Turistas poluem área da cachoeira do Serrado de Porteirinha

O lixo no Serrado (Foto: Ambrósio Prates)

(Por José Ambrósio Prates) O turismo predatório está afetando o Parque Estadual da Serra Nova, em Porteirinha. O local que encanta pela beleza, está sentindo os impactos. Esculpida em meio à Serra Geral de Minas, a Cachoeira do Serrado exibe toda a sua imponência. Uma queda d’água que forma um dos rios mais importantes da região, o rio Serra Branca, que seria perene durante todo o ano se não fosse as irrigações de forma irregular fora da área do parque. A diferença entre o que é cuidado e o que fica fora da área do parque é marcante. Com o cuidado de guardas, a área dentro do parque próximo à cachoeira é impecável: tudo limpo e muito organizado.

Recentemente foram promovidas reformas coma colocação de passarelas que levam o turista bem junto à queda d’água com segurança. Mas, basta ultrapassar o limite delimitado do parque indo do lado de fora onde não há a atuação do estado para se perceber a falta de cuidado das pessoas que utilizam o riacho para seu lazer sem nenhum comprometimento com a preservação ambiental e a harmonia do lugar. Numa área batizada de Riacho Doce, a nossa reportagem encontrou muito lixo espalhado pelo local. A Falta de sensibilidade é tão grande que muitas pessoas que fazem churrascos jogam todo tipo de lixo às margens ou dentro do próprio riacho.


Montes de lixo foram encontrados onde deveria haver apenas a beleza natural de uma das regiões mais belas de minas. Algumas pessoas chegaram a colocar fogo nesses lixões, ameaçando inclusive a segurança do próprio parque da Serra Nova que faz um trabalho criterioso de prevenção dentro dos seus limites. O que é mais triste nessa situação é falta de percepção da população, em relação à preservação de seus próprios meios de vida, de subsistência. Numa ignorância irritante ou por pura má vontade poucas pessoas se dão ao cuidado de levar consigo o lixo que produzem nessas regiões.

O que fica é lixo sendo carreado para dentro de um rio que é uma das maiores belezas do norte do estado: um contraste triste e revelador da falta de visão futuro de muitas pessoas que não enxergam nada além da realização de seus desejos imediatos. É preciso ter mais consciência.

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos