Quatro cidades do Norte de Minas começam ano com prefeitos interinos

Prefeitos eleitos não tomam posse por irregularidades no TSE

(G1) Prefeitos eleitos em quatro municípios do Norte de Minas não tomaram posse no 1º dia do ano, como aconteceu no restante do estado. Todos eles estão sub júdice, com problemas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem assumiu a gestão do Executivo das cidades de Campo Azul, Guaraciama, Ibiracatu e Santa Cruz de Salinas foram os presidentes das respectivas Câmaras Municipais, que assumiram a função de prefeito no momento da posse dos vereadores, também no dia 1º de janeiro.

Em Campo Azul, cidade com 4. 017 eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o indeferimento de registro do candidato José Carlos Pereira de Almeira, de 75 anos, conhecido como Carlim de Cirilo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato está inelegível porque teve as contas de um convênio rejeitadas pelo TCU quando foi prefeito da cidade.

Para o G1, o produtor agropecuário disse que entrou com agravo no TSE e, ainda, com pedido de liminar para tomar posse enquanto aguarda o julgamento. A expectativa do candidato é para que o TSE analise os seus pedidos até dia 20 deste mês. Carlim teve 1.857 votos, enquanto o segundo candidato, Arnaldo Alves Oliveira, conhecido como Nardin, do Partido dos Trabalhadores (PT), alcançou 1.455 votos.

Quem assumiu a prefeitura interinamente foi o vereador Geraldo Costa Júnior, de 41 anos, do Partido Solidariedade (SD). Costinha, como é conhecido, está em seu segundo mandado de vereador; pela segunda vez, Costinha foi o vereador mais bem votado do município, com 220 votos. A posse dos vereadores e da Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu numa igreja da cidade.

O prefeito eleito em Guaraciama também está com problemas na Justiça Eleitoral e quem assumiu a prefeitura da cidade foi o presidente da Câmara, Azemar Cardoso de Oliveira, de 58 anos, do Partido Social Liberal (PSL).

De acordo com o TRE, Francisco Adevaldo Soares Praes, de 53 anos, conhecido como Adevaldo Prates, do Democratas (DEM), o registro do candidato foi indeferido porque ele teve as contas de convênio rejeitadas pelo TCU. O candidato também foi condenado por ato de improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com suspensão dos direitos políticos por 5 anos e por crime previsto na Lei de Licitações. O G1 não conseguiu contato com o político.

O município de Ibiracatu tem 6.003 eleitores. De acordo com o TRE, o candidato Orivaldo Alves de Oliveira, de 54 anos, do Partido da República (PR), teve o registro indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito de 2003 e 2004 foram rejeitadas pela Câmara Municipal. Há, ainda, conforme denúncia, erros no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), pois houve dissidência e foram lançados dois candidatos pelo partido.

Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu falar com o candidato e a defesa de Orivaldo.

Quem assumiu a Prefeitura de Ibiracatu é o presidente eleito da Câmara, vereador José Amador Mendes da Silva (PT), de 50 anos, conhecido como Zé Amador; ele foi eleito ao cargo do Legislativo com 182 votos. Diante deste cenário, a presidência do Legislativo passa a ser ocupada por Marislene Antunes Magalhães, de 47 anos, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), eleita vice-presidente da mesa diretora.

Santa Cruz de Salinas

Em Santa Cruz de Salinas, que tem 4.442 eleitores, o prefeito eleito foi Albertino Teixeira da Cruz, de 50 anos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Por conta de processo contra o candidato em andamento no TSE, o presidente da Câmara, Florecy Leandro da Silva, de 47 anos, conhecido como Fula, do Partido Progressista (PP), passa a ser o prefeito em exercício.

O Tribunal manteve o registro de Albertino indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito no ano de 2012, rejeitadas pela Câmara Municipal, e contas de convênio firmado com o Ministério do Turismo, em 2008, foram rejeitadas pelo TCU.

O G1 tentou contato com Albertino, eleito com 3.060 votos, mas as ligações não foram atendidas. O segundo colocado nas eleições de Santa Cruz de Salinas com 1.246 votos é Wilton dos Santos Souza, de 58 anos, conhecido como Iltin (PTB).

O prefeito interino Florecy Leandro foi eleito a vereador com 132 votos. O servidor público venceu a eleição para presidente da Câmara no dia 1º de janeiro e, nesta segunda-feira (2), já assumiu o comando da prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos