Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 30 de julho de 2016

Em visita a Janaúba deputado Zé Silva fecha apoio a pré-candidatura de Valério Dias

Em reunião durante passagem pela cidade de Janaúba na última semana o deputado federal Zé Silva fechou apoio do Solidariedade (SD), partido pelo qual foi eleito, a pré candidatura de Valério Dias.

Na oportunidade Zé Silva falou ao grupo de apoiadores e pré-candidatos do Solidariedade (SD), a importância do apoio a pré disposição de Valério Dias em administrar o município de Janaúba. Segundo ele, Valério tem um histórico familiar que não precisa de apresentações, além do vigor da juventude para buscar um novo modelo de gestão que alavanque o desenvolvimento do município a exemplo de seu pai Adelino Dias. Ainda lembrou-se dos recursos conquistados ao longo de sua trajetória política como vereador, vice-prefeito e liderança política, sempre trabalhando em prol dos cidadãos gorutubanos.

Zé Silva foi presidente da Emater-MG de 2003 a 2010, Gerente Estadual do Programa Minas Sem Fome, membro do Conselho Estadual de Política Agrícola, atuou no Conselho que elaborou o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Foi eleito deputado federal em 2010, com 110.570 votos. Atuou no Congresso até 2013. Na seqüência ocupou no Governo de Minas, a Secretaria de estado de Emprego e Trabalho e, no primeiro trimestre de 2014, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Retornou à Câmara Federal em abril de 2014, e foi mais uma vez eleito deputado federal, pelo Partido Solidariedade, com 109.925, obtendo 635 votos em Janaúba.

O nome de Zé Silva é cotado para assumir um Ministério no Governo Federal. Se confirmada essa indicação o município passa a contar com um importante interlocutor em Brasília para defender os anseios da cidade e da região Norte Mineira.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Servidora de Itacarambi-MG é reintegrada ao cargo após quase 4 anos de perseguição

(Por Fábio Oliva) Ontem (28/07/2016) foi um dia particularmente feliz para uma funcionária da Prefeitura de Itacarambi, na região Norte de Minas Gerais. Depois de quase quatro anos sofrendo perseguição e outras formas de assédio moral no trabalho, um Oficial de Justiça acompanhou a servidora até o prédio da Prefeitura, onde ela foi reintegrada ao cargo de auxiliar de tesouraria, por ordem do juiz Marco Antônio de Oliveira Roberto, da Comarca de Januária.

Cleonice Pereira dos Santos, 49 anos, é servidora pública há 26 anos. Começou a carreira como servidora cedida ao Fórum de Januária, em 1988. No ano seguinte passou a trabalhar como auxiliar de tesouraria na Prefeitura de Itacarambi. Participou e foi aprovada em concurso para o mesmo cargo em 2000.

De acordo com o processo que ajuizou em junho de 2015, desde a posse do atual prefeito Ramon Campos Cardoso, ela estaria sofrendo perseguição e outras formas de assédio moral em seu ambiente de trabalho, por ter apoiado o candidato adversário nas eleições municipais de 2012.
Narra o processo que logo no início da gestão, a servidora teria sido chamada pelo contador do município e comunicada que o prefeito havia mandado que ela tirar férias, pois queria vê-la na prefeitura.

Segundo o processo, Cleonice não concordou em tirar férias e então o contador ordenou que ela ficasse em casa, sem trabalhar e sem comparecer à prefeitura, que mesmo assim seu pagamento seria feito normalmente. A servidora pediu que a ordem fosse dada por escrito, o que nunca foi feito.

Cleonice diz na ação que durante uma semana foi impedida de entrar na tesouraria para exercer suas funções. Todos os dias, segundo o processo, ela comparecia normalmente à prefeitura, mas só lhe era permitido ficar no corredor, sem fazer nada.

Vendo que a servidora não cedia às investidas, ela foi instada a pedir transferência para o setor que desejasse. Conforme o processo, um funcionário ligado ao prefeito disse à servidora que o prefeito tinha o “poder” de transferi-la para qualquer setor da Administração Municipal, só não podendo manda-la aplicar injeções no hospital ou dar aulas em escolas, porque não tinha habilitação em magistério ou enfermagem. O mesmo funcionário teria acrescentado que o prefeito estaria disposto até mesmo a extinguir o cargo da servidora, para prejudica-la.

Contra sua vontade, a servidora passou a ser transferida para vários setores da prefeitura. Primeiro foi deslocada na marra para o setor de recursos humanos. Depois foi transferida para o setor de patrimônio. Quando tentaram transferi-la, pela terceira vez, para atuar na 122ª Junta do Serviço Militar, Cleonice achou que era hora de recorrer ao judiciário.

Em outubro de 2015 a juíza Karen Castro dos Montes, da 2ª Vara Cível da Comarca de Januária julgou procedente a ação de Cleonice. A Prefeitura de Itacarambi recorreu da decisão, que foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e transitou em julgado, não sendo mais passível de nenhum recurso.

Os desembargadores Belizário de Lacerda, Peixoto Henriques e Wilson Benevides decidiram, da 7ª Câmara Cível do TJMG, decidiram por unanimidade que a servidora teve seus direitos violados, na medida em que as transferências de setor não foram motivadas pelo interesse público.

A Prefeitura de Itacarambi se manifestou sobre o caso através da assessora de imprensa Jussara Oliveira. Segundo Jussara, “o que temos a dizer é que se a Justiça assim entendeu, assim será feito”.

Processo nº 0046162-08.2015.8.13.0352

Em Verdelândia homem é assassinado enquanto voltava para casa

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17 horas, a guarnição militar se deslocou à estrada da Vovó, zona rural de Verdelândia, onde foi localizado o veiculo, Fiat Uno, cor branca, com as portas abertas e a vítima Ricardo Soares Pereira, 43 anos, caída ao solo. 

Em contato com uma testemunha, esta relatou que a vítima se deslocou até a cidade de Jaíba para realizar a cobrança de uma dívida e que, ao retornar, enquanto descia para abrir a cancela, foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo. A unidade do Samu compareceu ao local e constatou o óbito. A perita constatou diversas perfurações na região do abdome, peito e face, todas causadas por disparos de arma de fogo. O veículo foi atingido na porta esquerda, dianteira e traseira, tendo o vidro traseiro quebrado. Ele foi removido para o pátio credenciado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cachaças do Norte de MG ganham identificação 'Região de Salinas'

Para fazer parte da marca é preciso que produção
seja artesanal (Foto: Lucas Mendes/Arquivo Pessoal)

Avô de Lucas Mendes iniciou produção na Fazenda
Tabua em 1955
(Foto: Lucas Mendes/Arquivo Pessoal)
(G1) Era 1955, ainda despretensiosamente, Olímpio Mendes fazia cachaça em um engenho de madeira movido à tração animal na Fazenda Tabua, em Salinas (MG). Com o passar do tempo, os negócios foram assumidos pelo filho dele, Alfredo, e posteriormente pelo neto, Lucas Mendes. A produção, que era comercializada em doses dentro de uma “vendinha” na propriedade, e seguia também em carros de boi para revendedores na cidade, foi ampliada e modernizada. A história dos Mendes é comum à de outras famílias, que fizeram com que a fama da bebida produzida na região fosse conhecida internacionalmente. Com o objetivo de garantir legitimidade ao produto, será lançada nessa quinta-feira (28) a marca “Região de Salinas”.

“Desde quando assumi a fazenda, em 2003, estruturei um projeto voltado para o turismo, investimos em um novo layout, firmamos parceiras com empresas estrangeiras e conseguimos ter 24 produtos diferentes. A marca Região de Salinas é uma forma de reconhecer quem tem interesse em manter a tradição em produzir a bebida artesanalmente, respeitando as pessoas e a cultura da nossa região”, fala Lucas Mendes, que assumiu os negócios da família depois de decidir abandonar o seminário.

A ideia de criar a marca surgiu de uma parceria entre o Sebrae e a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs); o projeto demorou um ano até a conclusão. Integram a “Região de Salinas” os municípios de Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras, delimitação geográfica feita pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para fazer parte do território de produção, o INPI determinou uma série de regras para a fabricação da bebida, como uso de fermento natural e de cana plantada em um dos seis municípios. A área reúne mais de 100 produtores e 50 marcas de cachaça, e a produção chega a 15 milhões de litros por ano.

“O produtor terá a garantia de que a bebida produzida de forma artesanal e genuína será reconhecida e valorizada dessa forma. Assim como o consumidor poderá ter a certeza de que está comprando a legítima cachaça de Salinas”, explica Aldeir Xavier, presidente da Apacs.

“Apesar de considerar os critérios estabelecidos pelo INPI, a marca “Região de Salinas” vai além, e poderá ser concedida para hotéis e restaurantes, por exemplo. Vamos fortalecer ainda mais o potencial riquíssimo da região, que tem a cachaça como vocação, mas iremos valorizar também a cadeia de produção de cachaça artesanal como um todo, que agrega outros setores da economia”, explica Filomeno de Oliveira Júnior, analista técnico do Sebrae.

A expectativa é de que o uso da marca nas garrafas de cachaça seja feito dentro de quatro meses, já que os produtores passarão por um período de adequação. As regras para que estabelecimentos comerciais usem a identificação estão sendo elaboradas, já que as do INPI abrangem somente a produção de cachaça.

Suspeito foi preso com 600 garrafas falsificadas de
cachaça em casa em 2013 (Foto: Michelly Oda/G1)
Legitimidade

O presidente da Apacs aponta ainda que a criação da marca irá evitar algumas fraudes que já foram detectadas na região, e cita como exemplos casos de produtores que compram cana de lugares que não fazem parte da região, pessoas que trazem bebidas de outros lugares para que sejam misturadas às que são produzidas nos seis municípios, além dos que fazem falsificações das marcas “Região de Salinas”.

“Para nos certificarmos, cumprimos todas as exigências legais, temos que arcar com impostos que não são baratos e acabam se tornando um grande obstáculo. Queremos uma fiscalização mais enérgica para os que vivem na informalidade”, fala Aldeir Xavier, que também herdou o tino para produzir cachaça do pai e do avô.

"Esta nossa história que começou com nossos pais e avós, quando a cachaça ainda era levada no lombo dos burros, ainda tem a mesma essência. Queremos que essa riqueza cultural seja respeitada e valorizada em todo o mundo", finaliza Xavier.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Caminhoneiro morre após ficar preso às ferragens em acidente na LMG-674

Caminhão estava carregado de carvão
(G1) Um caminhoneiro de 52 anos morreu em um capotamento na LMG-674, entre Ibiaí (MG) e Ponto Chique (MG), na madrugada desta quarta-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva; as causas do acidente são desconhecidas.

A vítima ficou presa às ferragens e foi retirada pelos bombeiros. O Samu esteve no local e constatou o óbito. Ainda de acordo com os militares, o veículo estava carregado de carvão e a carga ficou espalhada no local.

'Tiro saiu pela culatra', diz Ruy Muniz após prisão revogada pelo TRF1

Muniz diz que irá participar participar da
convenção do PSB (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(G1) O Tribunal regional Federal da 1ª Região decidiu na tarde desta quarta-feira (27) derrubar a prisão domiciliar do prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB). A decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do prefeito afastado. O TRF1 afirmou que o "relator do processo, juiz federal Carlos D’Avila Teixeira não se manifestará sobre a decisão solicitada, uma vez que o processo tramita sobre segredo de justiça".

Após a decisão Ruy Muniz disse que sua prisão foi injusta, mas percebeu que a população montes-clarense quer que ele volte a administrar a prefeitura da cidade. “O tiro saiu pela culatra. Inventaram uma história. Queriam me desmoralizar. A prisão foi injusta, pois paguei os hospitais e não roubei nada. Todos querem nossa volta com muita humildade”, afirma Muniz.

O prefeito afastado disse que, apesar da liberdade provisória, o Tribunal manteve algumas restrições, como pedir autorização para sair da cidade. "Ainda não posso interferir na administração municipal. Mas vou participar normalmente da convenção do meu partido", explicou.

Durante a entrevista, Muniz se emocionou ao lembrar que foi o único prefeito Montes Claros a ser preso em exercício do mandato.

O prefeito afastado disse que o primeiro lugar a ser visitado será o Hospital Mário Ribeiro. "Fui preso por lutar pela saúde do povo de Montes Claros e vou continuar lutando para que todos tenham acesso à saúde. Não pode deixar uma região dessa desassistida", lamentou emocionado. O hospital é ligado à família Muniz e, segundo a Polícia Federal na época da investigação, seria favorecido por meios fraudulentos.

Ele disse também que usou 100 dias em que ficou privado de liberdade para escrever um livro que "irá revolucionar a vida de muitas pessoas, inclusive do estado". "Um livro muito interessante que conta minha história, meu período enquanto prefeito. Um livro que conta que a política brasileira pode ter jeito; basta trabalhar sério para as pessoas".

Entenda o caso


Ruy Muniz foi preso dia 18 de abril durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, um dia após a esposa e deputada federal Raquel Muniz dizer na votação do processo de impeachment que o marido é exemplo para o Brasil.

Em Jaíba e São Francisco cinco pessoas são presas por tráfico de drogas

A polícia prendeu cinco pessoas por tráfico de drogas nessa terça-feira (26) no Norte de Minas. Em São Francisco, quatro homens foram detidos pelas polícias Civil e Militar enquanto embalam drogas para comercialização.

Eles estavam no quintal de uma casa, onde foram apreendidos sete pinos de cocaína, 11 pedras de crack, quatro buchas de maconha e um celular. Dentro de um guarda-roupas, a polícia encontrou ainda 33 pinos de cocaína, duas buchas de maconha e três porções da mesma droga. Os envolvidos foram encaminhados à delegacia.

E em Jaíba, um homem, de 26 anos, foi preso durante patrulhamento no Centro da cidade. Segundo a PM, ele foi abordado após estacionar um veículo em local proibido. Os militares fizeram buscas no automóvel e encontraram um tablete de cocaína embaixo do tapete do motorista. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia. O carro foi encaminhado e removido ao pátio do Detran.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

Em Verdelândia, homens invadem Correios, roubam dinheiro e arma do segurança

Dois criminosos assaltaram uma agência dos Correios em Verdelândia, no Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, eles entraram no local armados e renderam o segurança. Em seguida, roubaram o colete à prova de balas e a arma do funcionário.

Ainda de acordo com a PM, os bandidos levaram também todo o dinheiro do caixa; a quantia não foi divulgada. Eles fugiram em uma motocicleta sentindo a São João da Ponte (MG) e ainda não foram localizados pela polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

Em povoado de Porteirinha Polícia apreende 42 papelotes de cocaína

Parte do material estava enterrado na comunidade de Serra Branca

Dois homens foram presos nessa terça-feira (26) por tráfico de drogas em Porteirinha, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento no Povoado de Serra Branca, os militares perceberam que várias pessoas entravam e saíam pelos fundos de uma casa.

Os policiais fizeram a abordagem de um homem, de 44 anos, e com ele foram encontrados papelotes de cocaína, uma balança de precisão e embalagens plásticas. Durante buscas no quintal, os militares encontraram 42 papelotes de cocaína e 17 pedras de crack; o material estava parcialmente enterrado.

A PM diz também que o homem afirmou que a droga pertencia a um vizinho, de 38 anos. Os policiais localizaram e prenderam o homem apontado como dono da droga. Os dois foram levados para a delegacia de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

terça-feira, 26 de julho de 2016

Morre aos 110 anos, Dona Milu, a pessoa mais velha do município de Manga


Morreu na manhã desta terça-feira (26), Dia da Avó, na comunidade de Brejo São Caetano, a pessoa mais velha do município de Manga e possivelmente do Norte de Minas: Hermelina Neres Santana, carinhosamente conhecida como Dona Milu.

Remanescente quilombola, a idosa residia na comunidade de Brejo São Caetano e teve uma morte natural, tranquila e serena, como sempre foi.

Dona Milu completou 110 anos no último dia 22 de Maio, com uma festa simples mais carregada de emoção e alegria, preparada pela Prefeitura de Manga, para os parentes e amigos mais próximos.

A comunidade esteve em festa para comemorar esta tão importante data. Houve celebração, banda de música, coral Rouxinóis da Madrugada, coroação, chuva de pétalas de rosas, muitas homenagens, participação de diversos Grupos de Idosos do município, comes e bebes e, claro, o bolo com a vela de 110 anos.
Dona Milu, já fraca e debilitada, falava com dificuldade, mas disse da alegria que sentia naquele momento, e que, cada ano vivido era para ela uma grande vitória. Com sua voz fraca e pausada, de alguém já cansado de tantos anos vividos, e visivelmente emocionada, ela agradecia o tempo todo pela festa e a presença das pessoas.

Costumava dizer que, só de ter chegado aquela idade já era alegria demais para uma pessoa!

Dona Milu teve uma vida simples, de muita luta e trabalho, mas também de muitas alegrias e disse que chegou a esta idade porque só comia comida feita na hora, nunca comeu nada requentado.

Teve um companheiro com quem teve oito filhos, muitos netos, bisnetos e tetranetos – a família, muito simples, não soube informar a quantidade exata.

O velório de Dona Milu está sendo realizado em sua residência, no Brejo São Caetano, e o sepultamento será às 9 horas desta quarta-feira (27) no cemitério local.

Manga perde uma de suas grandes referências, uma mulher que, viveu muito e, numa época de muitas dificuldades, ajudou a construir parte da nossa história!



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE MANGA - ASCOM

Homens são presos com moto furtada na BR-251, em Salinas

Moto furtada foi encontrada nas imediações da BR-251

Dois homens de 18 e 26 anos foram presos com uma moto furtada na BR-251, em Salinas (MG), nessa segunda-feira (25). Segundo a Polícia Militar, foram feitas denúncias de que eles estariam no lugar para assaltar os motoristas que diminuíam a velocidade para passar por um redutor que fica na rodovia.

Quando os PMs chegaram no local, viram dois homens saindo de um matagal perto da BR. Eles correram ao perceber a chegada da polícia, mas foram perseguidos e abordados. A moto que havia sido furtada, no início deste mês, também foi encontrada no local.

Segundo a PM, os dois homens têm várias passagens por furto e roubo. Durante a prisão deles, os policiais receberam outras denúncias de que os criminosos estariam no local aguardando uma entrega de drogas. Os policiais fizeram buscas, mas nada foi encontrado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Homem é assassinado com golpe de faca em São Francisco

Um homem de 29 anos foi assassinado com um golpe de faca no início da tarde desta terça-feira (26) na cidade de São Francisco, Norte de Minas Gerais. A vítima foi esfaqueada na região dos rins, chegou a ser socorrida por familiares, mas não resistiu aos ferimentos. Um adolescente, com idade ainda não informada, foi apreendido como principal suspeito de ter assassinado o homem.

O crime ocorreu no Bairro Eldorado por volta das 14h. O homem esfaqueado foi abordado pelo menor na Rua 10; após o crime ele tentou fugir, se escondendo em um matagal próximo. O adolescente foi encontrado pela PM após rastreamento.

Vítima e autor são conhecidos da polícia local, com passagens por tráfico de drogas. Segundo a PM a motivação do crime pode ter ligação com desavenças com a venda de drogas na cidade. O menor foi levado à delegacia da cidade, onde deve ser ouvido ainda na tarde desata terça-feira.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em Matias Cardoso jovens são flagrados com drogas e arma


Pequena porção de maconha e um revólver
foram encontrados com os autores

Um grupo de jovens foi apreendido em Matias Cardoso nesta terça-feira (26), por porte ilegal de arma e drogas. Uma denúncia anônima indicou a localização de dois rapazes, de 19 e 20, e de dois menores, de 15 e 16 anos, que estavam numa estrada que dá acesso a Mocambinho e ao Projeto Jaíba.

Um revólver calibre 22 e 110 gramas de maconha foram encontrados durante as buscas. Um dos menores já tinha passagem por porte de armas e um dos rapazes é conhecido pelos policiais pela prática de tráfico de drogas.

Os autores e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de Matias Cardoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em Bonfinópolis homem é preso com 183 pacotes de cigarros contrabandeados

Cigarros foram apreendidos pela Polícia Militar

Um homem de 41 anos foi preso com 183 pacotes de cigarros contrabandeados em Bonfinópolis de Minas (MG) nessa segunda-feira (25). A Polícia Militar apreendeu ainda R$ 1.050 em dinheiro, R$ 4 mil em cheque e um cigarro de maconha.

A PM recebeu denúncias de que ele estava traficando drogas no Bairro Brasilina, uma equipe foi até o local e abordou o homem; os materiais estavam dentro do carro dele.

De acordo com a PM, o homem tem passagens por ameaça, lesão corporal e violação de direito autoral. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil em Unaí (MG), juntamente com o material apreendido.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Polícia apresenta autor da morte do filho do prefeito de São João da Ponte

Valdeir disse que já tinha histórico de discussão com a vítima

Jeorge foi atingido por dois tiros, diz PM
A Polícia Civil apresentou na tarde desta segunda-feira (25), em Montes Claros (MG), o homem suspeito de ter matado Jeorge Acácio Pereira da Silva, de 26 anos. O crime foi no dia 03 de junho, em São João da Ponte. A vítima era filho do prefeito da cidade, Sidney Gorutuba (PPS).

Valdeir Pereira da Silva, de 35 anos, foi preso no sábado (23) na casa de uma tia em Campinas (SP). Ele contou aos investigadores que após o crime ficou escondido em uma mata por três dias, e foi resgatado por um amigo que o levou até a cidade paulistana.

“Nossos investigadores ficaram três dias de campana. Tínhamos a rua e o bairro, mas não sabíamos qual era a casa que ele estava escondido. Somente no sábado que ele saiu até a rua e foi identificado. Assim que foi feita a abordagem ele se entregou e não esboçou nenhuma reação. Agora, assim que esta pessoa for identificada será indiciada por dar fuga ao autor do crime”, explica o delegado Fernando Santos Elias.

O delegado disse também que ainda não colheu depoimento do autor, mas durante uma conversa Valdeir afirmou que já possuía histórico de discussões com a vítima. “Ele afirma que os dois já vinham discutindo. Quando se encontravam em alguma festa eles trocavam insultos. As apurações, até mesmo depoimentos, confirmam que o Valdeir queria ceifar a vida do Jeorge por causa dessas discussões”, diz o delegado.

Policiais fizeram buscas nesta segunda-feira para tentar localizar a arma usada no crime, mas sem sucesso. Valdeir Pereira da Silva será levado para o presídio de São João da Ponte ainda nesta segunda-feira.

Entenda o caso

Jeorge Acácio Pereira da Silva, filho do prefeito da cidade, Sidney Gorutuba (PPS), foi morto a tiros na tarde do dia três de junho. Após os tiros, Jeorge foi socorrido com vida e encaminhado ao hospital da cidade. A instituição informou que a vítima chegou desacordada e a equipe médica tentou manobras para reanimá-lo, mas ele não resistiu. O crime foi na Avenida Montes Claros, no Bairro Denise. Testemunhas afirmam que o autor atirou a queima roupa.

Três dias após o crime, a polícia prendeu Aldair José Pereira, de 40 anos, irmão do autor do crime. Na época, o delegado afirmou que a prisão foi para não atrapalhar as investigações.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Nova Porteirinha adolescente é executado com tiro na cabeça

Neste domingo (24), por volta das 19 horas, a guarnição de Nova Porteirinha compareceu a Rua Santo André, onde duas vítimas de disparo de arma de fogo estavam sendo socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a vítima, quando transitava de bicicleta, esta foi surpreendida por 06 indivíduos: 02 em uma motocicleta CG Titan, cor preta; 02 em uma Falcon e 02 em outra motocicleta. Em seguida, os garupas começaram a atirar, momento em que as duas vítimas caíram ao solo. A vítima Dalton Jhony Souza Nunes, de 16 anos, foi alvejada com um tiro no peito e tiros na cabeça, e faleceu a caminho do hospital. A segunda vítima, de 14 anos, foi alvejada com um tiro de raspão na cabeça, e se encontra, até então, fora de risco de morte.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

Em Janaúba, jovem é assassinado com 16 tiros

Na madruga deste domingo (24), a equipe policial compareceu a um bar, no Bairro Santa Cruz, cidade de Janaúba, onde se deparou com Jean Pereira, de 28 anos, caído ao solo, já sem vida. 

O perito constatou 16 perfurações de arma de fogo, sendo: 02 no abdômen, 03 no tórax, 03 nas costas, 01 no pescoço e 07 na região da cabeça. As testemunhas não souberam informar a motivação e autoria do crime. O celular da vitima foi recolhido pela perícia. Durante os disparos, um segundo homem, de 29 anos, foi atingido na perna direita e foi socorrido até o hospital da cidade. Com mais esse assassinato a cidade de Janaúba chega ao 25º homicídio em 2016.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

Em Patis etapa do ‘Viola dos Gerais’ escolhe mais três músicas finalistas


(G1) A expectativa de conhecer mais três finalistas do festival Viola dos Gerais deixou a Praça Mendes Carmelo, em Patis, cheia de fãs do sertanejo raiz. A seletiva foi realizada neste sábado (23) e escolheu os candidatos que vão para a grande final, em Salinas (MG), nos dias 6 e 7 de agosto. O concurso é uma realização da Fundação Cultural Roda de Viola, em parceria com a Inter TV.

Foi a primeira vez que o festival aconteceu na cidade. O público acompanhou as músicas ‘Recanto Pau Jau’, ‘Minha Infância em Minas Gerais’, ‘Combate a Seca do Norte de Minas’, ‘Viola que Me Lembra’, ‘A Parábola’, ‘Voltar pra Roça’, ‘O Sistema do Matuto’, ‘Fruta Poderosa’, ‘Sertão Viola’ e ‘O Pequi’.

Com 127 pontos, o terceiro lugar ficou com a música ‘Fruta Poderosa’, uma homenagem a cidade de Patis, do intérprete João Paulo e Daniel. Em segundo lugar, depois de uma disputa acirrada, ficou ‘O Sistema do Matuto’ interpretada por José Neto e Nivaldo Aquino . A grande vencedora da noite foi a canção ‘Voltar pra Roça’, com 140 pontos.

Para os intérpretes da música vencedora, Zé Mineiro e Paulo, a vitória foi uma grata surpresa. “Não esperava que fossemos ganhar. É muita emoção, não dá para descrever. Agora, depois de tanta felicidade, Salinas fica até mais perto. A distância não representa nada depois de uma vitória dessas”, afirma o cantor sertanejo Zé Mineiro.

Próximas fases

O festival Viola dos Gerais viaja para Salinas no dia 5 de julho, para a seletiva das canções de Montes Claros. A grande final também acontece na Terra da Cachaça, nos dias 6 e 7 de julho, e reunirá todas as finalistas selecionadas nas etapas regionais.

domingo, 24 de julho de 2016

JANAÚBA: NATURAFRUTI INICIARÁ SUAS ATIVIDADES EMPRESÁRIAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016



A fábrica de doces NATURAFRUTI instalada no Distrito Industrial de Janaúba, vai iniciar suas atividades empresárias no início do segundo semestre deste ano.

O empreendimento encontra-se pronto. Os empresários afirmam que a inauguração será de suma importância para o desenvolvimento sócio-econômico de Janaúba.