AMAMS pede ampliação da Rede Brasil Mulher para toda Área Mineira da Sudene


O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, solicitou durante o 1º Seminário das Políticas Públicas para Mulheres, a ampliação da Rede Brasil Mulher, para toda Área Mineira da Sudene à secretária-executiva de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Aparecida Moura, durante o lançamento desse projeto na cidade de Bocaiuva, que foi a primeira cidade brasileira a receber essa Coordenadoria de Direitos das Mulheres.

O deputado federal Saraiva Felipe explicou que Bocaiuva foi selecionada para servir de piloto nesse projeto, pelo reconhecimento a ilustres brasileiros que nasceram na cidade, como Herberth de Souza, o Betinho, além de José Maria Alkimim e Patrus Ananias, que engrandeceram o país. Aparecida Moura mostrou que a Rede Brasil Mulher vem para o empoderamento feminino, em vários setores e como forma de evitar a violência contra a mulher, principalmente daquela que vive em vulnerabilidade social. Seu apelo é para cada município criar o Conselho da Mulher e a Coordenadoria de Direitos da Mulher e se possível, a criação da Secretaria ou Secretaria-Adjunta da Mulher, para definir as políticas públicas destinadas a esse segmento.

O presidente da AMAMS, José Reis, explicou que a iniciativa da prefeita Marisa Souza Alves, de Bocaiuva, tem de ser expandida para outros municípios e com isso permitir que cada microrregião instale a Coordenadoria Regional dos Direitos da Mulher. Ele lembra que existe o desafio para cada município, disse que é necessário dar o suporte para que as políticas públicas sejam implantadas. O presidente salientou que o Norte de Minas é formado por 52% de mulheres e que o empoderamento do segmento feminino é importante nesse momento em que as instituições estão vivendo a corrosão, como das famílias.

A prefeita Marisa Souza Alves, de Bocaiuva, afirma que sua eleição foi a quebra de tabu de mais de 120 anos, mas lamenta que as mulheres não valorizem o segmento feminino. Na sua administração, 2/3 do secretariado é ocupado por mulheres. Porém ficou preocupada com dados da Polícia Militar de que Bocaiuva tem mais casos proporcionalmente de violência contra a mulher do que Montes Claros, que deram entrada no hospital. Anunciou que mandará projeto ainda essa semana para a criação do Conselho da Mulher e Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos