Monte Azul decide criar segunda APAC na Serra Geral



(Por Girleno Alencar) A microrregião da Serra Geral contará com mais uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC): Monte Azul decidiu criar uma unidade, para atender aos municípios vinculados a sua comarca, como Mato Verde e Gameleiras, além de Espinosa e Mamonas. A decisão foi tomada no último dia 10 de maio, durante audiência publica no salão de eventos Delfinos. A iniciativa de criar essa APAC foi por causa da precária situação do Presídio de Monte Azul, que esbarra com a grande quantidade de presos. Isso impede a ressocialização dos presos de bom comportamento. Na microrregião, Janaúba tomou a iniciativa de criar sua APAC, que inicialmente seria na zona rural, mas depois retornou ao perímetro urbano.

Na reunião de Monte Azul, a Prefeitura assumiu o compromisso de doar o terreno onde será construída a APAC, enquanto a classe empresarial anunciou que se dispõe a ajudar na obra, mesmo com a crise econômica. O juiz da comarca e o promotor de Justiça se dispuseram a apoiar a campanha e anunciaram que auxiliarão nos trabalhos da APAC. Maycol Amorim, de Montes Claros, deu seu depoimento de sua experiência de APAC. A Pastoral Carcerária foi o órgão que puxou o debate para implementação do método na cidade.

A assistente social Ângela Dias Nunes salienta que o modelo APAC está revolucionando o sistema prisional brasileiro, com prisões sem violência, onde a prioridade é a recuperação física, psicológica, social e espiritual dos presos, que são chamados pelo nome e eles compartilham a gestão do espaço apaqueano.

“Após longas estadias em prisões regulares onde a superlotação, violência e tratamento desumano são abundantes, muitos condenados chegam a APAC e encontram uma realidade diferente: paredes pintadas de branco e céu azul, ordem e limpeza, boa comida e, acima de tudo, um tratamento humano, em que propõem um itinerário para recuperar a sua dignidade enterrada sob um mar de humilhação e maus costumes” – explica a assistente social, que tem a experiência de ser criadora da APAC de Montes Claros.

No Norte de Minas existem três APACs em funcionamento: Grão Mogol, Januária e Pirapora. Na cidade de Montes Claros, foi criada em 2009 e chegou a receber R$ 1,9 milhão, mas devolveu o dinheiro no inicio desse ano e agora espera a devolução do dinheiro para iniciar as obras. Nos centros de reintegração social geridos pela APAC as normas são cumpridas rigorosamente. Não há atmosfera opressiva, mas o recuperando nunca está ocioso: trabalha e estuda, tudo de acordo com um cronograma rigoroso. Em todos esses anos nunca foram registrados motins ou distúrbios, ao contrário do que acontece nas prisões normais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou