Janaúba recebe Museu itinerante “Ciência Móvel”


A população de Janaúba conhecerá, gratuitamente, as atividades do "Ciência Móvel – Arte e Ciências sobre Rodas", entre os dias 10 e 12 de abril. Os módulos da exposição serão montados na Escola Estadual José Gorutuba.

Em seus quase 11 anos de estrada, a unidade móvel do Museu da Vida (espaço no campus da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz no Rio de Janeiro) é levada a bordo de uma carreta, cujo baú vira sala para exibição de vídeos de ciências. Em suas viagens, o caminhão já levou ciência, conhecimento e cultura a 92 municípios da Região Sudeste do Brasil, percorreu quase 70 mil quilômetros e alcançou mais de 760 mil pessoas.

A programação do Ciência Móvel está dividia nos eixos temáticos "Por dentro de nós" e "Na onda da transformação". O primeiro compreende o corpo humano e a saúde: o mundo micro (microscopia e insetos), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (neurônio e percepção visual com as câmaras escuras e os modelos de olho, anamorfose e ilusão de óptica), percepção auditiva (espelhos sonoros). O segundo eixo compreende energia e movimento: energia elétrica (bicicleta geradora, pilha humana, casa maquete) e energia mecânica (cadeira giratória, alavanca, roldanas, girotec e vento que aprisiona). Além dos diversos módulos interativos, o museu itinerante apresentará em Janaúba atividades com o grupo Nopok Circus, que mistura arte circense e ciências.

Serviço

"Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas" (informações: www.museudavida.fiocruz.br)

Local: Escola Estadual José Gorutuba, nº 605 – no Centro de Janaúba.


Data de visitação

Dia 10/04: das 8h às 12h; 13h30 às 16h30

Dia 11/04: das 8h às 12h; das 13h30 às 16h30; das 18h às 20h

Dia 12/04: das 8h às 12h; 13h30 às 15h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos