Cirso SESI se apresentou em Janaúba e outras cidades

O Circo Ambulante (Foto: Rosângela Silveira)

(Por Girleno Alencar) O Circo SESI se apresentou em Janaúba e outras cidades do Norte de Minas, como Montes Claros, Pirapora, Capitão Enéas e Bocaiuva, em tournée que visou atender aos profissionais das várias indústrias da região. Com proposta inovadora e tecnológica, o Circo SESI promoveu gratuitamente no Norte de Minas na última semana, a ação de formação diferenciada, atendendo a 1.200 industriários da região. Unindo informação, cultura e entretenimento, o projeto aborda o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” (SST) apresentando o conteúdo de maneira única, capaz de conquistar os industriários e promover o aprendizado de forma divertida.

O Circo é um projeto do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e realizado por meio do SESI – Serviço Social da Indústria, o Circo SESI promove a vivência e reforça a missão do SESI em agir para mudar o atual cenário de doenças e acidentes no trabalho. Utilizando-se de arte digital, a ação acontece na forma de intervenção artística e traz em seus roteiros elementos do circo, teatro e música juntamente com a informação necessária à formação do industrial. Atraído pela forma de apresentação, o trabalhador adota uma postura mais atenta diante das informações passadas.

Nessa edição, o Circo SESI abordou temas como ergonomia, acidentes de membros superiores, segurança em máquinas e equipamentos, sinalização de segurança, uso do celular no ambiente de trabalho, importância da organização no processo produtivo e doenças psicossociais. Inovando e atualizando-se constantemente, o Circo SESI está em seu terceiro ano de trabalho. Nesse período foram mais de 920 apresentações contemplando 168 mil pessoas em 136 diferentes cidades mineiras. Mais de 525 indústrias foram atendidas e quase 60 mil industriários contemplados. Resultante dessa ação é possível observar impactos de natureza social e econômica, pois ao elevar o nível de compreensão das normas que regem o ambiente de quem trabalha no setor industrial e seus familiares, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular ações que reforçam uma gestão socialmente responsável.

Doenças e acidentes no trabalho geram graves consequências à vida dos industriários e abalam estruturas familiares e das indústrias. As empresas adotam programas e ferramentas de qualificação e o Circo SESI age humanizando o conhecimento, aproximando a linguagem e reforçando as mensagens aos industriários. Com o foco sempre voltado para a temática de Segurança e Saúde no Trabalho, o projeto ainda aborda outros temas tangentes ao setor industrial. Para construir um conteúdo inteiramente comprometido com as normas de segurança e saúde no trabalho, os roteiros do Circo SESI e sua criação cênica são elaborados a partir de consultorias com técnicos de SST do Sistema FIEMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos