Em São João da Ponte, comitê denuncia danos ao Rio Verde Grande

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande solicitou ao Ministério Público que sejam adotadas medidas urgentes para resolver a retirada de água nas fazendas Santa Mônica e Fortaleza, em São João da Ponte, que tem retirado aproximadamente 1.000 litros por segundo de água para irrigar área plantada de capim, usado na alimentação de 18 mil cabeças de gado. A reunião ocorreu na sede da Fiemg-Norte, em Montes Claros e o diretor do comitê, João Damásio Frota propôs que os poços e a irrigação fossem paralisadas, pois estavam deixando os moradores de Jaíba e Varzelândia sem água para consumo humano.

As duas partes entraram em forte discussão com João Damásio, denunciando que os dirigentes das duas fazendas são acintosos em descumprir as normas ambientais, como a perfuração de 80 poços e ainda puxar a água do rio Verde Grande. Ele pediu a interferência da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram-Norte) e do Ministério Público. A situação foi reformada pela Agencia Nacional de Água e pelo Ibama. O agravante é que foi pedida a ampliação da retirada de água, para 2.000 litros segundo. O promotor Lucas Marcos Trindade salientou que é necessário um estudo mais amplo, pois existem dois projetos distintos, que precisam ser analisados.

O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Dirceu Colares, explicou que existe necessidade de respeitar as normas ambientais e por isso, os dirigentes das duas fazendas têm de tratar o assunto com seriedade. Ele propôs a formação de uma CâmaraTécnica, para analisar qual a melhor solução. O presidente salienta que a importância dessa reunião realizada em Montes Claros é por colocar no mesmo espaço todos os atores desse caso, pela primeira vez.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos