Secretaria de Agronegócios faz a entrega de sementes aos agricultores familiares de Janaúba


Na tarde de segunda-feira (20), aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), a cerimônia de entrega de sementes aos agricultores familiares do município de Janaúba. As sementes foram adquiridas por meio de convênio entre o Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o município. O recurso veio através de emenda parlamentar do deputado federal, Zé Silva.

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, esteve presente na sessão solene. Na oportunidade, ele agradeceu a presença dos agricultores familiares e falou sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do município.

O evento contou ainda com a participação de produtores rurais das comunidades, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Regional), o Sub–Secretário de Desenvolvimento Rural da SEAD, Marcelo Martins, a Consultora da SEAD, Tatiane Guimarães, o Assessor do Gabinete da SEAD, Elismárcio Borges, o secretário municipal de Agronegócios, Zacarias Pereira Nascimento e a diretora de Agronegócios do município, Bárbara Panicali Auler Salles.

Os agricultores da região já assimilaram algumas práticas de convivência com a seca, como por exemplo, o plantio de culturas e variedades mais adaptadas ao clima semiárido. Com isso, eles conseguem produzir alguns cereais em sistema de sequeiro (Milho, Sorgo e Feijão). Entretanto, nos últimos anos, os agricultores familiares foram surpreendidos por adversidades climáticas ainda mais intensas. As chuvas foram ainda mais concentradas em pequenos períodos e com menos índices pluviométricos. Isso levou à frustração de quase totalidade da safra.

Cerca de 24.140 kg de sementes de milho, sorgo e feijão serão distribuídas aos produtores do município. As sementes já estão sendo entregues, e o prazo para entrega foi estendido até o dia 1° de dezembro, no Mercado Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O produtor deve procurar Paulo ou Daniella, apresentando CPF. Serão beneficiados apenas os que pagaram o garantia safra 2016. A lista dos beneficiários está afixada no local de entrega.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos