Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 3 de setembro de 2016

Polícia apreende 600 litros de etanol sem procedência em Taiobeiras

Material foi encontrado em uma casa

A Polícia Militar apreendeu 600 litros de etanol sem procedência em Taiobeiras, no Norte de Minas, durante uma operação realizada nessa sexta-feira (02). O material foi encontrado no banheiro de uma casa no Distrito de Mirandópolis, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O dono do imóvel, de 40 anos, foi preso e disse à PM que havia comprado o etanol às margens da BR-251 e estava comercializando na comunidade. Com ele, os policiais apreenderam também um revólver.

Durante a operação, a polícia cumpriu mais de 20 mandados de busca e apreensão na zona urbana de Taiobeiras e nas comunidades de Lagoa Grande e Mirandópolis. Seis pessoas foram detidas, entre eles, um jovem de 20 anos que estava com dois papelotes de cocaína, R$ 250 e uma moto com chassi adulterado. Com outro rapaz, de 18, a polícia apreendeu ainda dois pinos de cocaína. Os detidos foram encaminhados à delegacia, juntamente com o material apreendido.

De acordo com a Polícia Militar, a ação foi desencadeada com o objetivo de reduzir a criminalidade, após dois tiroteios ocorridos na cidade no último dia 27, que deixou cinco jovens feridos. A motivação do crime seria disputa entre gangues rivais envolvidas com o tráfico de drogas. Cinco pessoas foram detidas no dia da ocorrência, três são menores e estão internados no Centro Socioeducativo Nossa Senhora Aparecida de Montes Claros (MG).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Idoso de 64 anos é morto dentro de casa em Manga, no Norte de Minas

O corpo de um idoso de 64 anos foi encontrado dentro de casa em Manga (MG), nessa sexta-feira (02). De acordo com a perícia, ele apresentava seis perfurações de arma branca. A motivação do crime é desconhecida. Os militares realizaram buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

E em Patis, um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas após uma discussão. De acordo com a polícia, o autor estaria fazendo manobras com uma motocicleta em uma rua e a vítima pediu que ele parasse porque a poeira estava incomodando. Eles se desentenderam e o homem efetuou vários golpes de faca no rapaz. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu antes de dar entrada ao hospital. O autor fugiu e ainda não foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Polo de confecção gera 1.200 empregos formais em Espinosa

Atuação do Sebrae colabora para qualificação do setor 

(Por Cida Santana) Espinosa, município com 31 mil habitantes, situado no extremo Norte de Minas Gerais, destaca-se pelo polo de confecção que se formou na cidade há cerca de 20 anos. A atividade gera mais de 1.200 empregos formais no município e ganha impulso como apoio do Sebrae Minas que, além de promover cursos de qualificação e consultoria para os empreendedores, contribuiu para a instalação de uma escola de costura no município.
Desde 2011, o Sebrae Minas atua no polo, oferecendo cursos com foco em produção e gestão, consultorias, oficinas de finanças, marketing e ações específicas como consultorias em melhoria do processo produtivo, planejamento estratégico e gestão mercadológica.
O analista técnico do Sebrae Jadilson Borges destaca que as ações trazem resultados práticos para o setor. “Oferecemos o curso ‘Cultura da Cooperação’, que tem como objetivo aumentar a capacidade de agir coletivamente, baseado nos princípios da cooperação. O grupo abraçou a causa e, rapidamente, colocou em prática uma ideia antiga que era criar uma escola de costura para ensinar aqueles que desejam aprender o ofício”, enfatiza.
A escola é financiada pelos próprios empresários que investem em uma mão-de-obra qualificada. Também ganham os participantes dos cursos de costura. A maioria deles tem o emprego garantido ao final da capacitação.
De acordo com Leonardo Souza Silva, Gerente Industrial da Amil, maior confecção da cidade e integrante do Grupo Costurar, a consultoria do Sebrae foi fundamental para a profissionalização do setor. “Éramos desunidos. Depois das orientações do Sebrae Minas, começamos a pensar e a desenvolver ações em conjunto, o que ajudou a alavancar nossa produção”, relata Leonardo.

Vocação têxtil
Até meados da década de 1980, o algodão era o destaque na economia regional. As pragas e as constantes secas, contudo, impediram a continuidade da cultura. Diante deste cenário, surgiu o segmento de confecção, que se transformou na principal fonte de geração de emprego e renda no município.
O polo têxtil de Espinosa conta com sete fábricas e outras 40 unidades de produção de menor porte, responsáveis pela costura e o acabamento final das peças de roupas: as chamadas facções. As principais confecções produzidas são de camisaria, malharia e jeans.

Ex-prefeito de Matias Cardoso diz que vai recorrer e descarta deixar a disputa


(Por Luís Cládio Guedes) A juíza eleitoral de Comarca de Manga, no extremo Norte de Minas, Bárbara Lívio, acaba de indeferir o registro de candidatura do ex-prefeito de Matias Cardoso João Cordoval de Barros, o João Pescador (PMDB), e do seu vice, Juarez Alves Pereira (PSDB), da coligação ‘Matias no caminho certo’. A magistrada julgou extinto o processo com resolução do mérito em ação de iniciativa do Ministério Público Eleitoral que alega o fato de que Cordoval teve prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), relativas a dois convênios celebrados pelo município de Matias Cardoso com o Ministério do Turismo.

Bárbara Lívio entendeu que os argumentos apresentados pelo Ministério Público configuram a inelegibilidade de João Pescador e do seu vice, Juarez Pereira, com base no artigo 1º da Lei Complementar 64/90, conhecida como Lei das Inelegibilidades, que torna inapto para participar de processos eleitorais quem tiver contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

Segundo o MPE, os fatos que tornaram Cordoval inelegível aconteceram quando o agora candidato ocupou o cargo de prefeito do município, no período de 2009 a 2012. O TCU rejeitou tomada especial de contas após a administração do prefeito Cordoval não demonstrar a aplicação de valores repassados pelo governo federal, via Ministério do Turismo, para a realização da Festa do Limão. “Em face da decisão proferida em de agosto de 2015, não houve o ajuizamento de ação judicial com vistas à suspensão ou anulação pelo Poder Judiciário”, anota a juíza, com a observação de que Cordoval chegou a ajuizar ação declaratória de nulidade com pedido de tutela de urgência na Justiça Federal de Janaúba, que foi indeferida via liminar do último dia 12 de agosto de 2016.

“A partir da falta de documentação apontada, o TCU entendeu que a finalidade pública não foi atingida, já que o impugnado não conseguiu provar o cumprimento do objeto conveniado”, anotou Bárbara Lívio em sua decisão, com o acréscimo de que “o atingimento da finalidade do convênio não se confunde com a mera conclusão da obra e/ou execução parcial do objeto avençado ou entrega do bem, sendo necessário que a sociedade usufrua do investimento público realizado".

Candidato promete recorrer
Contatado pelo site, o ex-prefeito João Cordoval alegou que participa de compromisso de campanha na tarde desta sexta-feira e que não tinha tomado conhecimento da decisão. “Não temos conhecimento do teor dessa decisão ainda, mas de qualquer forma estamos todos muito tranquilos, porque há decisões positivas em casos semelhantes para candidatos que já recorreram”, explicou a advogada Vanessa Guimarães Cordoval, mulher do candidato. Perguntada se a coligação já cogita de nomes para substituir o nome de João Cordoval, Vanessa foi taxativa:

- Não haverá substituição.

Prefeitura de Manga dá calote na Previdência Social

Contribuições de alguns de funcionários não são recolhidas há dois anos

(Por Fábio Oliva) Em Manga, na região Norte de Minas, dezenas de servidores e funcionários públicos municipais estão descobrindo que a Prefeitura não recolheu suas contribuições para a Previdência Social. Por causa do calote previdenciário, uma servidora que precisava se afastar do trabalho por mais de 15 dias para submeter-se a cirurgia não conseguiu que a Previdência arcasse com seu salário a partir do 16º dia. Outra servidora, que pediu sua contagem de tempo com o objetivo de se aposentar, foi informada de que o total de meses que a contribuição descontada de sua folha de pagamento não foi repassada à Previdência soma o equivalente a dois anos.

A Previdência Social tem orientado os funcionários e servidores públicos municipais de Manga a procurar a Prefeitura e solicitar extrato individual de todas as contribuições recolhidas. Mas, segundo os servidores, eles estão sendo informados de que o documento só poderá ser fornecido dentro de 30 a 45 dias. Eles suspeitam que a intenção é evitar que esse fato repercuta negativamente contra a Administração Municipal no período eleitoral.

Deixar de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos empregados, no prazo e forma da lei ou convenção coletiva de trabalho, é crime. De acordo com o artigo 168-A do Código Penal, o responsável pelo calote está sujeito a pena de reclusão de 2 a 5 anos, e multa. Nas mesmas penas incorre quem deixar de recolher, no prazo legal, contribuição ou outra importância destinada à Previdência Social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do público.

Ontem, uma das servidoras, que pede para ter seu nome mantido em sigilo, com receio de perseguição, levaria o fato ao conhecimento do escritório do Ministério Público de Minas Gerais em Manga. Para ela, é um “absurdo” que a Prefeitura desconte as contribuições na folha de pagamento dos servidores, mas não as repasse à Previdência Social.

Justiça Federal determina prisão preventiva de ex-prefeito de Pirapora

Ex-prefeito de Pirapora

(G1) A 3ª Vara de Justiça Federal em Montes Claros, no Norte de Minas, determinou na tarde desta sexta-feira (2) a prisão temporária do ex-prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga.

Ele foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira, 30, durante a operação Os Donos do Poder, que teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desviava recursos públicos. Na ação, a polícia cumpriu ainda quatro mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva. Segundo a PF, Braga permanece preso na Penitenciária de Francisco Sá, onde deverá ficar detido por prazo indeterminado.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso superfaturava a contratação de shows. A PF afirma que em três contratos, financiados com recursos do Ministério do Turismo, foram identificadas irregularidades. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 446 mil.

Os investigados podem responder por crimes contra a administração pública, fraude em licitação e formação de quadrilha. Se condenados, as penas máximas ultrapassam 20 anos.

A defesa do ex-prefeito afirmou que está avaliando o teor da decisão para entrar com um pedido de habeas corpus.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba assaltantes roubam R$ 3.150 e cheques de mulher

Dois homens armados roubaram R$ 3.150 em dinheiro e três folhas de cheques, uma delas no valor de R$ 2.900, de uma mulher no Bairro Nossa Senhora da Glória, em Jaíba (MG), nessa quinta-feira (1º). A quantia foi encontrada na casa e no mercado dela.

A mulher contou para a Polícia Militar que dois homens chegaram armados no comércio e anunciaram o roubo. Eles ameaçaram a vítima e exigiram para que ela passasse todo o dinheiro do caixa. Os criminosos disseram ainda que ela teria que passar a quantia que estava guardada em um cofre na casa dela. O mercado é conjugado com a residência da vítima.

Além do dinheiro e dos cheques, os assaltantes fugiram com cartões bancários, joias e celulares. A PM fez buscas, mas eles ainda não foram presos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Em Monte Azul dois homens são presos com 494 aves silvestres

PM diz que ocorrência se configura ainda como
maus-tratos

Aves seriam comercializadas em Caruaru

Dois homens, de 44 e 47 anos, foram presos nesta quinta-feira (1º) em Monte Azul, Norte de Minas, transportando 494 pássaros da fauna silvestre. As polícias Rodoviária Estadual e de Meio Ambiente realizavam uma operação de rotina no km 50 da rodovia MGC-122, quando abordaram um veículo e encontraram as aves.

Os presos afirmaram que as aves eram transportadas da cidade de São Paulo (SP) para Caruaru (PE) onde seriam comercializadas. De acordo com a PM de Meio Ambiente, 216 pássaros apreendidos são canários ameaçados de extinção. A ocorrência foi registrada também como maus-tratos, pois, segundo a PM, pelo menos três aves morreram durante o transporte.

O veículo foi apreendido e levado para o pátio credenciado na cidade e os dois presos foram encaminhados à delegacia de Monte Azul. A PM informou também que as aves serão encaminhadas à sede do Ibama em Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MANGA-MG: Autor da Lei da Ficha Limpa pede cassação da candidatura de Anastácio da Funerária


(Por Fábio Oliva) Candidato à reeleição, o prefeito Anastácio Guedes Saraiva (PT), o Anastácio da Funerária, poderá ter o registro de sua candidatura cassado pela Justiça Eleitoral. Ele teria prometido doar lotes “assim que nós entrar em janeiro”, às famílias carentes que invadiram uma área pública desapropriada para implantação do Distrito Agroindustrial.

Como prova da promessa, a Coligação Manga Merece Mais e o vereador Evilásio Amaro Alves, autores da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE combinada com Representação por Captação Ilícita de Sufrágio protocolada hoje, utilizaram um vídeo. Nele, Anastácio da Funerária aparece discursando para os moradores em frente ao terreno da Prefeitura, localizada à beira da BR-135, saída de Manga para Montalvânia.

O imóvel tem cerca de 10 hectares, aproximadamente 100 mil metros quadrados.

Num trecho do vídeo usado como prova da promessa, Anastácio da Funerária diz, dirigindo-se às famílias carentes: “Quero aqui, reiterar as palavras do nosso companheiro Maurício Magalhães (candidato a vice-prefeito) e falar que o compromisso de Anastácio com vocês que estão aqui no loteamento da Prefeitura, o compromisso nosso é de reiterar (sic), de legalizar esse bairro, um novo bairro que vai chamar Bairro Planalto”.


Anastácio da Funerária garantiu aos moradores que assistiam ao seu discurso que “durante a nossa gestão, nós iremos legalizar esse bairro. Queria pedir a compreensão de todos, que a gente vai vim em outras reuniões como esta, para a gente discutir, porque o bairro tem que ser definido as ruas, as quadras, tudo certinho”.

Dirigindo-se a diversos candidatos a vereador de sua coligação que estavam presentes, Anastácio da Funerária fez um apelo: “Peço a cada um de vocês que, se eleitos forem, nos ajuda também a gente fazer essa legalização aqui do bairro”.

CAPTAÇÃO ILÍCITA DE VOTO
Para o ex-juiz de direito maranhense Marlon Jacinto Reis, autor da Lei da Ficha Limpa, e para a advogada Briza Viana Lopes, advogados que subscrevem a ação judicial, a conduta de Anastácio da Funerária violou o art. 89 da Resolução 23.457/2015, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e o art. 41-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

De acordo com essas normas, “constitui captação de sufrágio, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de R$ 1.064,10 a R$53.205,00, e cassação do registro ou do diploma”.

Caso a ação seja julgada antes de 2 de outubro de 2016, poderão ser cassados os registros das candidaturas de Anastácio da Funerária e do vice de sua chapa, Maurício Magalhães de Jesus. Se julgada após a data da eleição, mesmo que vencessem a disputa, os dois podem ter cassados seus diplomas.
A advogada Briza Viana salientou que “para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de votos”.

Para o autor da Lei da Ficha Limpa Marlon Jacinto Reis, “o fato de a “legalização” dos terrenos ter sido prometida apenas para momento posterior à eleição não desnatura o abuso de poder. Pelo contrário, o agrava e qualifica. Por meio dessa prática, praticamente compele-se o eleitor a dar o voto, em busca da sonhada conquista do um lote de terreno para edificação da tão almejada casa própria”.

Porteirinha: Coligações definem acordo de permissões e proibições na campanha eleitoral de 2016


Os representantes jurídicos das coligações partidárias de Porteirinha se reuniram neste mês de agosto perante o Ministério Público Eleitoral para realizarem um acordo que vigorará nas eleições municipais deste ano de 2016. Entre as cláusulas, estão a definição de horários para a veiculação de propaganda volante (em carros, motos e bicicletas de som), a proibição de quaisquer tipos de fogos de artifício e carreatas, passeatas, “bicicletaços” ou cavalgadas.

O Acordo Eleitoral ainda menciona os tamanhos padrões para adesivos e proíbe a propaganda do tipo microperfurada em veículos. Outra mudança em relação às Eleições de 2012 é a proibição de pinturas em muros ou a afixação de cartazes para fazer propaganda. As bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha em vias públicas também foram proibidas, salvo durante a realização de comícios.

Foram responsáveis pelo Acordo o advogado e candidato ao cargo de prefeito, Dr. José Carlos Coelho; Dr. Geraldo Christian Martins Pereira, representante do candidato à reeleição como prefeito, Silvanei Batista Santos; e Dr. Jodeir Mendes Filho, representante do candidato a prefeito Juraci Freire Martins. O Acordo foi feito perante o representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. Ali Mahmoud Fayez Ayoub.

Confira o acordo completo nas imagens reproduzidas abaixo:



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Porteirinha Notícias

Grupo que superfaturava cachês de shows é alvo da PF em Pirapora

Ex-prefeito de Pirapora foi preso na operação da Polícia Federal

(G1) A investigação feita pela Polícia Federal, que apurava desvio de recursos públicos em contratos de festas promovidas pela Prefeitura de Pirapora (MG), demonstrou que o custo do show de um artista sertanejo conhecido nacionalmente, cerca de R$ 75 mil, foi próximo do valor pago para uma dupla da região que canta o mesmo estilo musical. Após a descoberta do esquema criminoso, a PF realizou, nessa quarta-feira (31), a operação Os Donos do Poder; o ex-prefeito do município, Warmillon Braga, foi preso.

Na ação da PF foram cumpridos ainda oito mandados de condução coercitiva contra servidores públicos, um empresário e um advogado, e quatro de busca e apreensão. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 446 mil.

A atuação da PF começou depois que o Ministério Público Estadual identificou irregularidades em serviços contratados pela Prefeitura para a Festa do Centenário, realizada em 2012. Como as mesmas pessoas investigadas já estavam atuando desde 2009, contratos anteriores foram analisados. Em três deles, custeados com recursos do Ministério do Turismo, foram detectadas irregularidades, por isso houve atuação da PF. A verba liberada pelo Governo Federal era de pouco mais de R$ 1 milhão.


Em relação ao que foi apurado pelo MPMG em 2012, Warmillon Braga já foi condenado em 2ª Instância pelo Tribunal de Justiça. Por esse motivo, ele teve o registro de candidatura para as eleições 2016 impugnado pela Justiça Eleitoral na segunda-feira (29). A decisão cabe recurso.
Segundo o delegado Thiago Amorim, o município contratava irregularmente um empresário que servia como intermediário entre a Prefeitura e os grupos musicais. Para que essa prestação de serviço fosse legal, o empresário teria que ser exclusivo dos artistas e não um intermediário.

“Isso permitiu com que esse empresário, já previamente conluiado com a Administração do município, superfaturasse valores das apresentações dos grupos. A diferença entre o cachê pago por ele aos grupos musicais e o valor pago pelo município pela apresentação dos grupos era desviada e apropriada pela organização criminosa”, explica Thiago Amorim.

O delegado citou como exemplos o caso de um show que teve custo de R$ 65 mil para a Prefeitura, enquanto os artistas receberam R$ 5 mil. E ainda mencionou outra situação, uma apresentação pela qual o município pagou R$ 40 mil e o grupo cobrou apenas as despesas com alimentação e transporte, sem cachê.

“As investigações continuam e o valor do prejuízo pode ser maior. Há grupos musicais que ainda não foram contactados para verificarmos o valor pago pela empresa contratada aos grupos e qual o valor pago pelo município à empresa”, fala o delegado.

Os investigados responderão, de acordo com participação, por crimes contra a administração pública, fraude em licitação e formação de quadrilha. Se condenados, as penas máximas ultrapassam 20 anos.

O representante de Warmillon Braga estava na Polícia Federal, mas não quis dar entrevista.

Em Riacho dos Machados criminosos explodem caixas eletrônicos

Criminosos fortemente armados explodiram
caixas eletrônicos em Riacho dos Machados

Criminosos explodiram caixas eletrônicos na cidade de Riacho dos Machados na madrugada desta quarta-feira (31). De acordo com informações da Policia Militar da cidade de Janaúba, 15 homens encapuzados e fortemente armados com fuzis, chegaram à cidade e se dividiram em grupos.

Enquanto parte deles ocupava a BR-251, e incendiava dois veículos na tentativa de bloqueio da via, inclusive colocando objetos para perfurar pneus de outros veículos, outra parte do grupo foi para as proximidades do quartel da Polícia Militar e efetuou vários disparos contra a unidade, na tentativa de intimidar policiais. No momento dos disparos não tinha ninguém no local, segundo a PM..

Ainda segundo a polícia, o restante do bando agiu nas proximidades dos caixas, onde inclusive estava sendo realizado um velório, que foi invadido. Os assaltantes ordenaram que todos se deitassem no chão; eles queriam saber se tinha algum policial no local. Após toda ação, eles explodiram os dois caixas eletrônicos; um do Banco Bradesco, outro do Banco do Brasil.

Após o crime, eles fugiram em direção à BR-251. A polícia chegou ao local e não conseguiu prender nenhum dos criminosos.

A policia aguarda os trabalhos da perícia e imagens do circuito interno de câmeras para tentar localizar os suspeitos. A quantia levada não foi informada.


Bandidos de dividiram em grupos para executar
plano de ação em Riacho dos Machados

Criminosos fugiram e quantia levada não foi divulgada


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Pássaros silvestres são apreendidos na zona rural de Janaúba

Mais de 10 pássaros foram apreendidos pela polícia de Janaúba

Um homem de 47 anos foi conduzido à delegacia de Janaúba, na tarde desta terça-feira (30), por manter na fazenda dele um cativeiro de pássaros silvestres. Pelo menos 13 animais foram apreendidos no local, que fica na região da Fazenda Canafístula, no Bico da Pedra, zona rural da cidade. Sete gaiolas também foram recolhidas.

Entre as aves levadas para a delegacia estão quatro cardeais, dois sofrês, seis canários da terra e um coleira bahiana. Segundo informações da Polícia Militar, após a confecção do laudo por um profissional da área, os pássaros serão devolvidos ao habitat natural a que pertencem.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

Em Janaúba rapaz de 18 anos é baleado quando descia de ônibus

Um rapaz de 18 anos foi baleado enquanto descia de um ônibus no Distrito de Vila Nova dos Poções, em Janaúba (MG), nessa segunda-feira (29). Ele contou para a Polícia Militar que havia sido liberado da prisão em Porteirinha (MG) e estava voltando para casa.

De acordo com a PM, o jovem foi surpreendido por dois homens que chegaram de moto e atiraram sete vezes. Um dos disparos acertou a coxa dele.

O rapaz não soube apontar possíveis suspeitos e também não soube dizer qual seria a motivação do crime. A PM fez buscas, mas ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Seminário realizado em Jaíba discutiu exportações e infraestrutura da região

A exportação e a infraestrutura para transporte de frutas produzidas no Norte de Minas foi tema de um seminário realizado nesta terça- feira (30/08), no Centro de eventos do Jaíba, município onde está instalado o maior projeto de irrigação na América Latina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Polo da Serra Geral.


Durante o evento foi apresentado o resultado do Diagnóstico de Infraestrutura do Projeto Jaíba. O objetivo é aumentar a capacidade logística do empreendimento e a implantação de um Recinto Especial para Despacho aduaneiro de Exportação (REDEX) de frutas da região. Especialistas também discutiram a preparação do Aeroporto Mário Ribeiro, de Montes Claros, para ser um ponto de apoio para escoamento da produção regional.

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Barbosa, representou o Instituto no Seminário. Segundo ele, há muitos produtos, principalmente frutas, sendo exportados por São Paulo e pela Bahia. Mas, é preciso que essas exportações sejam feitas por Minas Gerais, inclusive para gerar visibilidade. “O Projeto Jaíba hoje exporta apenas 8% do limão e da manga que produz. Pela qualidade das frutas e pela localização, a capacidade de exportação pode chegar a 50%”, disse.

Os auditores fiscais da Receita Federal Bernardo Costa e Hernandes Rodrigues, explicaram como funcionam os processos de exportação e importação em Minas Gerais, e apresentaram os regimes aduaneiros que são interessantes para a região.

O coordenador comercial do terminal de carga aérea do BH – Airport (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte), Marcelo Del Peloso, disse que é possível interiorizar a oportunidade de exportação, o que atualmente é concentrado em áreas metropolitanas.

Representante do departamento de cargas da Azul Cargo, empresa vinculada à Azul Linhas Aéreas, explicou como é o processo de transporte de cargas, bem diferente do transporte de passageiros. Segundo ele, dependendo do produto, a exportação poderá ocorrer com menos burocracia tanto pelo aeroporto de Montes Claros, como pelo próprio aeroporto da região de Jaíba.

No período da tarde, A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) apresentou um estudo do diagnóstico da infraestrutura contendo os principais gargalos, as propostas de soluções e os encaminhamentos possíveis. Em seguida, representantes de órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal, Ministério dos Transportes, DNIT, Hidrovia do São Francisco, Infraero, DER, CODEVASF e RURALMINAS, mostraram os projetos e a situação de obras na região.

O Sistema Sedinor/ Idene, a partir de agora, vai atuar como um facilitador entre esses órgãos para que as ações sejam levadas adiante. O Seminário teve manifestação positiva dos participantes, principalmente agentes de órgãos ligados à produção e logística, empresários e produtores.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Sedinor
Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - IDENE

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Em Janaúba corpo de homem é encontrado com marcas de tiros na cabeça

A Polícia Militar encontrou na manhã desta segunda-feira (29) o corpo de um homem de 29 anos em um campo de futebol no Bairro Cerâmica, em Janaúba (MG). Segundo as primeiras informações da PM, o homem estava com marcas de tiros na região da cabeça.

Testemunhas disseram aos militares que ouviram barulho de tiros na noite deste domingo (28), vindo da direção onde o corpo foi encontrado. A PM ainda não identificou a autoria e possível motivação do crime.

Os militares não informaram se a vítima tinha passagens pela polícia. Até o início da tarde desta segunda-feira a PM seguia em rastreamento para encontrar o autor do crime. Com mais esse homicídio, Janaúba chega ao 27º assassinato em 2016.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

domingo, 28 de agosto de 2016

Em Janaúba carroceiro morre depois de soterrado


Um homem morreu soterrado no final da manhã deste domingo em Janaúba, Norte de Minas, quando retirava areia nas imediações da avenida Ecológica. O carroceiro Maciel Santos Ferreira, de 25 anos, foi surpreendido pelo deslizamento de um barranco, não conseguiu escapar, e foi coberto pela terra.

Um outro trabalhador, que saiu ileso do desmoronamento, desesperado ligou para o telefone 190 da Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

As equipes se esforçaram para resgatar o carroceiro rapidamente. Uma retroescavadeira foi usada para a retirada da areia e terra.

O carroceiro foi retirado com sinais vitais pelos militares do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Regional, em Janaúba. Porém, morreu quando dava entrada na unidade hospitalar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Porteirinha jovem é assassinado com tiro na cabeça

Em Porteirinha na noite deste sábado (27), por volta das 21 horas, mais uma vida foi ceifada por conta da violência que assola a região impulsionada pelo tráfico de drogas. 

Um jovem de 25 anos, identificado por Sidnei Pereira dos Santos, foi brutalmente assassinado, vítima de três disparos de arma de fogo, sendo que um dos disparos o acertou fatalmente na cabeça. O fato  ocorreu na Vila Guará, próximo ao um bar, onde Sidnei foi surpreendido por dois homens em uma moto. 

Segundo algumas informações oficiosas obtidas pelo nosso jornalismo, essa execução seria um acerto de contas. Até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba jovem é baleado com tiro no peito dentro de mercearia

Um jovem de 20 anos foi baleado na noite desta quinta-feira (25), no Bairro Santa Cruz, em Janaúba (MG). Um outro homem passou pelo local e efetuou três tiros contra o rapaz. Um dos disparos acertou o peito do jovem, que foi socorrido.

A Polícia Militar chegou ao local após denúncias de testemunhas que afirmavam ter ouvido disparos de arma de fogo. No local a PM foi informada que o rapaz baleado estava em uma casa vizinha à mercearia. Após ser atingido, o jovem pulou um muro e se refugiou na residência.

Uma equipe do SAMU realizou o atendimento de socorrendo da vítima. O jovem baleado alegou não saber quem efetuou os disparos e mesmo a possível motivação para o crime.

Moto apreendida pela polícia com dupla suspeita

Arma apreendida
Ainda em Janaúba, em um povoado conhecido como Terra Branca, a PM apreendeu uma espingarda polveira e uma motocicleta que estava sem os equipamentos obrigatórios e com o documento atrasado.

O material apreendido estava com dois homens, que ao avistarem a viatura da polícia, fugiram por um matagal fechado. Segundo a PM, a comunidade tem sido alvo constante de roubo de gado e caça ilegal.

A motocicleta foi apreendida e entregue ao pátio da polícia. A espingarda ficou sob cuidados da Delegacia de Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV e PM