Audiência pública debate nova perspectivas para Janaúba


(Por Girleno Alencar) A Câmara Municipal de Janaúba realiza amanhã, dia 25, o seminário que discutirá as novas perspectivas econômicas para o município, diante do risco de contingenciamento das águas por causa da escassez. O evento é uma iniciativa do presidente Adauri Cordeiro, que está impressionado com os dados da Agencia Nacional de Águas, de que a Barragem do Bico da Pedra está com apenas 16% da sua capacidade, na situação mais crítica desde quando a barragem foi inaugurada. Além disso, em reunião realizada na Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) foi comunicado de que, a partir de junho, o fornecimento de água deverá reduzir para 50% da demanda atual, comprometendo ainda mais a produção irrigada.

O coordenador do Seminário explica que está trazendo seis especialistas em novas opções econômicas, como a produção de energia, a partir do potencial solar; as novas pesquisas da Epamig para o fomento da atividade agrícola; as novas perspectivas ambientais e o reservatório da barragem do Bico da Pedra e por fim, as opções que o Sebrae oferece para Janaúba. Adauri Cordeiro explica que Janaúba não pode ficar refém da água, como nos últimos anos, onde ocorreu risco de redução do fornecimento de água e, com isso, os irrigantes tiveram que reduzir a produção, balanceando a economia municipal e provocando desespero. O seminário será a partir das 19 horas de amanhã e Adauri Cordeiro afirma que é a contribuição do Poder Legislativo.

SUSPEITAS – A reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, foi marcada pela polêmica levantada pelo vereador Ramon Alexandre, que pediu esclarecimentos sobre a grande quantidade de compras realizada pela Prefeitura de Janaúba. Ele citou como exemplo a compra de 3.000 chibancas, peça usada por operários na construção, quando não existem tantas pessoas para exercer a função. Também teve a compra de muitos padrões de luz e vários outros equipamentos. O vereador pediu que a Câmara Municipal pedisse esclarecimentos ao prefeito Carlos Isaildon Mendes sobre essas licitações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos