Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 9 de abril de 2016

Em Pirapora, adolescente é agredida com soco no rosto durante assalto

(G1) Uma adolescente, de 15 anos, foi agredida com um soco na cabeça durante um assalto em Pirapora (MG) nesta quinta-feira (7). Ela teve o celular roubado. O crime aconteceu na Rua Quatro no Bairro Nova Pirapora.
Segundo as informações da Polícia Militar, o assaltante tem 18 anos foi encontrado no Bairro São Geraldo. Ao ser questionado, ele assumiu ter cometido o crime e foi reconhecido pela vítima.
Durante as buscas, a PM prendeu ainda um rapaz, de 20 anos, por receptação, já que ele estava com o celular roubado. Os dois foram levados para a delegacia.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Em Itacambira, quatro são mortos ao tentar arrombar agência dos Correios

Criminosos já estavam sendo monitorados pela PM
(G1) Quatro homens foram mortos e dois ficaram feridos depois de uma troca de tiros com a Polícia Militar em Itacambira (MG) na madrugada desta sexta-feira (7). Segundo a PM, eles foram atingidos quando tentavam arrombar uma agência dos Correios. Nenhuma quantia em dinheiro foi levada.
“Nosso Serviço de Inteligência estava monitorando a quadrilha há três meses. Obtivemos informações de que eles iriam arrombar os Correios e montamos uma operação. O grupo é suspeito de envolvimento em vários outros delitos desta natureza no Norte de Minas Gerais”, fala o tenente coronel Ederson da Cruz Pereira.
O militar explica que os criminosos começaram a atirar ao perceberem a chegada da PM, em seguida os policiais revidaram. “Eles estavam forçando a entrada na agência com uma marreta quando nossas equipes chegaram”, diz. Com eles foram apreendidas oito armas, uma submetralhadora, duas espingardas, dois revólveres e quatro pistolas.
De acordo com a PM, os feridos foram levados para hospitais de Montes Claros (MG). Mais dois assaltantes foram presos na MG-308, perto de Juramento (MG) quando fugiam de carro. Um terceiro, que fugiu de moto, está sendo procurado. Ele largou o veículo e entrou em um matagal.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Seis pessoas são presas durante operação da Polícia Civil de Manga

Delegado diz que existe uma rede para cometer roubos na região

Armas e munições foram apreendidas durante a
operação
Seis pessoas foram presas e um menor apreendido durante uma operação da Polícia Civil de Manga para cumprimento de mandado de prisão. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Bruno Fernandes, o preso Romário Silva Santos foi localizado no Bairro Alvarenga, na cidade de São Bernardo do Campo (SP) nesta quarta-feira (6). Ele foi preso e encaminhado à delegacia de Manga. Os outros envolvidos foram detidos na cidade de Jaíba, no Norte de Minas nesta quinta-feira (7).
Segundo o delegado, Romário e um outro homem preso, João Paulo Fernandes Costa, estão envolvidos em um homicídio ocorrido em Manga, em 2015. “A vítima, um adolescente de 15 anos, foi assassinado às margens do Rio São Francisco com requintes de crueldades e ainda sob uma emboscada. O motivo apontado pela investigação seria vingança”, explica Bruno Fernandes.
Durante a prisão de João Paulo, no Bairro Cidade em Jaíba, foram encontradas armas e munições. No local estavam ainda dois homens que também foram presos. A operação se estendeu a outros pontos da cidade, onde a polícia prendeu ainda um homem e uma mulher por porte ilegal de armas, e apreendeu um menor com um rifle e diversas munições.
“As investigações relataram ainda que existe uma extensa rede criminosa que comete crimes aqui na região. Assim, a PC vai continuar com estas ações para coibir a prática destes crimes”, completa o delegado, que afirmou que o material apreendido e os envolvidos serão levados para a cidade de Manga.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Jaíba, assaltante finge ser manequim para evitar prisão

(G1) Um jovem de 19 anos foi preso após furtar uma loja de roupas na madrugada desta quinta-feira (07), em Jaíba, no Norte de Minas. Ele teria entrado no local pelo telhado.
A PM chegou ao estabelecimento após receber denúncia anônima. Quando os militares entraram na loja, o assaltante tentou se passar por manequim para não ser preso.
Ele foi encaminhado à delegacia da cidade. Segundo a PM, o jovem já tem passagens por roubo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

9º homicídio em Jaíba: PM encontra jovem morto no bairro Pioneiro

Na noite desta segunda-feira (05), por volta das 23 horas, a polícia militar se deslocou à Rua Mauro Mattos, cidade de Jaíba, onde, segundo denúncia, havia um corpo com várias perfurações provenientes de disparos de arma de fogo. Chegando ao local, os policiais encontraram o corpo de Jhonys Cardoso Sá, de 20 anos, caído ao solo, já sem sinais vitais. Foi feito o contato com a perícia, que constatou três perfurações, sendo: 01 nas costas; 01 no peito e 01 abaixo da axila. Jhonys Cardoso Sá possuía passagens por furto, desobediência e lesão corporal.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em São Romão, PM prende homens que tentaram arrombar banco

Materiais apreendidos pela Polícia Militar
(G1) A Polícia Militar prendeu dois homens que tentaram arrombar uma agência bancária em São Romão (MG) na madrugada desta quarta-feira (6). Várias ferramentas usadas pelos assaltantes foram apreendidas. Nenhuma quantia em dinheiro foi levada.
Segundo as primeiras informações, um grupo de pelo menos quatro criminosos entrou pelo local onde ficava o ar-condicionado, depois de retirar o equipamento.
A PM chegou no momento em que alguns dos assaltantes estavam dentro do banco, houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Os dois presos fugiram a pé e foram detidos ainda no quarteirão da agência. Os outros fugiram de carro e ainda estão sendo procurados. Um deles disse que é de Uberlândia (MG) e o outro falou que é da Bahia, mas as informações sobre eles ainda estão sendo confirmadas.

Homem e sobrinho, de sete anos, ficam feridos em acidente na BR-135

(G1) Um homem, de 35 anos, e o sobrinho dele, de sete, ficaram feridos em um acidente na BR-135, em Montes Claros (MG), nesta terça-feira (5).
O motorista contou para a Polícia Rodoviária Federal que seguia de carro, quando se assustou com uma moto que estava na frente dele, fez uma manobra de desvio, invadiu a contramão e acabou batendo em um caminhão.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram socorridas e levadas para um hospital da cidade.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Ex-prefeito de Taiobeiras é preso após PC receber 800 cartas de vários países

Uma das cartas enviadas por um morador do
Reino Unido para a delegacia de Taiobeiras
“Fiquei surpreso, foi a primeira vez em mais de oito anos de carreira que recebi este tipo de incentivo. Me senti muito motivado ao ver que não estávamos sozinhos e que as pessoas do mundo inteiro também queriam Justiça”, conta o delegado Alessandro Lopes. Ele recebeu mais de 800 cartas de pessoas de vários países apoiando o trabalho de investigação que apurou o envolvimento de Joel da Cruz, ex-prefeito de Taiobeiras (MG), com o abuso de crianças e adolescentes. Ele foi localizado no Pará e chegou nesta segunda-feira (4) em Montes Claros (MG), onde ficará preso.
Segundo o delegado, as investigações demonstraram que Joel da Cruz abusou de pelo menos seis crianças e adolescentes. Quatro delas, com idades entre cinco e 15 anos, eram levadas até ele pelas mães. Além das filhas, as mulheres agenciavam sobrinhas e vizinhas e ganhavam de R$ 10 a R$ 200.
“As vítimas entravam na casa e ficavam na cozinha, de lá, ele as chamavam para ir até o quarto dele, onde aconteciam os atos libidinosos e práticas sexuais, depois ele retornava e chamava pelas demais”, diz Lopes.
Esta foi a segunda vez que Joel da Cruz foi preso por estupro e abuso sexual de crianças e adolescentes; na primeira ocasião ele foi absolvido das acusações. Desta vez, o ex-prefeito teve a prisão preventiva decretada em outubro do ano passado, mas após a expedição da ordem judicial, ele fugiu.

Manifestações pedindo Justiça
As cartas começaram a ser enviadas para a delegacia de Taiobeiras depois que Joel da Cruz se tornou foragido da Justiça. O jornalista Matt Roper, presidente da ONG Meninadança, que desenvolve trabalhos com crianças e adolescentes vítimas de abusos no Norte de MG, incentivou que pessoas do mundo todo escrevessem as mensagens.
Há alguns anos, quando fazia uma reportagem investigativa na região relatando que algumas garotas virgens estavam sendo “leiloadas”, Matt Roper viu o nome e o telefone de Joel da Cruz no celular de uma das vítimas. Ao saber que o ex-prefeito estava sendo investigado por abusos sexuais, o jornalista foi a Taiobeiras e escreveu uma matéria para um jornal britânico.
“Fiz uma matéria que ganhou muita repercussão, milhões de pessoas leram e compartilharam a reportagem. Eu saí da cidade sentindo nojo pelas coisas que ouvi, ele enchia a casa de doces, chocolates e balas e ia levando as crianças uma por uma para o quarto e ainda pagava para que as mães as trouxessem à força. Soltei as matérias e as pessoas sentiram o mesmo, então pediram para fazer alguma coisa, temos um projeto na ONG que incentiva as pessoas a ajudar a fazer Justiça mandando cartas, falei para mandarem as cartas para o delegado, falando que tinha gente esperando Justiça”, explica Roper.
Surpreso, o delegado enviou as cartas, que vieram da Inglaterra, Suíça, Austrália, Canadá, Estados Unidos, para o Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, ao qual a delegacia de Taiobeiras é subordinada. Em seguida, as mensagens foram remetidas para a chefia da Polícia Civil em Belo Horizonte.

Mãe drogava filha para suportar abusos
O delegado, Alessandro Lopes, destaca que para atrair as crianças, Joel da Cruz oferecia biscoitos, balas, salgadinhos e refrigerante. Após os abusos, ele repassava dinheiro às mulheres, que agenciavam as vítimas. A violência sexual acontecia na casa dele e foi comprovada por meio de depoimentos e exames médicos.
Além do ex-prefeito, as duas mães que levavam as filhas estão presas. “Uma delas, em algumas vezes, drogava a filha menor para que ela pudesse suportar aquela situação, de ter relações com homens”. A mulher, que tem envolvimento com o tráfico, obrigava a adolescente de 13 anos a usar crack e cocaína, além de forçá-la a vender as drogas também.

Crimes e pena
Após ser preso em uma de suas fazendas em Parauapebas (PA), Joel da Cruz foi conduzido para Montes Claros, onde ficará à disposição da Justiça. Ele foi encontrado enquanto fazia uma caminhada na propriedade, que tem mais de duas mil cabeças de gado. O ex-prefeito está sendo acusado de estupro de vulnerável e abuso sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Civil apura se ele fez mais vítimas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.
“Eu entendo que como ele foi absolvido da primeira vez, talvez pensasse que nada mais poderia ocorrer, que ele continuaria com esta prática e que nada ocorreria. Mas entendemos que ele tem que responder pelos tais atos”, destaca Alessandro Lopes.
“Os danos da violência sexual são para a vida toda. A menina perde a infância e deixa de desenvolver como deveria. Sem um acompanhamento muito específico e, às vezes, até com todo acompanhamento, ela vai continuar com as marcas dentro dela. Quem violenta, quem acha normal estuprar, pagar para ter sexo com um criança, não tem noção do estrago que está fazendo na vida dela”, ressalta Matt Roper.

O que diz o acusado

O advogado do ex-prefeito diz que as acusações imputadas ao cliente têm motivação política e que pretender tomar as medidas judiciais para soltá-lo.
Joel da Cruz estava foragido e foi preso no Pará

Delegado Alessandro Lopes e Raimundo Nonato,
chefe do 11º Departamento da PC



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Verbas desviadas em municípios do Norte de Minas serão devolvidas

Representantes dos quatro municípios participaram de uma reunião com o MP
Quatro municípios afetados por desvios de verbas no Norte de Minas serão ressarcidos em parte dos recursos. Na tarde desta terça-feira (5) gestores e representantes das cidades de Itacarambi, São João da Ponte, Patis e Cônego Marinho participaram de uma reunião na sede do Ministério Público Estadual para discutirem a forma em que o dinheiro desviado voltará aos cofres públicos.
Essa verba é proveniente da delação premiada do empresário Marcus Vinícius Crispim, o Corby, homologada em novembro de 2014. O empresário foi condenado por fraude em licitação e por desvio e apropriação de recursos públicos. Como parte do acordo, ele devolveu bens que, segundo estimativa do MP, somam R$ 10 milhões.
Os bens serão vendidos e o dinheiro administrado pela Fundação de Defesa da cidadania, dos valores éticos, da probidade administrativa e promoção da recuperação de ativos; criada em nome do empresário Corby. “Esta reunião aqui foi para dar sequência a estes atos. Comunicamos aos prefeitos que a fundação começa a funcionar e o administrador já está em campo para arrecadar estes bens. Ele tem como trabalho a venda destes bens”, explica o promotor Paulo Márcio da Silva.
Segundo o prefeito de São João da Ponte, Sydinei Pereira, ao assumir a prefeitura, herdou um débito de cerca de R$ 40 milhões; somente com a Receita Federal a dívida seria de R$ 14,5 milhões. “Nós temos uma dificuldade bem grande para administrar. Receber este dinheiro será muito bom para o nosso município, principalmente na área da saúde, onde hoje atendemos, além de nossa população, pacientes de Vazerlândia, Ibiracatu e Lontra”, afirma.
Patis é outro município que será contemplado com o ressarcimento dos recursos. Esperançoso em dar prosseguimento aos projetos no município, o prefeito Vinícius Versianne já apresentou ao MP o projeto para a construção de uma praça na cidade.
“Temos a alegria de saber que o município vai ter parte dos recursos desviados. Neste momento de crise, receber este recurso vem para que a gente possa executar o projeto de nossa praça central. Vai ser uma obra que vai engrandecer muito nossa cidade”.
Promotor diz que bens apreendidos podem somar
R$ 10 mi 



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Em Januária dois idosos são presos por posse ilegal de armas

PM apreendeu espingardas e materiais
para fabricação de armas
(G1) Dois idosos, de 60 e 70 anos, foram presos por posse ilegal de armas em Januária (MG), nessa terça-feira (05). A PM chegou até o homem, de 70, após denúncias. Ele estava com uma arma de fabricação artesanal e disse ter comprado o material por R$ 100.
O suspeito levou os militares até uma oficina de ferragens onde as armas eram fabricadas e vendidas. O homem, de 60 anos, foi preso no local e confessou o crime. Foram apreendidos um revólver, duas espingardas poveiras, uma garrucha, munições e materiais para fabricação de armas de fogo. Eles foram encaminhados à delegacia.
E em Montes Claros (MG), um homem de 29 anos também foi preso por posse ilegal de arma. A polícia foi até a casa dele depois de receber denúncias anônimas e apreendeu uma arma ponto 40, escondida dentro de um quarto, além de 10 cartuchos e cerca de R$ 2 mil. O revólver pertencia a Polícia Militar.
Ao ser questionado, o homem informou que encontrou a arma e as munições no Bairro Interlagos e teria pego para vender. Ele foi encaminhado à delegacia.

Em Jaíba cinco pessoas são presas durante operação da Polícia Militar

(G1) Quatro pessoas foram presas em uma operação da Polícia Militar de Jaíba para cumprimento de mandados na cidade. De acordo com a PM, várias ações foram realizadas, entre esta segunda-feira (4) e terça-feira (5), nos Bairros Veredas, Vila Nova Esperança e Centro.
Ainda segundo a PM, foram presos Uilson Soares Medeiros, de 40 anos; Eva Maria Simão Ribeiro, de 42; Fernando Correa, de 28; e Dayane Bispo de Souza, de 25. A PM não informou por qual motivo foram expedidos os mandados de prisão, mas afirmou que os quatro são reincidentes em diversos crimes na cidade. Com Fernado Correa foi apreendido também um revólver calibre 32.
Todos os suspeitos foram levados para a delegacia.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Em Bocaiuva, homem é preso tentando roubar carro em borracharia

(G1) Um homem, de 21 anos, foi preso após tentar roubar um carro no Bairro Morada Nova II, em Bocaiuva (MG), neste domingo (3). O dono do veículo percebeu e conseguiu imobilizar o assaltante até a chegada da Polícia Militar. O automóvel estava em uma borracharia.
Quando os policiais chegaram, eles perceberam que o homem havia chegada de moto no local do crime. Ao consultar a placa, confirmaram que o veículo havia sido roubado em Montes Claros (MG) em 28 de março deste ano.
O criminoso foi preso por tentativa de roubo e receptação. Ele foi levado para a delegacia e a moto foi apreendida e encaminhada para um pátio credenciado.

Em Januária, carro capota, homem sai para pedir socorro e se perde em mata

(G1) Um homem, de 35 anos, que havia desaparecido depois de um acidente na LMG-603, entre Cônego Marinho (MG) e Januária (MG), foi encontrado na manhã desta segunda-feira (4). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. A vítima estava em um carro, que capotou na rodovia neste domingo (3), o motorista, de 43 anos, morreu no local.
Ainda de acordo com os Bombeiros, após o capotamento, o homem saiu do automóvel para pedir socorro e acabou se perdendo em uma mata. Os militares fizeram buscas depois do acidente até a madrugada. Os trabalhos foram retomados por volta das 5h, quando receberam a informação de que a vítima tinha sido localizada.
O homem ficou na mata durante toda a noite e apareceu nesta manhã. Após pegar uma carona e conseguiu chegar em Cônego Marinho. Ele se queixava de dores no tórax e foi levado para um hospital pelos bombeiros.

domingo, 3 de abril de 2016

PREFEITURA ANUNCIA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO HOSPITALAR E INVESTIMENTO SUPERIOR A 155 MIL REAIS PARA O HOSPITAL REGIONAL

Assistência hospitalar de qualidade que garante o atendimento eficaz a população de Janaúba e região. Esse é um dos objetivos do Qualihosp, programa que busca por uma nova política de qualidade e acreditação para o Hospital Regional de Janaúba a fim de melhorar a gestão do hospital. Implantado pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, o programa faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e traça um novo planejamento para a entidade.
O anuncio do programa foi feito na manhã desta quinta-feira, pelo Secretário Municipal de Saúde Gilson Urbano, durante coletiva de imprensa na sede da prefeitura. Na ocasião, Gilson explicou a importância desta ação para a entidade que atende cerca de trezentas mil pessoas sendo essas, pacientes de Janaúba e cidades da Serra Geral. Através do Qualihosp, o Hospital Regional passará por um processo de organização e planejamento estratégico que permitirá a melhoria dos serviços ofertados pelo hospital melhorando assim, o atendimento a população.
Durante a coletiva, Gilson afirmou que essa é uma oportunidade de reorganizar o Hospital tanto na parte administrativa quanto na parte técnica. “Não podemos negar que a desorganização vivida até o ano de 2014 impediu que diversos recursos para investimentos na melhoria do hospital pudessem ser utilizados, mas também não podemos nos intimidar com medo dos desafios que temos enfrentado. Por isso, buscamos por um programa capaz de capacitar os profissionais e permitir que nessa nova gestão, com essa nova diretoria, o Hospital possa captar recursos, reorganizar sua ações e melhorar o atendimento que, mesmo com todos os problemas, nunca deixou de acontecer graças aos profissionais que trabalham na entidade.”
Nesse processo de melhoria e reorganização, Gilson explicou que recursos serão destinados para qualificação profissional e bem como para ampliação do Hospital Regional. “Diversos investimentos serão feitos no Hospital Regional, entre eles, 50 mil reais na implantação da máquina processadora de Raio X, aparelho que esteve parado e agora poderá funcionar. Além disso, investiremos 33 mil reais em cinco leitos novos; 15 mil reais para capacitação de recursos humanos e 20 mil reais no Serviço Social da Saúde (SSS). Também adquirimos cinco computadores novos e uma ambulância, entregue nesta ocasião, que fará o transporte de pacientes para casos específicos que não podem ser feitos pelo SAMU. Ao todo, temos um investimento de mais de 155 mil reais e pretendemos buscar mais recursos para serem investidos no hospital.
O prefeito Yuji Yamada, presente ao evento aproveitou para lembrar que devido a atual situação vivida no país, o Governo Federal deixou de repassar muitos recursos para os municípios o que comprometeu ao trabalho dos gestores municipais. “É preciso que tenhamos consciência da situação de todo o país. Deixamos de receber muitos recursos e não conseguimos trabalhar da forma como queríamos, mesmo assim, estamos investindo em ações que beneficiam a população, como é o caso do Qualihosp. Queremos deixar o Hospital Regional cada dia melhor para que ele possa atender com qualidade a população.” Yuji Yamada lembrou ainda que o município tem trabalhado de forma honesta a fim de não comprometer o desenvolvimento da cidade e não deixar a população desassistida. “Mesmo com tantas dificuldades, estamos buscando novos recursos e vamos trabalhar ainda mais para vencer os desafios e melhorar a qualidade de vida da população da nossa cidade.”

Em Manga dois homens são presos em operação da PM

PM recebeu denúncia de que havia gente usando
drogas na festa
(G1) Dois homens foram presos na noite deste sábado (2) enquanto participavam de uma festa na comunidade de Canoas, zona rural de Manga, norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, uma denúncia informou que no local havia pessoas fazendo o uso de drogas.
Ao chegarem à festa, os militares encontraram um homem, de 20 anos com 10 pinos de cocaína. Também durante a ocorrência, os policiais abordaram outro homem, de 28 anos, com uma motocicleta adulterada. Outras duas motos adulteradas também foram apreendidas. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia.
A PM informou ainda que a região tem sido muito utilizada para a comercialização de motocicletas roubadas. Na quarta-feira (30), quatro motos foram aprendidas durante uma operação das Polícias Civil e Militar, na zona rural da cidade; uma por adulteração e três que tinham sido roubadas nas cidades de Manga, Itacarambi e Jaíba.

Ônibus tomba após bater em carreta e deixa 12 pessoas feridas na BR-365

Ônibus seguia para o estado de São Paulo
(G1) Um acidente na rodovia BR-365 deixou 12 pessoas feridas na noite deste sábado (2). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ônibus com 45 passageiros seguia para São Paulo quando bateu na lateral de uma carreta bitrem, no km-140, próximo à Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma.
Com o impacto, o ônibus tombou e deixou as vítimas com ferimentos leves, entre elas uma criança de apenas 25 dias. Todos os feridos foram encaminhados pelo Samu e bombeiros à Fundação Hospitalar de Pirapora.
O G1 tentou entrar em contato com a Fundação na manhã deste domingo (3) para saber sobre o estado de saúde dos pacientes, mas nossas ligações não foram atendidas.