Diocese de Janaúba realiza transferências de padres


Nesta segunda-feira, 20 de Novembro, as redes sociais especialmente o Facebook e o WhatsApp, foram tomadas por diversas postagens e reclamações envolvendo a transferência de padres de cidades do Norte de Minas, inclusive da cidade de Janaúba. Algumas reclamações ponderadas, mas, a maioria até agressiva, do ponto de vista cristão.

Diante de tamanha repercussão e alvoroço social, esteve nos estúdios da Rádio Onda Norte nessa terça (21), o Bispo Dom Ricardo, para falar ao Jornalista apresentador Pablo de Melo os motivos e circunstancias que levaram a Diocese de Janaúba fazer essa reforma nos quadros de sacerdotes da região.

Segundo Dom Ricardo, o remanejamento faz parte de uma medida tomada pelo Papa Francisco e busca a integração missionária dos sacerdotes.

Diante do clamor da população o Bispo pede tranquilidade e sabedoria para entender que o Padre é um missionário por vocação e determinação da Igreja e deve ir levar o seu trabalho e acolhimento onde se fizer necessário. Segundo ele, entende a situação das pessoas que criam vínculos com o sacerdote que ficou em uma cidade durante muito tempo, porém, faz questão de lembrar que este mesmo vínculo pode se tornar prejudicial aos trabalhos da Igreja. Exemplifica, “como se fosse uma mãe que protege demasiadamente seu filho, encobrindo seus erros”, assim passa a ser a igreja quando um sacerdote permanece por muito tempo no mesmo lugar devido ao vínculo emocional que abrange as pessoas da comunidade.

Com a transferência a Catedral de Janaúba (Sagrado Coração de Jesus), será coordenada pelo Padre Mateus que virá da cidade de Montezuma e envia Padre Henrique Alves para a Paróquia Sagrada Família em Jaíba. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, envia Padre Fábio Júnior para a cidade de Ibiracatu e recebe o Padre Genivaldo Ponciano, que vem de Rio Pardo de Minas e Padre Roberto. A Paróquia de Santo Antônio em Ibiracatu que recebe o Padre Fábio Junior envia para a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Nova Porteirinha, o Padre Nonato. Nova Porteirinha por sua vez envia Padre Paulo para Varzelândia. Veja abaixo como ficaram as transferências realizadas pela Diocese:
Diocese de Janaúba: Transferência de padres 2017/2018

São Sebastião (Espinosa): Envia Pe. Júnior para São J. do Paraíso e acolhe um estagiário.

Serranópolis de Minas: Envia Pe. Elias para São Joaquim em Porteirinha e acolhe Pe. Ademir (Jaíba)

São Joaquim (Porteirinha): Acolhe Pe. Elias mais as irmãs São Caetano

Sagrada Família (Jaíba): Envia Pe. Ademir para Serranópolis de Minas e acolhe Pe. Henrique Alves (Janaúba)

Santana (Montezuma): Envia Pe. Mateus para a Catedral de Janaúba e acolhe Pe. Claudinei (Verdelândia)

Santana (Verdelândia): Envia Pe. Claudinei para Montezuma e acolhe Pe. Roberto (presença missionária)

Senhor do Bom Jesus (Varzelândia): Nova Paróquia, acolhe Pe. Paulo (Nova Porteirinha)

Nossa Senhora Aparecida (Janaúba): Envia Pe. Fábio Júnior Ibiracatu e acolhe Pe. Genivaldo Ponciano (Rio Pardo de Minas) e Pe. Roberto.

Mato verde: Acolhe um estagiário

Nossa Senhora das Graças (Monte Azul): Acolhe um estagiário.

Nossa Senhora das Graças (Nova Porteirinha): Envia Pe. Paulo para Varzelândia e acolhe Pe. Nonato (Ibiracatu)

São João do Paraíso: Envia Pe. Ivanildo para Rio pardo de Minas e acolhe Pe. Júnior

Santo Antônio (Ibiracatu): Envia Pe. Nonato para Nova Porteirinha e acolhe Pe. Fabio Júnior (Janaúba)

Imaculada Conceição (Rio Pardo de Minas): Envia Pe. Genivaldo Ponciano para Janaúba e acolhe Pe. Ivanildo (São João do Paraíso), Pe. Silvanei e Pe. Sebastião

Sagrado Coração de Jesus (Janaúba): Envia Pe. Henrique Alves para a Jaíba e acolhe Pe. Mateus (Montezuma)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou