursulino da Costa Faria, e outros tantos, “crime no qual, ele, vigário José Vitório de Souza não teve a mínima participação”. Entretanto, no fórum de Grão Mogol, o padre teria a oportunidade em fazer a sua própria defesa o que ficaria para sempre registrada nos anais do Fórum de Grão Mogol, Comarca de Rio Pardo de Minas. Assim se explica, penso eu, toda manifestação do padre era um brado de confiança e uma síntese de vida!


Toda a história referente ao padre José Vitório de Souza é emocionante e encantadora! Todavia, a mais polêmica delas se refere à “bala de ouro”, uma narrativa que envolve a astúcias do réu e sua vítima. É um episódio real em que a tradição popular a considera uma lenda. Há uma razão para isto. A força da lenda, talvez, possa eternizar-se o fato na história regional do norte-mineiro. Mas, o autor afirmava: “É que tenho em meu poder a bala de ouro, como depositário, até que se crie um Museu Regional onde deverá ser definitivamente recolhida”. E nesse sentido é bem mais atual a vontade de se fazer, urgentemente, o Museu Regional no casarão da Fafil, em Montes Claros.

Ainda traz o influente livro Gorutuba: O Padre e a Bala de Ouro outras informações sobre o vale do Gorutuba e a região. Vejamos: a) A Colonização Nacional da Jaíba; b) O Antigo Povoado da Gameleira; c) A Construção da Barragem do Bico da Pedra; d) Na Ladeira do Gravatá. Também o autor nos traz o cordel d’A Bala de Ouro – Moda de Viola, de autor desconhecido e que foi colhida por Nestor Mendes, de Porteirinha. Apreciemos os primeiros versos. “Nestes versos vou contar/ Uma história verdadeira/ Se passou há muitos anos/ Que deixou muita tristeza/ Na estrada de São José/ Bem perto de uma ladeira/ Morreu ali Zé Vitório/ Sua hora derradeira...”.

O ilustre historiador Simeão Ribeiro Pires escreveu os livros: “Raízes de Minas”, “Serra Geral: Diamantes, Garimpeiros e Escravos” e “Gorutuba: O Padre e a Bala de Ouro”. Ainda teve participação no documentário do “Centenário de Nascimento de Francisco Ribeiro dos Santos”, com Theophilo Ribeiro Pires. Era membro efetivo da augusta Academia Montesclarense de Letras e é patrono do egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (Casa de Simeão Ribeiro).

Prefeito pede paciência aos Janaubenses

A posse de Carlos Isaildon Mendes

A posse de Carlos Isaildon Mendes
(Por José Ambrósio Prates) O prefeito Carlos Isaildon Mendes tomou posse na noite de domingo, em evento no Centro Cultural Marly Sarney, com mensagem de pedido de paciência. Ele alega que depois de receber o relatório da Comissão de Transição, percebeu a situação financeira da Prefeitura, em condições precárias e citou que o município não consegue combustíveis para as máquinas e veículos porque a administração anterior deixou grandes dívidas junto aos postos. Isaildon afirma que os empresários do setor foram chamados para uma reunião, visando liberar o combustível até que uma negociação seja feita para quitar as dívidas deixadas.

Sobre a crise do lixo, o prefeito Carlos Isaildon anunciou que buscará uma parceria junto a empresários para conseguir veículos que permitam fazer primeiro um grande mutirão para limpar a cidade. Em seguida o prefeito pretende viabilizar a coleta para sanar as deficiências no serviço. As ruas de Janaúba, como ocorreu nos últimos dois anos, estão tomadas por muito lixo e entulho. As palavras do prefeito durante seu discurso foram de promessa de muito trabalho, mas também um pedido de paciência. Segundo ele, se sobra motivação, falta dinheiro e condições de trabalho.


A situação da Prefeitura de Janaúba é similar a centenas de prefeituras por todo o país. Poucos administradores deixaram o cargo cumprindo com suas obrigações para entregar o município em uma situação mais confortável a seus sucessores. No município de Janaúba, parece valer uma máxima: se o sucessor é de outro lado político, mais difícil a coisa fica e a população entende que essa mentalidade de política antiga precisa mudar, para um modelo mais profissional e comprometido com o bem estar social.

Espinosense é promessa para Olimpíadas de Tóquio


(Por José Ambrósio Prates) A espinosense Ana Patrícia tem feito sucesso e apresentado crescimento rápido no vôlei de praia, sendo uma das promessas para a Olimpíada de Tóquio, a ser realizada em 2020. Ela tem 19 anos e fez sua primeira final em uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, na categoria adulta, no mês de dezembro. O torneio é a principal competição nacional do esporte e reúne as melhores duplas do Brasil. Ao lado da brasiliense Ângela, sua parceira nas duplas, a mineira ficou em segundo lugar na etapa de São José, em Santa Catarina; a decisão foi contra a dupla Juliana/Rebecca. Após a conquista do segundo lugar na etapa, férias merecidas. A atleta passou as festividades de fim de ano ao lado doa família em Espinosa

O ano da atleta foi movimentando e de conquistas. Ana Patrícia foi campeã mundial sub-21, na Suíça, vice do Torneio Quatro Nações sub-21, na Austrália, e de várias etapas do Circuito Banco do Brasil sub-23. Na categoria adulto, disputou quatro, das cinco etapas do ano no Circuito Brasileiro. Parte do sucesso vem do empenho e da superação; Ana Patrícia deixou o Norte de Minas e treina há dois anos em Fortaleza. O sonho, as próximas olimpíadas.

“Com certeza aprendi muito! Vendo a Larissa e Talita, todas as pessoas ali; não tinha com não aprender. A gente quer estar em Tóquio 2020. Tem que acreditar. Estamos bem inspirados, acreditando e, sempre trabalhando, as coisas acontecem. Eu me divirto muito, amo vôlei de praia. Tudo que faço, penso se vai me fazer bem. Estar bem consigo e com quem você trabalha é importante. A gente tem um sonho que é nosso; estamos no caminho certo”.

Ana Patrícia já retomou sua preparação no dia dois de janeiro de, visando à continuidade das disputas do Circuito Brasileiro adulto e demais competições. O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, quatro serão realizadas em 2017, em João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

Novela da Rede Globo mostra roupas de salinense

As peças da salinense Márcia Morais

(Por Girleno Alencar) Os vestidos produzidos pela salinense Márcia Morais, no destaque, estão sendo usados por artistas da novela Sol Nascente, da Rede Globo. Uma equipe de figurinistas da emissora saiu do Rio de Janeiro e se reuniu com a salinense, no seu atelier localizado em Belo Horizonte, quando adquiriu um lote de vestidos da marca que leva o nome de estilista. Uma das peças, um vestido listrado já foi usado no dia 3 de janeiro. No entanto, não está definido ainda pela emissora quando e em quais novelas se fará o uso das outras peças adquiridas. A novela Sol Nascente tem no seu elenco artistas como Bruno Gagliasso, Rafael Cardoso e Giovanna Antonelli.

A marca Márcia Morais é conhecida no mundo fashion em Belo Horizonte e São Paulo. A salinense Márcia Morais Santiago, empresária do setor de confecções de alta moda, afirmou que faltava entrar no mercado do Rio de Janeiro e com essa presença na Rede Globo, o caminho do sucesso da sua grife fica otimizado no Rio. Como se vê, com trabalho, competência e criatividade, se vence a crise instalada no setor comercial e empresarial do país. A empresária Márcia Morais é reconhecida pela excelência da qualidade das suas confecções e, também, pelo seu empreendedorismo no setor de alta costura em Minas Gerais.


Márcia Morais iniciou no ramo de confecções em Salinas e depois mudou para Belo Horizonte, onde montou seu atelier de estilista. Com os seus vestidos alcançando projeção nacional, sua expectativa é que a marca alcance todo o mercado brasileiro com maior facilidade.

Norte de Minas apresenta 1.216 desempregados

Pirapora, que apresentou os melhores indicadores
(Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) O Norte de Minas apresenta um saldo negativo de 1.216 pessoas demitidas em 2016, conforme relatório do Ministério do Trabalho com base nos dados de novembro passado. Pirapora apresentou o melhor indicador, com 580 pessoas a mais contratadas nos onze meses do ano passado, enquanto Montes Claros tem o pior rendimento, com saldo negativo de 1.434 pessoas demitidas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são levantados em 13 municípios do Norte de Minas e neles, nove apresentaram resultados negativos e apenas quatro, dados positivos. O economista Aroldo Rodrigues, da Unimontes, afirma que isso é reflexo da crise econômica brasileira. Ele lembra que no mês de dezembro muitas pessoas foram demitidas nas Prefeituras, com a posse dos novos prefeitos, mas em janeiro muitos foram contratados.

Nos 15 anos de levantamentos em Montes Claros, somente nos dois últimos anos é que passou a apresentar indicadores negativos, pois foram 2.181 no ano retrasado e os 1.434 no ano passado. No ano de 2011, Montes Claros chegou a apresentar saldo positivo de 5.064 empregos e 4.952 em 2010. No ano de 2016, a cidade contratou 25.297 pessoas e demitiu 26.731 pessoas, segundo os dados do Caged, de janeiro a novembro. No ano passado, os melhores dados foram de Pirapora, que contratou 4.444 pessoas e demitiu 3.864 e teve saldo positivo de 580 pessoas. Jaíba ficou com saldo positivo de 193, pois contratou 2.776 e demitiu 2.583. Espinosa teve saldo de 181 empregos, pois contratou 782 e demitiu 601. Janaúba teve saldo positivo de 26, pois contratou 3.301 e demitiu 3.275.

Irmãos suspeitos de tentarem matar a tia são presos em Espinosa

Material apreendido durante cumprimento dos
mandados

Carro utilizado para esconder e transportar o corpo
da vítima até o Rio Verde foi apreendido
nesta quarta-feira (5), em operação
da delegacia de Espinosa
Três irmãos, de 23, 25 e 27 anos, foram presos pela Polícia Civil de Espinosa (MG) mediante mandado de prisão temporária na manhã desta quinta-feira (5), na comunidade Pau de Colher, a 60 km da cidade. Eles são suspeitos da morte de Leandro Paes de Carvalho, de 27 anos, e da tentativa de homicídio contra uma mulher de 35 anos, tia deles e que vivia com Leandro. O crime ocorreu no dia 19 de dezembro de 2016, na comunidade Roça Velha. Na ocasião, o corpo de Leandro Paes foi parcialmente carbonizado e jogado no Rio Verde.

Outros dois homens foram presos na operação desta quinta-feira; o suspeito de 28 anos é proprietário do carro utilizado para esconder e transportar o corpo da vítima até o rio e o outro, de 24, foi conduzido por posse ilegal de arma. A motivação dos crimes será mantida em sigilo devido à continuidade das investigações.

De acordo com o delegado de Espinosa responsável pelo caso, Eujecio Coutrim, os três irmãos estavam na casa de um parente quando foram presos e os outros dois foram encontrados na casa deles; nenhum dos cinco tentou fugir dos policiais.

"Além dos mandados de prisão, cumprimos três mandados de busca e apreensão. Com o grupo, apreendemos cinco armas de fogo, munição, ferramentas sem procedência e uma moto com queixa de roubo. O carro utilizado para transportar o corpo da vítima ao rio também foi apreendido na operação de hoje. Um dos presos, que foi conduzido por posse ilegal de arma, não está envolvido diretamente no crime", explica o delegado.

A polícia civil chegou aos autores depois do corpo de Leandro Paes ter sido encontrado na madrugada do dia 22 de dezembro, três dias após o crime, por familiares no leito seco do Rio Verde, a 2km da casa onde vivia. “No dia do crime, a mulher, nem familiares, chamaram a polícia devido a ameaças. Ela foi levada com várias lesões na cabeça, por pauladas e coronhadas, até um hospital da Bahia. Antes dos crimes, houve uma briga generalizada e um dos suspeitos foi atingido pelo Leandro, que buscou uma arma em casa e tentou se proteger. Esta arma foi apreendida no dia que os familiares encontram o corpo. Os envolvidos chegaram a dar entrada no hospital de Espinosa mas nós, da Polícia Civil, não fomos chamados e estamos apurando esta situação”, completou o delegado.

Participaram da operação nove policiais civis das delegacias de Espinosa, Monte Azul e Mato Verde, em três viaturas. “Vamos ouvir os presos e conduzi-los para a cadeia pública de Monte Azul até o encerramento das investigações”, concluiu.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Bandidos amarram idoso dentro de casa durante assalto em Catuti

A Polícia Militar procura por quatro homens que renderam um idoso, de 71 anos, na porta da casa dele, nesta terça-feira (03), no Povoado de Jacuípe, em Catuti.

Além do idoso, outras três vítimas foram amarradas dentro da casa durante o assalto. Apenas um dos criminosos estava com o rosto coberto. De acordo com a PM, os homens levaram o carro da família, mais de R$1.500, além de notebook, três calças, doze camisas e dois tênis.

Até o momento, ninguém foi preso e o veículo não foi recuperado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Quatro cidades do Norte de Minas começam ano com prefeitos interinos

Prefeitos eleitos não tomam posse por irregularidades no TSE

(G1) Prefeitos eleitos em quatro municípios do Norte de Minas não tomaram posse no 1º dia do ano, como aconteceu no restante do estado. Todos eles estão sub júdice, com problemas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem assumiu a gestão do Executivo das cidades de Campo Azul, Guaraciama, Ibiracatu e Santa Cruz de Salinas foram os presidentes das respectivas Câmaras Municipais, que assumiram a função de prefeito no momento da posse dos vereadores, também no dia 1º de janeiro.

Em Campo Azul, cidade com 4. 017 eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o indeferimento de registro do candidato José Carlos Pereira de Almeira, de 75 anos, conhecido como Carlim de Cirilo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato está inelegível porque teve as contas de um convênio rejeitadas pelo TCU quando foi prefeito da cidade.

Para o G1, o produtor agropecuário disse que entrou com agravo no TSE e, ainda, com pedido de liminar para tomar posse enquanto aguarda o julgamento. A expectativa do candidato é para que o TSE analise os seus pedidos até dia 20 deste mês. Carlim teve 1.857 votos, enquanto o segundo candidato, Arnaldo Alves Oliveira, conhecido como Nardin, do Partido dos Trabalhadores (PT), alcançou 1.455 votos.

Quem assumiu a prefeitura interinamente foi o vereador Geraldo Costa Júnior, de 41 anos, do Partido Solidariedade (SD). Costinha, como é conhecido, está em seu segundo mandado de vereador; pela segunda vez, Costinha foi o vereador mais bem votado do município, com 220 votos. A posse dos vereadores e da Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu numa igreja da cidade.

O prefeito eleito em Guaraciama também está com problemas na Justiça Eleitoral e quem assumiu a prefeitura da cidade foi o presidente da Câmara, Azemar Cardoso de Oliveira, de 58 anos, do Partido Social Liberal (PSL).

De acordo com o TRE, Francisco Adevaldo Soares Praes, de 53 anos, conhecido como Adevaldo Prates, do Democratas (DEM), o registro do candidato foi indeferido porque ele teve as contas de convênio rejeitadas pelo TCU. O candidato também foi condenado por ato de improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com suspensão dos direitos políticos por 5 anos e por crime previsto na Lei de Licitações. O G1 não conseguiu contato com o político.

O município de Ibiracatu tem 6.003 eleitores. De acordo com o TRE, o candidato Orivaldo Alves de Oliveira, de 54 anos, do Partido da República (PR), teve o registro indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito de 2003 e 2004 foram rejeitadas pela Câmara Municipal. Há, ainda, conforme denúncia, erros no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), pois houve dissidência e foram lançados dois candidatos pelo partido.

Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu falar com o candidato e a defesa de Orivaldo.

Quem assumiu a Prefeitura de Ibiracatu é o presidente eleito da Câmara, vereador José Amador Mendes da Silva (PT), de 50 anos, conhecido como Zé Amador; ele foi eleito ao cargo do Legislativo com 182 votos. Diante deste cenário, a presidência do Legislativo passa a ser ocupada por Marislene Antunes Magalhães, de 47 anos, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), eleita vice-presidente da mesa diretora.

Santa Cruz de Salinas

Em Santa Cruz de Salinas, que tem 4.442 eleitores, o prefeito eleito foi Albertino Teixeira da Cruz, de 50 anos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Por conta de processo contra o candidato em andamento no TSE, o presidente da Câmara, Florecy Leandro da Silva, de 47 anos, conhecido como Fula, do Partido Progressista (PP), passa a ser o prefeito em exercício.

O Tribunal manteve o registro de Albertino indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito no ano de 2012, rejeitadas pela Câmara Municipal, e contas de convênio firmado com o Ministério do Turismo, em 2008, foram rejeitadas pelo TCU.

O G1 tentou contato com Albertino, eleito com 3.060 votos, mas as ligações não foram atendidas. O segundo colocado nas eleições de Santa Cruz de Salinas com 1.246 votos é Wilton dos Santos Souza, de 58 anos, conhecido como Iltin (PTB).

O prefeito interino Florecy Leandro foi eleito a vereador com 132 votos. O servidor público venceu a eleição para presidente da Câmara no dia 1º de janeiro e, nesta segunda-feira (2), já assumiu o comando da prefeitura.

Em Janaúba dois assaltantes são baleados por policial à paisana

Dois criminosos, de 30 e 17 anos, foram baleados por um policial militar à paisana durante um assalto a uma padaria em Janaúba. A ocorrência foi registrada no Bairro Dente Grande, nessa segunda-feira (02).

De acordo com a PM, um dos homens entrou no local e rendeu uma funcionária, enquanto o comparsa o aguardava em uma motocicleta do lado de fora. No momento que o bandido roubava os objetos pessoais da vítima, o policial entrou na padaria e também foi rendido.

Eles roubaram a carteira do PM e um celular. Após o crime, o militar sacou uma arma e se identificou. O autor, que já estava na garupa da moto, apontou uma arma para o PM, que atirou quatro vezes. Em seguida, eles conseguiram fugir e abandonaram os produtos roubados.

O homem de 30 anos foi preso após ser atendido pelo Samu; ele foi atingido por dois tiros e confessou o crime. Já o menor foi detido na casa dele no Bairro Jardim Imperial. Segundo a PM, o adolescente levou um tiro nas nádegas e foi encaminhado à delegacia após receber atendimento médico.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e G1

Em Verdelândia Polícia Militar prende dois jovens com cocaína

Droga foi encontrada com os autores após abordagem da PM

Dois jovens, de 18 e 22 anos, foram presos na tarde deste domingo (1º) após roubo a um posto de combustíveis na cidade de Verdelândia (MG). A dupla chegou ao local, no Bairro Janaíba, armada e levou R$ 364 do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, os dois autores chegaram ao posto com camisetas cobrindo o rosto.

Após o crime, os dois autores fugiram em direção a um matagal que dá acesso às margens do Rio Verde Grande e foram perseguidos pela PM. Quando avistaram os militares, eles tentaram fugir, porém foram abordados.

Com eles foram localizados vários saquinhos para o embalo e venda de drogas, além de dois papelotes de cocaína; a quantidade não foi revelada. Os autores foram presos e encaminhados à delegacia de plantão, juntamente com o material apreendido.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e G1

Em Jaíba rapaz morre após trocar tiros com policiais militares

Arma usada pelo motociclista foi apreendida

Um rapaz de 19 anos morreu após trocar tiros com policiais militares neste domingo (1°) em Jaíba, no Norte de Minas. Segundo a PM, a polícia foi acionada a atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo no Bairro Bandeirantes quando perceberam dois jovens em atitudes suspeitas em uma motocicleta.

A PM afirma que no momento da abordagem, após parar a motocicleta, o condutor sacou um revólver atirou contra os militares. Um dos policiais, que não teve o nome divulgado, reagiu e atirou contra o motociclista.

O tiro atingiu o jovem na região do abdome. Ele foi socorrido pelos próprios militares, que o encaminhou até ao Hospital Municipal da cidade, mas ele deu entrada na unidade hospitalar já em óbito.

Após ser interrogado, segundo a PM, o passageiro da motocicleta foi liberado por afirmar que desconhecia o fato de o condutor está armado. A arma foi apreendida e levada para a delegacia. A arma utilizada pelo policial também foi recolhida e será encaminhada para uma perícia técnica.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Em Janaúba esposo de advogada presa por latrocínio é encontrado

Sandro, de camisa rosa, foi encontrado no Bairro Algodões em Janaúba

Uma operação da Polícia Civil prendeu na tarde desta segunda-feira (2) Sandro Felipe Rodrigues, apontado como um dos autores do latrocínio de um empresário em Montes Claros, no Norte de Minas. O crime foi no dia 27 de dezembro, no Bairro Jardim Liberdade.

Policiais civis de Montes Claros e Janaúba encontraram Sandro no Bairro Algodões e cumpriram mandado de prisão temporária. “A temporária é de 30 dias, mas agora está preso também em flagrante, pois encontramos uma pistola calibre 380 e uma espingarda calibre 28 com ele”, explica o delegado Herivélton Ruas.

O delegado informou que ainda não é possível afirmar que as armas apreendidas nesta segunda foram usadas no crime. O delegado informou também que o flagrante será registrado em Janaúba, mas Sandro deve ser transferido para Montes Claros, onde é investigado pelo latrocínio.

A esposa de Sandro Felipe, a advogada Fabiane Fernandes Martins, já havia sido presa como coautora do latrocínio. Inicialmente, ela foi levada para o Presídio Alvorada, em Montes Claros, mas depois foi transferida, no dia 29, para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, onde possui condições adequadas a receber a advogada, segundo o Sistema Prisional.

Entenda o caso
O empresário Fernando da Silva Mendonça, de 24 anos, foi morto na noite do dia 27 de dezembro, no Bairro Jardim Liberdade. Uma testemunha afirmou à polícia que os criminosos invadiram o imóvel e a todo momento pediam dinheiro. Momentos depois o empresário chegou à casa em uma caminhonete e foi abordado pelos autores. Como o empresário afirmou não ter dinheiro com ele, os autores atiraram várias vezes em sua direção.

Os criminosos fugiram levando o carro da vítima. Durante buscas, a testemunha relatou que dois dos criminosos usavam capacetes durante a ação. O outro autor foi reconhecido como Sandro Felipe Rodrigues; um amigo de Fernando da Silva e que tinha costume de frequentar a casa da vítima. Diante das informações, a polícia chegou à esposa de Sandro, a advogada, que foi encaminhada à Delegacia de Plantão e em seguida ao presídio.

No telefone de Fabiane, segundo a polícia, foram encontradas mensagens em que ela afirmava que a testemunha também deveria ter sido executada. “E o neguinho cagueta, você devia ter matado o neguinho”, diz uma das mensagens.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

domingo, 1 de janeiro de 2017

Polícia Militar intercepta carro que seguia de Janaúba para Montes Claros e prende homem com 3kg de maconha

Cinco tabletes de maconha foram apreendidos

Um rapaz de 22 anos foi preso por tráfico de drogas na noite de quarta-feira (28/12), na Avenida Governador Magalhães Pinto, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Ele estava com cinco barras de maconha prensadas e embaladas em uma mochila.

A Polícia Militar (PM) chegou até o jovem depois de uma denúncia anônima de que ele estava com drogas em um carro e seguia de Janaúba para Montes Claros. O veículo foi interceptado na no Bairro Jaraguá II, na Avenida Governador Magalhães Pinto. O homem foi encaminhado à delegacia e o carro foi apreendido.


Vila São Francisco de Assis
Um homem de 32 anos e a esposa dele, de 26, foram presos com drogas e dinheiro no Beco Maçarico, nessa quarta-feira (28). A PM também chegou aos dois após denúncia.


De acordo com a polícia, a suspeita é que o casal utilizava uma moto para vender e entregar as drogas. Com o homem, os militares encontraram uma pedra de crack e R$ 1.500. Com a mulher, foram apreendidas embalagens plásticas, 44 buchas de maconha e R$ 500. Um terceiro homem, de 40 anos, foi abordado pelos militares e nada foi encontrado com ele.

O casal foi conduzido para a delegacia, juntamente com o material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Câmara de Janaúba devolve mais de R$ 300 mil aos cofres da Prefeitura

JANAÚBA – A Câmara Municipal devolveu R$ 331.964,71 aos cofres da Prefeitura de Janaúba. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, o vereador Armando Peninha Batista, na tarde desta quinta-feira (29).

O valor refere-se à economia feita pelo Legislativo ao longo do ano. Peninha sugere que o dinheiro seja aplicado em projetos sociais, como forma de investir nas políticas sociais do município, que em sua opinião é um dos caminhos para contribuir com a redução da criminalidade que hoje atinge Janaúba.

O vereador deixa o legislativo neste dia 31 de dezembro, para dar lugar ao próximo presidente da citada Casa de leis, que será eleito e conhecido dia 1° de janeiro (domingo), durante reunião da Câmara Municipal, ocasião em que também serão empossados os eleitos e reeleitos para a próxima legislatura, além do prefeito Carlos Isaildon Mendes que comandará o município de 2017 a 2020.

O vereador Armando Peninha destacou que finda seu mandato e gestão, com o sentimento de que fez o possível à frente da Câmara para representar bem a sociedade, ao reconhecer que, hoje o legislativo está mais organizado, confiável, e com a imagem resgatada.

Ao longo desse período, Peninha disse que graças ao trabalho que desenvolveu na casa com os colegas vereadores, tem orgulho de ter podido editar e ser autor de proposições importantes como: abolição do "voto secreto" em todas as modalidades de votação na Câmara Municipal, o que demonstra exemplo de uma casa transparente. Destacou ainda a criação do Código de ética e disciplina, além da criação da tribuna livre.

Ele disse que durante todo este período a Câmara fez todos os esforços para cumprir com o seu papel, editando várias propostas de leis e resoluções e legislando por uma Janaúba melhor, por meio de seus parlamentares.

Ressaltou ainda que, na referida Casa de Leis, a luta nesses quatro anos, principalmente em 2016, quando ocupou o cargo de presidente, sempre foi em prol do bem comum, da coletividade, com ênfase para o banimento de quaisquer ações que não fossem legítimas, honrosas e lícitas.

Conforme o presidente Peninha, a Câmara Municipal tem um papel fundamental e decisivo para o engrandecimento do município, na apreciação e formulação de leis que vão de encontro com as aspirações e anseios da comunidade, no exercício fiscalizatório e na consecução das decisões administrativas que possam possibilitar o combate à injustiça social, ao desmando, ao desperdício e garantir ao cidadão melhor acesso à saúde, à educação, ao lazer e à cidadania.


Fonte: ASCOM Câmara de Janaúba

Militares localizam corpo de homem que se afogou em São João da Lagoa

Militares do Corpo de Bombeiros realizaram trabalhos de mergulho

(G1) O Corpo de Bombeiros de Montes Claros confirmou na manhã deste sábado (31) que o corpo do homem que se afogou em São João da Lagoa foi encontrado. Aldeir Gonçalves Fonseca, de 34 anos, foi localizado pelos mergulhadores por volta das 8h. O corpo da vítima emergiu bem próximo ao local onde eram realizadas as buscas.

Aldeir Gonçalves nadava na barragem da cidade na tarde desta sexta-feira (30) quando submergiu nas águas, não sendo mais visto. De acordo com relato de testemunhas, a vítima submergiu a uma distância de cerca de 20 metros da margem da barragem.

Na sexta-feira a guarnição do Corpo de Bombeiros realizou trabalho de buscas, mas não teve sucesso em encontrar o corpo do homem. De acordo com os militares, a barragem possui aproximadamente 500 metros de extensão. Na manhã deste sábado, a equipe de socorristas retornou ao local para o trabalho de buscas.