Polícia apreende armas, munições e uma caminhonete em duas fazendas do Norte de Minas

Armas foram levadas para a delegacia

As polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América, em Capitão Enéas, e na Fazenda Canoas, em Montes Claros.

Os mandados foram requeridos pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá e expedidos pelo juiz da comarca da cidade, após informações de que os locais serviam para a guarda, posse e porte de armas de fogo em situação irregular.

Foram apreendidas, na Fazenda Norte América, uma pistola Glock calibre 9mm, 71 munições 9mm, dois alongadores de carregador para pistola, 5 munições calibre 12, uma caminhonete e 3 aparelhos celulares.

Na Fazenda Canoas, a polícia encontrou uma carabina calibre 38, uma carabina calibre 44, dois revólveres calibre 38 e diversas munições de calibres aparentemente variados. A polícia não informou quantas pessoas foram presas, mas segundo o advogado Afonso Proença, que acompanha os detidos, três pessoas, de 21, 40 e 69 anos, estavam na fazenda e foram conduzidas. Ele afirmou ainda que as armas pertencem apenas a um dos detidos, mas seus clientes não foram ouvidos pelo delegado de plantão até a publicação desta matéria.

O advogado da Fazenda Norte América, Élcio Carneiro, confirmou que houve detidos na sede da propriedade em Capitão Enéas, mas também não soube informar quantos. Na noite desta sexta-feira, a Polícia Civil, em Montes Claros, confirmou que cinco pessoas foram detidas durante a ação nas duas propriedades.

Élcio Carneiro lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST). “Desde o primeiro momento que aconteceram estas medidas de invasão dos Sem Terras, em janeiro deste ano, e mais recente o conflito provocado pelos Sem Terra, a fazenda esteve com portas abertas para a PM e PC para investigação. O que causa estranheza maior é que o Ministério Público tem provocado estas buscas somente nas propriedades, porém, em momento algum requereu ou promoveu essa busca nos acampamentos dos Sem Terras, que temos ciência que está fortemente armado”.

O defensor disse também que atualmente a propriedade tem um mandado de reintegração de posse suspenso devido ao recente conflito no local, entre funcionários e integrantes do movimento.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Público, o órgão não irá se pronunciar sobre o posicionamento do advogado da Fazenda Norte América. O G1 entrou em contato com a assessoria do MST, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas.

A assessoria de comunicação do MST, afirmou que o movimento não utiliza armas ao contrário dos latifundiários. "Nosso movimento é de luta por um direito legítimo, que está previsto na constituição. Nós queremos a reforma agrária para que haja paz no campo".

Três integrantes do MST foram baleados no dia do conflito

Conflito de terra
Três integrantes do MST foram baleados no dia 9 de abril na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra.

Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou