São João da Ponte realiza Team Penning e Movimenta a Economia Local


(Por Gilmar Pereira) Team Penning, esporte que chegou de maneira tímida na região, mas precisamente na Comunidade de Agreste, através do gerente de fazenda, Cleves Arantes. Há 08 anos foi realizada a primeira competição deste esporte e hoje tem um número expressivo de competidores e simpatizantes; prova disto foi à presença da população que compareceu no Parque de Exposição Denizar Veloso neste fim de semana para prestigiarem as competições.

A palavra team penning tem origem inglesa que significa “equipe de apartação” em português – O esporte vem dos Estados Unidos e pelo que conta, partiu de uma atividade no campo e logo depois, tornou-se uma modalidade esportiva. Essa modalidade requer do competidor rapidez, agilidade e muita sorte, pois não basta só ter um cavalo bonito, é preciso muita agilidade na pista.

O evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de junho e foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Ponte e teve o apoio da Prefeitura Municipal. Durantes três dias de competição os pontenses tiveram a oportunidade de apreciar o esporte e aquecer a economia na cidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Edilson Nobre, o evento é único na cidade, no sentido de ter pela primeira vez a parceria entre o Sindicato e a Prefeitura. O evento que custaria mais de 100 a 200 mil reais para Prefeitura, hoje acontece praticamente de graça, só contribuindo com o apoio logísticos e o espaço físico. “A festa foi paga com recursos do Sindicato arrecadado da própria festa. Esta parceria foi um trabalho que resultou em sucesso absoluto”, diz o presidente.

O Sindicato dos Produtores Rurais brinda o sucesso do team penning e coloca à disposição da população. “é preciso que os produtores rurais de pequeno e grande porte (todo aquele produz) lembrem que existe um órgão que os representam e está de porta abertas para recebê-los”. As expectativas foram todas alcançadas segundo Edilson, e acredita que outros eventos terão vida própria para caminhar com as próprias pernas. “O importante é os produtores acreditarem na própria força que vem do campo” finaliza.

Segundo o organizador do team penning, Herivelton da AgroPonte, o evento ultrapassou a marca de mais 1000 passadas – inscrições, e isso mostra a proporção que tem tomado a festa. “Vejo com bons olhos a aceitação da população e a participação de competidores de outras cidades que de forma direta e indireta trás um ânimo para o mercado local”, diz o organizador.

O evento proporcionou que vendedores ambulantes montassem suas barracas em torno da pista de competição e do palco central, onde aconteceu os shows. Oportunidade de gerar renda para o comerciante e principalmente para a cidade. Para Harlen Jarbas, comerciante, o team penning é uma promoção que vem ao encontro de todos, uma vez que o país está em crise. “a festa está sendo uma grande oportunidade para aquecer os nossos ânimos, pois o comércio anda bem parado por conta da crise que assola o nosso país”, comenta o comerciante.

Outro aspecto que chamou a atenção do público foi a participação das mulheres nas competições. Anita Leonora Arante , 15 anos, foi a competidora mais nova no evento, desde os 08 anos pratica o esporte ao lado de seu pai, Cleves Arantes que também é competidor. A paixão de Anita são os cavalos e o team penning. “Sempre acompanhei meu pai, e hoje não me vejo fora de uma pista de team penning.”

Segundo Daía Oliva, outra competidora, a sua paixão é o team penning, não só ela, mas toda a sua família é adepta a este esporte. Há 06 anos compete e hoje é organizadora de competições em sua cidade – Lontra. “Sinto-me realizada neste esporte, aqui não há distinção, todos me respeitam e tratam por igual, aos poucos conquistei o meu espaço e hoje me consolido nesta aventura que tanto me faz bem.”

A união e a dedicação de todos envolvidos nesta festa em prol do team penning faz crescer a paixão dos pontenses pela modalidade esportiva, e isso faz gerar a renda dentro da cidade. O evento agrega tanto valores materiais quanto humanos, uma vez que a festa é um momento de encontro entre amigos e apaixonados por cavalos. Assim o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, acredita que todos os produtores estejam engajados em eventos deste porte, pois é e será uma forma de trazer melhorias para todos, as mudanças acontecem quando existe o interesse de ser e querer mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou