Janaúba teve uma morte e sete casos de leishmaniose

(Por Girleno Alencar) O município de Janaúba ocupa o segundo lugar no Norte de Minas em casos de Leishmaniose, pois até agora teve uma pessoa morta por causa da doença e, ainda, sete casos neste ano, sendo quatro casos em janeiro e três em fevereiro. Os dados foram apresentados pela Superintendência Regional de Saúde. Foram cinco mortes por causa da doença no Norte de Minas neste ano, sendo um em Janaúba em fevereiro, e outro em Jaíba, em março. Os outros três casos foram em Bocaiuva e Francisco Sá, ambos em janeiro, e Fruta de Leite, em fevereiro.

O Norte de Minas teve 46 casos confirmados de Leishmaniose, sendo que a metade foi na Serra Geral, sendo sete em Janaúba, cinco em Porteirinha, três em Jaíba e Monte Azul, Riacho dos Machados e Serranópolis com dois casos cada e Verdelândia com um caso. Montes Claros teve 10 casos ao todo. Os outros casos foram Bocaiuva com um, Cristália com dois, Engenheiro Navarro com um, Francisco Sá com dois, Fruta de Leite, Grão Mogol, Josenópolis, Matias Cardoso, Olhos D’Água, Rubelita e Taiobeiras com um caso cada.

Na semana passada foi realizado o Encontro de Atualização em Leishmaniose Tegumentar em Montes Claros, depois que os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde registraram 119 notificações de leishmaniose tegumentar no Norte de Minas no ano passado e 46 entre janeiro e maio. Foram abordadas questões relativas aos procedimentos que adotados pelos profissionais de saúde para as notificações de casos de leishmaniose e o fluxo de assistência ao paciente, bem como as medidas que devem ser adotadas visando à liberação de medicamentos por meio do Sistema Único de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou