Janaúba: Desconhecido invade área de preservação no rio Gorutuba


Um fato inusitado e criminoso chamou atenção de cidadãos de Janaúba que passaram pela Avenida Beira Rio (Edilson Brandão), na ultima sexta-feira (24). Um cidadão desconhecido, invadiu uma área de preservação, situada em frente ao Hipermercado Atacadista Bretas, delimitou e cercou a área como se fosse proprietário.

O caso ganhou notoriedade e gerou polêmica nas redes sociais. Diversas pessoas começaram a questionar sobre a legalidade da ação do indivíduo em questão. O fato é que além da invasão havia também o risco de crime ambiental se este viesse a cortar arvores que são nativas como o angico branco e árvores frutíferas que foram plantadas para recuperação da mata ciliar do rio Gorutuba,

Ao saber do caso o vereador e professor Luizão, que é ambientalista, esteve no local para verificar o caso e na seqüência, se encaminhou ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA, onde foi solicitada a intervenção daquele órgão. No Codema foi informado que o invasor já havia sido identificado, porém não teria sido ainda encontrado. Ao sair do Codema o vereador Luizão se encaminhou também ao 51º batalhão de Policia Militar, onde solicitou que a Policia Militar de Meio Ambiente registrasse um Boletim de Ocorrência e fizesse a retirada do cercado.

Como as equipes estavam empenhadas em fiscalizações externas devido à piracema, ficou acordado que nessa segunda feira, uma equipe da polícia militar daria suporte a uma equipe da prefeitura de Janaúba, para a retirada do cercado impedindo assim que a área seja invadida. Vale ressaltar que naquela área já foi feito um trabalho de revitalização no final da década de 90. Ali já existiam até construções irregulares que foram retiradas e a área foi revitalizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos