Norte de Minas tem macaco confirmado com febre amarela

A cidade de Chapada Gaúcha (Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) Os exames laboratoriais confirmaram que um macaco morto em Chapada Gaúcha, no Norte de Minas, estava com febre amarela, sendo o primeiro caso oficial desse ano na região. O Boletim Oficial liberado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra ainda que surgiram rumores de casos suspeito em São João da Ponte e Várzea da Palma. Com isso, o Norte de Minas passa a contar com quatro casos de animais mortos com suspeitas de febre amarela, sendo em Montes Claros, Januária, São João da Ponte e Várzea da Palma e um caso confirmado em Chapada Gaúcha. Ainda ontem de sexta-feira (03), como os secretários municipais de Saúde estavam reunidos na Comissão Interbipartite Regional, a referência em epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde deu o alerta para ultimar a vacinação em toda região.

O Estado divulgou que foram encaminhados 261 mil doses de vacinas para o Norte de Minas, sendo 135 mil para a Superintendência de Saúde de Montes Claros, 110 mil para a Gerência de Saúde de Januária e 16 mil para a Gerência de Saúde de Pirapora. Foram vacinadas 75.992 pessoas, sendo 42.908 na área de Montes Claros, 25.851 na região de Januária e 7.233 na região de Pirapora. O único caso de morte foi de um homem do distrito de São Joaquim, na zona rural de Januária, que morreu quando deu entrada em hospital de Brasília.

Nesse sábado será realizado mutirão em 27 comunidades rurais de Montes Claros para vacinar 3.700 pessoas, fechando assim o cerco em toda zona rural de Montes Claros. No mês de abril do ano passado um macaco com sintomas de Febre Amarela foi encontrado morto na comunidade de Barreiras, na área de São Pedro das Garças. Por isso, a vacinação está sendo priorizada na zona rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos