Canal do Projeto Gorutuba será consertado e alivia fruticultores


(Por Girleno Alencar) Os irrigantes do Projeto Gorutuba estão aliviados: a presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Kênia Marcelino, anunciou ontem à tarde, durante visita a Janaúba e Nova Porteirinha a autorização para a retomada das obras de canalização do projeto, que corria risco de entrar em colapso dentro de três meses, por falta de água. Desde o ano de 2015 que a Codevasf anunciou a obra, que até mesmo foi iniciada, mas depois paralisada. Ela acredita que ainda esse mês a obra seja reiniciada, para alívio dos produtores rurais e fruticultores.

A reunião ocorreu no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha, onde participaram prefeitos da região e produtores, quando a presidente Kênia Marcelino e o superintendente estadual da Codevasf, Rodrigo Rodrigues, assinaram a autorização para o reinício das obras de substituição dos canais antigos de concreto por tubulação no Projeto Gorutuba. A presidente Kênia Marcelino participou da soltura de cinco mil alevinos de espécies nativas curimatã e pacu, na barragem do Gorutuba, que é fonte hídrica do projeto público de irrigação Gorutuba.

As espécies foram produzidas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, unidade que pertence à Codevasf. A ação ambiental, que envolve diversas espécies de peixes nativos do São Francisco é também desenvolvida pela Codevasf em Minas Gerais por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Gorutuba, em Nova Porteirinha. Entre os objetivos está não apenas o repovoamento da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos da bacia, mas também a manutenção e o aumento dos estoques pesqueiros, garantindo o futuro da pesca e gerando renda para a população ribeirinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos