IBGE realiza reunião em Janaúba para tratar sobre o Censo Agropecuário 2017

O IBGE, escritório regional de Janaúba, realizou na quinta-feira, 10 de agosto, uma reunião para explanação das diretrizes na realização do Censo Agropecuário 2017 no município. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e contou com representantes de diversos segmentos. Vereadores, representantes de órgãos e autarquias, imprensa, entre outros presentes, puderam conhecer um pouco da metodologia que será usada na realização da pesquisa. 

Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira, o Censo Agropecuário vai a campo a partir do dia 1º de outubro deste ano.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 3,5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre a agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho da seda, beneficiamento e produção de produtos agropecuários.


Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e de mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras; entre outros dados do setor, referidos ao período de 1º de Outubro de 2016 a 30 de Setembro de 2017 para o Brasil, grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios.

Para a realização da pesquisa, esta prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas dentre analistas censitários, agentes censitários e recenseadores, através de processo seletivo simplificados.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização de terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos agropecuários e produção animal, para todo o Brasil, Grandes regiões e Unidades da Federação.

A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

No próximo domingo (16), candidatos a Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador realizarão, em 4.038 municípios de todas as unidades da federação do país, as provas do processo seletivo para o Censo Agropecuário 2017.

Foram 272.371 inscritos para as 17.888 vagas de ampla concorrência e 52.152 para as 4.838 vagas de pessoas pretas ou pardas. Apenas 376 pessoas se candidataram às 2.258 vagas para pessoas com deficiência: “as vagas não preenchidas são revertidas para ampla concorrência, como prevê o edital”, explica Rossana Patitucci, gerente de Recursos Humanos do IBGE.

Preparar um processo seletivo desse porte e com tamanha capilaridade envolve muitos desafios. O primeiro deles é elaborar o projeto para a seleção da empresa organizadora. É preciso especificar todos os serviços a serem prestados, e a qualidade deles.

Rossana destaca, ainda, que, quando as inscrições são abertas, divulgar o processo seletivo, atrair inscrições para todas as vagas oferecidas e tirar as dúvidas dos candidatos exige esforços redobrados tanto da parte da organizadora como das unidades do IBGE.

Nesta etapa atual, a principal preocupação é divulgar o local de realização das provas aos mais de 324 mil inscritos. “A FGV se comprometeu a enviar um e-mail a cada um desses candidatos, lembrando a data e hora da realização da seleção e informando o respectivo local de prova”, informou Rossana. O local da prova também pode ser consultado aqui.

Os resultados finais desse edital, com vagas para nível médio e fundamental, serão divulgados no dia 31 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos