AMAMS PROPÕE CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA COM A SECA EM ENCONTRO COM TÉCNICOS DO SUAS


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, propôs a criação do Programa Permanente de Convivência com a Seca, com medidas estruturantes para enfrentar esse fenômeno natural. O presidente da entidade e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, apresentou o pleito durante o Encontro Técnico de Assistência Social, realizado na manhã desta quarta-feira com a participação de 150 municípios, inclusive do Vale do Jequitinhonha. O evento serviu para capacitar os municípios sobre as Conferências Municipais de Assistência Social.

O presidente da AMAMS, José Reis Nogueira Barros, salientou em seu discurso que o cenário atual de sete anos seguidos de seca exige que sejam tomadas medidas imediatas, pois com o agravamento do quadro, cresce a vulnerabilidade social e toda demanda recai sobre as Prefeituras. Ele entende que o Governo poderia criar um projeto em homenagem ao bocaiuvense Betinho, o Herberh de Souza, para instituir uma política pública social da seca. Betinho é o coordenador do projeto Brasil sem Fome.

Na abertura do evento de capacitação dos municípios para a Conferência de Assistência Social, José Reis lembrou que a assistência social vem realizando vários projetos e programas para atender as pessoas em vulnerabilidade social. A sua queixa é que esse ponto tão sensível sofre com a falta de recursos, pois a saúde tem 15% em lei e a educação 25%, enquanto a assistência social não tem nenhum valor fixado nos orçamentos e com isso, o sistema deixa de ser alimentado adequadamente para atender as carências sociais.

A sua expectativa é que o Ministério do Desenvolvimento Social libere dentro de alguns dias os novos indicadores sociais e que o Norte de Minas apresente crescimento de até 40% em relação aos últimos dados. Além disso, que haja impacto no repasse dos recursos para os vários projetos sociais que são executados pelos municípios. José Reis lembra que a área mineira da Sudene sofre duplamente com a metamorfose de ser sudeste e nordeste, pois fica sem a assistência do Poder Público como precisaria. Citou o caso da seca, onde as barragens precisam ser construídas, pois tem de dar um jeito de segurar as águas das chuvas.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou