Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 19 de novembro de 2016

Polícia Militar apreende 24 baterias em mata às margens da BR-251

Baterias foram encontradas em uma mata, às margens da BR-251

A Polícia Militar apreendeu 24 baterias automotivas, que foram encontradas às margens da BR-251 em Unaí (MG), nessa quinta-feira (17).

Segundo as informações da PM, um lavrador afirmou ter visto o material abandonado em uma mata. As baterias têm etiquetas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ainda de acordo com a PM, não há informações sobre como o material foi parar no local. As baterias estão armazenadas no quartel da PM.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Em Jaíba água invade escola e destrói material de alunos após chuva forte

Quadra ficou alagada após chuva

Uma escola ficou alagada na manhã desta sexta-feira (18) após uma forte chuva atingir a zona rural de Jaíba, no Norte de Minas. De acordo com o diretor da Escola Municipal Izidorio Alves, Leandro Guimarães, a chuva começou por volta das 8h, e cerca de 30 minutos depois as salas e a quadra da escola já estavam alagadas.

O diretor afirmou que os alunos foram levados para um corredor da instituição e nenhum ficou ferido. A água danificou banners, cartazes, materiais dos alunos e documentos da secretaria. Os alunos do turno da manhã foram liberados mais cedo e as aulas no período da tarde foram suspensas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV 

Em Nova Porteirinha três são detidos em operação contra tráfico de drogas

Material foi apreendido com os suspeitos

Dois homens foram presos e um adolescente apreendido na manhã desta sexta-feira (18) em Nova Porteirinha, no Norte de Minas. Policiais civis da cidade de Janaúba cumpriram um mandado de busca e apreensão após uma investigação apontar o tráfico de drogas na cidade vizinha.

No local os policiais apreenderam também 139 pedras de crack, um revólver, papelotes de cocaína, dinheiro, balança de precisão, e vários celulares e produtos sem notas ficais. A PC afirma que o trio detido nesta sexta está envolvido em brigas entre facções rivais na região.

O material apreendido e os três detidos foram levados para a delegacia de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PC

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Morador que reconheceu fósseis de dinossauro em Minas luta para que feito não seja esquecido

Por causa da participação no reconhecimento de fósseis,
sobrenome de Ubirajara Macedo foi usado para batizar titanossauro:
ele defende criação de museu (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

(Por Túlio Santos) O aposentado e artista plástico Ubirajara Alves Macedo, o Bira, de 70 anos, é voluntário numa luta solitária pela preservação da memória. Ele se tornou uma espécie de guardião da história – e da pré-história – de Coração de Jesus (Norte de Minas) desde que participou diretamente da descoberta de fósseis de um dinossauro no município, em 2004. Depois de longo estudo, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que os fósseis eram de um titanossauro de aproximadamente quatro metros de altura e 10 toneladas de peso, que acabou batizado como Tapuiasaurus macedoi – em referência aos índios tapuias que habitavam a região e ao sobrenome de Bira. Doze anos depois daquele achado, a história do artista plástico e sua batalha para que fósseis levados para pesquisa voltem a Coração de Jesus e para que a cidade seja reconhecida. “Hoje, quase ninguém sabe que teve (a descoberta dos fósseis)”, lamenta.

O interesse de Bira por explorações em cavernas e matas começou cedo. O artista plástico diz se lembrar perfeitamente do local que o pai chamava de “vale dos dinossauros”, uma passagem por entre dois morros que seguia para a Lagoa Feia, onde paravam pra tomar café debaixo de um pequizeiro grande. Interessado em espeleologia, ele iniciou sua série de caminhadas aos 6 anos, sendo promovido a fotógrafo de expedições amadoras aos 8. Da primeira equipe, participavam ele, o pai e um pracinha da Força Expedicionária Brasileira que atendia pelo nome de Raimundo Doido. Por iniciativa própria, os três partiam juntos aos sábados e domingos procurando cavernas, e embora alguns fósseis tenham sido encontrados no final dos anos 50 por catadores de baru, uma fruta do cerrado, a área do vale permanecia na maior parte inacessível – havia pântanos e muita mata fechada.


Anos de desmatamento e erosão se seguiram até que, em 2004, mais um barranco desceu. Um vaqueiro foi o primeiro a notar que, daquela vez, havia um osso diferente em meio à terra. O homem levou o fóssil pra casa – pensava que era de um elefante. “Escorou numa janela”, conta Bira. Como o artista plástico era conhecido pelo interesse por explorar áreas do município, acabou recebendo o osso de um oficial de Justiça que soube do caso. Imediatamente depois de ver o achado, Bira seguiu até o local da descoberta. “Quando cheguei lá, vi que era um dinossauro”, lembra. O esqueleto parcialmente exposto foi então protegido com uma lona. “No começo, fiquei assim meio sigiloso com aquilo”, conta. Mas ele logo tratou de espalhar a notícia, na esperança de atrair pesquisadores. “Comuniquei (a descoberta) a todas as universidades de Minas Gerais, sem exceção, mas ninguém deu satisfação”. Um canal de TV de Montes Claros chegou a fazer uma visita, mas Bira diz que o especialista convidado insistia em que os fósseis eram de uma preguiça-gigante.

Pesquisa 
Tudo mudou quando Bira recebeu o telefonema de um rapaz que havia visto a reportagem na TV perguntando se ele receberia pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Os estudiosos chegaram, confirmaram que se tratava de um dinossauro, e dos grandes, e iniciaram em 2005 trabalhos em dois sítios paleontológicos que se estenderam até 2011. “É o titanossauro mais completo do mundo, o único que tem a cabeça completa”, diz Bira. “Acharam quase 90%, não falta um dente”, acrescenta. De todo o processo de pesquisa, porém, o morador de Coração de Jesus lamenta a retirada de fósseis da cidade, levados para São Paulo. Ele tinha a expectativa de que um laboratório de paleontologia fosse implantado no município como contrapartida, mas o projeto nunca saiu do papel. “Até hoje, não sei por que eu entreguei esses fósseis. Perdemos o dinossauro”, diz.

Hoje, Bira segue apurando informações que recebe sobre a possibilidade de que haja mais esqueletos preservados nos locais de escavação. “Dizem: ‘em tal canto apareceu isso’. Aí, a gente vai ver se é verdade”, conta. Assim como o pai fez com ele, o aposentado costumava levar o filho em suas andanças e hoje caminha com o neto, de 12 anos. 

Explorando a zona rural de ônibus, ele por vezes segue para os locais relatados, pernoita na mata e retorna à estrada no dia seguinte. Qualquer material encontrado é armazenado no Centro Cultural José Alves Macedo, fundado há 12 anos por Bira e que leva o nome do pai dele. O local é mantido com a venda de artesanato. O casarão antigo abriga ainda a única biblioteca da cidade, organizada com livros, mobiliário e até telhas doadas. “O único centro que tem (em Coração de Jesus) é esse aqui, que informa, que colhe dados. O próprio arquivo do município acabou, não tem mais uma folha”, reclama.

Sem estradas que permitam o acesso aos sítios onde estavam os fósseis, o sonho de Bira é mobilizar a cidade e negociar para asfaltar o caminho e criar um a espécie de museu a céu aberto. “No sítio está tudo parado. O fazendeiro cercou a área para o gado não destruir”. Hoje, no município em que o Tapuiasaurus macedoi foi descoberto, duas réplicas de dinossauros que mais se parecem a tiranossauros rex e decoram um parque são das poucas referências de que ali houve um capítulo fundamental da paleontologia brasileira.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Chuva anima produtores de Janaúba

(Por AMBRÓSIO PRATES) As chuvas que caíram no fim de semana, se não resolvem o problema da seca prolongada, pelo menos devolve o ânimo aos produtores da região de Janaúba, agastados com cinco anos de seca. A Barragem do Bico da Pedra subiu cinco centímetros e apesar de ainda ser pouco, já acende a esperança de um ano melhor de chuvas. A previsão divulgada esta semana pela Cemig aponta para um índice pluviométrico dentro da normalidade no Norte de Minas.

Pra quem viveu os últimos anos como os piores dos últimos 50 anos em relação à falta de chuvas, até mesmo os baixos índices pluviométricos viram tempestade. Até agora em algumas regiões rurais de Janaúba segundo informações de fazendeiros e fruticultores já teriam em torno de 80 milímetros de chuvas. Isso representa a metade da média histórica para o mês. Como ainda existe previsão de mais chuvas para o restante da semana, a sensação é de otimismo.

Monte Azul ganha agência do INSS

A agência inaugurada (Foto: Divulgação)

(Por AMBRÓSIO PRATES) O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) inaugurou a agência na cidade de Monte Azul, em evento realizado no dia 8 de novembro, com as presenças do superintendente regional do INSS, Paulo Eduardo Cirino e do gerente-executivo do INSS em Montes Claros, Wilson Rocha da Silva, além do prefeito José Edvaldo. A agência integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social, que prevê a inauguração de agências em todo país, em cidades com mais de 20 mil habitantes. A inauguração da agencia em Monte Azul evita que os moradores tenham que se deslocar até Espinosa para resolver suas demandas.

Para a instalação da agência do INSS, o órgão contou com a parceria da prefeitura, que doaram os terrenos onde o prédio foi construído. Desde o início de setembro, a agência estava atendendo ao público com os serviços de orientação e informação. A agência da Previdência Social de Monte Azul atende uma população estimada de 45 mil habitantes, pois além de Monte Azul, serão cobertos os moradores dos municípios de Catuti, Gameleiras e Mato Verde. Antes, para terem atendimento previdenciário, os moradores da região precisavam se deslocar até Espinosa, distante 30 km, ou Janaúba, a 120 km de distância. A previsão é de realizar cerca de 700 atendimentos mensais. O horário de atendimento ao público é de 8h às 14h.

Famílias são retiradas de casas após forte chuva em Pirapora

Algumas famílias foram retiradas de suas casas

Ruas ficaram alagadas após temporal
A forte chuva na madrugada desta quarta-feira (16) em Pirapora, no Norte de Minas, deixou várias ruas alagadas na cidade. De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 150 milímetros entre a noite desta terça-feira (15) e a manhã desta quarta.

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu pelo menos 15 chamados para vistorias por causa dos alagamentos ou enchente. Os bairros onde foram registradas as situações mais críticas, segundo a corporação, foram São Francisco, São Geraldo e Cíceros Passos. A Defesa Civil inclui ainda o Bairro Sheiknah, que fica na mesma região dos citados pelos bombeiros.


“Três famílias do Bairro Cícero Passos tiveram que deixar suas casas devido ao alagamento. Lá, duas bacias de contenção se romperam e muitas ruas ficaram totalmente alagadas. Caso necessário, estas famílias irão receber o aluguel social”, afirma o coordenador Aílson Mota Ribeiro.

O coordenador afirmou ainda que parte de um posto de saúde no Bairro Bom Jesus foi interditado por risco de desabamento do teto. “Algumas construções, onde possuem forro de gesso ou telhas com infiltração correm este risco. Para evitar problemas maiores estamos interditando parte deste posto e está autorizada a interdição a qualquer imóvel que ofereça risco”, afirma.

Os bombeiros afirmam também que pelo menos uma vistoria foi realizada em Buritizeiro, cidade vizinha à Pirapora.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em Várzea da Palma, homem morre após ser baleado na cabeça e tórax

Um homem de 27 anos morreu após ser atingido por seis tiros, quatro deles na cabeça, no Bairro Pinlar 1, em Várzea da Palma (MG), nessa terça-feira (15).

Segundo as informações da Polícia Militar, ele foi encontrado caído na Avenida Luzia de Tonhão. Além dos disparos na cabeça, ele também foi baleado no pescoço e tórax.

Ainda de acordo com a PM, o homem chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital. Ninguém soube apontar suspeitos do crime, e a motivação é desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Porteirinha bandidos roubam carro, capotam veículo e são presos

Criminosos foram presos após capotarem veículo
roubado

Parte dos bens foi recuperada pelos militares
Dois rapazes foram presos na tarde desta quarta-feira (16) por envolvimento em um roubo a uma residência em Porteirinha, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, cinco criminosos participaram do crime na comunidade de Curral Velho, zona rural do município.

Os bandidos invadiram o local, renderam e amarraram seis pessoas que estavam na casa; um bebê também estava no local, mas dormia no momento do crime. As vítimas foram trancadas em um quarto da casa, enquanto os criminosos roubaram diversos aparelhos eletrônicos, dinheiro, joias e dinheiro.

A polícia diz também que os bandidos fugiram levando os objetos em três carros das vítimas. Na fuga, o condutor de um dos carros perdeu a direção do veículo e capotou na entrada da cidade.

“Até então, ninguém sabia da ocorrência deste assalto. Uma denúncia anônima informou sobre o capotamento, e relatou também que achou estranha a atitude dos ocupantes, que deixaram o carro após o capotamento”, explica o sargento Osvaldo de Araújo Moreira.

Militares iniciaram o rastreamento e depararam com os dois jovens, de 19 e 24 anos, próximo ao Córrego da Avenida Clemente Martins Ribeiro. “Com o rapaz de 19 anos foram encontrados um revólver calibre 38 carregado e R$ 970, que estavam escondidos na cueca. Com o outro rapaz foi encontrado um anel; ele tentava retirar de seu dedo, mas foi abordado pelos militares”, explica o sargento.

Parte dos bens roubados foram recuperados. Os dois presos são da cidade de Janaúba e já possuem passagens na polícia por outros crimes. A PM apura também o possível envolvimento de uma pessoa da cidade de Porteirinha, que seria o mentor do crime. “Esta pessoa teria feito todos os levantamentos sobre a família e repassado ao grupo que praticou o crime”, completa o sargento.

A PM realiza buscas para tentar localizar os outros envolvidos e o restante dos materiais roubados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Janaúba produtores da Serra Geral de Minas concluem GQC

“O mercado é exigente. Com isso, é preciso a transição para adequar as necessidades sem perder o padrão de qualidade”, essa foi a justificativa de Fernanda Baldi Nogueira para a adesão da fazenda São Jorge, propriedade de sua família que está situada no município de Verdelândia, ao Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do SENAR Minas. Realizado entre agosto e outubro deste ano em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e com o sistema Sicoob Credivag, o programa envolveu 10 propriedades da região da Serra Geral de Minas. A solenidade de conclusão do curso foi realizada no parque de exposições da cidade no início do mês.

Ainda jovem, Fernanda Nogueira se aliou ao pai, Pedro Nogueira, no gerenciamento da fazenda, que segue tradições familiares no agronegócio. No GQC, pai e filha foram instruídos sobre a administração de uma empresa rural e as particularidades da legislação, comunicação, marketing, contabilidade, comércio e tecnologia. O primeiro passo dado, segundo Pedro, foi desfazer daquilo que era ocioso e ocupava espaço na propriedade, que fica distante 35 quilômetros de Janaúba. “Fizemos uma limpeza e, diante disso, ganhamos espaço e proporcionamos um ambiente melhor”, mencionou Pedro, que é técnico em agropecuária.

A meta de Pedro e da filha Fernanda é elevar a produção de queijo até 2020, passando de 345 para 500 unidades diariamente, atendendo ao mercado local, regional e interestadual, já que parte do produto vai para o estado de São Paulo. Fernanda se encarrega da motivação dos funcionários, que são capacitados para evitar o desperdício na produção, enquanto o pai adota métodos para a comercialização e aumento na captação de leite na própria fazenda.

De pai para filho
O engenheiro agrônomo Marcelo Leite Meireles também recebe o incentivo e o auxílio familiar. Ele divide com o filho Marcel Souza Meireles a administração e produção da fazenda Terra Nova, em Jaíba. Lá, eles investem no plantio de banana e na criação de potros quarto de milha. “A nossa meta é produzir banana de qualidade e ter potros de alta linhagem”, disse Marcelo, ao destacar que, para atingir a meta, é preciso que haja qualificação da mão de obra.
A expectativa dos dirigentes da fazenda Terranova é elevar a produção de banana de 15 para 30 toneladas, e aumentar o plantel para 10 potros em um ano.

Empresários rurais
O GQC em Janaúba teve instrução de Maria Tereza Gazzinelli Porto, a Teí, que é também administradora de empresas. Nesse período, os empresários rurais receberam informações sobre planejamento estratégico, gerencial e operacional. Eles aprenderam sobre controle das receitas e despesas; princípios da qualidade; comercialização, marketing e finanças; planejamento e relação com fornecedores e com o mercado e procedimentos operacionais, entre outros. Houve participação de produtores de Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Porteirinha, Verdelândia e Mato Verde.

Sérgio Azevedo, o “Vermelho”, mobilizador do sindicato de Janaúba, destaca que o GQC mostra para o produtor que é possível ir além e ampliar sua visão de negócio. Esse também é o raciocínio de Júlio César Diniz, presidente do Conselho Deliberativo do sistema Sicoob Credivag. Para ele, é uma oportunidade do produtor se qualificar e ainda investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais. “O GQC apresenta o quanto podemos mostrar que temos capacidade de melhorar a performance da gestão”, declarou Júlio César, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, classificou como “de suma importância” o programa. Ele se diz entusiasmado com a iniciativa dos filhos em ajudar efetivamente os pais, numa clara demonstração de incentivar a permanência do produtor rural na atividade. Ele enalteceu a parceria entre o Sindicato Rural de Janaúba e o SENAR Minas, a qual, em pouco mais de seis anos, realizou 600 cursos, resultando na qualificação de mais de 7 mil produtores e trabalhadores rurais. Ele também elogiou o sistema Sicoob Credivag por incorporar essa parceria, cujo objetivo é permitir ao produtor reduzir custos e buscar eficiência na condução de seu negócio.


Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba
www.senarminas.org.br

Fonte: Cenário MT

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Isaildon assumirá com dívida de R$ 40 milhões

(Por GIRLENO ALENCAR) O prefeito Carlos Isaildon Mendes, do PSDB, assumirá a Prefeitura de Janaúba, dia 1º de janeiro, com uma divida estimada de R$ 40 milhões. Só de restos a pagar são R$ 17 milhões, conforme dados repassados na reunião da Câmara Municipal pela atual administração; enquanto R$ 7 milhões são do Hospital Regional e R$ 8 milhões do Hospital da Fundajan, além de várias outras despesas. O novo prefeito afirma que está preparado para um total de R$ 40 milhões, com base em dados que estimou, mas ainda sem comprovação oficial. Na sexta-feira passada ele recebeu a primeira leva de documentos fornecidos à Comissão de Transição.

Por sinal, a Comissão de Transição foi formada pelo prefeito com servidores efetivos da Prefeitura, o que tem dado efeitos desejados. A coordenadora da equipe de transição ficou sendo a servidora Maria Helena Mendes Silva Alves, que é administradora de empresa, enquanto o atual prefeito Yuji Yamada indicou Maria Marta. Todas as informações passam pelas duas, que posteriormente repassa aos outros setores. Esses documentos são da área de pessoal e finanças, que passarão a ser analisados pelo prefeito Carlos Isaildon.

Dos R$ 17 milhões da dívida de restos a pagar que a atual administração apresentou, Carlos Isaildon salienta que R$ 8 milhões são da dívida com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, PREVIJAN. Sobre o secretariado, o prefeito eleito esclarece que anunciará somente no início de janeiro, mas antecipa que os titulares da Educação e Desenvolvimento e Meio Ambiente serão escolhidos pelas pessoas do setor. Ele solicitou uma lista tríplice e definirá qual será o nomeado. Os empresários, através das entidades de classe, serão responsáveis por apresentar as sugestões.

Após chuvas em Porteirinha, volume da Cachoeira do Serrado aumenta significativamente

Cachoeira do Serrado

Para a alegria dos porteirinhenses, uma grande quantidade de chuvas caiu sobre o município no fim de semana dos dias 12 e 13 de novembro. Com isso, a famosa e bela Cachoeira do Serrado ganhou um novo aspecto, com significativo aumento no volume de água. A população não se conteve de satisfação e rapidamente diversos vídeos e imagens da queda d’água começaram a circular pelas redes sociais. 
Ainda no mês de outubro, a Cachoeira estava com pouca água, como mostra o registro acima, feito por autor desconhecido e divulgado nas redes sociais. A montagem comparativa choca pela diferença e pelo fato da grande mudança ter ocorrido com apenas dois dias de chuva. Outros rios como o Rio Mosquito e o Rio Serra Branca também tiveram seu volume aumentado após as chuvas.

De acordo com o site Climatempo, ainda há previsão de mais chuvas para Porteirinha até o fim desta semana. Conforme o site, 90 milímetros de chuvas ainda são esperados no município até sábado, 19. A notícia alegra e deixa otimistas todos os cidadãos, tendo em vista que, em 2015, nesta mesma época, ainda não havia chovido praticamente nada e os rios começavam a secar e deixar a população preocupada. Felizmente, em janeiro de 2016, a situação melhorou e Porteirinha viveu algumas semanas de muita chuva para molhar a terra que tanto precisava.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Porteirinha Notícias

Janaúba: Bananicultores se reúnem em workshop no Norte de Minas

Produtores de banana vão discutir sobre
desafios e oportunidades do cultivo no Norte de Minas

(G1) Uma iniciativa de produtores do Norte de Minas promete levar ao campo novas técnicas e pesquisas relacionadas à produção de banana. A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove em Janaúba (MG) o Workshop sobre Bananicultura no Norte de Minas. O evento acontece na próxima quarta-feira (16), e vai discutir sobre a produção da fruta na região.

É a primeira vez que uma proposta de debate sobre a banana vai acontecer na região. O evento é voltado para produtores, associados e técnicos da cadeia produtiva da banana. Além das entidades organizadoras, instituições de pesquisa da região, como Emater, IMA, universidades públicas também devem participar. Cerca de 40 representantes da fruticultura da região já confirmaram presença.

De acordo com o presidente da Abanorte, Saulo Lage, o grande objetivo é aproximar as pesquisas desenvolvidas na área da fruticultura dos produtores e, sobretudo, das plantações. “A Embrapa é hoje a maior entidade nacional de apoio à fruticultura, dividida por áreas. Fiz um pedido para que a entidade se aproximasse mais da nossa região. Muitas vezes, no Brasil, a pesquisa fica afastada da vivência. Nosso objetivo maior com o workshop é de aliar a teoria à pratica”, explica.

Segundo dados da Abanorte, o Norte de Minas é o maior polo de produção de banana prata do país. As discussões durante o evento vão apresentar desafios da bananicultura na região, e como o espaço da região dialoga com o Brasil.
O workshop será dividido em dois momentos; pela manhã, uma oficina de prospecção de demandas voltada para os representantes das entidades de pesquisa e técnicos da região. Depois, será a vez dos produtores apresentarem um retrospecto da bananicultura no Norte de Minas, através de uma mesa redonda, que vai tratar das demandas da bananicultura, incluindo preço, doenças, plantio.

Saulo Lage acredita que através de um planejamento estratégico, a produção da banana pode crescer ainda mais. “Na região, temos mais de 20 mil hectares de banana. Os pesquisadores vão apresentar o que têm e vamos promover um debate, onde os produtores vão poder levantar as demandas sobre as produções. Vamos sintonizar os pesquisadores com a realidade de nossa região e sintonizar os produtores com a pesquisa da Embrapa. Traçar um plano de ação para desenvolver o trabalho pode ser um caminho”, afirma.

Para mais informações sobre o workshop, o telefone da Abanorte é (38) 3821-2936. O site da entidade também disponibiliza mais detalhes sobre o evento.

Abanorte
Mais de 2000 produtores estão cadastrados na Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte). São 23 anos de existência voltados para assuntos relacionados às plantações de diversas frutas do Norte de Minas. A entidade começou vinculada à bananicultura, mas foi expandida e realiza um trabalho voltado a dezenas de culturas.


O trabalho é realizado através de parcerias com entidades públicas e privadas, buscando integrar atuações com os parceiros de outros sindicatos e cooperativas. A Abanorte tem sede em Janaúba e atua sem fins lucrativos. O objetivo é congregar os produtores de frutas “in natura”, associações, cooperativas, sindicatos e outras instituições representativas da categoria para promover o desenvolvimento socioeconômico desse setor agrícola.

Para o presidente, Saulo Lage, eventos de integração entre os fruticultores são importantes para que haja um diálogo e coesão entre eles. “O objetivo da Abanorte enquanto entidade é afinar o diálogo, afinar os instrumentos da orquestra e unir a atuação. Temos muitos músicos competentes que tem tocado separados, queremos que todo mundo toque a mesma musica para que todos possam chegar ao fim da partitura”, conclui.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Janaúba registra o 36º assassinato em 2016

No final da tarde desta segunda-feira (14), a cidade de Janaúba registrou seu 36º assassinato em 2016.
Segundo informações divulgadas pela PM, um homem que havia deixado a prisão há pouco tempo foi morto na comunidade Mundo Novo, zona rural de Janaúba.
Marcelo Colares foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, pelo menos 6 tiros foram efetuados contra Marcelo que morreu no local.

A Polícia Militar realiza intenso rastreamento em busca dos autores, mas até o momento ninguém foi preso e não se sabe a motivação do crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Espinosa dois jovens são detidos por roubo a um bar

Material foi apreendido e levado para a delegacia.

Dois jovens, de 16 e 18 anos, foram detidos na madrugada desta segunda-feira (14) por envolvimento em um roubo na zona rural de Espinosa, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, quatro criminosos participaram na ação.

Ainda segundo a PM, o grupo estava armado e roubou o dinheiro de um bar, na comunidade de Pernambuco. A Polícia Militar foi acionada e iniciou rastreamento na região.

Durante o rastreamento, os militares se depararam com os criminosos, que estavam em duas motocicletas. Dois dos envolvidos caíram em um atoleiro, mas os outros dois conseguiram fugir por um matagal.

Foram apreendidas as duas motocicletas usadas no assalto, duas espingardas e uma réplica de pistola. A PM informou ainda que os dois detidos foram levados para a delegacia de plantão em Janaúba. Os outros envolvidos foram identificados como sendo um rapaz de 18 anos e outro de 22. Até a tarde desta segunda a PM ainda fazia buscas pelos suspeitos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Janaúba bandidos roubam malote de posto de combustíveis

O funcionário de um posto de combustíveis foi assaltado na manhã desta segunda-feira (14) em Janaúba, no Norte de Minas. A vítima seguia com o malote para um banco, localizado na Rua Francisco Sá, e foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta em frente à agência.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos estavam armados e fugiram logo após o crime. A vítima afirmou aos militares que o veículo era alto e da cor vermelha. O valor levado, segundo informações oficiosas, seria mais de R$100 mil.

A PM faz buscas na cidade para tentar localizar os envolvidos, mas até o início da tarde desta segunda ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

domingo, 13 de novembro de 2016

Homem de 29 anos é encontrado morto com tiro e facadas em Januária

Um homem de 29 anos foi assassinado na madrugada deste domingo (13) em Januária, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada no quintal de uma casa, no Bairro Cerâmica, com marcas de tiro e facadas.

Ainda segundo a PM, o dono da residência acionou a PM afirmando ter ouvido o barulho de disparos de arma de fogo e ao verificar o quintal, encontrou a vítima; ela foi atingida por um tiro na cabeça e golpes de faca no abdome.

Os militares informaram também que a vítima possui passagens por roubo e furto, mas a autoria e os motivos do crime ainda são investigados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Motorista morre em acidente entre carretas na BR-251, no Norte de MG

Acidente aconteceu a 20 quilômetros da entrada de Grão Mogol 

Um homem de 32 anos morreu em um acidente na BR-251, a 20 quilômetros da entrada de Grão Mogol (MG), nessa sexta-feira (11). Ele ficou preso às ferragens e teve que ser retirado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo os militares, a ocorrência envolveu duas carretas. Ainda de acordo com informações apuradas no local, o veículo dirigido pela vítima fatal estava carregado de embalagens plásticas e bateu na traseira do outro, que transportava peças metálicas e estava no acostamento.

Na segunda carreta estavam o motorista, que ficou ferido e foi socorrido pelo Samu, e um passageiro que não se feriu. Parte da carga de embalagens foi saqueada. A pista teve que ser interditada nos dois sentidos, mas foi liberada com a chegada da Polícia Rodoviária Federal.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Polícia registra duas homicídios na região da Serra Geral no Norte de MG

Duas pessoas foram assassinadas neste sábado (12) na região da Serra Geral, no Norte de Minas. De acordo com Polícia Militar, umas das vítimas é uma mulher que foi atingida por tiros na zona rural de Janaúba.

Segundo a PM, a vítima, de 29 anos, estava em um bar quando foi surpreendida pelo companheiro, de 32. Os dois discutiam quando o homem sacou uma arma e atirou contra a mulher; ela foi atingida no tórax. O Samu foi acionado, mas quando chegou ao local a vítima já havia falecido. O suspeito fugiu em uma motocicleta e até a manhã deste domingo (13) não foi localizado.

O outro crime foi em Jaíba. De acordo com a PM, um rapaz, de 24 anos, foi encontrado morto na Vila NSJ, zona rural do município. A vítima foi atingida por uma faca na região da virilha.

Ainda segundo informações da PM, a vítima foi vista discutindo momentos antes com um homem, de 28 anos. Os dois já tinham discutido outras vezes e, por isso, ele é apontado como o principal suspeito do crime, mas ainda não foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV