Em Capitão Enéas integrante do MST é preso com armas próximo a acampamento

Armas foram encontradas no porta-luvas e embaixo
do banco do carro (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Um homem de 30 anos foi preso nesta segunda-feira (22) durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar em Capitão Enéas, no Norte de Minas. A PM afirmou que o preso é integrante do acampamento do Movimento dos Sem Terra, que ocupa a Fazenda Norte América. A polícia recebeu uma denúncia informando que pessoas ligadas ao MST estavam deslocando, armadas, na região em um carro de passeio.

Militares fizeram várias abordagens na rodovia LMG-631, onde pararam um carro em que estava um membro do acampamento, que ocupa a da Fazenda Norte América desde janeiro deste ano. Durante buscas foram encontradas duas armas de fogo no carro; um revólver calibre .32 e uma espingarda de fabricação artesanal com uma munição calibre .16.

O integrante do MST afirmou que o revólver era dele, mas a espingarda teria sido encontrada em um barraco abandonado e ele estava deslocando para fazer a entrega voluntária junto ao quartel da PM. De acordo com o BO, o autor afirmou estar armado com o revólver por ter sido ameaçado por um rapaz que foi expulso do acampamento.

A assessoria de comunicação do MST afirmou que a prisão do membro do acampamento foi um episódio isolado e foge às linhas de atuação do movimento. A assessoria disse ainda que o MST "sempre orientou seus militantes a não utilizarem armas de fogo. "Não acreditamos na violência contra a vida, mas sim na efetivação das políticas de Estado como solução dos conflitos no campo", completa anota.

Conflito de terra
Três integrantes do MST foram baleados no dia 9 de abril na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra.

Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.

No início deste mês, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas fazendas do Norte de Minas; uma delas foi a Norte América. Na ocasião duas pessoas foram presas; arma, munições e um carro foram apreendidos. Um advogado que defende a fazenda afirmou na época que a propriedade tem um mandado de reintegração de posse suspenso devido ao recente conflito no local, entre funcionários e integrantes do movimento.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou