Custo da produção de banana é de R$ 27 mil no Norte de Minas

A banana produzida na região (Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) O custo da produção de banana no Norte de Minas é de R$ 27 mil por hectare, conforme levantamento realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), através do projeto Campo Futuro, desenvolvido em parceria com institutos de pesquisas e universidades. O estudo foi realizado em Jaíba e apontou que a produtividade é de 25 toneladas/ha. Os cálculos foram feitos com base em uma propriedade de 50 hectares, tamanho mais comum na região. Em Jaíba, os dados foram compilados pelo Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavas.

Os dados foram disponibilizados à Associação dos Bananicultores do Norte de Minas (Abanorte). “Os resultados servem para balizar o preço do mercado, ajudar o produtor de banana a ter mais competitividade e ainda geram subsídios para avaliação do desempenho da propriedade”, diz o analista de agronegócios da FAEMG, Caio Coimbra. Segundo ele, quem não tem os custos de produção fica sem parâmetros para saber se o negócio é ou não rentável. Os dados servirão de referência para os produtores de banana de todos os municípios do Projeto Jaíba.

No último dia 15, o coordenador da Câmara Setorial da Banana da Abanorte, Rodolpho Rebello, apresentou uma nova ferramenta de mapeamento de mercado que contribuirá para os produtores de banana entender a participação do Norte de Minas nos CEASAS do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Utilizando um software de análise de negócios para avaliar dados e compartilhar ideias, ele apresentou diversos painéis que fornecem uma visão de 360º com as métricas mais importantes em um só lugar.

O destaque foi para as regiões e municípios fornecedores de banana de cada estado, volume de cargas que foram comercializadas no período entre 2011 e 2016, por variedade, ressaltando a importância da região Norte de Minas nestes mercados mapeados ao longo dos últimos 6 anos. Na análise apresentada os produtores perceberam a forte atuação do Estado do Espírito Santo em períodos onde há menor oferta do Norte de Minas e preços elevados, bem como confirmaram o Estado de São Paulo como um dos maiores fornecedores de banana nanica para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os CEASAS mapeados têm como fornecedores de todas as regiões do Brasil, cuja porcentagem de banana com origem no Norte de Minas é muito relevante. Através desta tecnologia de mapeamento foi possível demonstrar a distância das cidades que comercializam banana para os CEASAS e quais os municípios fornecedores que estão em vantagem competitiva em relação a outras regiões no que diz respeito à logística. Esse trabalho é mais uma ferramenta disponibilizada pela Abanorte com o objetivo de auxiliar nas reuniões da cotação fornecendo informação oficial da origem, dos volumes, das variedades, da sazonalidade, das distâncias das áreas produtoras de banana em relação às centrais de abastecimento e do volume de recursos financeiros gerados, destacou Rodolpho Rebello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos