Carros roubados em MG eram usados para pagar drogas no Paraguai

Quadrilha revendia entorpecentes a traficantes da região
 (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(G1) A Polícia Civil apresentou na tarde desta sexta-feira (17) quatro homens que foram presos durante a operação Vaccari, deflagrada nesta madrugada em Montes Claros, no Norte de Minas. Na manhã desta terça-feira, a PC divulgou ao G1 que a apreensão era de 300 quilos de drogas, mas retificou a informação durante a coletiva para 200 quilos, entre maconha e crack.

O grupo também está envolvido, segundo a PC, em roubos de carros em várias cidades em Minas Gerais, que eram usados como moedas de troca com traficantes no Paraguai. “Este grupo não era violento, mas incitavam a violência ao encomendarem o roubo de veículos, geralmente caminhonetes. Eles levavam os carros para o Paraguai e retornavam trazendo os entorpecentes”, explica o delegado Herivelton Ruas, responsável pela Delegacia Antidrogas.

Os trabalhos de investigação começaram há cerca de um ano. A PC descobriu que o grupo criminoso comprava os entorpecentes no Paraguai para poder revender a traficantes da cidade e também da região. Esta já é considerada a maior apreensão de drogas realizada pela PC no Norte de Minas.

“Durante a investigação descobrimos que eles mantinham em um sítio, em Campos Elísio, um laboratório para processar esta droga. Ao abordar este local, nos deparamos com dois indivíduos manipulando a droga. Então, eles aumentavam a proporção desta droga neste laboratório”, explica.

Na operação a polícia apreendeu nove carros e um jet-ski. Parte destes veículos estava em lojas revendedoras de carros usados em Montes Claros, o que para a polícia era uma foram de lavagem de dinheiro.

A esposa de um dos envolvidos também foi detida por suspeita de envolvimento nos crimes. Ela, que não teve o nome divulgado, foi abordada em um veículo de luxo na cidade de Jaíba, mas foi levada para a delegacia em Montes Claros para prestar esclarecimentos.

Vida de luxo
O líder do grupo, de 31 anos, mantinha uma vida de luxo, de acordo com a PC. Ele ficou preso por cerca de um ano, também por envolvimento em tráfico de drogas, e foi solto há três meses.

Na noite desta quinta-feira (16) ele estava sendo monitorado pelos policiais e foi preso enquanto comemorava o aniversário na casa de um amigo, no Bairro Morada Nova. “Ele não possui residência fixa em Montes Claros, mas há muito tempo que está por aqui. A cada dia ele se hospedava em algum hotel de luxo da cidade e ontem conseguimos localizá-lo quando comemorava esse aniversário”.

A PC afirma que ele é um dos articuladores de um homicídio ocorrido em Montes Claros, em fevereiro de 2016.

Redução de crimes
Para a PC, a prisão desta quadrilha irá influenciar na redução de outros crimes na cidade e região. “Os usuários de drogas são criminosos em potencial, pois podem roubar, furtar, para manter o vício. Então esta apreensão vai influenciar diretamente nestes crimes violentos”, afirma o delegado chefe do 11º Departamento da Polícia Civil, Renato Nunes.

Além desta operação, o delegado afirma que outros núcleos estão trabalhando em investigações para coibir a prática de crimes violentos na região. “A Polícia Civil tem fortalecido suas delegacias especializadas, principalmente dedicando ao combate de organizações criminosas e agora a delegacia antidrogas conseguiu, além de prender seus integrantes, retirar seu patrimônio em cerca de R$ 1 milhão. Daí, uma apreensão histórica”, afirma o delegado regional, Jurandir César Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou