SENAR Minas realiza em Janaúba primeiro curso de criação de codornas do País

A carne e ovos de codorna estão sendo cada vez mais consumidos pelos brasileiros. Com isso, a criação da ave tem sido uma excelente opção para quem deseja aumentar a sua renda. Mas, antes de iniciar uma criação, o produtor deve ter planejamento para que o negócio não dê prejuízos.

Com o objetivo de levar conhecimentos técnicos e habilidades na criação de codornas a produtores e estudantes universitários dos cursos de zootecnia, veterinária e agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o SENAR Minas realizou em Janaúba, no Norte de Minas, o primeiro curso de Coturnicultura do País.

O curso foi ministrado pelo zootecnista Luiz Fernando Rocha. O instrutor chamou a atenção dos alunos para as técnicas e cuidados que devem ser adotados pelos criadores, como preparo do galpão de cria e recria, recepção das pitainhas, manejo nas fases de criação, programa de luz, identificação de poedeiras produtivas, padronização de ovos, controle integrado de vetores, controle sanitário, avaliação do desempenho dos lotes e planejamento de produção.

Segundo Luiz Fernando, primeiro é preciso saber qual a finalidade da sua criação, se é para produção de ovos ou carne. Feita essa definição, o próximo passo é escolher a espécie mais indicada e qual o sistema de manejo de criação deve ser adotado, pois o manejo errado pode dar prejuízos. “Muitas pessoas pensam que, por ser ave, a codorna tem o mesmo manejo que os frangos, mas tem algumas diferenças que são fundamentais”, destacou.

O instrutor explicou ainda que a criação de codornas apresenta algumas vantagens. O crescimento e a reprodução delas são rápidos. Além disso, as aves têm alta postura, rusticidade e consomem pouca ração. “Sem contar que existem poucos produtores na atividade e um mercado crescente na região”.

Daiane Batista Silva é zootecnista e está iniciando uma criação de codornas em sociedade com um amigo. São 1.200 aves para produção de ovos. Para ela, as orientações repassadas no curso foram muito importantes e necessárias, tanto na parte de teoria como na prática. “As informações são importantes, principalmente para quem está começando na atividade”, opina.

Marcelo David de Jesus Martins, que trabalha com frango de corte há muitos anos, pretende iniciar na atividade e, por isso, se interessou em fazer o curso. Ele conta que a capacitação vai ser de grande importância para o sucesso do novo negócio. “Achei as informações repassadas pelo instrutor valiosas e as técnicas de criação de codornas muito interessantes”, disse.


Assessoria de Comunicação do SENAR Minas

www.senarminas.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou