Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 5 de março de 2016

Incêndio atinge fábrica de produção de magnésio em Bocaiuva

(G1) Um incêndio atingiu um galpão de uma fábrica que produz magnésio em Bocaiuva, no Norte de Minas, na madrugada deste sábado (05).
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Montes Claros foi acionada, mas quando chegou ao local as chamas já tinham sido contidas por cerca de 50 brigadistas e voluntários. Os militares permanecem na fábrica onde fizeram uma nova avaliação.
No local onde começou o incêndio estava armazenado magnésio.Segundo os bombeiros, vários galpões da empresa foram isolados para evitar que as chamas se alastrassem. Ninguém ficou ferido.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Porteirinha: Homem é encontrado morto dentro de casa

(ASCOM PM) A viatura militar se deslocou até a comunidade de Fazenda Lagoinha, município de Porteirinha, para averiguação de crime de latrocínio, roubo seguido de morte
Segundo informações, na tarde de quinta-feira (03/03), a vítima ficou sozinha em casa. À noite, quando sua esposa retornou, percebeu rastros de sangue no chão e, apavorada, correu para a casa de sua sogra, onde narrou o fato. O pai e o irmão da vítima se deslocaram à casa e encontraram o corpo de Ademilton Carlos Silveira, 42 anos, já sem vida. Os militares solicitaram à esposa da vítima que verificasse se algo havia sido levado, sendo constatado por ela que faltava a quantia aproximada de quinhentos reais que estava dividida em duas carteiras de bolso, escondidas na casa. Além do dinheiro, nada mais na casa estava mexido ou revirado. O perito compareceu ao local e constatou uma perfuração no peito esquerdo por projétil de arma de fogo.
Os parentes da vítima foram unânimes em afirmar que a vítima não possui nenhuma inimizade ou sofrera qualquer tipo de ameaça. Disseram ainda que, no mês de fevereiro deste ano, a vítima havia sacado o seu aposento e que possuía dinheiro emprestado a diversas pessoas. 
Até o momento ninguém foi preso.

Homem é preso com mais de 3kg de cocaína em um ônibus, em Espinosa

Materiais foram apreendidos dentro de
ônibus que ia de Janaúba para Espinosa
(G1) Um homem de 36 anos foi preso nesta sexta-feira (4) por transportar mais de três quilos de pasta base de cocaína dentro de um ônibus em Espinosa, Norte de Minas. Segundo informações da PM, um policial que estava dentro do veículo percebeu atitudes suspeitas do autor, que, ao ser revistado, confessou que estava levando a droga de Montes Claros para Ibotirama (BA).
Ainda segundo a polícia, a droga estavam dentro de uma mochila com o homem, que não tinha passagens pela polícia. A quantia de R$ 62 em dinheiro também foi apreendida. Ele foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de Espinosa.

Prefeitura de Janaúba X Ferrovia: A novela "Travessia" continua

VLI no momento em que fechavam a travessia. Foto: Ivo Júnior.
(Por Ivo Júnior) A população de Janaúba se encontra nessa semana em meio a uma trama digna de novela, a ponto de colocar qualquer novela mexicana no bolso.
Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, a prefeitura de Janaúba realizou uma obra noturna e construiu uma passagem de nível sobre a linha férrea, ao final da Rua Rio Pardo, desafogando assim o trânsito no cruzamento da Avenida Osvaldo Cruz e Rua Belo Horizonte. Até aí tudo bem, uma obra que vinha de encontro aos anseios da população que transita no sentido bairro/centro e que há muito tempo necessitava de uma alternativa para realizar esse deslocamento.
O que a população não esperava 
é que nem teriam tempo para comemorar a conquista. Na terça-feira (01) pela manhã, um funcionário da empresa VLI logística, responsável pela manutenção e fiscalização da linha férrea, acompanhado de policiais militares, estiveram no local com uma equipe de trabalho e fecharam a referida passagem como era previsível que aconteceria. Enquanto funcionários da rede fechavam a passagem uma reunião de urgência estava sendo realizada no prédio da prefeitura entre o secretário de obras e a representante da VLI para tentar um entendimento sobre a obra. Resultado: Nada foi resolvido. A empresa alega que a prefeitura não poderia realizar a obra sem antes consultar a empresa e tomar as medidas de segurança necessárias. A prefeitura por sua vez entende que a prefeitura não precisa de autorização para abrir passagem dentro do perímetro urbano que é de jurisdição do município. Resultado, a passagem foi fechada. Porém, na quarta-feira (02), por volta das 18:00 horas, assim como havia prometido em entrevista a reportagem da Rádio Onda Norte, o secretário de obras Domingos Pereira, esteve no local com uma equipe de funcionários do município e a empreiteira responsável pela obra e retiraram novamente os trilhos e dormentes colocados pela VLI, desobstruindo mais uma vez a travessia.
Populares que acompanharam a desobstrução e aplaudiram a atitude do secretário e da prefeitura em reabrir a passagem. Diante desse impasse todo o que chama a atenção é a ausência da legalidade. Em discussões em grupos de rua, em redes sociais e até mesmo entre os membros da imprensa fica a interrogação, onde esta a lei e quem é que está com a razão?
É preciso ressaltar que mesmo dada à importância da obra e isso não há como contestar que é uma obra necessária, mas, é preciso lembrar a falta de capacidade dos gestores em dialogar e conseguir uma ação prática sobre o assunto. A prefeitura dispõe de um corpo jurídico, muito bem pago com o dinheiro do contribuinte que em momento algum se manifestou a respeito da legalidade. Outro fator que deve ser levado em consideração e a maneira que as obras estão sendo feitas, sempre à noite como se fosse na clandestinidade. Por sua vez, a empresa parece estar calçada juridicamente, pois fechou à travessia a luz do dia e com apoio da Policia Militar.
Nesta quinta-feira, 03 de março pela manhã mais uma vez a VLI fechou a travessia. Dessa vez posicionou um vagão em cima da linha, provocando o fechamento do local mais uma vez. Diante do impasse a população está sem saber quem é que tem a razão e principalmente, quando é que a situação será resolvida. O problema desse tipo de obra é que como a maioria delas tem dinheiro público sendo investido. O melhor a fazer nesse momento é primeiramente buscar o entendimento jurídico para posteriormente dispensar, maquinários, material humano e de construção para concretizar a obra.
Nas redes sociais alguns moradores já começam uma mobilização pedindo a retirada dos trilhos do centro da cidade. Na opinião deles a ferrovia hoje não trás nenhum benefício para a cidade, e nem deixa nenhum retorno financeiro, e ainda está atrapalhando o fluxo do trânsito.
Parece que essa novela ainda está longe de acabar, que venham os próximos capítulos e que a vontade do povo seja preservada.

Morre o pecuarista norte mineiro Afonso Dias

(Por Ivo Júnior) Faleceu na noite desta quinta-feira (03), o pecuarista e produtor rural Afonso Celso Dias, conhecido pelos íntimos como “Afonsão”. Natural da comunidade de Machado em Francisco Sá, Filho de Mereciana Soares Dias e Gentil Dias de Quadros, desde cedo Afonso Dias tinha o espírito empreendedor.
Afonso Dias é irmão do também pecuarista José da Conceição Soares Dias o “Dezinho Dias”, um dos fundadores do Frigorífico Kaiowa em Janaúba, onde hoje esta instalado o Minerva Foods.
Além do empreendedorismo e da pecuária de corte, Afonso Dias esteve sempre militando nos meios políticos, sendo candidato a vice-prefeito de Francisco Sá nas últimas eleições.
Afonso dias faleceu na madrugada desta quinta-feira, por volta das 00:00 horas na Santa Casa de Misericórdia em Montes Claros. O Corpo esta sendo velado na Capela Velório da Santa Casa e será sepultado às 17:00 horas.

Em Monte Azul, dois albergados são feridos a tiros perto da cadeia

(G1) Dois homens foram baleados em Monte Azul (MG), nesta quinta-feira (3). Segundo a Polícia Militar, ambos são albergados na cadeia da cidade. Uma das vítimas contou que eles estavam de moto e foram surpreendidos pelos tiros quando passavam pela Rua Silvio Monção. Mesmo depois de ser atingido, o motociclista foi em direção a cadeia, onde ele e o garupa caíram no chão. A PM foi acionada por agentes penitenciários.
De acordo com a polícia, um dos homens levou quatro disparos, no braço, pescoço e tórax, ele afirmava que não sentia as pernas. O outro foi baleado nas costas. O Samu foi chamado e levou os dois para unidade de saúde local, mas eles precisaram ser transferidos devido à gravidade dos ferimentos. A ambulância foi escoltada por policiais militares.
A PM informou que várias pessoas ligaram no 190 afirmando que um dos albergados teria ligação com o duplo homicídio ocorrido nesta quarta-feira (2), no qual pai e filho foram mortos a tiros. Ele também seria o responsável por gerenciar o tráfico de drogas no Bairro Tremedal.
Testemunhas disseram para a polícia que os dois criminosos contavam com a cobertura de algumas pessoas que estavam em um carro. Eles ainda não foram presos.

Operário morre em obra no Centro de Janaúba

Altura da queda em que os funcionários
 caíram é de aproximadamente 15 metros. Foto: Pablo de Melo.
(Por Ivo Júnior) Um acidente ocorrido no Centro da cidade marcou a manhã dessa sexta-feira (04) em Janaúba. Operários que trabalhavam em uma obra de acabamento em um prédio localizado na Avenida Brasil, caíram de um andaime usado para rebocar a parte externa da construção.
Altura da queda em que os funcionários caíram é de aproximadamente 15 metros.
Com a queda um dos operários que ainda não teve o nome divulgado veio a óbito no local e o outro ficou gravemente ferido sendo socorrido pelo corpo de bombeiros e paramédicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência-SAMU e encaminhado ao Hospital Regional.
As primeiras informações dão conta que o estado do segundo operário requer cuidados, porém estável. Os nomes dos operários envolvidos no acidente não haviam sido liberados até o fechamento da matéria.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pai e filho são assassinados a tiros em Monte Azul

(G1) Pai e filho foram assassinados nesta quarta-feira (2) no Bairro Icaraí, em Monte Azul (MG). O crime aconteceu em uma mercearia. O homem, de 49 anos, foi atingido por seis disparos. Já o menino, de nove, levou um tiro no rosto, ele correu em direção ao pai e foi atingido quando estava nos braços dele. O garoto chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram de moto e atiraram várias vezes. Eles estavam usando capacetes e capas de chuva. As outras pessoas, que estavam no local, incluindo outro filho da vítima, conseguiram fugir.
A PM ainda não tem pistas dos criminosos e a motivação do homicídio é desconhecida. O homem tinha passagens por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Jovem, de 23 anos, é ferido com facada em Jaíba

(G1) Um rapaz de 23 anos foi ferido com um golpe de faca no tórax nesta terça-feira (1º), no Bairro Nossa Senhora da Glória, em Jaíba (MG).
O jovem foi encontrado pela Polícia Militar caído na Rua Mauro Matos. Como ninguém presenciou o crime, e o jovem não tinha condições para conversar, nenhum suspeito foi identificado e a motivação é desconhecida.
Segundo a polícia, o rapaz foi levado para um hospital, onde a médica constatou que ele precisava passar por uma cirurgia. O estado de saúde dele não foi divulgado.

MPMG pede que obras emergenciais sejam feitas em igreja de Januária

Igreja foi construída em 1688
(Foto: Natália Jael / Inter TV)
(G1) O Ministério Público de Minas Gerais entrou com um pedido para que sejam feitas obras emergências na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica em Januária e é considerada a segunda mais antiga de MG, depois que parte do telhado desabou. A estrutura, que já estava fragilizada, foi anda mais afetada depois das chuvas que atingiram a região. Em 5 de dezembro de 2015 o governador Fernando Pimentel (PT) esteve no município e anunciou que o local seria reformado, mas nada foi feito.
“Tem 10 anos que ela está fechada, nós licitamos e a obra vai começar agora, já estamos abrindo a licitação e já estão sendo feitas a entrega das propostas. A obra vai começar no início do ano que vem”, disse o governador na época.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1688 e passou por poucas intervenções, a última ocorreu há 20 anos, as telhas foram trocadas por outras mais fortes e pesadas, mas a estrutura do telhado continuou sendo a mesma.
"Em dezembro [de 2015] quando o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) esteve aqui o teto já estava torto, filmaram e disseram que em janeiro viriam. Eu saí de férias e quando voltei em fevereiro, vim aqui e não tinham mexido em nada”, fala o bispo José Moreira da Silva.
“O coração está doendo, a gente esperava ver ela bonita", fala a moradora Cirila Ferreira da Silva, de 83 anos. “Eu acho que foi uma tragédia porque isso não podia ter acontecido aqui”, diz o neto dela, Emanuel Neres da Silva, de 10 anos.
Antes de enfrentar o problema com o telhado, a igreja estava sendo alvo de criminosos, que frutaram até o sino, que fica na torre.
“Fizemos um novo pedido de liminar para que os requeridos compareçam lá imediatamente, já que alguns elementos histórico-culturais não foram destruídos, o altar, que é valiosíssimo, as paredes, que ainda estão intactas. Ainda está em tempo de tomar providencias para que não haja dano irreparável”, destaca o promotor Lucas Trindade. São réus a Prefeitura, o IEPHA, a Igreja e o Estado.
Trindade explica que antes deste pedido, foi feito outro, depois que representantes da igreja foram até o MP informando que observaram o deslocamento do telhado.
Em nota, o IEPHA informou que estão assegurados os R$ 750 mil para as obras da igreja. Uma licitação para a reforma está sendo elaborada e representantes do órgão farão uma visita no local.

Projeto social produz documentário sobre violência em Janaúba

Projeto ensina técnicas de vídeo e cinema
(G1) Um projeto social em Janaúba, no Norte de Minas, reuniu 10 adolescentes de áreas de risco do município para participar da oficina “Luz, Câmera, Ação”, que ensina técnicas de fotografia e vídeo. Como parte da capacitação, o grupo produziu o documentário “Janaúba 2015: Um ano para se esquecer”, que trata o crescimento da violência no município ao longo do ano de 2015.
Dados da Polícia Civil revelam que o número de homicídios em Janaúba cresceu 84% em 2015 em relação ao ano de 2014. No ano passado, 49 pessoas foram assassinadas, contra 19 mortes do ano anterior.
Segundo o diretor do projeto, Júlio César Ferreira, o projeto foi realizado em parceria com a secretaria de Promoção Social de Janaúba. “Os participantes são todos assistidos pela secretaria, e vivem em áreas de risco. Então, o tema foi escolhido por eles devido ao fato de ser um assunto recorrente na vida deles”, explica.
O documentário colhe depoimentos de jornalistas, policiais e moradores. Para Leonardo Ferreira, de 20 anos, participar da capacitação abre oportunidades profissionais. “É sempre bom aprender algo a mais. Esta oportunidade que tivemos aqui pode nos dar uma profissão e garantir alguma renda. Eu não teria contato com câmeras profissionais se não fosse pelo projeto”.
Além do documentário, o grupo fez ainda o curta-metragem de comédia “Curuatubamam”. O lançamento oficial dos vídeos será no dia 10 de março na cidade.

terça-feira, 1 de março de 2016

CPI volta a apura corrupção do prefeito de Mato Verde/MG

Não deu certo o plano de vereador Reinaldo para “blindar” prefeito Generino
(Por Fábio Oliva) Fracassou a tentativa de um vereador de Mato Verde, de impedir que fossem adiante os trabalhos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada em dezembro de 2015 para investigar possíveis atos de corrupção do prefeito Generino de Salles Pinto (PMDB), 40 anos.
Eleito para fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos, o vereador Reinaldo de Freitas Neves (PSDB), 54 anos, o “Rena do Povo”, tentou impedir os trabalhos da CPI através de Mandado de Segurança. Ele pediu à justiça que fossem declarados nulos os atos de criação e instalação da comissão.
Segundo o assecla do prefeito, a Câmara Municipal de Mato Verde teria criado a CPI sem respeitar a proporcionalidade partidária, desrespeitando o princípio da publicidade, além de ter lhe negado acesso a documentos.
Durante o recesso de final do Poder Judiciário, o vereador conseguiu liminar com a juíza de direito Danielle Rodrigues da Silva, da Comarca de Rio Pardo de Minas, que mandou suspender os trabalhos da CPI até o julgamento do mérito do Mandado de Segurança.
Ao julgar o processo segunda-feira, 22, o juiz de direito William Matheus Fogaça de Morais, da Comarca de Monte Azul, revogou a liminar concedida, denegou a ordem e julgou extinto o processo.
O vereador alegou no Mandado de Segurança que ficou sabendo da criação da CPI “por terceiros” e que seu partido, o PSDB, não obteve assento na comissão. Para o magistrado, o livro de presenças e a ata da reunião da Câmara provam que o vereador Renaldo de Freitas Neves esteve presente à sessão, votou e discursou contra a criação da CPI. Os documentos também provam que Neves abandonou o plenário após a CPI ser criada com 5 votos a favor, uma abstenção e apenas o seu voto contra.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Mato Verde, vereador Antonecy Mendes Santos e o presidente da CPI, vereador Miraldo Batista de Farias, comemoraram a decisão. Para a diretoria da organização não governamental de combate à corrupção AMAVE – Associação dos Amigos de Mato Verde, a decisão judicial representa mais uma vitória da democracia e do controle social da administração pública.
Ainda nesta semana os cinco membros da CPI vão se reunir para estabelecer o calendário de oitiva de testemunhas e coleta de provas.
Entre as denúncias em investigação estão o uso de bens públicos pelo prefeito em benefício particular. Generino teria, em diversas oportunidades, usado caminhão-pipa da Prefeitura de Mato Verde para abastecer uma cerâmica de sua propriedade. Algumas vezes o veículo foi dirigido por motorista da Prefeitura; em outras, o próprio prefeito guiou o caminhão. Também está sob investigação a aquisição de sete toneladas de açúcar para a merenda escolar, além do pagamento de obras que jamais teriam sido realizadas por uma empreiteira local.
Generino de Salles Pinto também é acusado de ter adquirido com dispensa de licitação dois telefones celulares Apple, último tipo, ao preço de R$ 4,5 mil cada. Os telefones teriam sido usados e ficariam na posse de sua esposa e filha, em Montes Claros. O prefeito nega esse fato. Admitiu, porém, que usava os aparelhos tanto para finalidades públicas quanto particulares e que pagava as contas dos dois aparelhos com recursos próprios.
Processo n. 0000056-14.2016.8.13.0429

Telhado de igreja do século 17 desabada em Januária

Construída por bandeirantes vindos da Bahia, a
Igreja de Nossa Senhora do Rosário está cercada de mato.
 (foto: Marcelo Júnior/Divulgação)
(Por Luiz Ribeiro) Erguida no fim do século 17 em Brejo do Amparo, no município de Januária, no Norte de Minas, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que há anos espera por reparos, sofreu forte revés no fim de semana: o teto da parte central do templo, o segundo a ser construído em território mineiro, cedeu depois de abalos na estrutura – que já vinha sendo corroída – reforçados pelas chuvas de janeiro. Na tarde de ontem, o promotor de Januária, Lucas Marques Trindade, anunciou ter entrado com um pedido de liminar na Justiça exigindo que os órgãos responsáveis – o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), governo estadual, Diocese e a Prefeitura de Januária – adotem “medidas emergenciais” para a preservação da igreja, tombada em 1989. “Nosso objetivo é que sejam feitas (ações), imediatamente, para impedir o desabamento total da construção”, afirmou Marques Trindade, ressaltando a importância do patrimônio histórico.
Já tramita na Justiça uma ação civil protocolada pelo Ministério Público Estadual (MPE), exigindo do poder público a recuperação do templo, construído em 1688 pelos bandeirantes que ocuparam Minas Gerais, com a criação de gado ao longo do Rio São Francisco – os chamados “currais do Velho Chico” –, vindos do Nordeste. Agora, o promotor Lucas Marques Trindade solicita que seja formada uma comissão para vistoriar as condições da igreja após a queda do teto.
Ontem de manhã, o bispo de Januária, dom José Moreira da Silva, esteve em Brejo do Amparo (distante quatro quilômetros da área urbana) e fez um levantamento sobre as condições do prédio. De acordo com Sílvio de Jesus, assessor da Diocese, há poucos dias o bispo tinha feito outra visita ao local e constatado os riscos de desabamento, devido aos estragos provocados pelas chuvas.
Em agosto de 2012, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, a Diocese de Januária retirou as imagens sacras da igreja e cercou o local. O objetivo foi impedir a ação de vândalos e o roubo das peças sacras. Há seis anos, o sino do templo, mesmo pesando cerca de 300 quilos, foi retirado do lugar, sem que ninguém percebesse e nunca foi encontrado.
Com exceção do cercamento, nos últimos anos nenhuma outra medida foi tomada para a proteção da antiga igreja, que está situada numa área rural e tomada pelo mato ao seu redor. A situação é parecida com a da centenária Capela de São Sebastião, localizada na localidade de Pouso Alegre, na zona rural de Paracatu, no Noroeste do estado, que também se encontra ameaçada de cair, conforme revelou o Estado de Minas, na semana passada.

VERBA 
Em nota, Iepha-MG informou, na tarde de ontem, que estão assegurados R$ 750 mil para a restauração da igreja. Segundo o órgão, a licitação se encontra em processo de elaboração e o edital será publicado em breve. O Instituto afirmou também que nos próximos dias vai fazer uma vistoria in loco, para avaliar os danos após o desabamento do teto da parte principal do templo.
Memória

Ligação com a origem de MG
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida em 1688, quando se iniciou o povoamento de Minas Gerais e sofreu acréscimo até os anos 1700. O antropólogo e historiador João Batista Almeida Costa, que fez estudos sobre a região, afirma que a construção do templo e a ocupação do Vale do Rio São Francisco ocorreram antes da descoberta do ouro na região de Sabará, Ouro Preto e Mariana. Ainda segundo ele, a capela foi construída por um parente do bandeirante Mathias Cardoso de Almeida. A nave (parte central, cujo teto desabou) conta com dois altares, que ainda estão relativamente preservados, apesar do abandono do prédio histórico.

Polícia procura por jovem suspeito de atirar no pai no Norte de Minas

(G1) A polícia procura por um rapaz, de 19 anos, que é suspeito de atirar no pai, de 55. O crime aconteceu nesta segunda-feira (29), na Comunidade de Tábua I, em Pai Pedro (MG).
Segundo as informações da Polícia Militar, após ser baleado, o homem foi encaminhado para o posto médico e precisou ser transferido para um hospital da região, devido à gravidade dos ferimentos.
Ninguém soube explicar o porquê de o rapaz ter atirado. No quarto dele foi apreendida uma espingarda.

Janaúba: Chamar a polícia para apurar roubo não é abuso do empregador

O empregador não comete erro ou abuso de conduta por chamar a polícia para apurar crime contra seu patrimônio, pois está apenas exercendo seu direito. Assim entendeu por unanimidade a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região ao negar provimento ao recurso apresentado por um trabalhador porque policiais entraram em sua casa para investigar um roubo relacionado à empresa onde ele trabalhava.
De acordo com o trabalhador, depois de um assalto a um veículo da empresa na cidade de Janaúba (MG), policiais compareceram em sua residência e a revistaram, afirmando que ele era suspeito de passar informações aos ladrões. No dia seguinte, ele foi dispensado do emprego. A empresa negou que a dispensa do trabalhador tenha se vinculado a qualquer fato policial, sendo mero ato administrativo. Disse também que outros empregados também foram dispensados.
O relator do caso, desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, esclareceu que se a ação da policia atingiu a honra do trabalhador, a empresa não pode ser responsabilizada e obrigada a reparar o dano provocado por terceiros. "Certo ainda que a responsabilidade dos policiais por eventual irregularidade na condução das investigações deverá ser apurada no processo que tramita na Corregedoria da Polícia." Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Consultor Jurídico

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Homem de 63 anos é preso suspeito de estuprar criança em Bocaiuva

(G1) Um homem de 63 anos foi preso nesta segunda-feira (29) suspeito de estuprar uma criança de sete anos, em Bocaiuva, Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o autor é casado com a avó da vítima e confessou o crime durante o depoimento.
O delegado Leonardo Diniz, responsável pela investigação, acredita que o crime era cometido há cerca de um ano, na comunidade de Torquato Leite, quando a vítima visitava a avó. Somente neste domingo (28) a criança denunciou o caso para a mãe dela.
“O autor chegou a oferecer R$ 5 para que a vítima não o denunciasse. Durante o depoimento ele confessou os abusos, mas por não ter ocorrido a relação sexual, ele achava que não seria configurado crime”, explica o delegado.
Segundo a PC, o suspeito foi autuado e irá responder por estupro de vulnerável.

Protesto contra mineradora interdita MG-120 em Riacho dos Machados

(G1) Cerca de 50 pessoas da região de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, realizaram uma manifestação contra a mineradora Carpathian, nesta segunda-feira (29). O grupo protestou exigindo que a empresa abra editais para moradores da região, antes de contratar profissionais de outras localidades. Na ocasião, a rodovia MG-120 ficou paralisada nos quilômetros 29 e 32, das 6h às 10h.
De acordo com informações da Polícia Militar de Riacho dos Machados, a manifestação foi pacífica e ninguém precisou ser conduzido à delegacia. Segundo a PM, os ânimos se acalmaram quando a Carpathian e Prefeitura de Riacho dos Machados convidaram o líder do movimento para uma reunião no gabinete do prefeito.
A mineradora informou à polícia que uma audiência será marcada com os moradores. Durante os protestos, a empresa mostrou que uma condicionante obriga que 72% dos trabalhadores residam na região. Para a PM, a Carpathian informou que a exigência está sendo cumprida, já que 255 de seus funcionários são de Riacho dos Machados e 154 de Porteirinha.
A PM informou que o trânsito na MG-120 já se estabilizou e que o fluxo de veículos segue normalmente. O G1 entrou em contato com a mineradora em Riacho dos Machados, mas até a publicação desta matéria a empresa não se pronunciou.


Em Brasília de Minas PM persegue homem que invadiu quartel e encontra droga

Pedras de crack foram apreendias com ex-detento
(G1) Um policial militar de Brasília de Minas (MG) encontrou 560 pedras de crack, que estavam escondidas em um matagal, enquanto perseguia um homem que invadiu o quartel.
Ele pulou o muro e um cabo que estava de plantão chegou a atirar, sem atingi-lo. Em seguida, o militar correu atrás do homem e o encontrou escondido em um matagal, nos fundos de uma construção abandonada.
O policial chamou reforço e foi feita uma busca no local, onde estava escondido um ex-detento, que cumpriu pena por tráfico. As pedras de crack foram encontradas com ele. Os dois homens foram levados para a delegacia de Januária, junto com a droga apreendida.

Jaíba e Mato Verde: PM apreende 23 motos com chassis raspados durante operação

Armas também foram apreendidas durante as
abordagens

Parte das motos apreendidas pela polícia.
(G1) A Polícia Militar apreendeu 23 motocicletas com o chassis raspados durante a operação “Rodovia Segura”, em Jaíba e Mato Verde, no Norte de Minas Gerais. Durante a fiscalização também foram encontradas três motos roubadas e oito armas. Outros 22 veículos também foram retidos por falta de licenciamento.
A ação foi realizada de sexta-feira (26) a domingo (28), os resultados foram divulgados nesta segunda (29). Segundo a PM, a operação tem como objetivos reduzir acidentes no trânsito, apreender veículos irregulares e armas, além de coibir crimes ambientais.
Um rapaz de 19 anos, que tinha acabado de assaltar um supermercado no Distrito de Mocambinho, no Projeto Jaíba, também foi detido. Os objetos roubados e a arma usada no crime foram apreendidas. Contra ele também havia um mandado de prisão em aberto.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Pirapora: Mulher casada é sequestrada por amante ao levá-lo para casa da sua mãe

(Por CAROLINA CAETANO) A Polícia Militar de Pirapora, no Norte de Minas, conseguiu resgatar, na madrugada desta sexta-feira (26), uma mulher de 32 anos que foi sequestrada pelo amante há quatro dias na cidade de Pedregulho, em São Paulo. O crime aconteceu quando a dona de casa levou o suspeito para conhecer a "sogra".
De acordo com a corporação, o caso foi descoberto depois que funcionários de um hotel de Pirapora perceberam que a vítima estava sendo agredida dentro de um quarto. Antes mesmo que militares chegassem ao local, ela foi obrigada a assumir a direção de um Gol e seguir no sentido BR-365.
Próximo ao trevo de Buritizeiro, na mesma região, os policiais deram ordem de parada ao criminoso. Ele parou o veículo, mas começou a segurar o pescoço da vítima para que ela não fugisse em direção à equipe.
Policiais negociaram com o suspeito e ele se entregou. Muito abalada, a dona de casa contou que na última segunda-feira (22), por volta das 5h30, o criminoso invadiu sua casa, na zona rural de Pedregulho e exigiu que ela fosse embora em sua companhia. Na versão dela, o jovem de 24 anos, armado com uma faca, ameaçou matar sua mãe caso a ordem não fosse cumprida.
No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, já na delegacia, uma outra história foi contada pelo homem. Segundo ele, o casal se conheceu na cidade mineira de Salinas há alguns dias e começaram um relacionamento amoroso. Empolgada, a mulher resolveu passear na casa da mãe com o homem.
Após conhecer a idosa, o suspeito e a vítima pediram que um amigo da família dela, que estava de carro, os levassem até a rodoviária para que retornassem a Salinas. Ao entrar no veículo do homem, o bandido anunciou o roubo do carro e levou a companheira e o motorista como reféns. O homem foi abandonado no trajeto entre São Paulo e Minas Gerais.
A vítima também foi ouvida pelo delegado e não deu tantos detalhes do caso. Ela não precisou receber atendimento médico. O homem foi encaminhado ao presídio de Pirapora e vai responder por sequestro. Até o fim desta manhã, a polícia de São Paulo não havia pedido a transferência do preso.

Casal fez "tour" por Minas Gerais
Após sair de São Paulo, o casal aproveitou para conhecer algumas cidades mineiras. O bandido contou que eles passaram por Juatuba, Montes Claros e Belo Horizonte antes de chegarem a Pirapora. Eles dormiam em hotéis de beira de estrada.
Segundo a mulher, em nenhuma das cidades passadas ela conseguiu pedir socorro. A dona de casa dirigiu o tempo todo, uma vez que o amante não tem noções de trânsito. Já em Pirapora, o bandido tentou enforcá-la com as mãos e com um lençol. Ela se escondeu no banheiro e conseguiu gritar por socorro.
Após prestar esclarecimentos, a mulher foi liberada e orientada a realizar exame de corpo delito. No entanto, quando os policiais foram buscá-la no hotel, ela já havia ido embora e não foi mais localizada.

Superação de vida: Janaubense vence a fome e ganha prêmio em São Paulo

REINILDA MARIA DOS SANTOS E SILVA SABOR E CIA
Reinilda tem 42 anos, e começou seu negócio com o microcrédito de R$300
do Banco do Povo em Santo André. Ela vende doces, lanches e salgados
e aceita encomendas para festas. Com o valor
o prêmio ela irá reformar a lanchonete.
(Por Flávia Villela) No ano de 2006, Reinilda Maria dos Santos e Silva tinha 35 anos e estava desempregada com um filho de apenas 4 anos. Mineira da cidade de Janaúba, mudou-se jovem para Santo André (SP), em busca de vida melhor, mas ficou desamparada, depois que o marido foi preso.
“Cheguei a um ponto de meu filho me pedir leite e só ter água para dar a ele. Fui na assistência social e pedi ajuda. Eles me deram R$ 50. Com R$ 40 comprei alimentos para o meu filho. Com os R$ 10 que sobraram comprei uma barra de chocolate, uma farinha e fiz pães de mel para vender na rua por R$ 0,99. Vendi tudo e voltei para casa com R$ 30”, conta.
Daí em diante, Reinilda não parou mais. Comprou revistas para aprender novas receitas e variou a oferta. “Foram dois anos de luta, vendendo os doces de porta em porta, nas feiras, e com meu filho a tiracolo. Passei fome, porque deixava de comer para não faltar nada para ele”.
Reinilda não sabia na época, mas tornara-se uma microempreendedora. Com muito esforço, conseguiu juntar R$ 200 e teve a ideia de comprar uma máquina de crepe, puxar uma extensão da casa onde morava e vender crepes na rua. Mas a máquina custava R$ 500. Foi quando soube por uma amiga do Banco do Povo - Crédito Solidário, uma organização não governamental (ONG) que faz empréstimos a juros baixos para empreendedores de baixa renda.
Ela conseguiu um empréstimo de R$ 300. Com o dinheiro, comprou uma fritadeira, uma chapa e materiais de cozinha. Meses depois, a fama da confeiteira espalhou-se pela cidade e as coisas começaram, finalmente, a melhorar para Reinilda.
Em 2013, ela ganhou o prêmio Pequenas Gigantes: Desafio São Paulo para Microempreendedoras, de R$ 5 mil, promovido pela organização social Aliança Empreendedora. “Fomos três eleitas entre 140 mulheres microempreendedoras. Com o dinheiro reformei meu comércio, que ficou bem mais bonito”, conta.
Mulheres como Reinilda representam quase a metade dos pequenos empresários brasileiros (47,4%), segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No entanto, apenas 24% delas solicitaram empréstimo bancário em nome da empresa no primeiro semestre de 2015. O estudo do Sebrae aponta ainda que as mulheres costumam pedir valores cerca de 50% menores que os homens.
De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, dos 5,6 milhões de empresários cadastrados na categoria Microempreendedor Individual (MEI), 77% querem crescer e se tornar micro ou pequena empresa. Entretanto, menos da metade se relaciona com bancos como pessoa jurídica. “Cerca de 80% utilizam financiamento que não passa por instituições financeiras, como negociação com fornecedores e cheque pré-datado. Nos últimos cinco anos, apenas 40% dos empreendedores individuais obtiveram empréstimo em bancos. Isso mostra que existe espaço enorme de crédito para os microempreendedores individuais. E os empreendedores fogem dos bancos por causa das altíssimas taxas de juros”, explica Afif Domingos.
Reinilda é exceção nesse universo inóspito para os pequenos empresários. Abriu a lanchonete Sabor e Cia, onde vende doces, lanches e salgados, em Santo André (SP), faz encomendas para festas em diferentes cidades de São Paulo e costuma receber pedidos de bolos de artistas do mundo televisivo.
Ela continua pegando empréstimos no banco, mas agora no limite do teto – cerca de R$ 15 mil –, para garantir capital de giro. Prestes a concluir um cursos de confeitaria e panificação e com certificados internacionais na área, a empresária não tem descanso. Faz em média um bolo por dia, com a ajuda de uma assistente, dá palestras e faz assessoria. Seu sonho agora é abrir um café para vender seus quitutes e abrir uma escola de confeitaria e passar seus conhecimentos para mulheres que como ela têm talento, são empreendedoras, porém não têm recursos.
Para quem está começando ela aconselha “a burocracia é muito cruel para os pequenos. Muitos acabam desistindo. Mas hoje há vários cursos online sobre gestão financeira, de assessoria, cursos do Sebrae gratuitos. Há créditos solidários, basta juntar um grupo de amigas ou conhecidos”.
“Não pode desistir. Comecei com R$ 10. Não tenha vergonha de perguntar, bater porta, de ir atrás do cliente. Fidelize seu cliente. E capacite-se”, aconselha.

Taiobeiras se destaca entre as 100 cidades com melhor educação

(G1) O Centro de Liderança Pública divulgou, nesta sexta-feira (26), o ranking das 500 melhores cidades brasileiras em educação. Entre os cem municípios com melhor pontuação em Minas estão Taiobeiras, no Norte de Minas, Capelinha e José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha.
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede educação infantil. Atualmente, a nota geral do Brasil é de apenas quatro pontos e meio, em uma escala de zero a dez. As cidades que estão na lista divulgada superaram a média nacional. Confira o ranking no site.

Pirapora: Ônibus tomba após bater em caminhão e motorista morre

(G1) Um motorista de um ônibus de turismo morreu após se envolver em um acidente na madrugada deste sábado (27), na BR-365, em Pirapora (MG).
Segundo os bombeiros, o condutor bateu na traseira de um caminhão, saiu da pista e tombou. O ônibus seguia de São Paulo para a Bahia com 24 passageiros. O motorista ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal informou que a vítima morreu antes de dar entrada ao hospital.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os passageiros que ficaram feridos foram conduzidos para hospitais de Montes Claros, Pirapora e Ibiaí.

Em 2 horas, assaltantes abordam 4 ônibus e 1 micro-ônibus em MG

(G1) Em pouco mais de duas horas assaltantes abordaram cinco veículos nas BRs-365 e 135. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 22h30, deste sábado (27), criminosos armados atiraram várias vezes e acertaram oito disparos em um ônibus, perto de Buritizeiro (MG). Como o sistema de ar foi atingido, as portas não abriram e o grupo deu ordem para que um micro-ônibus, do mesmo proprietário e que vinha logo atrás, encostasse.
Ainda de acordo com a PRF, os assaltantes abordaram ainda outros dois ônibus no mesmo lugar. Os dois veículos e o micro-ônibus foram levados do local e ainda não foram encontrados. A suspeita é de que os criminosos tenham seguido para alguma estrada vicinal, com o objetivo de assaltar os passageiros. Como as portas do primeiro ônibus não abriram, os 22 ocupantes não foram roubados.
Já por volta da 1h, deste domingo (28), um grupo armado também abordou um ônibus de turismo na BR-135, região de Augusto de Lima (MG). A PRF informou que o modo de agir é igual ao das ocorrências de Buritizeiro.
Após a abordagem, o veículo foi levado para uma estrada vicinal, onde os assaltantes roubaram os pertences dos passageiros. A chave foi jogada em um matagal. As vítimas conseguiram acionar a polícia e estão registrando o boletim de ocorrência. Até a publicação desta reportagem nenhum suspeito dos crimes havia sido preso. Ninguém ficou ferido.

Em Gameleiras, motorista dá ré para pedir informação e atropela idoso

A polícia procura por um motorista que atropelou um motociclista, de 69 anos, na zona rural de Gameleiras (MG), neste sábado (27).
Segundo as informações da Polícia Militar, ele seguia de carro pelo Povoado de Raposo, quando deu marcha ré para pedir uma informação para o idoso, que estava de moto parado na estrada, e acabou atingindo-o.
Depois do atropelamento, o condutor levou o motociclista até um posto de saúde, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1