Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 2 de julho de 2016

Desincompatibilização eleitoral

(Por Alex Gatinho) Nos termos da lei complementar 64/90, o nobre radialista e jornalista Pablo de Melo deixa suas atribuições de imprensa Gorutubana, por ser pré-candidato a Vereador.
Pablo um profissional sério, imparcial, comprometido com a verdade, questões sociais e religiosas vai fazer muita falta neste período de afastamento em razão da lei eleitoral.
Como colega de imprensa, desejo sorte ao Pablo de Melo neste novo projeto.

Janaúba: Dia Internacional de Combate às Drogas



PODER PÚBLICO E SOCIEDADE UNIDOS NO COMBATE ÀS DROGAS

O Dia Internacional de Combate às Drogas é 26 de junho. Para mobilizar a sociedade janaubense foram realizadas ações educativas, com objetivo de conscientizar a todos quanto a importância do combate a esse mal que rouba a paz, a saúde e a vida.
No dia 23 de junho foi realizada uma blitz educativa na Praça Cristo Redentor, com distribuição de panfletos informativos. E na terça-feira, 28 de junho uma caminhada com participação de alunos de escolas públicas e particulares, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Pastoral da Sobriedade, RAFAH e uma animada bateria formada por jovens da Igreja Batista. A caminhada culminou na Praça da Catedral com palavras dirigidas aos jovens pelo Pastor Chiquinho. Ele falou dos danos que as drogas trazem e os encorajaram a serem felizes sem elas. Lembrou que as drogas lícitas como o fumo e o álcool servem de canal para o uso de drogas ilícitas, portanto o melhor é evitar o primeiro contato.
No caso daqueles que já são usuários e que desejam o tratamento a Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba disponibiliza o atendimento, com uma equipe formada por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, assistente social, entre outros profissionais, através do CAPS AD, para adultos, localizado na Praça Justino Pereira de Brito, nº25 (Praça do Triângulo) Bairro Padre Eustáquio. Para crianças e adolescentes, o atendimento é através do CAPSi na Rua Ferrovia, 453 Bairro Padre Eustáquio.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Secretaria de Saúde de Janaúba

Operação de combate a extração mineral ilegal em Janaúba e região prende nove pessoas

Material utilizado para o preparo de explosivos
foi apreendido

Draga para extração de areia e pedras do leito
 do rio que foi apreendida durante a operação.
Após cinco dias de ações, a Polícia Militar de Meio Ambiente encerrou nesta sexta-feira (1º) operação conjunta de combate a extração mineral ilegal no Norte de Minas, resultando na prisão de nove pessoas por crimes ambientais. A ação ocorreu em várias cidades da região e visou cumprir fiscalização em locais de extração ilegal de minério. Ao todo, 53 locais de extração mineral foram fiscalizados.
Segundo o balanço final da operação, foram realizados 24 autos de infrações ambientais, que resultaram na aplicação de mais R$ 286 mil em multas. Durante a operação, que contou com apoio do Exército Brasileiro e Ibama, a polícia aprendeu vasta quantidade de material usado para o preparo de explosivos, como cordas, e ainda 10 Kg de nitrato de amônio.
Ainda segundo a PM, foram apreendidas oito armas de fogo, 50 munições, caminhões de areia, trator e dragas usadas na extração de areia e pedras do leito de rios. Em alguns pontos fiscalizados, a PM encontrou também motocicletas com chassi removido, não registradas e ainda produto de roubo.
Cerca de 10 equipes por dia saiam para fiscalizar as denúncias dos locais de extração irregular e colher informações, e documentação, dos diversos empreendimentos. Para o tenente Edniei Ferreira de Souza, o resultado final da operação surpreendeu a todos. “Foi satisfatório e o resultado que esperávamos foi ainda mais surpreendente. Existe certa dificuldade em fiscalizar estes empreendimentos, pela difícil localização que se encontram”, destaca.
Os trabalhos foram concentrados em Bocaiuva, Francisco Dumont, Olhos D’água, Itacambira, Salinas, Taiobeiras, Rubelita, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Espinosa, Porteirinha e Janaúba.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Três suspeitos de tráfico de drogas são presos em Buritizeiro

Droga e arma apreendidas foram levadas para a
delegacia
Três rapazes foram presos e um menor apreendido na noite desta quinta-feira (30) suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Buritizeiro, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que indivíduos estariam comercializando drogas em uma casa, na Avenida Patos de Minas, no Bairro São Francisco.
Quando a viatura se aproximou do local, dois jovens, de 20 e 22 anos, tentaram fugir pulando muros de algumas residências. Porém, eles foram alcançados e presos. Durante a fuga, um deles tentou se livrar de uma espingarda poveira, mas os militares a encontraram momentos depois. Na residência apontada na denúncia foram encontradas pedras de crack e alguns frascos com pólvora e chumbo.
Também no Bairro São Francisco, militares avistaram dois ciclistas, que fugiram quando perceberam a aproximação da viatura. Os policiais conseguiram alcançar e abordar os dois suspeitos, um menor de 17 anos e um rapaz de 21. A PM afirmou que o rapaz tentou jogar fora quatro pedras brutas de crack.
De acordo com a PM, todos os envolvidos foram levados para a delegacia da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Dois detentos fogem da cadeia pública de Salinas

Dois detentos, de 28 e 30 anos, fugiram do albergue da cadeia pública de Salinas, no Norte de Minas, na noite dessa quinta-feira (30). O agente penitenciário informou à PM que ouviu um barulho na parte externa da cadeia e ao chegar no local, viu os homens fugindo pelo muro de uma casa.
De acordo com o agente, eles cumprem pena em regime semiaberto e devem permanecer recolhidos 24 horas por dia. Até o momento os fugitivos não foram localizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em São João do Paraíso idosa é agredida e morta durante assalto e suspeitos são presos

Os suspeitos de agredirem uma idosa durante um assalto no dia 11 de junho foram presos nessa quinta-feira (30). O crime ocorreu em uma fazenda de São João do Paraíso (MG). Ela foi esfaqueada, chegou a ser socorrida, mas morreu no dia seguinte no hospital.
De acordo com o delegado Everson Moura, Davidson Oliveira Santos e Josimar Marques de Brito, ambos de 24 anos, invadiram a residência de Anita Maria Barros, de 66 anos, para cometer um assalto e um deles foi reconhecido pela vítima.
"Por causa disso, os dois efetuaram cerca de oito facadas na idosa e fugiram. Porém, antes de morrer, ela informou a parentes quem seria um dos envolvidos". O delegado informou também que durante a investigação ouviu pessoas que estiveram com a vítima, enquanto estava no hospital e conseguiu descobrir a identidade dos autores.
Na noite dessa quinta-feira, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva contra os dois, que foram encontrados em um bar na mesma comunidade onde o crime ocorreu. Eles foram levados para a Cadeia Pública de Rio Pardo de Minas. O inquérito deve ser concluído em 30 dias.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Família procura por casal de 13 e 15 anos que fugiu em ônibus com destino a Monte Azul

Casal de Rio Claro fugiu de casa em ônibus clandestino à Bahia
Um casal de adolescentes de Rio Claro (SP) fugiu de casa na última sexta-feira (24) após embarcar em um ônibus clandestino com destino a Monte Azul (MG). De lá, Kawan Ezequiel de Souza do Nascimento, de 15 anos, e Arlete Araújo da Silva Ferreira, de 13, pegariam outro ônibus com sentido a Itaberaba (BA), onde a menina tem avós e tios. Os jovens ainda não foram localizados.
A mãe de Kawan, Priscila Antunes de Souza, contou ao G1 que o pai do adolescente descobriu a fuga do casal e conseguiu entrar em contato com a empresa do ônibus.
"Quando o pai foi avisado que ele estava fugindo de casa, a gente mandou bloquear o ônibus em Santa Gertrudes (cerca de 10 km de Rio Claro). O motorista esperou e abandonou eles na pista", contou a mãe.

Sem notícias

A mãe disse que ainda não recebeu notícias e que a única informação é que eles estavam fugindo para a Bahia. "A polícia está esperando uma pista, alguém ligar para conseguir alguma informação", acrescentou Priscila.
Ainda segundo a mãe, os adolescentes namoram há dois meses. Nenhuma das famílias é contra a relação. Priscila disse ainda que o casal se dá bem e que não houve nenhum tipo de atrito com os jovens para motivar a fuga.
Os pais estão em Santa Gertrudes procurando pelos adolescentes. Quem tiver alguma informação, pode ligar para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Rio Claro (SP) no telefone (19) 3523-4608.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Jovem é encontrado morto em festa de formatura de Medicina em Montes Claros

André Felipe, de 24 anos foi encontrado morto dentro de banheiro durante
festa de formandos de Medicina da Unimontes (Foto: Facebook/Reprodução)
(G1) Um rapaz de 24 anos foi encontrado morto dentro de um banheiro em uma festa de formandos de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta sexta-feira (1º). Um adolescente de 17 anos foi apreendido depois de confessar para as Polícias Civil e Militar que assassinou André Felipe Colares. Inicialmente, ele negou o crime.
O subtenente Celestino Rocha informou que a Polícia Militar foi acionada por volta das 6h para atender a uma ocorrência de estupro, na qual a vítima era o menor. Mas, ao chegarem a chácara onde o evento estava sendo realizado, os PMs foram informados de que havia um jovem morto no banheiro, irmão de um dos formandos.
De acordo com a PM, o rapaz apresentava um corte no pescoço e os olhos perfurados com palitos, além de outros ferimentos. Ele estava com as calças e a cueca abaixadas. Ao lado do corpo, havia cacos de vidro e uma embalagem semelhante a usada para acondicionar maconha. A perícia esteve no local e apreendeu roupas e uma garrafa de bebida. Familiares disseram que André Colares era homossexual.
“O adolescente falou que durante a noite se envolveu com dois rapazes, e depois os três entraram em luta corporal. Ele levou uma pancada na cabeça, ficou desacordado e acordou com as calças arriadas até o joelho. Aprofundando os levantamentos constatamos juntamente com a Polícia Civil que o adolescente era o autor do homicídio”, explica o subtenente.

O menor estava com um corte no dedo e, antes de confessar o crime, justificou que o ferimento foi causado pela faca que um dos supostos abusadores usava para ameaçá-lo. Disse também que morava na Bahia e que um primo o convidou para ir à festa. O adolescente ainda afirmou que havia ingerido bebidas alcoólicas, que toma remédios para depressão e que havia se relacionado com três mulheres durante a festa.
“Posteriormente ele confessou e falou que teve um desentendimento com a vítima. O vaso sanitário foi arrancado do local, subentende-se que houve uma briga violenta dentro do local”, fala Celestino Rocha. O motivo da discussão não foi esclarecido pelo menor, que afirmou que daria detalhes somente na presença do advogado dele.
Após confessar, o adolescente não informou se ele e André tiveram relações sexuais. Apesar dele estar sem a cueca, e uma cueca ter sido apreendida ao lado do corpo, a PM afirmou que somente a perícia poderá apontar se a peça íntima é do menor e se eles mantiveram relações. O adolescente foi levado para a delegacia, onde prestará depoimento.
A comissão de formatura irá se reunir para decidir se as outras comemorações serão mantidas. Um irmão da dona da chácara onde a festa acontecia disse que ela estava passando mal e precisou ser medicada. O G1 não conseguiu falar com a mulher.

Marcas de sangue

Em uma escola que funciona na frente da chácara onde o crime aconteceu foram encontradas marcas de sangue. Mas a polícia acredita, pela forma como as marcas estão no chão, que o sangue era de alguém que tentou cometer um furto no local.

Unimontes
Em nota, a Universidade Estadual De Montes Claros disse que lamenta profundamente a morte do ex-aluno, que foi da turma de 2013 do curso de Administração.
"Professores, pesquisadores e servidores do Departamento de Ciências da Administração também manifestam indignação com a morte do seu ex-aluno, que presidiu de forma dinâmica o Centro Acadêmico do curso e a Empresa Júnior de Administração. A Reitoria e a comunidade acadêmica repudiam toda ação de violência e discriminação e se solidarizam com os familiares e amigos do ex-aluno', diz a nota.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura de Janaúba abre concurso público

A Prefeitura de Janaúba, Estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público (Concurso Prefeitura de Janaúba-MG 2016) para preencher vagas em cargos vagos no município. A COTEC – Unimontes coordenará o certame.
As inscrições serão realizadas entre 01 e 31 de agosto de 2016, no site oficial da organizadora (www.cotec.unimontes.br). Os cargos e vagas ainda serão informados.
Os inscritos serão avaliados por prova objetiva (todos) e títulos (somente cargos de nível superior). As avaliações serão aplicadas em 09 de outubro de 2016. Em breve mais informações sobre o certame.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba rapaz de 21 anos é morto com tiros na cabeça e costas

Um jovem de 21 anos, Gilson Cardoso dos Santos Oliveira, foi assassinado com dois tiros no Conjunto Residencial Dona Lindu, em Janaúba (MG), nesta quarta-feira (29). Quando a equipe da Polícia Militar chegou, ele já estava caído no chão e já havia morrido.
Segundo a PM, testemunhas disseram que uma moto se aproximou, o passageiro desceu e atirou. Afirmaram também que as pessoas que estavam no local correram, mas Gilson não reagiu. O criminoso disparou duas vezes e o atingiu na cabeça e nas costas.
Ainda de acordo com a PM, familiares da vítima afirmaram que ela não tinha inimigos e nem envolvimento com crimes. A PM faz buscas, mas nenhum suspeito foi preso. Com mais esse homicídio, Janaúba este ano chega ao 23º assassinato em 2016.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Janaúba suspeitos de estelionato são presos quando saíam de banco

Dois homens, de 42 e 52 anos, foram presos suspeitos de estelionato em Janaúba (MG) nesta quarta-feira (29). Eles foram abordados pela Polícia Militar quando saíam de um banco, um envelope com documentos que seriam falsificados foi apreendido.
“A PM recebeu informações de que dois indivíduos suspeitos estariam em um hotel e aplicariam golpes na região. Fizemos o monitoramento deles e posteriormente a abordagem ”, fala o capitão Nilson Antunes Figueira.
A PM conseguiu descobrir ainda que os dois foram abordados em um banco e já teriam feito uma simulação de empréstimo no valor de R$ 65 mil em outra agência. Dentro do envelope foram encontrados documentos pessoais em nome de terceiros, contratos de locação e contracheques. Uma folha com carimbos de vários cartórios também foi apreendida.
“Por meio dos dados de uma das pessoas que aparecem em um dos documentos, chegamos ao nome de um terceiro homem, de 64 anos, que ainda não foi encontrado. Ele seria o mentor dos golpes”, esclarece o capitão.
Ao serem questionados, os dois presos confirmaram que aplicariam golpes na região e disseram também que o homem de 64 anos teria providenciado todos os documentos falsos. O dinheiro arrecadado seria dividido entre os três.
De acordo com a Polícia Civil, os dois homens foram autuados por tentativa de estelionato e permanecem presos. Eles já tem passagens pelo mesmo crime anteriormente.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Em Janaúba, seis pessoas são presas no bairro Veredas

Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Militar compareceu a uma casa abandonada, no Bairro Veredas, cidade de Janaúba, a qual estaria sendo utilizada por alguns indivíduos para se reunirem e esconder objetos roubados.
No quintal, os militares encontraram uma motocicleta Honda Titan 150, cor prata, que havia sido roubada no dia 23/06. Ao realizarem a abordagem na casa, os policiais se depararam com seis suspeitos, entre 15 e 37 anos. Próximo a eles, havia alguns rolos de fios elétricos e uma caixa de som automotivo, que haviam sido roubados no dia 06/06.
Diante do exposto, foi efetuada a prisão/apreensão em flagrante delito dos autores, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos. A motocicleta foi apreendida e removida para o pátio de vistoria e guarda de veículos Norte de Minas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM

TJMG promove mutirão em Coração de Jesus

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes,
visita sala onde juízes analisaram processos
Programa de Apoio Emergencial às Comarcas movimenta mais de 2 mil processos em Coração de Jesus
(Por Fábio Oliva) Terminou sexta-feira, 24 de junho, a ação do Programa de Apoio Emergencial às Comarcas (PAE) em Coração de Jesus, no Norte de Minas. De segunda a sexta-feira, a equipe reunida na comarca sentenciou 571 processos, proferiu 1.249 despachos, determinou 43 diligências e realizou 18 júris. Em processos relacionados à violência doméstica contra a mulher (Lei Maria da Penha), foram proferidas 46 sentenças e realizadas 100 audiências.
O PAE é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para aumentar a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional.
Um dos coordenadores do programa, o juiz Marcelo Rodrigues Fioravante disse que o resultado está indo além da expectativa. “A comunidade acolheu muito bem o projeto. Os resultados que estamos alcançando, tanto nos processos criminais como nos cíveis, vão dar uma resposta muito positiva para essa comunidade”, disse.
Para a realização desse trabalho, o programa deslocou até a comarca 14 servidores e 32 juízes, 20 deles foram empossados recentemente e participam do mutirão como atividade do curso de formação inicial de magistrados. As atividades também contam com os trabalhos dos servidores e estagiários da comarca.
Coração de Jesus foi escolhida para o projeto-piloto do PAE em novembro de 2015, quando foram feitas várias visitas preparatórias e realizadas várias iniciativas, como a reorganização dos fluxos de trabalho da secretaria. Segundo o juiz Marcelo Rodrigues Fioravante, uma série de ações gerenciais vão ficar como legado para a comarca.
“O diferencial do PAE é que ele emprega um método de trabalho. Não é apenas um mutirão”, avaliou o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes. Ele visitou a comarca na quinta-feira, oportunidade em que conversou com a equipe do programa. “Fico muito feliz que esse programa seja exitoso e que vocês se disponibilizem para que isso aconteça”, disse.
Os júris e o mutirão de sentenças e despachos, parte das atividades, estão sendo realizados na Escola Estadual Major José Elias Trindade, onde as aulas foram suspensas nesta semana. A supervisora da escola, Erly Regina Mota Ribeiro, disse que é uma grande satisfação poder contribuir para a realização da justiça na comarca. “É muito bom para a cidade ver que a Justiça vem trabalhando junto com a comunidade, vem buscando desenvolver ações para que todos os cidadãos tenham seus direitos e deveres respeitados”, disse. Ela informou que a suspensão das aulas foi acordada com os pais dos alunos e que adequações foram feitas para não prejudicar o calendário escolar.
O juiz Marcos Antônio Ferreira, que é titular da 2ª Vara de Família da Comarca de Montes Claros e responde pela Comarca de Coração de Jesus há um ano e dois meses, considera a ação do PAE imprescindível para o bom andamento dos trabalhos na comarca. “Temos um volume muito grande de processos paralisados. Embora, durante a minha gestão, nós tenhamos conseguido fazer uma redução de acervo de quase 2 mil processos, como eu venho aqui apenas uma vez por semana, é impossível instruir tantos processos como o que está sendo feito agora”, disse.

O programa

O auxílio do PAE pode ser solicitado pelas unidades judiciárias ou oferecido pela própria coordenadoria do programa a comarcas, varas e unidades jurisdicionais em que for identificada maior necessidade de apoio. Selecionado o local a ser contemplado, é estabelecido um cronograma de trabalho e visitas técnicas são agendadas. Em seguida, produz-se um diagnóstico que abrange, entre outros aspectos, análise de histórico estatístico, leiaute, acervo, processos de trabalho, gestão do conhecimento, controle de produtividade, sustentabilidade.
A partir daí, considerando cada contexto específico, desenvolve-se uma das seguintes operações: elaboração de plano de ação gerencial, que indica aos magistrados e servidores ferramentas gerenciais a serem adaptadas à realidade local; intervenção localizada, voltada para a realização de audiências de conciliação, audiências de instrução e julgamento e prolação de sentenças em varas ou unidades judiciárias que apresentam represamento de processos; mutirão de sentenças, com a designação de magistrados para prolatarem sentenças, em regime de cooperação à distância.
As comarcas interessadas podem contatar o PAE pelo e-mail pae@tjmg.jus.br ou pelo telefone (31) 3237-8297.


(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom do TJMG)

Vereador é preso com armas em operação da Polícia Civil em Pirapora

Parte dos materiais apreendidos pela Polícia Civil.
Um vereador de Pirapora (MG) foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e munições durante a operação Pele de Cordeiro, realizada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (29). Ildemar Cordeiro é um dos alvos de uma investigação que apura o furto de R$ 60 mil em equipamentos agrícolas de uma fazenda em São Romão (MG). Além dele, foram indiciados também outros dois homens. Os envolvidos responderão por furto qualificado e associação criminosa.
De acordo com a PC, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Pirapora e na fazenda do vereador, em Buritizeiro (MG). Vinte policiais participaram da ação.
Na casa de Ildemar Cordeiro, a PC encontrou o carro usado no furto, um revólver com numeração raspada, uma pistola, uma espingarda, munições, um carro alugado pela Câmara com sinais de adulteração, uma moto com chassi raspado e sem placa, dois jabutis, R$ 13.200, cheques no valor de R$ 160 mil, uma porção de maconha e documentos de outros automóveis. Na fazenda dele, a Polícia Civil apreendeu uma espingarda.
Ainda durante a ocorrência, o irmão de Ildemar foi detido depois de ameaçar um jornalista que fazia a cobertura da operação.
Já na residência de um outro investigado, foram apreendidas uma bateria de caminhão, uma pistola de vacinação de animais, um rádio comunicador e documentos relacionados à agiotagem.
A nossa reportagem entrou em contato com a Câmara de Vereadores, mas o presidente afirmou que não iria se pronunciar, já que não estava inteirado dos fatos. Não havia nenhum funcionário no gabinete de Ildemar Cordeiro e a atendente não tinha nenhum contato particular das pessoas ligadas ao parlamentar. O advogado dele não foi encontrado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

terça-feira, 28 de junho de 2016

Em Espinosa Setor têxtil atropela crise financeira e expande negócios

Setor emprega quase 600 pessoas na cidade
(Foto: Reprodução/Inter TV)
(G1) Com pouco mais de 32 mil habitantes, o município de Espinosa, no extremo Norte de Minas, vive um momento de expansão. Mesmo em meio à crise financeira enfrentada em todo o país, o setor têxtil apresenta bons resultados. Somente nos últimos 12 meses, 10 pequenas fábricas foram criadas no município, segundo a Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL).
Atualmente a cidade possui 25 pequenas fábricas, também chamadas de "facções". Após uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial (ACE), CDL, Sebrae e Fiemg, atualmente as "facções" prestam serviços para grandes confecções e são procuradas até mesmo por empresas nacionais especializadas em roupas.
"O setor têxtil em Espinosa passou por momentos decisivos nos últimos anos. Muitas 'facções' trabalhavam para suprir a demanda de apenas um ou dois clientes, ficando à mercê de uma relação conflituosa e arriscada. Hoje, o setor movimenta, sozinho, mais da metade da economia local, emprega dezenas de pessoas e estabeleceu bons negócios com grandes empresas de vestuário”, explica a presidente da ACE/CDL, Emanuela Almeida Pereira.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Espinosa, o setor têxtil emprega diretamente cerca de 570 pessoas, envolvendo as 25 facções e outras quatro grandes fábricas.
“Enquanto vemos municípios com dificuldades até para manterem escolas e hospitais abertos e com altos índices de desemprego, Espinosa continua segurando a onda e se mantendo economicamente viva, apesar das dificuldades”, afirma Emanuela Almeida.
O empresário Alankard Verissimo Vieira, de 38 anos, é um exemplo do que acontece na cidade norte-mineira. Há dez anos ele apostou no mercado de roupas infantis masculinas e hoje emprega 11 funcionários diretos e 90 indiretos.
“Conversando com um amigo, falei da vontade de empreender num novo negócio. Assim, surgiu essa ideia de fabricar camisas infantis masculinas. No início tivemos muitas dificuldades, porque este segmento de camisaria infantil não tinha muita demanda de mercado, mas com o passar do tempo esse cenário foi mudando”, explica o empresário.


Bairro Industrial
A cidade aposta no crescimento do setor têxtil e investe na criação de um Distrito Industrial. Serão 21 galpões; quatro com área de 750 metros quadrados e outros 17 com 250 metros quadrados.
O secretário de desenvolvimento econômico do município, Alcides Júnior, afirma que todos os galpões serão doados para as facções e empresas locais, mediante edital. Notícia que deixou os empresários ainda mais confiantes nos negócios. "O projeto do Bairro Industrial é um avanço. Com certeza seremos vistos de maneira diferente pelo mercado externo e, com a aquisição dos galpões, os custos financeiros das facções de pequeno porte serão reduzidos”, afirma Alankard Verissimo.

Especialização

O município é referência para outras cidades do estado. Com isso, a Agência de Desenvolvimento da Serra Geral (Adeseg), irá realizar em Espinosa o 3º Circuito de Oportunidades da Serra Geral (Conseg) com o tema “Negócios e oportunidades da indústria da moda”. O evento acontece na próxima sexta-feira (1º).
De acordo com a organização, o evento tem o objetivo de “fortalecer a cadeia produtiva da moda em Espinosa e região, através do fomento ao network e às alianças corporativas entre empresas da região que tenham interesse em ser clientes, fornecedoras ou parcerias das facções e confecções de Espinosa”.

PM apreende oito armas em quatro municípios do Norte de Minas

A Polícia Militar apreendeu oito armas em Bocaiuva, Coração de Jesus, Francisco Dumont e Espinosa, no Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (27).
Duas polveiras foram encontradas em uma embarcação, quando policiais averiguavam uma denúncia de extração ilegal de minério em Bocaiuva, às margens do Rio Jequitinhonha. Ninguém foi encontrado no local.
Ainda durante atendimento a outra denúncia de extração irregular de minério, a PM apreendeu um revolver e várias munições em um local usado por garimpeiros em Francisco Dumont.
Já em Coração de Jesus, os policiais militares apreenderam quatro polveiras e uma garrucha, que estavam em dois locais diferentes da cidade. Os donos das armas não foram encontrados.
Uma espingarda também foi localizada quando uma equipe da PM fazia patrulhamento para prevenir a caça de animais silvestres em Espinosa. Um homem que estava com a arma conseguiu fugir para um matagal.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Em Rio Pardo de Minas menor assalta farmácia, foge de bicicleta e é detido pela PM

Dinheiro roubado foi recuperado
Um menor de 16 anos foi detido depois de assaltar uma farmácia em Rio Pardo de Minas, nesse domingo (26). Segundo a Polícia Militar, o adolescente entrou na drogaria armado, anunciou o assalto e fugiu levando uma pequena quantia em dinheiro.
Após rastreamento, os militares conseguiram apreender o menor que fugia de bicicleta. O dinheiro roubado foi recuperado. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil. A arma utilizada no assalto também foi apreendida.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Acidente entre carro e carreta deixa um morto na BR-135, em MG

Condutor do carro de passeio teria forçado uma ultrapassagem.
Um homem, de 40 anos, morreu e uma mulher, de 39, ficou ferida em um acidente na manhã desta segunda-feira (27), na BR-135, próximo a Joaquim Felício (MG).
De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, as vítimas estavam em um veículo de passeio que bateu de frente com uma carreta. Testemunhas relataram à PRF que o condutor do veículo de passeio tentou fazer uma ultrapassagem forçada e invadiu a contramão de direção, mas não conseguiu retornar e bateu na carreta. O caminhoneiro não ficou ferido.
A mulher foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital de Bocaiuva. Na tarde desta segunda-feira ela ainda recebia atendimentos médicos na unidade hospitalar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Taiobeiras, polícia encontra corpo de menor em construção abandonada

Um menor de 15 anos foi encontrado morto em Taiobeiras (MG), na manhã desta segunda-feira (27). A mãe do adolescente informou à PM que ele estava desaparecido desde o último sábado (25).
O corpo da vítima foi encontrado com marcas de tiros em uma construção abandonada no Bairro Santo Cruzeiro. A perícia da Polícia Civil foi acionada e as causas da morte estão sendo apuradas.
Segundo a polícia, a vítima tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A PM informou também que o adolescente fazia parte de uma gangue que tem envolvimento com o tráfico na cidade. Até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Encontrado em São Francisco o corpo de terceira vítima de afogamento

O corpo de Bombeiros localizou no início da tarde desta segunda-feira (27) o corpo da terceira vítima de afogamento no Rio São Francisco, no Norte de Minas. A vítima, um rapaz de 25 anos, estava a cerca de 100 metros de onde desapareceu no sábado (25).
De acordo com os bombeiros, o corpo estava preso em uma rede, montada anteriormente por pescadores. A vítima estava com outros dois jovens, de 19 e 20 anos, que também se afogaram e desapareceram. Os corpos deles foram encontrados na tarde deste domingo (26).
Segundo informações da Polícia Militar, os três jovens estavam em um ponto conhecido como "Ilha das Porteiras" quando um deles começou a se afogar. Os outros dois, na tentativa de prestar socorro, caíram no rio e também desapareceram.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Em Janaúba corpo de uma mulher é encontrado com cinco tiros

O corpo de uma mulher de 38 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (27) em Janaúba. Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que havia um corpo na Avenida Osvaldo Cruz, no Bairro Gameleira, em frente a uma residência.
Ao chegarem ao local, os militares confirmaram a informação e identificaram que a vítima era uma mulher. A perícia técnica foi acionada e relatou que havia cinco perfurações no rosto.
Policiais fizeram buscas, mas ainda não descobriram os motivos nem os autores do crime. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que deverá continuar com as investigações. Neste ano, a cidade de Janaúba já registrou vinte e dois assassinatos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: PM e InterTV

domingo, 26 de junho de 2016

Rapaz morre após trocar tiros com policiais militares em Montes Claros

(G1) Um homem morreu após trocar tiros com policiais militares na noite deste sábado (25) em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência foi na Avenida Joaquim Abreu e Silva, no distrito de Nova Esperança.
Ainda de acordo com a PM, no local acontecia uma festa e os militares foram informados que o jovem, que possui passagens pela polícia, possivelmente teria um mandado de prisão em aberto. Porém, Eulas Gomes de Alecrim, de 28 anos, reagiu à abordagem e desferiu um soco contra um policial.
Os dois entraram em luta corporal, segundo a PM, e o jovem conseguiu tomar a arma do militar e efetuou dois disparos. Outro policial, que também participava da abordagem, atirou contra o rapaz. Ele foi atingido na perna.
O rapaz foi socorrido por militares, mas no caminho encontraram uma viatura do Samu, que o conduziu até um hospital de Montes Claros. A PM afirmou ainda que Eulas deu entrada na unidade hospitalar com vida e morreu momentos depois.
Um irmão, de 30 anos, foi preso durante a confusão. A PM afirmou também que um procedimento interno foi instaurado para averiguar a ocorrência.

Bebê de oito meses é atingido por tiro na cabeça em Pirapora

Um bebê foi atingido com um tiro na cabeça na manhã deste domingo (26) em Pirapora, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, moradores acionaram a polícia afirmando a ocorrência de disparos de arma de fogo no Bairro Cidade Jardim. Os moradores afirmaram também que o bebê tem apenas oito meses.
Ao chegarem ao local, os militares foram informados que a criança havia sido atingida e socorrida por moradores ao hospital da cidade. Um homem, de 55 anos, foi atingido por um tiro na perna.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro ao homem. Na unidade hospitalar, os bombeiros conversaram com funcionários que afirmaram que o estado de saúde da criança era considerado grave. A nossa reportagem tentou obter informações sobre os pacientes, mas ninguém do hospital atendeu as ligações.
A PM informou também que nenhum morador relatou de onde partiu os disparos que atingiram as vítimas. Uma equipe de investigadores foi acionada para ajudar nos levantamentos sobre o crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Três jovens desaparecem no Rio São Francisco, no Norte de Minas

O Corpo de Bombeiros faz buscas para encontrar três jovens que desapareceram no Rio São Francisco neste sábado (25), na cidade de mesmo nome. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas são uma jovem, de 19 anos e dois rapazes, de 20 e 25 anos.
A PM informou que eles estavam em um ponto conhecido como "Ilha das Porteiras" quando um deles começou a se afogar. Os outros dois, na tentativa de prestar socorro, caíram no rio e também desapareceram. Bombeiros de Januária se deslocaram para a cidade para iniciar as buscas pelas vítimas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Polícia recupera carga roubada na BR-251, em Francisco Sá

Carga foi recuperada neste sábado (25).
A Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Grão Mogol localizaram neste sábado (25) uma carga de móveis que havia sido roubada na BR-251. Segundo a PRF, o crime ocorreu na noite da sexta-feira (24), na Serra de Francisco Sá, no km 355.
O motorista, de 35 anos, informou à polícia que foi interceptado por cerca de seis homens, que o levaram por uma estrada vicinal, no km 374. Eles seguiram por alguns quilômetros e descarregaram todo o caminhão com a ajuda de pelo menos mais cinco homens.
Após ser acionada, segundo a PRF, a polícia analisou dados de rastreamento do caminhão e localizou o ponto onde o veículo foi descarregado. No local foram encontrados ainda vestígios de materiais de outros roubos ocorridos na rodovia BR-251. A PRF informou que nenhum dos autores foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV