Irrigação no projeto Gorutuba pode ser suspensa por conta da estiagem

No destaque, um dos canais de irrigação

(Por José Ambrósio Prates) A estiagem que assola o Norte de Minas e especificamente Janaúba poderá provocar a suspensão da irrigação no Projeto Gorutuba e com isso, comprometer a produção agrícola. É que as chuvas salvadoras de janeiro de 2016 não se repetiram em 2017. No ano passado, em menos de 30 dias foram quase 500 milímetros de chuvas, enquanto até agora foram apenas 41 milímetros. No janeiro de 2016 as chuvas foram equivalente a 63% de todo o período chuvoso do ano e o resultado foi os rios cheios e uma elevação de cinco metros na barragem do Bico da Pedra que estava em estado crítico. Agora, novamente a barragem se encontra em situação de alerta máximo.

A diferença é a quantidade das chuvas no primeiro mês do ano: diferente da fartura de 2016, janeiro deste ano apresentou registro de chuvas em apenas quatro dias do mês, totalizando 41 milímetros, cerca de 10 vezes menor que no período anterior. As esperanças agora se voltam para os últimos dois meses de chuva, fevereiro e março. Para continuar mantendo em funcionamento um dos mais importantes sistemas de irrigação da região, o nível da represa precisa subir pelo menos quatro metros. Atualmente ele se encontra cerca de dois metros abaixo desta mesma época no ano passado.

Pelo que determina o protocolo assinado com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a barragem do Bico da Pedra tem menos de três metros de água que podem ser destinados à operação do projeto de irrigação do Gorutuba. Esgotada essa última reserva, restará apenas a água destinada ao consumo humano. Segundo informações da Copasa, não há de forma imediata motivos para alarme, já que a água é suficiente para garantir a consumo humano durante todo o período de seca. Para a atividade econômica, no entanto, se não houver uma chuva mais constante até o fim do período, a estimativa é que o projeto de irrigação seja paralisado até o mês de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou