Hospital Regional suspende ortopedia e gera caos

No destaque, o prefeito Carlos Isaildon com o secretário-executivo
do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo


(Por Girleno Alencar) O Hospital Regional de Janaúba, o maior da Serra Geral, suspendeu o atendimento dos casos de ortopedia, criando um caos na saúde pública, pois como consequência, os pacientes tiveram que ser redirecionados para Montes Claros, que já atende todo Norte de Minas. O comunicado da suspensão foi encaminhado a todas as autoridades públicas da saúde, além do Ministério Público. O superintendente regional de Saúde, Maquiedem Durães Viriato, decidiu convocar reunião de emergência para discutir uma solução. Também ontem à tarde, o Ministério Público convocou o prefeito Carlos Isaildon Mendes para uma reunião.

No dia 15 de agosto do ano passado os janaubenses foram surpreendidos com a decisão do Hospital da Fundajan em suspender a internação de casos de Neonatologia/Pediatria e Cirurgias Eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde, conforme correspondência encaminhada pelos então diretores Dayane Borém de Almeida e Douglas Silveira Freire, da área técnica e clínica. O principal motivo alegado foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, que deixaram o hospital em dificuldades. Agora foi a vez do Hospital Regional adotar essa medida.


O prefeito Carlos Isaildon Mendes explicou que se reuniu na sexta-feira passada com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, em reunião realizada pelo deputado Gil Pereira, em Belo Horizonte. Ele apresentou o relatório sobre a situação dos hospitais de Janaúba, que somam prejuízo de R$ 16 milhões. O secretario prometeu analisar uma situação, mas não deu muitas esperanças. Carlos Isaildon decidiu retornar essa semana a Superintendência Regional de Saúde, em Montes Claros, para pedir ajuda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos