AMAMS defende interesse dos mineiros em reunião com Comitê Técnico da SUDENE


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, participou da reunião do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Sudene, realizado no final da tarde de quinta-feira, em Brasília, quando foram definidos os assuntos a serem abordados na reunião geral do CONDEL, dia 27 de julho, em Recife. O presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis e o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Gustavo Xavier foram os representantes de Minas Gerais, no evento, o Governo de Minas protocolou uma correspondência, onde o governador Fernando Pimentel justificou a sua ausência nesse momento, mas antecipou que estará no dia 27 em Recife.

Durante a reunião em Brasília foram inseridas duas pautas mineiras: a primeira para que o Governo assegure a reinserção das obras das barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com isso, sejam alocados recursos financeiros para retomada das suas obras, diante do quadro critico atual que a área mineira da Sudene está enfrentando. Outra moção inserida foi que propõe a construção da linha de transmissão para atender a produção de energia solar no Norte de Minas, diante do grande potencial instalado e que começa a ser produzido.

Ainda na reunião, outro assunto abordado foi a especificação do semi-árido, sendo aprovado o relatório de grupo de trabalho interministerial, estabelecendo critérios técnicos para delimitação da região. Atualmente a área mineira da Sudene tem 86 municípios inseridos nessa área, por apresentarem baixos índices de chuvas. Porém, um estudo realizado pelo Ministério da Integração prevê a redução da quantidade dos municípios. Por articulação das entidades municipalistas, o Governo suspendeu a aplicação dessa medida para 2021, quando serão realizados novos estudos técnicos referentes aos últimos 30 anos. Minas Gerais pediu que fosse reduzido o estudo para 20 anos, pois se avaliar os impactos de três décadas, os dados pluviométricos sofreram fortes alteração.

O presidente da AMAMS, José Reis, salienta que é importante a reaproximação de Minas Gerais com a Sudene, pois além da sua participação no Conselho Deliberativo, o Estado já confirmou que o governador Fernando Pimentel participará da reunião no dia 27, quando buscará aprovar a moção de inserção de recursos para as barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí. “A Sudene sabe da importância de Minas Gerais, mas temos consciência que a efetiva presença do governador mineiro na reunião do Conselho Deliberativo, potencializa os pleitos mineiros” – afirma José Reis.

A aproximação dos mineiros e nordestinos fica evidenciado nos atos: a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) encaminhou a AMAMS ontem a minuta de Moção apresentada na Reunião do Comitê Técnico do CONDEL/SUDENE  com proposições de ações de planejamento e as estratégias necessárias para operacionalização do Pronaf Produtivo Orientado (PPO), tendo em vista a necessidade de descentralização e melhor distribuição da aplicação do crédito rural do FNE entre os municípios, apontado no Relatório de Resultados e Impactos do FNE em 2016.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos