Herança indesejada: Januária tem dívida de 130 milhões

(Foto: José Maria Guedes)

(Por Ricardo Soares) Uma das maiores preocupações dos novos gestores, ao assumirem este mandato 2017/2020, é com a saúde fiscal e financeira dos seus municípios. O município de Januária encomendou uma ampla auditoria nas contas públicas para verificar a real situação encontrada pelo novo governo municipal.

O resultado desta auditoria foi apresentado a toda população da cidade na quarta-feira (08), às 14 horas, no Auditório da OAB, um diagnóstico fiscal e administrativo da real situação do município. Dados preliminares encontrados em 30 dias de governo municipal apontam uma dívida aproximada de 130 milhões de reais.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças são 58 milhões da Previdência Municipal (Prevjan), 30 milhões do INSS, 10 milhões de Restos a pagar de 2016, a aproximadamente cinco mil credores, 18 milhões de precatórios, 7 milhões de dívidas Flutuantes (débito tesouraria), 4 milhões de outras dívidas (Copasa, Cemig, Pasep e etc), a soma chega a cerca de 130 milhões. O valor da dívida pode aumentar significativamente com o avançar da auditoria que será realizada.

O evento teve a participação de autoridades, vereadores, veículos de comunicação, imprensa, representantes da sociedade organizada, religioso, militar, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), movimentos sociais, conselhos municipais, servidores e a população de Januária.

O prefeito, Doutor Marcelo Felix (PSB), falou durante a apresentação dos resultados financeiros, disse que “será um desafio para todos nós superarmos esta situação. Encontramos uma dívida exorbitante de quase 130 milhões de reais nestes 30 dias de governo. É com muita garra que nós vamos à luta, com o apoio e compreensão de todos, vamos sacudir a poeira e dar a volta por cima. A nossa iniciativa é mostra a população a real situação de Januária e dar mais transparência a gestão pública municipal”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos