AMAMS REALIZA CAPACITAÇÃO VOLTADA PARA CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os municípios da Área Mineira da Sudene serão capacitados nessa quarta-feira, dia 14 de junho, sobre como deverão realizar as Conferências Municipais de Assistência Social, em iniciativa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene AMAMS e Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, explica que os municípios tem até o mês de julho para realizarem a Conferência Municipal de Assistência Social e por isso, o Departamento de Políticas Sociais estará auxiliando os prefeitos, secretários municipais e assessores da área de assistência social.

A palestra principal contará com Rosangela da Silva Ribeiro, da Confederação Nacional dos Municípios, que abordará o tema da Conferência de Assistência Social, “Garantia dos Direitos no fortalecimento do SUAS”. Também irá palestrar, Rosilene Aparecida Tavares, assistente colaboradora do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, mostrando como o Estado se organizará nas etapas regionais. O presidente da AMAMS, José Reis, fará a abertura oficial do evento. Ele lembra que a Área Mineira da Sudene tem grande potencial de demandas sociais, ainda mais quando se vê muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social provocada pela seca que a sete anos tem castigado a região.

O Departamento de Políticas Sociais da AMAMS é formado por duas profissionais, sendo uma assistente social e uma psicóloga, tendo ainda o suporte técnico de especialista na área de gestão orçamentária e financeira na assistência social. Para essa capacitação a ser realizada na quarta-feira, a AMAMS convidou os 168 municípios da área mineira da Sudene. A Conferencia Municipal de Assistência Social ocorre a cada dois anos, em etapa local. Depois, conta com as etapas regionais, estaduais e nacional. Delas sairão os delegados, que levarão as propostas para serem apreciadas em cada fase do evento.

A Conferencia Municipal é espaço de caráter propositivo e deliberativo em que são debatidas e avaliadas coletivamente as políticas públicas e o fortalecimento e participação social. José Reis lembra que o momento adequado para traçar os novos rumos do Sistema único de Assistência Social. Ele lembra que nos pequenos municípios é o momento de tornar a conferência em excelente oportunidade para construir novas estratégias de oferta de serviços em conjunto, debatendo a construção de consórcios ou a oferta regionalizada de serviços, como propõe a Confederação Nacional dos Municípios. 


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos