Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 22 de outubro de 2016

Ministério Público estabelece medidas para controle da dengue em Francisco Sá e Capitão Enéas

A proximidade do período chuvoso, favorável à reprodução do mosquito Aedes aegypti, bem como a necessidade das Prefeituras em cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD) levaram o promotor da Comarca, Daniel Piovanelli Ardisson, a convidar os prefeitos de Francisco Sá e Capitão Enéas, Denilson Silveira e César Emílio, a assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a finalidade de reforçar as medidas de combate ao mosquito, transmissor também do vírus da zika e febre chikungunya. Denilson deve assinar o TAC na próxima terça-feira (25) e César, no dia seguinte, ambos com seus respectivos secretários de Saúde.

As duas Prefeituras deverão cumprir uma série de medidas, dentre elas a visita, por agentes sanitários, em todos os imóveis, ocupados ou não, no mínimo de dois em dois meses, com ações para detecção e combate a focos, objetivando manter os índices de infestação abaixo de 1%, número recomendado pelo Ministério da Saúde. Também deverá ser aprimorada a limpeza urbana e coleta regular de lixo, recolhimento de pneus usados e empreender esforços com a finalidade de tampar todas as caixas, tanques e outros depósitos de água dos imóveis.

Os moradores dos dois municípios deverão receber orientações visando promover mudanças de hábitos que contribuam para manter o ambiente doméstico livre do mosquito.

Também faz parte dos compromissos a assistência aos enfermos e a criação de um Comitê Municipal de Mobilização, Acompanhamento e Avaliação das medidas de controle da dengue, integrado por representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, como funcionários da área de Saúde, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e moradores.

O descumprimento das cláusulas acarretará multa diária de R$1.000,00.


Fonte: Gazeta Norte Mineira

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOMENAGEIA DOM JOSÉ MAURO EM LANÇAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA


(Por Idalice Martins) Embora as atividades da Campanha Outubro Rosa/2016 já tivessem sido iniciadas desde o dia 05/10, com trabalhos educativos, o lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 17/10. Com presença do Prefeito Yuji Yamada, da Secretária Municipal de Saúde Dayane Cristina Souza Rocha, toda equipe do CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada, entre outros profissionais de saúde, usuários do serviço e visitantes.

O brilho do evento foi uma apresentação musical feita pelo coral de crianças e adolescentes do Projeto Dom José Mauro, numa homenagem ao nosso saudoso bispo. Além das músicas, outra homenagem prestada foi uma placa, contendo fotos e trechos da biografia de Dom José Mauro Pereira Bastos, fixada na entrada do CEAE.

Após as homenagens, as autoridades fizeram uso da palavra e ressaltaram a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O CEAE Dom José Mauro Pereira Bastos é referência, em diagnóstico, assistência multidisciplinar e reabilitação no pós-operatório do câncer de mama, para Janaúba e toda Região da Serra Geral.

JANAÚBA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INAUGURA UBS PARTEIRA MARIA NEVES


(Por Idalice Martins) Localizada à Rua Manoel Bandeira, nº 580 no Bairro Veredas, a Unidade Básica de Saúde, que conforme a Lei nº 2.154 de 23 de dezembro de 2.015 de autoria do Vereador Paulo Roberto de Oliveira dá denominação de UBS Parteira Maria Neves. Foi inaugurada na última terça-feira, 18/10, data em que é comemorado o Dia do Médico. Estiveram presentes: o Prefeito Yuji Yamada, a Secretária Municipal de Saúde Dayane Cristina Souza Rocha, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos Domingos Pereira da Silva, familiares e amigos da Parteira Maria Neves, profissionais da saúde e muitos outros convidados.

A senhora Bernardina Neves de Jesus, filha da Parteira Maria Neves, emocionada, fez a leitura da sua biografia. Nascida em 05 de agosto de 1911, Maria Neves, cidadã gorutubana, prestou serviços voluntários, como parteira, por mais de 25 anos, tendo herdado da sua mãe, este sublime ofício. Realizou mais de 400 partos e faleceu em 15 de julho de 1986. Na fala da Secretária Municipal de Saúde Dayane Cristina disse: “Não poderia ser esquecida, alguém que tanto serviu ao próximo e honrou a Deus na colaboração de novas vidas”.

Representando todos os profissionais médicos, o Dr. Lucas Santana Laranjeira e a Dra. Évila Mendes Silva, que atenderão na UBS Parteira Maria Neves, foram homenageados, pelo seu dia.
Poesia de autoria da Drª. Murita L. da Cruz Rios Sampaio

Ser médico…  
Aliviar sofrimentos, penetrar fundo nos tormentos da humanidade.
Ser médico…
Dar de si profundamente, sentir a dor do doente, compreender a sua sorte. É se doar por inteiro é romper o nevoeiro que separa vida e morte.
Ser médico…
Uma vida a dar vidas, a mão que cura feridas, a palavra que conforta o olhar compadecido.
Ser médico…
É infundir confiança ao velho, ao jovem, à criança. É ser de Deus o instrumento dando alívio à dor alheia, tecer fibra a fibra uma teia seguindo o seu juramento.
Ser médico…
É ter na mão a leveza, agir com delicadeza. É ver em cada criatura o pai, a mãe, o filho, o parente para que seu trabalho apresente o dom verdadeiro da cura.
Ser médico…
É empreender com carinho, conhecer e traçar seu caminho sem jamais pensar no tédio.
Comprimidos não resolvem.
Nem diplomas se devolvem.
É uma paixão sem remédio.


1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei:
3.a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes.
ECLESIÁSTICO 38, 1-3

Mais um destaque do evento foi uma apresentação da cultura gorutubana com o grupo Sorriso e os foliões de Santa Rita do Bairro Barbosa. E para finalizar foi descerrada, a placa de inauguração da UBS Parteira Maria Neves.
Agradecemos a todos os colaboradores e nossos parceiros Acijan, Cemig e Casa da Amizade Solange Santos da Associação das Senhoras dos Rotarianos.

ASCOM Secretaria de Saúde

Chegada da Ferrovia Central do Brasil ao Norte de Minas completa 90 anos

Estação de Corinto foi inaugurada em 1904

Objetos usados na construção e manutenção da
ferrovia estão guardados no museu de Bocaiuva

Estação que fica na zona rural de Porteirinha está abandonada

Obras de construção de um viaduto em
Montes Claros em 1948

(G1) A chegada do trem no Norte de Minas contribuiu para o surgimento de cidades como Janaúba, Francisco Sá e Capitão Enéas. Há exatos 90 anos, a ferrovia levava desenvolvimento e progresso para a economia regional. O serviço de transporte de passageiros foi encerrado há 20 anos.

Um dos entroncamentos importantes para a história da ferrovia em Minas Gerais está em Corinto, na região central do estado. Foi em 1904, quando a cidade era conhecida ainda como Curralinho, que foi inaugurada a estação. O local era ponto de partida de linhas para Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e para Pirapora e Montes Claros no Norte de Minas.


De acordo a historiadora Simone Lessa, a pretensão da Ferrovia Central do Brasil era chegar até o Rio São Francisco e ali partir até Belém do Pará, no Norte do país. Porém, as obras nunca foram concluídas e a decadência do ciclo da borracha na Amazônia, mudou os planos e os interesses passaram a ligar o Norte de Minas ao estado da Bahia.

A Estrada de Ferro Central do Brasil foi inaugurada em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, em 1926, quando o município passou a ser ‘ponta de trilho’ e ficou conhecido como boca do Sertão. “Quando uma cidade se tornava ‘ponta de trilho’, abria o mercado de consumo e a imaginação. As pessoas ganhavam mais que mercadoria de fora. Assim as cidades passavam a se desenvolver e se tornavam referência para os locais próximos que ainda não tinham ferrovia” explica Simone Lessa.

As obras da ferrovia ficaram paradas na região por 10 anos em função da Segunda Guerra Mundial e crises políticas. Depois desse período, as obras foram retomadas e outras 13 estações da Ferrovia Central do Brasil foram construídas.
Uma delas recebeu o nome de Burarama e depois Estação Engenheiro Zander, que deu vida a atual cidade de Capitão Enéas. Com a chegada do trem, o comerciante Enéas Mineiro de Souza viu uma oportunidade comercial e instalou algodoeira, açougue, armazém e serraria, empregando duas mil pessoas. Em 1962, a comunidade de Sapé, que pertencia a Francisco Sá, foi emancipada e recebeu o nome de Capitão Enéas.

Janaúba é outra cidade norte-mineira que tem seu surgimento ligado a passagem dos trilhos. “O município de Francisco Sá era muito grande. A nova cidade surgiu do distrito de Gameleiras, já no momento de grande trafego na linha férrea”, afirma a mestre em ciências sociais, Maria Natividade.

Para o historiador José dos Santos, a instalação da estação ferroviária no Norte de Minas foi fundamental para exploração do comércio na região. “Antes, as mercadorias vinham pelos caixeiros. Com o trem passando pela cidade, ficou mais fácil trazer e levar os produtos. Isso fez a diferença para o avanço da economia local”, conta.

Fim do trem de passageiros
Em setembro de 1996, o Trem do Sertão passou pelos trilhos com passageiros pela última vez. Com a privatização e a concessão para uma empresa explorar a ferrovia, somente cargas passam nas locomotivas atualmente.
O fim do trem de passageiros deixou boas lembranças e muita saudade. O aposentado Geronimo Pereira, de 88 anos, mora na zona rural de Porteirinha e lembra com carinho da época que o trem levava e trazia alegrias. “Era tudo muito movimentado. Aqui, quando o trem passava, todos paravam pra ver. E quem estava no vagão, sempre comprava alguma coisa pra comer”, relembra.

Quem também relembra com saudosismo do Trem do Sertão é a dona Aurelina dos Santos. Hoje, ela está com a visão debilitada, mas na memória tem guardadas as imagens de quando a locomotiva passava na porta da sua casa. “Aqui nós vendíamos biscoito para os passageiros. A gente entrava com os tabuleiros cheios de comida e saiam vazios. Dava uma graninha boa vender”, conta.

Um pouco da história da ferrovia no Norte de Minas está guardada na antiga estação que fica em Bocaiuva. Depois que o prédio passou para a administração municipal, ele foi reformado e ganhou por meio de doações da atual concessionária que explora a ferrovia e de ex-funcionários alguns objetos, fotos e documentos. O local foi transformado em um museu, que retrata a importância do espaço para a cidade.

“Muito do crescimento de Bocaiuva se deve pela ferrovia. Estes trilhos tem um valor para muitas pessoas, por isso esse espaço foi criado. Desde 2012, temos aqui um museu e o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade”, conta o secretário de Cultura Anderson Cleiton.

Em Capitão Enéas, idoso de 67 anos morre atropelado na MGC-122

Um idoso de 67 anos morreu atropelado por um caminhão na MGC-122, em Capitão Enéas (MG), nessa quinta-feira (20). Com medo, o motorista saiu do local do acidente, foi para um posto e chamou a Polícia Militar.

O condutor disse que o idoso perdeu o controle da direção da moto que dirigia após bater no galho de uma árvore caída na pista. Em seguida, invadiu a contramão e o acidente aconteceu. Ele ainda afirmou para os militares que tentou desviar para evitar o atropelamento.

De acordo com a PM, o filho do idoso esteve no local e culpou o motorista pelo acidente, por isso ele preferiu sair do lugar. O corpo foi liberado para funerária.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba idoso de 73 anos é baleado no pescoço

Um idoso de 73 anos foi baleado no pescoço nessa quinta-feira (20), o crime aconteceu no Centro de Jaíba (MG), perto da Praça do Mercado. Segundo as informações levantadas pela Polícia Militar, ele estava com um grupo de pessoas, quando dois homens armados chegaram atirando.

Logo após o homem ter sido atingido, a PM foi chamada e o socorreu na viatura até um hospital. O idoso contou que outras pessoas teriam sido atingidas, a PM afirmou que um rapaz de 24 anos também foi baleado de raspão.

Os militares fizeram buscas, mas ainda não encontraram os dois homens que dispararam. A motivação do crime é desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

PM e Semad fazem apreensão de pássaros em Janaúba e Jaíba

Pássaro estava debilitado e morreu, segundo a PM

Um homem foi flagrado ao tentar passar três gaiolas com pássaros por um muro enquanto a casa dele era alvo de uma fiscalização da Secretária Estadual de Meio Ambiente (Semad) e da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada no Bairro Santo Antônio, em Janaúba (MG), nessa quinta-feira (20), durante a operação Araraúnas.

Segundo a PM, quatro aves estavam presas nas gaiolas. Ainda no local, foi encontrado um pássaro, que de acordo com a polícia, estava debilitado e morreu. Uma tarrafa foi apreendida na casa.

Em outro imóvel, na Rua Deusdete Gonzaga Soares, no Bairro Saudade, 15 aves também foram apreendidas.

Nas duas ocorrências duas pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos. Os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Belo Horizonte (MG) e os envolvidos foram levados para a delegacia.
Gaiolas e pássaros apreendidos em Jaíba

Jaíba
Ainda durante a fiscalização, outras apreensões foram registradas em Jaíba (MG), no Povoado Linha II.

Fiscais da Semad e policiais apreenderam 31 aves e várias gaiolas em cinco residências. De acordo com a PM, em três dos imóveis ninguém foi encontrado. Duas pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos na Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Incêndio atinge transformador da Cemig em Várzea da Palma

Bombeiros usaram 3 mil litros de água
para combater incêndio que atingiu transformador 

O Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar um incêndio que atingiu um transformador da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Várzea da Palma (MG). A ocorrência foi registrada nessa quarta-feira (19).

Segundo as informações dos Bombeiros, foram usados três mil litros de água para combater as chamas e fazer o resfriamento do transformador. De acordo com os militares, as preocupações eram de que o fogo atingisse o óleo que fica na parte central do equipamento e que houvesse explosão.

Os Bombeiros foram informados no local de que o fogo pode ter começado após um curto-circuito em um poste do lado da instalação onde fica o transformador. As torres de energia que ficam perto do local tiveram que ser desligadas e parte da cidade ficou sem energia elétrica.

Segundo a Cemig, a interrupção no fornecimento de energia ocorrida em Várzea da Palma ocorreu devido à falha em um transformador que atende a área urbana do município. O restabelecimento do sistema aconteceu às 20h43 da noite de ontem. As causas do defeito no equipamento estão sendo apuradas pela companhia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Operação Codinome combate crime organizado ligado ao tráfico de drogas no Norte de Minas

Foi deflagrada, nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2016, a Operação Codinome, que conta com a atuação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), para combate ao crime organizado ligado ao tráfico de drogas em diversos municípios no norte de Minas Gerais.

Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca e apreensão nos municípios de Capitão Enéas, Montes Claros, São Romão, Manga, Francisco Sá, Monte Azul e São Francisco. A Operação Codinome conta com a participação de 138 policiais militares, 35 viaturas e um helicóptero. Em apoio à operação, a Polícia Civil disponibilizou um delegado, dois investigadores e dois escrivães para prestar auxílio no município de Capitão Enéas.

O trabalho investigativo e de inteligência, que teve início há 11 meses, foi desenvolvido em conjunto pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Montes Claros (GAECO Montes Claros) e pela PMMG.

Durante as investigações, surgiram indícios e provas da prática, pelos investigados, dos delitos de associação para o tráfico e de tráfico de drogas, posse de arma de fogo, corrupção de menores e associação criminosa com o intuito de praticar delitos de roubo. Foi também constatado que alguns dos investigados se autoatribuíam, nas negociações atinentes ao tráfico de drogas, nomes distintos dos verdadeiros, visando ludibriar as investigações, o que deu origem ao nome da operação.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram deferidos e expedidos pelo Juízo da Comarca de Francisco Sá, após requerimento formulado pelo MPMG nos autos de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado e conduzido pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: MPMG

Barragem Bico da Pedra tem pouco mais de três metros de volume útil

Barragem Bico da Pedra (Foto: Pablo de Melo)

(Por Ambrósio Prates) A situação da Barragem do Bico da Pedra em Janaúba  volta  a preocupar  principalmente quem depende da água para utilização na irrigação do perímetro Gorutuba. Os dados fornecidos pelo  Distrito de  Irrigação do Perímetro Gorutuba indicam que   a cota atual da barragem é de 538,25 metros  em relação ao nível do mar. A cota do volume morto é de 535 metros.  Isso  quer dizer que  a água disponível para a irrigação chega a 3 metros e 25 centímetros do nível  total da represa.

Com um gasto   mensal que consome entre 60 e 70 centímetros  por mês  da pra prever que a água  atual só é suficiente para manter  o projeto  em atividade pelos próximos  quatro ou  cinco meses, caso não haja chuvas no período. As chuvas  que caíram no início de outubro até elevaram o nível da barragem que chegou a subir 10 centímetros.  Isso deixa a situação de alerta inalterada. A água para o consumo humano neste momento não corre nenhum risco.

Mesmo assim a comunidade é instada  a promover o uso consciente da água.  Com a seca que atinge a região há cinco anos o projeto de irrigação vem se reinventando buscando formas de equilibrar produção lucrativa com consumo eficiente de água. O maior ganho neste sentido seria a tubulação do  sistema.  O problema é que a  promessa é tão antiga quanto a protelação dos órgãos públicos, aqui leia-se União e Codevasf.

Janaúba: Estudantes ocupam campus em protesto

A manifestação (Foto: Ambrósio Prates)

A manifestação (Foto: Ambrósio Prates)

(Por Ambrósio Prates) Desde a última sexta feira estudantes universitários estão ocupando o campus provisório de Janaúba da Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, que funciona nas instalações do antigo CAIC onde estudam cerca de 400 acadêmicos dos cursos de engenharia. A decisão pela ocupação partiu do Centro Acadêmico e foi acatada pela maioria dos estudantes. Os universitários protestam contra a possibilidade de aprovação da PEC 241. A proposta de emenda à constituição determina o congelamento das despesas do Governo Federal com cifras que serão corrigidas pela inflação pelos próximos vinte anos e deve afetar vários setores do serviço público.

Para os mentores do protesto em Janaúba, a medida pode atingir em cheio o campus Janaúba. O prédio que irá abrigar definitivamente o campus na cidade não está concluído. Se investimentos do Governo Federal forem cortados para áreas como educação ciência e tecnologia, existe o risco de que os cursos de engenharia não possam prosseguir depois dos primeiros períodos considerados base. Recentemente a direção da universidade afirmou que a possibilidade de interrupção dos cursos e relocação dos alunos não existe.


Ainda assim os universitários decidiram manter a posição de ocupação do campus. Eles passaram inclusive a madrugada no prédio, onde funciona a universidade. Uma nota que foi divulgada pelo centro acadêmico informa que os estudantes pretendem fazer uma comitiva e ir até Brasília reforçar um grande protesto que haverá com a participação de pelo menos 300 universidades em todo o país. A data de votação de PEC 241 em segundo turno ainda não está definida, mas deve ocorrer esta semana. O campus da UFVJM de Janaúba começou a funcionar no início do ano de 2014 e abriga atualmente os cursos de Engenharia. A expectativa é que no futuro o curso transforme Janaúba numa das maiores referências nacionais em tecnologia de todo o país.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Em Janaúba rapaz de 25 anos é atingido por um tiro no abdome

Um rapaz de 25 anos foi baleado no Bairro Nova Esperança, em Janaúba (MG), nesta terça-feira (18). Ele estava em uma calçada com um grupo de pessoas quando dois homens chegaram e atiraram.

Segundo as informações da Polícia Militar, o jovem foi atingido no abdome e encaminhado para um hospital. Ele permanece internado em estado grave.

A PM fez buscas, mas os dois homens ainda não foram presos. A motivação do crime é desconhecida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Jaíba, cinco homens armados assaltam mercearia na Vila NH2

Cinco homens armados com espingardas assaltaram uma mercearia na Vila NH2, em Jaíba (MG), nessa terça-feira (17). As vítimas informaram à PM que eles invadiram o local e anunciaram o assalto; os bandidos estavam com camisas amarradas na cabeça.

De acordo com a polícia, eles levaram R$ 785, um cheque no valor de R$ 400, celular, cartão de crédito e documentos pessoais do proprietário da mercearia e de clientes.

Após o crime, eles fugiram em um veículo e ainda não foram localizados pela PM.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

Em Janaúba após roubo, celular aponta localização e homem é preso

Arma e celulares apreendidos
A Polícia Militar prendeu um jovem de 20 anos com celulares roubados nessa segunda-feira (17) em Janaúba (MG). Um dos telefones levados por ele tinha um aplicativo de localização.

A vítima foi abordada pelo criminoso na Rua São João da Ponte, no Bairro São Gonçalo. Após o crime, ela acionou a PM e disse que o aparelho tinha o localizador que apontava para as proximidades de um clube.

Após buscas, o rapaz foi visto pelos militares enquanto saía de um lote vago. Ele tentou fugir, mas foi detido. Com ele, os policiais apreenderam três celulares, um revólver e duas buchas de maconha. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

No Centro de Janaúba, homem de 24 anos, é atingido por três tiros

Um homem, de 24 anos, foi baleado no início da tarde desta segunda-feira (17) no Centro de Janaúba, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos.

O crime foi no cruzamento da Avenida Marechal Deodoro com a Américo Soares, ao lado do Batalhão do Corpo de Bombeiros na cidade. Após ser atingida, a vítima pediu socorro aos bombeiros, que prestaram os primeiros atendimentos ainda dentro do pelotão.

Segundo os militares, o rapaz foi atingido por três disparos; um no tórax, no braço esquerdo e um no pé direito. Ele foi encaminhado a um hospital da cidade em estado grave, de acordo com os bombeiros, pois havia a suspeita de hemorragia interna.

A Polícia Militar faz buscas para localizar os autores do crime.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

domingo, 16 de outubro de 2016

ANA divulga termos de alocação de água do Bico da Pedra

A barragem do Bico da Pedra tem uso da água controlado

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou os termos de alocação de água para o período 2016-2017 na Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba e ainda em Estreito, em Espinosa, além de outros reservatórios inseridos totalmente ou em parte da bacia do São Francisco. O documento aponta diretrizes para que se alcance uma melhor gestão das águas do rio, garantindo o seu uso de maneira racional, especialmente em época de forte estiagem. O ofício alerta que, em caso condições climáticas adversas, o uso outorgado para cada usuário, ou seja, a parcela a ser utilizada de água, poderá ser alterada, garantindo, assim, o atendimento a “usos prioritários”.

Neste caso, o recurso natural seria destinado para o abastecimento humano e dessedentação animal. “Os quantitativos outorgados nesta Resolução poderão ser alterados em decorrência de condições climáticas adversas, de alocações de água, ou ainda da necessidade de se atender a usos prioritários”, destaca o comunicado assinado pela agência reguladora federal, conforme Humberto Cardoso Gonçalves, superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA.

No dia 4 de maio de 2016 foi realizada a reunião em Janaúba para decidir como será essa alocação de água, até abril de 2017, em evento presidido por Aroldo Cangussu, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gorutuba, quando ficou definido que para abastecimento humano serão disponibilizados 130 litros por segundo e liberados 72,2%; 1.387 litros/segundo para atender o Distrito de Irrigação do Gorutuba, com permissão de 70%; 29 litros/segundos para a aquicultura, 2,5 litros por segundo para a fábrica de tomate e 420 litros por segundo para a irrigação da Assieg.


Fonte: Gazeta Norte Mineira

Em Janaúba, comunidade escolherá secretário de educação

(Por Ambrósio Prates) O prefeito eleito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), pretende levar ao pé da letra a concepção de gestão democrática no município e promoverá um ato inédito: o secretário municipal de Educação será escolhido pela comunidade escolar, ou seja, professores, alunos, pais de alunos e trabalhadores na educação. Ele anunciou essa sua decisão durante entrevista à GAZETA. Isaildon afirmou que no caso específico da Secretaria de Educação não haverá indicação dele e, por isso, chamará a comunidade escolar para escolher um nome de consenso. Cada escola indicará um nome que represente a comunidade específica.

Os nomes indicados por cada escola serão levados a uma assembléia com a participação de todos envolvidos na educação municipal. Nesta reunião os educadores apontarão o nome que represente a vontade da maioria e o escolhido será então empossado como Secretário de Educação. Essa concepção administrativa de praticar a democracia e ouvir a comunidade, segundo o prefeito, será a marca de sua gestão. No entanto, ele alerta que essa abertura não significa permissividade. Outra medida adotada pelo prefeito eleito será exigir o cumprimento integral do Código de Postura do município, que nos últimos anos não vinha sendo feito.

Sua previsão é que sua gestão assumirá o município com uma dívida estimada em R$ 40 milhões e, por isso, tomará medidas enérgicas, pois seu único compromisso é com a cidade. Garante que nesse primeiro ano de Governo, promoverá profundas mudanças na cidade, que passa por uma das maiores crises de sua história.

APOIO – A maior surpresa veio na semana passada: o ex-prefeito Aldimar Dimas Rodrigues, do PMDB, que perdeu a eleição para Carlos Isaildon, em mensagem pelas redes sociais para agradecer quem votou em sua pessoa, pediu apoio dos janaubenses ao prefeito eleito, pois entende que é hora de ajudar o município. Nos últimos 30 anos, é a primeira vez que ocorre uma situação como essa. (Colaborador)

Colégios de Janaúba entre os cinco melhores do Enem

(Por Girleno Alencar) Os colégios particulares Prêmio e CEC, de Janaúba, ficaram entre os cinco melhores do Norte de Minas, no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio na região, divulgado pelo Ministério da Educação, no dia 4. Eles ficaram a frente de diversos colégios tradicionais de Montes Claros. Perderam apenas para os Colégios Sólido, Marista São José e Prisma, em toda região. Na rede estadual, a escola estadual José Gorutuba liderou o ranking em Janaúba. O ranking foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e a lista reúne as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado em todo Brasil.

Na cidade de Janaúba, o Colégio Prêmio ficou com a 1.817ª classificação nacional, com 579,75 pontos; o CEC ficou em 1.884º lugar, com 578,32 pontos. A Escola Janaubense, que também é privada, ficou em 3.028º lugar, com 557,10 pontos. Na rede pública, a escola estadual José Gorutuba ficou em 8.861º lugar, com 493,81 pontos; a escola estadual Joaquim Mauricio de Azevedo ficou em 10.891º lugar, com 482,08 pontos e a escola estadual Rômulo Salves de Azevedo ficou em 12.281º lugar, com 473,20. No Norte de Minas, a melhor pontuação na rede privada foi do Sólido, com 607,70 pontos e na rede pública, o Colégio Tiradentes, com 542,77 pontos, ambos de Montes Claros.

A redação é a única prova subjetiva do Enem. As demais - linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza - são de múltipla escolha. A prova avalia os estudantes quanto ao domínio da escrita formal e capacidade de organizar e interpretar informações, entre outras competências.

Uma pessoa morre e dez ficam feridas em acidente na BR-135

Veículo que tentou ultrapassagem pegou fogo após batida

Uma mulher morreu e oito ficaram feridas em um acidente na madrugada deste domingo (16) na BR-135, em Bocaiuva, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dois carros bateram de frente próximo ao KM-394.

Ainda segundo a PRF, um veículo com placa de São Paulo (SP) seguia sentido a Bocaiuva quando o condutor tentou fazer uma ultrapassagem forçada e bateu de frente com um carro que seguia sentido a Montes Claros. O carro que forçou a ultrapassagem pegou fogo na pista. Uma mulher, de 27 anos, que estava no outro veículo morreu no local. A pista ficou interditada por cerca de duas horas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, outras dez vítimas, entre elas crianças, foram encaminhadas a um hospital de Montes Claros. O estado de saúde delas não foi divulgado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV