Municípios avaliam positivamente prática da AMAMS


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, através do departamento de Políticas Sociais, realizou no dia 20 de abril uma intervenção prática do Sistema Único de Assistência Social – SUAS,com os municípios de Cônego Marinho, Francisco Sá, Joaquim Felício e Lontra.

Participaram da prática os gestores da Assistência Social, profissionais do Programa Bolsa Família e Assistentes Sociais, que na oportunidade obtiveram o assessoramento técnico sobre Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), Consultoria à Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.


O conteúdo ministrado teve como objetivo contribuir para a adoção de boas práticas gerenciais no município, que assegurem o cofinanciamento de recursos das três esferas de governo (Estadual, Federal e Municipal), por meio do alcance de bons indicadores, o que reflete na melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela Política de Assistência Social.

“Esta prática de intervenção vem contribuindo com os municípios na construção de estratégias metodológicas contextualizadas e comprometidas com a realidade concreta vivenciada pelos profissionais e população atendida. O qual possibilita o reconhecimento das potencialidades e dos limites das políticas públicas do município, viabilizando a qualificação de todos os profissionais do SUAS”, comentou o Presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis.


A prática foi uma oportunidade de repassar orientações e esclarecimentos no que se refere ao orçamento e planejamento, utilização dos recursos, prestação de contas e acesso aos sistemas informatizados dos Governos para alimentação de dados que subsidiam o monitoramento das ações e serviços pactuados.

Janizabel de Moura do município de Cônego Marinho,sugeriu que essas práticas aconteçam mais vezes, “o tema foi bastante proveitoso e de muita valia. O mediador abordou os temas com muita segurança, esclarecendo muitas dúvidas”.

Ao final das ações desenvolvidas, os municípios avaliaram positivamente os atendimentos prestados e afirmaram que necessitam deste tipo de suporte para assegurar o bom desempenho dos trabalhos no âmbito da Política de Assistência Social, validando desta forma, a iniciativa da AMAMS.

“Avalio a experiência como válida, uma vez que o município tem a oportunidade de avaliar, sanar as dúvidas e discutir estratégias de intervenção para melhoria dos serviços ofertados, bem como se orientar sobre a utilização correta dos recursos federais no âmbito da Política de Assistência Social”, comentou a assistente social, Maria Fernanda Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos