Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 7 de maio de 2016

Prefeitura de Patis: Modelo e referência em gestão

São mais de 25 ruas sendo asfaltadas em Patis-MG.

Saúde sendo equipada.
Nos últimos anos o discurso mais usado e proclamado aos quatro cantos pelos políticos é que a crise tem tornado a arte de administrar quase impossível, impossibilitando a realização de obras e ações por parte das prefeituras em beneficio dos seus munícipes. Porém, no Norte de Minas a Prefeitura de Patis tem se tornado modelo e referencia para outras administrações que buscam a solução em meio à crise. Com um jovem prefeito a frente do executivo municipal, Patis tem vivido novos tempos desde sua emancipação politica.
Pati como era chamada, um vilarejo localizado ao Norte de Minas Gerais, foi emancipado do município de Mirabela em 1996 recebendo o nome de Patis. Sua população foi estimada no último censo do IBGE em torno de 5.323 habitantes. A sua fundadora fora Balbina Ferreira de Barros que tem como padroeira Nossa Senhora Sant`Ana. Sua economia representada na agricultura; cultivo de milho, mandioca, feijão, arroz, cana de açúcar e café, na pecuária se destaca na criação de gado leiteiro e engorda deste, suínos e aves. Com um histórico na produção da boa cachaça de alambique, tornou-se referência no Norte de Minas. Com um PIB de 25 milhões e renda per capita de R$ 4.623,12, Patis tem se tornado cada vez mais um município de um futuro promissor. Com o comando do prefeito Vinicius Versiani de Paula (PMDB), mesmo em meio às dificuldades que vive o país, Patis sendo contemplada com várias obras, desde asfaltamento a construção de UBS’s e escolas. O prefeito conta que enfrenta certo fanatismo por parte de meia dúzia de opositores que são resquícios de uma politica velha e ultrapassada, mas isso nunca foi motivo para desanima-lo, pelo contrario, tem sido até incentivo para elevar cada vez mais sua cidade ao novo patamar de crescimento e desenvolvimento cultural e econômico. Vinicius afirmou em entrevista a nossa reportagem, que consegue fazer o que poucos políticos atualmente podem usufruir: “Posso andar tranquilamente por todo o município, conversando com as pessoas nas ruas, e sem medo posso olhar dentro dos olhos delas e afirmar que estamos fazendo o melhor para nossa Patis”. Com fala tranquila e olhar sereno, Versiani se vê em uma cômoda e tranquila situação que pouquíssimos políticos no Brasil podem desfrutar. “Não temos medo de expor nossas falhas, e vamos em busca de soluções, e nossas conquistas estão aí para todos contemplarem”, afirma Vinicius. No balanço feito por nossa reportagem, em meio as dificuldades politicas e financeiras que o Norte de Minas tem passado, Patis pode se orgulhar em ser um município que é modelo para o Ministério Publico de Minas Gerais em gestão, e que tem um prefeito que goza de prestigio perante os governos federal e estadual.
Hoje numericamente falando Patis será até o final deste mandato contemplada com mais de 25 ruas recebendo asfalto de qualidade, construção de 2 UBS’s, construção de 2 escolas, e veículos para a saúde. E ainda houve a realização do concurso público da Prefeitura de Patis, que se tornou modelo e base para o MP em todo o Norte de Minas Gerais.
“Estamos prontos para fazer o melhor pelo nosso município, aqui é minha casa e quero vê essa cidade dando certo”, afirma Vinicius emocionado ao poder narrar inúmeras conquistas realizadas pelo seu governo em prol de Patis.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Caminhão tomba e motorista morre na BR-251, próximo a Salinas

Caminhão tombou e teve a carga, de porcelanato, saqueada
(G1) Um homem, de 31 anos, morreu na noite desta sexta-feira (6), após acidente envolvendo um caminhão, na BR-251. O acidente foi no Km 33, próximo a Salinas e, segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão, carregado de porcelanato, teria tombado na via.
O veículo, com placa do estado da Bahia, seguia sentido Salinas. O homem que morreu no acidente era o motorista do caminhão. Um passageiro, de 22 anos, ficou ferido e foi socorrido pelo Samu para um hospital da cidade de Salinas. Ele teve ferimento leve, com corte no supercílio.
A pista chegou a ficar interditada durante parte da noite, para que os bombeiros retirassem o veículo tombado. A carga de porcelanato foi saqueada, antes da chegada dos militares. A via já está liberada. As possíveis causas do acidente não foram informadas.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Em Janaúba rapaz de 24 anos é preso com revólver e munições

Arma apreendida com o jovem de 24 anos
(G1) Um rapaz de 24 anos foi preso por porte ilegal de armas em Janaúba (MG) nesta quinta-feira (5). Ele foi abordado pela Polícia Militar na Avenida Manoel Athayde, no Bairro Santa Cruz.
Ao perceber a chegada da equipe da viatura, o jovem tentou fugir de moto, mas acabou sendo detido. Segundo as informações da PM, esta não é a primeira vez que o jovem é preso pelo crime.
Ele foi encaminhado para a Polícia Civil.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Secretário de esportes de Bocaiuva é preso por vender patrimônio público

Secretário Noel, apontado como o responsável
pela venda dos materiais
(G1) O secretário de esportes da cidade de Bocaiuva, Noel Pereira Alves, foi preso na tarde desta quinta-feira (5) durante uma operação da Polícia Civil. Ele é suspeito de vender sobras de materiais de uma reforma feita na Câmara de Vereadores em 2014.
A Polícia Civil tentou cumprir também um mandado de prisão contra o vereador Pedro Neves dos Santos, mas ele não foi localizado. De acordo com o delegado Leonardo Diniz, responsável pelas investigações, cerca de cinco mil telhas e caibros estavam guardados no Estádio Municipal, e desapareceu.
“O material estava guardado no Estádio a pedido do vereador. As investigações mostram que o secretário apresentava o material e revendia”.
Leonardo Diniz afirma também que os dois chegaram a pressionar uma testemunha que comprou 1.700 telhas para que ela efetuasse o pagamento do material adquirido.
“Esta testemunha ficou devendo para eles cerca de R$ 300, inclusive tem uma gravação do vereador fazendo questionamentos sobre a negociação. Ao descobrirem a investigação, o vereador e o secretário procuraram os compradores para que assinassem um Termo de Doação”, diz.
O mandado de prisão expedido, segundo a PC, é por prazo indeterminado e só prescreve em 12 anos. O G1 tentou falar com o advogado do secretário, mas as ligações não foram atendidas.
A prefeitura informou que ainda não foi notificada pelos órgãos competentes a respeito da prisão do secretário e por isso não poderia se "manifestar sobre o assunto".

Ruy Muniz envia carta de dentro de presídio para servidores do município

Ruy Muniz no pátio da Polícia Federal, 
antes de ser levado para presidio de Montes Claros
Uma carta escrita pelo prefeito de Montes Claros Ruy Muniz (PTB), preso pela Polícia Federal durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, começou a circular nas redes sociais, na quarta-feira (04), após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negar o pedido de reconsideração da prisão de Ruy. Ele foi preso no dia 18 de abril, um dia após a esposa e deputada federal Raquel Muniz dizer na votação do processo de impeachment que o marido é exemplo para o Brasil. Funcionários ligados ao gestor afirmam que a carta foi escrita a mão por Ruy Muniz ao completar 12 dias de prisão e entregue aos advogados.
O documento intitulado como “Não sintam pena de mim” traz reflexões feitas por Muniz no período em que está no Presídio Regional. Em alguns trechos, ele afirma que procura “estar sempre preparado para enfrentar todas as situações”.
Em outro trecho, Ruy Muniz pede aos leitores que não sintam pena dele, e se se dirige aos funcionários ligados à administração municipal. Ele pede solidariedade para ele, para a “secretária Ana Paula Nascimento e todo o povo de Montes Claros”. (Confira ao final desta matéria a íntegra da carta).
Em nota, a Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds) informou que os presos, em geral, têm o direito de se comunicar por escrito com pessoas e instituições externas. "A lei prevê o exame prévio do conteúdo da comunicação pela direção da unidade prisional. Não havendo referência a atividades ilícitas, a mensagem é liberada para envio (s) destinatário (s)", informa a nota.

Entenda o caso
A investigação aponta que o prefeito de Montes Claros é suspeito de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer um hospital privado, que é gerido pela sua família.
Ruy está preso no Presídio Regional da cidade em uma cela com outros presos que também possuem curso superior, segundo a Seds.
A secretária municipal de saúde, Ana Paula Nascimento, também foi presa na operação da Polícia Federal. Ela foi levada para o Presídio Alvorada, também em Montes Claros, onde possui apenas seis celas femininas, ocupadas por cerca de 80 detentas, segundo um agente penitenciário que não quis se identificar.


Confira a íntegra da carta do prefeito Ruy Muniz:

"Amigos,
Hoje completaram 12 dias que fui preso e senti a vontade de escrever para vocês e contar um pouco do que tenho refletido e pensado sobre todos os acontecimentos destes 40 meses que estamos governando Montes Claros.
Em primeiro lugar, quero informá-los que procuro sempre estar preparado para enfrentar todas as situações. Chamo isso de ESTADO DE PRONTIDÃO. Essa é uma condição essencial para convivermos de forma saudável neste mundo habitado por uma grande diversidade de pessoas, na maioria boas, mas algumas mal intencionadas.
Espero sempre o melhor das pessoas. Procuro fazer o melhor possível e servir sempre. Portanto, fiquem tranquilos, estou bem. Tenho grande capacidade de adaptação e me ajusto às realidades a mim impostas.
Não sintam pena de mim. Não estou preso porque roubei, desviei, retive, por ter prejudicado os hospitais ou por ter ameaçado pessoas. Estou preso porque ameaço o sistema de privilégios que perdura em nossa cidade há muitos anos.
Não aceitei ser dobrado, ser conivente e fechar os olhos para o errado. Não aceitei que a Prefeitura Municipal de Montes Claros pagasse por serviços não feitos. Estou preso porque lutei e luto para as coisas funcionarem. Não aceitei deixar tudo como sempre estava. Propus um novo jeito de governar. Sem "ajeitos", jeitinho, privilégios que de qualquer forma prejudicassem o erário público. Nossa administração é de verdade o que diz nosso slogan nas campanhas publicitárias: TOLERÂNCIA ZERO COM A CORRUPÇÃO.
Desta forma, sem mágicas, com muita transparência em tudo, imprimimos um jeito simples de governar, fazer sempre o certo e o melhor para a população de Montes Claros. Acima de tudo sendo justo com todos. Valorizando quem trabalha e faz. Desenvolvendo relações saudáveis com todos os setores. Valorizando os servidores, os fornecedores, os empreendedores, respeitando a população e todos os contratos firmados pela municipalidade.
Vocês lembram. Quando tomamos posse em janeiro de 2013, enxuguei a máquina, reduzi o número de secretarias e de cargos comissionados. Paguei as dívidas, regularizei o nome da Prefeitura, poupei recursos, construímos um planejamento e trabalhamos para aumentar a arrecadação. Passamos a comprar tudo pelo preço de mercado. Pelos preços que as pessoas pagam no seu dia a dia.
A cidade melhorou e melhora a cada dia. Os pagamentos dos salários são feitos antes do vencimento. Os prestadores de serviços e fornecedores de produtos recebem também em dia. As nossas licitações são limpas e atraem bons fornecedores. Há disputas de verdade, os preços baixaram e estamos conseguindo fazer as obras que a cidade sonhava. Asfalto, pontes, UBS, escolas, praças, pista de skate, CRAS, CAPS entre outras.
Investimos na educação como nunca antes havia sido realizado: material escolar, livros didáticos, uniforme, aulas de línguas, informática, educação em tempo integral, valorização dos servidores e, em especial, dos professores. Aumentamos o número de alunos da rede municipal de 20 mil para em torno de 38 mil estudantes, incluindo os jovens do PRÉ-ENEM.
Na saúde atingimos 100% de cobertura na atenção básica: 137 equipes de Estratégia Saúde da Família.
Pagamos os melhores salários do país para os professores, agentes comunitários de saúde e combate a endemias e para os garis. Somos com certeza um governo que tem dado certo, tem melhorado substancialmente a cidade de Montes Claros. Claro que tudo isso é fruto de um trabalho em equipe e contou, especialmente com a SUA participação. Você que aceitou ser Prefeito junto comigo. Você que emprestou seu talento e competência para o serviço público, MUITO OBRIGADO, em meu nome e de toda a população de Montes Claros.
Neste momento difícil do nosso governo é que você pode demonstrar toda a sua solidariedade para comigo, para com a Secretária Ana Paula Nascimento e todo o povo de Montes Claros. Dê o melhor de você, chegue cedo, cumpra seu horário, cumpra sua agenda, realize o planejamento de sua área, supere, faça mais do que está previsto. Não perca tempo, faltam ainda oito meses para concluirmos o nosso mandato. Dê o seu melhor. Continue firme, de cabeça erguida, faça o certo e o melhor para nossa gente.
Confio em você, conto com você. Não tenha medo. Não se sinta ameaçado. Não fizemos nada de errado. Você sabe disso. Vamos sair dessa situação.
A verdade sempre vence a mentira. O bem igualmente vencerá o mal.
Não deixe que as notícias da TV, jornal, rádio ou da Internet te abalem. As palavras, sons e imagens têm o valor que nós dermos para elas. Pense em quem está por trás da publicação. Não dê às pessoas do mal o poder de te afetar. Sua consciência limpa, segura, servidora, comprometida com a verdade está em comunhão com o nosso bom Deus. Ele saberá reconhecer o seu valor. Seja do bem, pois você é divino. A essência de tudo está no seu coração. Passe a saber o que realmente tem valor na vida: paz de espírito, dever cumprido, legado deixado em agradecimento aos dons e talentos recebidos.
Que nosso bom Deus possa abençoar vocês também.
Muito obrigado. E dediquem orações, carinho e cuidados à Ana Paula Nascimento".

Após discussão, rapaz de 22 anos mata homem e é preso em Manga

(G1) Um rapaz de 22 anos foi preso por matar um homem nesta quarta-feira (4) em Manga (MG). Ele disse que cometeu o crime depois que de se desentender com a vítima, os dois estavam bebendo juntos.
Segundo as informações da Polícia Militar, após dar pauladas no homem, o rapaz disse que arrastou o corpo até um lote vago. A irmã do jovem chamou a PM depois de ir até a casa dele e ver sangue no chão. Ela afirmou ter ouvido barulhos, mas pensou que o irmão estava cortando lenha.
De acordo com a PM, o rapaz foi preso quando se preparava para fugir. A motivação da discussão é desconhecida.

Em São Francisco, polícia prende homem investigado por matar irmão

(G1) A Polícia Civil de São Francisco (MG) prendeu nesta quarta-feira (4) um homem de 23 anos investigado por matar o irmão, de 29. O crime aconteceu em 17 de março de 2016, no Bairro Eldorado.
Segundo as investigações, a vítima foi morta com uma facada no peito, porque estava jantando com o pé em cima da mesa, o que desagradou o irmão, que foi até a cozinha, pegou uma faca e cometeu o homicídio.
De acordo com a PC, o homem estava se escondendo na zona rural, na Comunidade da Jiboia. No momento da abordagem ele fugiu para um matagal, mas acabou sendo detido. Ele foi levado para o presídio da cidade. Se condenado, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão por homicídio qualificado.

Em MG, polícia prende motoristas suspeitos de forjar roubo de carga

(G1) Três motoristas, de 34, 42 e 47 anos, foram detidos nesta quarta-feira (4) em Salinas (MG) depois que prestaram depoimento para a Polícia Civil afirmando que haviam sido vítimas de um roubo de carga na BR-251. Para a PC, eles forjaram as informações e estão envolvidos no crime. Cada um dos suspeitos dirigia um caminhão, o que foi roubado estava transportando produtos avaliados em R$ 1 milhão, que estavam sendo levados da Paraíba para São Paulo.
De acordo com as informações da Polícia Civil, durante o depoimento os motoristas apresentaram várias divergências, o número de assaltantes e a hora em que o crime ocorreu foram algumas delas.
Ao serem ouvidos, afirmaram que jantavam em um posto de combustíveis quando os supostos criminosos encapuzados e armados anunciaram o assalto. Em seguida, disseram que foram colocados dentro do veículo que teve a carga roubada e levados para outro local.
Os motoristas contaram ainda que saíram do posto com os assaltantes por volta das 20h da terça-feira (3), mas os caminhões são monitorados e a empresa que faz o serviço informou que os veículos permaneceram estacionados no local das 19h20 até 1h10 da quarta (4).
A polícia também estranhou que os motoristas não relataram nenhum tipo de agressão ou ameaça e também suspeitou que os criminosos não levaram os celulares deles, o que é comum em crimes deste tipo.
Os investigadores e o delegado estiveram no posto de combustíveis, mas o local escolhido pelos motoristas para estacionar fica longe das câmeras de segurança. Além disso, os caminhões foram parados enfileirados, o que dificulta a visualização dos possíveis assaltantes. Fatores que levam a PC a crer que o crime foi planejado. O registro do boletim e ocorrência é necessário para que a seguradora faça o ressarcimento para a empresa.
A PC está tentando levantar informações para localizar a carga, que pode estar escondida na região. Os três homens, que são naturais de Pernambuco e Alagoas, foram presos em flagrante por estelionato e associação criminosa e permanecerão na cadeia de Salinas (MG). O caminhão que teve a carga supostamente roubada foi encontrado perto de Grão Mogol (MG).

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Casal é preso com mais de 5 quilos de maconha na rodoviária de Janaúba

Droga estava escondida em mochila
(G1) Um casal foi detido com 5,2 quilos de maconha na rodoviária de Janaúba (MG) nesta terça-feira (3). A Polícia Militar chegou até os dois depois de receber denúncias anônimas, os tabletes da droga estavam escondida em uma mochila.
Segundo as informações da PM, com o homem de 24 anos e a mulher de 21 foram encontrados ainda R$ 21, um celular e duas passagens de ônibus para Montes Claros (MG). O casal foi levado para a delegacia junto com a droga apreendida.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Justiça suspende cassação de Jimmy Murça, prefeito de Jaíba


Jimmy Murça foi reempossado nesta terça-feira
(G1) A juíza substituta da 2ª Vara da cidade de Manga, Ludmila Lins Grilo, suspendeu na manhã desta terça-feira (3) a cassação do prefeito de Jaíba, Jimmy Murça(PC do B). Ele havia sido cassado pela Câmara de Vereadores, em novembro de 2013.
De acordo com a decisão desta terça-feira, Jimmy Murça deve retomar o cargo imediatamente. A juíza diz na decisão que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autor do pedido de reconsideração da cassação, afirma que o processo que afastou Jimmy Murça do cargo de prefeito possui “gravíssimos e incorrigíveis vícios procedimentais, com sérios indícios de compra de votos e da consciência de vereadores”.
A decisão diz também que, após a renúncia do então prefeito Enoch Campos, uma Lei Orgânica do município prevê a realização de uma eleição indireta pela Câmara de Vereadores, a menos de cinco meses das eleições municipais em outubro deste ano, “ocasionando, evidentemente, grande perturbação da ordem pública e grande sensação de insegurança institucional e também para os munícipes”, diz o documento.
“Essa decisão só ratifica tudo aquilo que a defesa do Jimmy Murça vem arguindo neste caso desde o início. Também ratifica a decisão no seu processo em agosto de 2015; que o Jimmy Murça foi vítima de uma armação da oposição”, afirma o advogado Alvimar Filho.
A posse de Jimmy Murça foi marcada para esta terça-feira, às 19h, na Câmara Municipal da cidade.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Norte de Minas terá R$ 18 bi para energia solar em 5 anos

Usina fotovoltaica. Sistema solar do Mineirão
tem capacidade para abastecer 1.200 casas
(Por QUEILA ARIADNE) Lá falta água, mas sobra sol o ano inteiro. Se dependesse só das características naturais, o Norte de Minas Gerais já seria um dos maiores geradores de energia solar do Brasil. Mas como também é preciso investir em linhas de transmissão para garantir a distribuição do que for gerado, fica mais difícil. Esse, que é considerado um dos maiores entraves para a energia solar deslanchar, está mais perto de ser resolvido. Segundo o diretor de captação e qualificação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene), Davidson Dantas, a Cemig já está preparando um planejamento para apresentar propostas de distribuição. “Já existe um mapeamento com 120 pontos onde seria possível instalar usinas solares, com capacidade para gerar 30 MW cada. Com isso, a expectativa é que a região receba R$ 18 bilhões em investimentos privados para a produção de energia fotovoltaica, nos próximos cinco anos”, afirma.
Com a garantia da Cemig em apresentar o planejamento, as portas foram abertas para captar investidores. “Já temos interessados. A empresa espanhola TW Solar, por exemplo, se comprometeu a fazer pelo menos três usinas, com capacidade de 90 MW cada, o que vai dar um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão”, anuncia.
O representante da TW no Brasil, Joseias Silva, participou na última quinta-feira de uma reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor), e anunciou suas intenções. Segundo ele, a ideia é começar com três usinas de porte médio, mas pode chegar a 12. “Eles afirmaram que teriam condições de iniciar os investimentos imediatamente. Agora estamos resolvendo questões como trâmites de licenciamento e terreno”, destaca o diretor do Idene.
Outro ponto a ser resolvido para garantir mais investidores é a criação de linhas de financiamento atrativas, com juros menores e prazos alongados. “Uma opção é a criação de uma linha compartilhada entre o Banco do Nordeste e o BDMG”. Dantas ressalta que também existe outra empresa interessada, a Martifer, de Portugal. “É muito mais do que trazer um investimento para o Norte, é trazer desenvolvimento, pois vamos fomentar que tudo seja produzido na região”, afirma.


Assembleia debate energias renováveis no dia 4
No dia 4 de maio, especialistas, empresários e representantes governamentais vão discutir, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o potencial de produção e as alternativas de distribuição de energia de fontes solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
“A participação da energia solar na matriz energética do Brasil é de 0,02%. Com a crise hídrica e com a alta incidência de sol no Norte de Minas, temos que discutir como gerar mais energia solar e incentivar a microgeração. O custo é maior, cada MW/h da solar é cerca de R$ 299 e o da hidr
áulica é R$ 150, mas temos necessidade de preservar a água”, destaca o deputado Gil Pereira (PP).

Ex-prefeito de Riacho dos Machados é condenado por pagamento de obra não concluída

O ex-prefeito de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, Élcio Silva Dias, foi condenado a cinco anos de prisão por desvios de recursos públicos. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o administrador da cidade teria feito o pagamento integral do valor destinado às obras de reforma e ampliação do hospital municipal da cidade, antes mesmo da conclusão dos trabalhos, que acabaram sendo abandonados pela construtora responsável pelo serviço. Apesar da não conclusão do contrato, foram emitidas notas fiscais como se tudo tivesse sido feito. Ele recebeu pena de 5 anos de prisão a ser cumprida em regime semiaberto. A decisão ainda cabe recurso.
Ainda de acordo com o MPF, os recursos foram repassados pelo Ministério da Saúde à prefeitura para realização dos serviços. Após o recebimento dos valores, a prefeitura realizou duas licitações, nas modalidades Tomada de Preços e Convite, das quais saiu vencedora a Construtora Valeminas Ltda, que deu início às obras, mas não as concluiu, obrigando a prefeitura a contratar uma segunda empresa para a execução do convênio.
De acordo com a sentença, a emissão das notas fiscais foi usada “para dar aparência de legalidade” e permitir que saques fossem feitos. Em documentação enviada ao Ministério da Saúde, o prefeito teria admitido que não tomou os devidos cuidados com os recursos públicos. No documento, de abril de 2004, Élcio afirma que “ afã de ver concluída a obra e em consequência o cumprimento do contrato, infelizmente, não dosou como devia a liberação das parcelas à malsinada firma”.
O dono da Construtora Valeminas, Elói José Alves de Oliveira, e um irmão do ex-prefeito, José Silva Dias, que exercia o cargo de tesoureiro municipal à época dos fatos também foram condenados. O empresário recebeu a mesma pena imposta ao ex-prefeito, 5 anos de prisão; José Dias terá de cumprir 4 anos e 10 meses de reclusão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: EM

Em Jaíba homem leva facada no peito ao tentar proteger irmã

Um homem de 28 anos ficou ferido após levar uma facada na tarde desta segunda-feira (2) em Jaíba, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que o autor do crime é o ex-esposo da sua irmã.
A vítima também relatou à PM que o autor chegou à casa da ex-esposa, no Bairro Cidade Nova, tentando agredi-la. Ao perceber, ele tentou intervir, mas foi atingido com uma facada no peito. A mulher não ficou ferida.
O suspeito fugiu após o crime e a vítima foi socorrida por vizinhos ao Hospital Municipal, mas, segundo a PM, por causa da gravidade dos ferimentos, ele precisou ser transferido para uma unidade hospitalar de Janaúba.
Em dois dias, a PM registrou duas tentativas de homicídio e um homicídio no Bairro Cidade Nova. Na noite deste domingo, um rapaz foi encontrado morto a tiros e um homem também foi baleado e socorrido em uma tentativa de assalto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 1 de maio de 2016

Parabéns aos nossos trabalhadores e trabalhadoras


O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique e em outros países. No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Brasília de Minas, 4 são detidos em operação de combate ao tráfico

Polícia apreendeu drogas, armas e celulares

Cerca de 50 policiais participaram da ação
(G1) Quatro pessoas foram detidas durante uma operação das polícias Civil e Militar de combate ao tráfico de drogas, em Brasília de Minas, neste sábado (30).
A polícia informou que foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas casas dos principais suspeitos de envolvimento com o tráfico na cidade. Outras duas pessoas foram conduzidas à delegacia.
De acordo com a PM, foram apreendidos cerca de 24 pedras crack, duas buchas de maconha, cocaína, duas réplicas de pistolas, três celulares, além de um carro e material para embalar drogas.
Os suspeitos, entre eles uma mulher, foram conduzidos à delegacia. Cerca de 50 policiais participaram da ação.

Em Janaúba, Polícia encontra corpo de mulher no Bairro Santa Cruz

Uma mulher de 36 anos foi morta após ser atingida com um golpe de faca em Janaúba (MG), nesse domingo (01). Após denúncia, a PM encontrou o corpo da vítima na Rua Vicente Meira, no Bairro Santa Cruz. A perícia da Polícia Civil foi acionada e constatou que a mulher foi morta com uma facada no pescoço.
O corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade. Testemunhas informaram à PM que o namorado da vítima seria o suspeito do crime. Ele não foi localizado e a motivação do homicídio ainda é desconhecida.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com