Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Janaúba de fora: Taiobeiras, Mato Verde, Salinas e Serranópolis se destacam em ranking de educação

Quando o assunto é Educação, algumas cidades brasileiras ganham destaque por seu desempenho bem acima da média nacional em oportunidades na área. No entanto, elas são exceção no contexto brasileiro, segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
Considerando todas as redes municipais de ensino, público ou privado, onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar. A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10.
As cidades que você vê nesta lista superam a média nacional, mas ainda estão longe do ideal.
Com 201 mil habitantes, Sobral (CE) é a primeira do ranking de qualidade na Educação. No entanto, em uma escala de 0 a 10, o município teve um desempenho mediano: ficou com 6,1 pontos.
De acordo com Veveu Arruda, prefeito do município, os investimentos na qualificação dos docentes, no planejamento pedagógico e a ampliação da gestão escolar explicam o resultado acima da média. “Hoje, cada aluno tem um tutor que o ajuda a construir seu plano de vida e carreira", afirmou.
Um dos focos da atual gestão, explica, é a educação integral. Até o momento, duas escolas que seguem este modelo – outras 11 devem ser inauguradas até o final de 2016.
Na tabela abaixo, você vê as 500 cidades que, ainda estão longe do ideal, mas oferecem mais oportunidades educacionais do que a média do Brasil.
No Norte de Minas as cidades que mais se destacaram foram: Taiobeiras, que ficou na 67ª posição no ranking, Mato Verde, 178ª posição, Salinas, 229ª posição, Serranópolis de Minas, 295ª posição, Rio Pardo de Minas, 297ª posição e Porteirinha, 332ª posição. A cidade de Janaúba segunda maior cidade do Norte de Minas não figura entre as 500 cidades melhores em educação. A cidade que conta com um bom polo universitário deixa a desejar na educação básica de qualidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Revista Exame

Roubada em Janaúba, caminhonete é recuperada em Patos de Minas

Caminhonete roubada em Janaúba-MG.
A polícia militar recuperou na tarde dessa sexta-feira (26), duas caminhonetes GM/S10 roubadas. Os dois veículos foram localizados no bairro Jardim Peluzzo na cidade de Patos de Minas. Dois suspeitos foram vistos, mas conseguiram fugir antes dos militares chegarem.
Segundo informações um policial militar avistou os suspeitos e acionou seus colegas militares. Eles conseguiram recuperar uma S10 branca na Rua Marte, e uma S10 verde na rua Dr. Ximenes de Morais. A caminhonete verde foi tomada de assalto no dia 23 de dezembro, em Jaíba Norte de Minas.
A caminhonete S10 branca foi roubada na cidade de Janaúba do produtor e proprietário da companhia de rodeio Ferradura de Ouro, Marco Aurélio.
A polícia chamou uma chaveiro para poder abrira a caminhonete branca e, dentro, foi localizado um dichavador e uma substância semelhante a cocaína.
O que chama a atenção é que os dos veículos foram roubados no norte de Minas, os dois são do modelo S10 e uma pertence a uma companhia de rodeio enquanto a outra é do modelo S10 rodeio.

Caminhonete roubada em Jaíba-MG.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Patos Agora

APAE de Janaúba inaugura Centro de Reabilitação

A inauguração do CER III foi na manhã deste sábado e contou com
a presença de várias autoridades.

Auditório da APAE com pais e alunos.
Na manhã deste sábado (27), a Associação de Pais e Alunos de Janaúba (APAE) inaugurou oficialmente seu mais novo espaço, o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), com uma estrutura mais ampla e preparada para lidar com todos os tipos de limitações físicas. O CER III presta serviços de saúde pelo SUS à população de Janaúba e microrregião, que compõe a região da Serra Geral. Com capacidade para atender centenas de usuários, o CRE III recebe pessoas com deficiência físicas temporárias graves e/ou permanente, deficientes visuais e intelectuais, ou que tenham necessidade da utilização de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, visando à reabilitação clínico-funcional, contribuindo para a melhoria das condições de vida, sua integração social, ampliações das suas potencialidades laborais e independência nas atividades da vida diária e, desta forma, alcançando a sua inserção ou reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.
O presidente da APAE, Cirilo Figueiredo Monção explicou como o serviço será prestado. “Os atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Janaúba tem duração limitada e objetivo definido pela equipe multiprofissional, desta forma, é possível proporcionar a cada paciente um meio de modificar a sua própria vida, minimizando as limitações e desenvolvendo habilidades ou potencializando aquelas já desenvolvidas dentro do quadro apresentado. Após esse procedimento o cliente será encaminhado à Unidade Básica de Saúde - ou a outro serviço se for o caso - para continuidade dos atendimentos”, afirma Cirilo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ruy Muniz volta a acusar MP, PF e RF de formar força-tarefa para destruí-lo

Ruy Muniz fez declarações durante coletiva de imprensa
(G1) O prefeito de Montes Claros Ruy Muniz voltou a acusar o Ministério Público, a Polícia Federal e a Receita Federal de estarem envolvidos em uma força-tarefa para destruí-lo. As declarações foram feitas em uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (26). O presidente da Sociedade Educativa do Brasil (Soebras) criticou que os equipamentos comprados para o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro tenham sido retidos e doados ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O Hospital das Clínicas foi construído e é mantido pela Soebras. O prefeito e a deputada federal Raquel Muniz, esposa dele, são acusados pela Receita Federal de comprar os equipamentos médicos avaliados em R$ 9 milhões para promoção social. Segundo Ruy, a acusação é fruto de uma perseguição contra ele, que começou em 18 de junho de 2015, depois da operação Desiderato.
“Antes de junho de 2015, meu mandato não havia recebido nenhum processo. Depois da operação [Desiderato], em que acusei os gestores dos hospitais de estarem envolvidos em corrupção e que os médicos acusados não poderiam pagar pelos crimes sozinhos, a perseguição destes órgãos contra mim começou”, diz o prefeito.
Os materiais clínicos envolvem respiradores, monitores, mesas de anestesia, todos projetados para o HC e comprados na Europa. Ruy e Raquel também são acusados de formação de quadrilha, evasão de divisas e interposição fraudulenta. O prefeito alega que as acusações são descabidas, uma vez que o pagamento pelos recursos médicos não foi feito, e que a empresa alemã deu a confirmação do não recebimento.
Ruy e Raquel acusam o delegado Gilmar Silva, responsável pelo caso, de uso indevido das funções e parcialidade. “O delegado cometeu improbidade apreendendo estes equipamentos de maneira ilegal. É do conhecimento dele que a Soebras não efetuou pagamento nenhum pelos equipamentos, pois o ato seria feito quando fossem nacionalizados; ao chegar ao Porto de Santos, eles foram retidos”, conta.
O prefeito ainda acusou os hospitais de Montes Claros que vivem do SUS de superfaturamento. Segundo ele, os repasses recebidos da esfera pública teriam de ser suficientes para que os atendimentos fossem feitos com qualidade.
“Se o HC estivesse funcionando da maneira devida, já com os equipamentos instalados, eu mostraria aos gestores dos outros hospitais o quanto eles estão sendo corruptos e incompetentes. As verbas são muito altas para que as pessoas continuem morrendo nas filas dos hospitais”, diz.
A secretária de saúde da Prefeitura de Montes Claros, Ana Paula Nascimento, garante que, em nota, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) comprovou que o órgão tem mais recursos aplicados do que recebidos. “Já está provado que não há improbidade ou corrupção no HC. A preocupação agora é o que vai ser feito com os materiais comprados. O equipamento, por si só, não vai resolver a situação do HU, uma vez que nem leitos o suficiente para receber toda a carga o hospital tem. A saúde de Montes Claros já foi diagnosticada. Estamos com o HC pronto para ser prestador de serviços, para solucionar as demandas que trazem sofrimento para população, mas ao invés de apoio, as forças estão se unindo para entravar”, afirma.
O procurador do caso, André Vasconselos, afirmou que o Ministério Público Federal refuta todas as acusações do prefeito e alega que as provas estão nos autos processuais.
O G1 tentou contatar o delegado da Receita Federal em Montes Claros, Gilmar da Silva Medeiros, e o chefe da Polícia Federal na cidade, Marcelo Freitas, mas as ligações não foram atendidas.

Homem é morto durante briga em bar no Bairro Bela Vista, em Mirabela

(G1) Um homem de 34 anos foi assassinado em Mirabela, no Norte de Minas, na madrugada deste sábado (27). Segundo a Polícia Militar, ele se envolveu em uma briga com o suspeito dentro de um bar e foi atingido por uma facada no tórax. A vítima foi socorrida e morreu depois de dar entrada no hospital.
Após o crime, o suspeito fugiu e ainda não foi localizado. A PM não informou o que teria motivado a briga. De acordo com a polícia, a vítima tinha passagem por homicídio.

Pirapora: Ônibus tomba após bater em caminhão e motorista morre

(G1) Um motorista de um ônibus de turismo morreu após se envolver em um acidente na madrugada deste sábado (27), na BR-365, em Pirapora (MG).
Segundo os bombeiros, o condutor bateu na traseira de um caminhão, saiu da pista e tombou. O ônibus seguia de São Paulo para a Bahia com 21 passageiros. O motorista ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal informou que a vítima morreu antes de dar entrada ao hospital.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro passageiros que ficaram feridos foram conduzidos ao hospital em Montes Claros (MG).

Cerca de 1500 alunos sofrem sem transporte escolar em Bocaiuva

Escolas estão vazias sem os alunos das comunidades rurais
(G1) Alunos de comunidades rurais da cidade de Bocaiuva, no Norte de Minas, estão sem frequentar as aulas por falta de transporte escolar. Segundo a Prefeitura, o município possui 36 comunidades que dependem do transporte, e atualmente nenhuma está sendo atendida com o serviço.
O ano letivo iniciou no dia 11 deste mês nas oito escolas estaduais e nas 20 instituições municipais de Bocaiuva. São cerca de 1.500 estudantes que dependem do transporte municipal. Muitos pais estão revoltados com a situação e afirmam não ter outra forma de levar os filhos até a escola. O lavrador Gilmar Ferreira mora na comunidade de Patrona, distante cerca de 10 quilômetros da sede do município. Pai de duas estudantes, de 7 e 11 anos, o lavrador lamenta o tempo perdido pelas filhas neste ano letivo.
“Está muito complicado para todos os pais. Minhas filhas não estão indo às aulas porque este ano não foi disponibilizado o transporte pela Prefeitura. A situação da educação no país já não é tão boa, agora imagina faltando aulas por causa de transporte, é lamentável”, explica Gilmar Ferreira.
Pai de três alunos, o também lavrador Anílson dos Santos diz estar revoltado pelo problema enfrentado pelos estudantes. Os filhos dele estudam na escola de Pedregulho. “Nós moramos na Fazenda Pindaíba, ficar cerca de 12 quilômetros da escola. É muito sofrimento para muitos pais aqui da cidade”.
O secretário de Educação do município, Juscelino Oliveira, afirma estar ciente do problema no município. Ele diz que a situação foi gerada após a suspensão do pregão para licitar os serviços de transporte escolar na cidade, por suspeita de fraudes de empresas que participavam do processo.
Oliveira diz também que o município buscou alternativas para contratar outras empresas, mas muitas não possuem a documentação exigida para fornecer o serviço na cidade. “O município fez um decreto emergencial para contratar as empresas que iriam fornecer o transporte aos estudantes. Cerca de 20 empresas se interessaram, mas quase todas estão com problema na documentação. Conseguimos contratar apenas quatro linhas”, lamenta.
A Prefeitura diz que outro pregão está marcado para o dia 4 de março. “Existe até uma recomendação da Polícia Civil para que as empresas envolvidas na possível fraude do último pregão não participem deste novo processo. Somente depois iremos saber como vai ficar a situação deste transporte”, explica o secretário.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Janaúba registra dois homicídios em menos de 24 horas

(Por Ivo Júnior) A cidade de Janaúba que no ano passado registrou um índice alarmante de crimes contra a vida, volta a dar sinais que este ano não será diferente.
Na manhã desta sexta-feira, 26 de fevereiro, portanto menos de dois meses após iniciar o ano a cidade já registra seu 6º assassinato.
Por volta de 10h da manhã desta sexta-feira (26), um rapaz identificado como Tiago Fernandes dos Santos, 26 anos, foi baleado quando se encontrava na Avenida Manoel Athayde, no bairro Saudade.
Tiago foi socorrido ainda com vida e encaminhado ao Hospital Regional, porém não resistiu aos ferimentos ocasionados pelos disparos e acabou vindo a óbito. Com esse homicídio a cidade começa a dar sinais que 2016 não teremos um ano tranqüilo.
Com mais esse assassinato a cidade registra dois homicídios em menos de 24 horas, pois na noite de ontem, quinta-feira, dia 25, houve um assassinato no bairro Santa Cruz. A vítima foi Moab Simões de Oliveira, de 31 anos, que também morreu ao ser atingido por disparos de arma.

Em Porteirinha, homem é ferido a facadas no Povoado de Miguelzinho

Um homem, de 32 anos, foi ferido a facadas no Povoado de Miguelzinho, zona rural de Porteirinha (MG). O Samu esteve no local e levou a vítima para um hospital.
Um sobrinho do homem contou que eles dois e o suspeito estavam em um bar. Ele e o tio foram surpreendidos pelo criminoso, em uma estrada vicinal, quando iam embora.
Mesmo o sobrinho tenha apontado quem seria o suspeito, ele não soube dizer qual foi a motivação do crime. Até o momento ninguém foi preso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PC de Pirapora prende líderes de facção criminosa durante operação

(G1) Três homens foram presos durante uma operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) em Pirapora, no Norte de Minas. Os suspeitos são acusados de integrarem uma quadrilha conhecida como “Pés de Salame”, que, segundo a PC, realiza tráfico de drogas e é responsável pela autoria de vários homicídios na região do Bairro Cidade Jardim.
A polícia cumpriu mandados de prisão preventiva e até o momento foram presos Adalberto Pereira dos Santos, de 29 anos, e os irmãos Osvaldo José de Souza e Bruno Ferreira de Souza, de 31 e 27 anos. O trio é acusado de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio, ambos no dia 13 de fevereiro. Quatro mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Jurandir César, os homens são líderes do tráfico de drogas na região. “Além da venda de drogas, eles são mandantes dos últimos homicídios ocorridos por disputa de domínio territorial", afirma.
Jurandir explica que o foco era a prisão dos líderes, e que de agora em diante novas diligências serão realizadas para apreensão de drogas e armas. “A facção "Pés de Salame", atuante no Bairro Cidade Jardim, está em conflito com a facção da "Baixada" no mesmo bairro. Há cinco meses a Polícia Civil prendeu os dois líderes da última quadrilha e hoje foram detidos os chefes do grupo rival”, disse.
Durante a operação, ainda foi preso um dos receptadores de carga de grãos de milhos roubados de vagões da empresa VLI, no Porto Seco de Pirapora. Ele estava com doze sacas de 50 kg de milho. O crime ainda será investigado pela Polícia Civil.
A operação contou com a participação de seis viaturas e 22 policiais civis, entre delegados, investigadores, escrivãos e peritos.

Dupla rouba loja de roupas em Verdelândia, mas é presa em Janaúba

Suspeitos caíram ao perceberem o cerco policial
(G1) Duas pessoas foram presas na tarde desta quarta-feira (24) suspeitas de envolvimento em um assalto na cidade de Verdelândia, Norte de Minas. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, os suspeitos chegaram à loja em uma motocicleta e anunciaram o assalto.
Após o crime eles roubaram outra moto para fugir do local. A dupla seguiu em direção à cidade de Janaúba. Militares iniciaram as buscas e solicitaram ajuda da polícia de Janaúba. Ao avistarem o cerco policial, na MG-401, os suspeitos caíram da motocicleta e tentaram continuar a fuga a pé, mas foram presos em seguida. Com eles foram apreendidos um revólver, celulares e dinheiro. Eles foram levados para a delegacia.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Diocese de Janaúba na Quaresma

Com grande número de fiéis, a missa teve às 19 horas.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano
Dom Ricardo e concelebrada pelo padre Henrique.
No último dia 10 de fevereiro, a Igreja celebrou a Quarta-Feira de Cinzas, dia em que se inicia a Quaresma em memória dos quarenta dias que Jesus Cristo viveu no deserto. 
Em Janaúba, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Ricardo e concelebrada pelo padre Henrique. Com grande número de fiéis, a missa teve como foco levar o povo de Deus a conhecer e experimentar o verdadeiro sentido da oração, jejum e penitência.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Aluno fica gravemente ferido ao levar facada na cabeça em São Francisco

(G1) Um estudante de 16 anos ficou gravemente ferido após levar uma facada na cabeça durante uma briga no Centro de São Francisco, Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, a confusão aconteceu na manhã desta terça-feira (23), logo após o agressor e a vítima saírem da aula.
O agressor, também de 16 anos, afirmou aos policiais que os dois vinham trocando ameaças há alguns dias, mas nesta terça-feira, na Avenida Oscar Caetano, ele foi atacado com pedradas e revidou com uma facada. Ao ser questionado, ele disse que levou a faca porque estava com medo de ser agredido. Ele foi apreendido e levado para a delegacia da cidade.
Ainda de acordo com a PM, a vítima foi atingida com uma facada na cabeça. O adolescente foi socorrido e levado ao hospital da cidade. O médico responsável pelo caso informou aos militares que o paciente está em estado grave e será transferido para um hospital em Montes Claros.

Mulher de 24 anos é morta a facadas pelo amante, em Várzea da Palma

(G1) Uma mulher de 24 anos foi assassinada a facadas na tarde desta terça-feira (23) em Várzea da Palma, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito do crime é o amante da vítima, que viu a jovem conversando com outro rapaz em um bar, no Bairro Lameirão II.
Ainda segundo a PC, a vítima foi atingida por várias facadas, sendo que duas mais profundas teriam provocado o óbito. Testemunhas relataram que os pais e uma filha da vítima estavam no local do crime.
O autor fugiu e ainda não foi localizado. Ainda de acordo com a PC, um inquérito será instaurado para investigar o caso.

Cinco pessoas ficam feridas em um acidente na MG-122, em Francisco Sá

Carro capotou após uma roda traseira travar, diz o motorista
(G1) Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente nesta segunda-feira (22) na MG-122, em Francisco Sá (MG). Segundo a Polícia Militar, as vítimas, com idades de 08 a 38 anos, viajavam em um carro sentido a Janaúba (MG) quando o veículo capotou.
Ainda de acordo com a PM, o condutor do carro, de 38 anos, afirmou ter percebido quando uma roda traseira travou. Em seguida, ele perdeu o controle da direção e o veículo capotou.
De acordo com o Samu, todas as vítimas foram socorridas com ferimentos leves ao Hospital de Capitão Enéas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cortem as cabeças: Câmara de Janaúba criará “CPI das coxinhas”

A Rainha Vermelha do filme Alice no país das maravilhas.
Sangrar até morrer. Esperar até o povo cansar. Os incomodados é que se mudem. Com frases assim, o prefeito japonês Yuji Yamada tem tocado a sua atual gestão, se é que podemos chamar de prefeito ou gestor, um governante que deixa voltar recursos e mais recursos em um momento delicado da economia. Essa péssima gestão se reflete em todas as pastas, inclusive na que é tema da nossa matéria: Saúde. Essa ‘saúde’ fez com que houvesse uma intensa mobilização na noite desta segunda-feira (22) por parte dos funcionários do Hospital Regional em manifesto na Câmara de Vereadores, que cansados e sufocados pelo descaso se inscreveram e colocaram o “chicote para estralar”, e expuseram a realidade cruel do hospital que tem piorado a cada dia. A Falta de luvas para administrar medicamentos, a médicos que em um ano faturaram mais de 700 mil reais, tudo foi exposto para os nobres vereadores. Por conta da dramática situação de descaso, os ânimos se exaltaram a ponto de quase a reunião ser suspensa. A situação era tão grave, que partiu do líder do prefeito na Câmara, o vereador Paulo Roberto (Pauleca), a sugestão para criação de uma CPI, objetivando afastar o secretário de saúde Gilson Urbano para as devidas apurações dos abusos e denúncias feitas pelos funcionários do Hospital Regional. Seguindo o regimento interno da casa, o presidente da Câmara, Armando Peninha, solicitou que fosse feito um pedido por escrito e anexado as provas para criação da comissão, que devidamente organizada, provavelmente comece na próxima reunião.
Questionado sobre a CPI, o vereador Felipe Franklin afirmou a este jornalista que a comissão também tem como objetivo incluir o prefeito Yuji Yamada, já que os atos que culminaram na sua criação estariam subordinados ao prefeito, ou seja, o chefe do executivo também teria que responder junto com o seu comandado (Gilson Urbano) pelos atos irresponsáveis que levaram à saúde de Janaúba a beira falência.

Secretário das coxinhas
Em denúncia feita pelo advogado e jornalista Alex Otaviano Gatinho no Jornal Gorutuba Notícias, o secretário de saúde foi questionado pelo alto valor gasto com lanches, incluindo coxinhas, nas reuniões e confraternizações. E por conta desta acusação, que o secretário de saúde Gilson Urbano foi apelidado de “secretário coxinha”. E seguindo o roteiro, a CPI da saúde também já foi apelidada de “CPI das coxinhas”, que deverá ser criada nos próximos dias.


Fotos da manifestação desde a Câmara de Vereadores até a Prefeitura de Janaúba:







Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ex-prefeito de Jaíba pode fazer acordo de delação premiada para explicar "Ração de Papagaio"

Enoch Campos.
Preso há quase 60 dias, o ex-prefeito de Jaíba, Enoch Vinicius Campos Lima (PDT) deve fechar, nos próximos dias, acordo de delação premiada com o coordenador da Promotoria de Justiça Regional de Defesa do Patrimônio Público do Norte de Minas, Paulo Márcio da Silva. O ex-secretário de Saúde do município Weverton Silva Dias também teria topado contar aos promotores tudo o que sabe sobre os desmandos que paralisam Jaíba há mais de dois anos.
O ex-prefeito Enoch Campos foi detido pela Rodoviária Federal, quando voltava de viagem a Belo Horizonte, em ação complementar à Operação 'Ração de Papagaio', deflagrada em março do ano passado pelo Ministério Público após investigação de pagamentos de propinas em contratos diversos entre a Prefeitura de Jaíba e fornecedores. Outros assessores do prefeito Enoch foram presos na operação do final do ano passado. Os secretários Acir Silva de Oliveira (Planejamento), Weverton Silva Dias (Saúde), o advogado da Prefeitura Hudson Aparecido Pena Arruda, além de Acir Silva, que seria assessor de gabinete.
Os sucessivos fracassos na tentativa de conseguir o relaxamento da prisão após dois meses de detenção parecem ter influído na decisão do ex-prefeito Enoch em contar o que supostamente sabe ao Ministério Público. O prefeito e seus assessores foram detidos porque supostamente teriam tentado ameaçar o empresário Antônio Carlos da Silva, um dos delatores da operação ‘Ração de Papagaio’. Antônio Carlos é dono da empresa Lázaro Moisés, que mantinha contratos com a Prefeitura de Jaíba em valores superiores a R$ 8 milhões. Em depoimento à Justiça, Antônio Carlos contou que chegou a pagar propina no valor de R$ 40 mil para vencer a licitação. O que Enoch pode contar ao promotor Paulo Márcio é a forma como esse dinheiro foi compartilhado com alguns vereadores. O acordo de delação premiada precisa passar pela homologação de um juiz, que vai estipular os benefícios concedidos aos depoentes.
No caso de Jaíba, especula-se que a Polícia Federal possa bater às portas da Câmara Municipal, dependendo do teor da delação de Enoch.



Fonte: Luiz Cláudio Guedes

Denúncia: Hospital Regional de Janaúba não há nem luvas para ministrar medicamentos

Manifestação dos servidores do Hospital Regional
em frente a prefeitura de Janaúba.
(Por Ivo Júnior) A crise da saúde pública na cidade de Janaúba parece estar apenas começando. Nas últimas semanas uma série de denúncias envolvendo a Secretaria de Saúde do Município, entre elas uma compra desordenada de salgados, gerou um desconforto para a população que está passando por agruras quando procuram a unidade hospitalar da cidade e encontram dificuldades no atendimento.
Para agravar mais ainda a crise, funcionários do Hospital Regional relataram a reportagem da Rádio Onda Norte FM que na manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro, não havia nem luvas para atendimento no referido hospital. Alegam ainda que o Raio X está com defeito, e que apenas os casos com extrema urgência estão sendo feitos e isso, quando conseguem concluir o exame. Outra informação diz que o tomógrafo está quebrado impossibilitando a realização de exames de tomografia necessários ao atendimento.
Funcionários relataram que não há medicamento nas farmácias do hospital e também a farmácia do município não esta conseguindo suprir a demanda. Afirmam que em 10 anos de trabalho nunca viram o hospital passar por uma crise de gerenciamento e financeira como neste momento.
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Janaúba nesta segunda-feira, o Diretor Bruno Athayde Santos apresentou o relatório financeiro do Hospital Regional de Janaúba. Uma funcionária da unidade, a técnica em enfermagem Joelma de Fátima Silva, que também estava inscrita para esclarecer sobre as reais situações de trabalho na instituição fez um apelo aos nobres vereadores para intervirem na dramática situação do Hospital.
A reportagem teve informação que o vereador Adauri Cordeiro esteve no Hospital para verificar a situação nesta segunda pela manhã. Ele é membro da Comissão de Saúde do legislativo. A reunião que foi bastante polêmica, com casa cheia de cidadãos que acompanharam de perto as discussões e decisões que foram tomadas, entre elas a criação de uma CPI para apurar as graves denuncias feitas contra a gestão do Hospital Regional.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Bancário de Janaúba que transportava valores entre agências em veículo particular será indenizado

O transporte de valores, conforme dispõe nossa legislação, deve ser realizado por uma empresa especializada, contratada para desempenhar essa atividade. Outra opção é que seja executado pelo próprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para essa finalidade, com pessoal próprio, aprovado em curso de formação de vigilante autorizado pelo Ministério da Justiça e cujo sistema de segurança tenha parecer favorável à sua aprovação emitido pelo Ministério da Justiça (artigo 3º da Lei 7.102/83).
Contudo, é frequente na Justiça do Trabalho o ajuizamento de ações por parte de trabalhadores que são constrangidos a desempenhar essa função na contramão da previsão legal. Exatamente como aconteceu na ação apreciada pelo juiz Marco Antônio Silveira, na Vara do Trabalho de Janaúba. No caso, o bancário, ao menos uma vez por mês, transportava entre R$20.000,00 a R$50.000,00 das agências bancárias de Janaúba e Jaíba, destinadas ao Posto de Atendimento de Verdelândia/MG, em seu veículo particular.
Como ponderou o julgador, essa prática importava enriquecimento ilícito do banco, que transferia ao empregado o risco de seu negócio ao deixar de contratar empresa especializada ou corpo de vigilantes próprios, na forma legalmente prevista. Na visão do magistrado, o bancário deve ser indenizado, não em razão do risco potencial, mas em razão do princípio da alteridade, segundo o qual os riscos do empreendimento devem ser suportados pelo empregador. Conforme observou o julgador, esse mesmo princípio também foi afrontado pelo banco por ter se beneficiado da opção do trabalhador de ir para o trabalho em veículo próprio, o qual era também era utilizado para o transporte do numerário entre agências.
Nesse cenário, concluindo que o banco transferiu o risco e custo do negócio para o empregado, e atento à teoria do dano punitivo como parâmetro para fixação da indenização dos danos, o juiz condenou o banco a indenizar o bancário. Essa condenação, segundo esclareceu, visa compensar a angústia a que o empregado foi submetido por transportar quantias consideráveis de dinheiro, sem sequer receber qualquer valor pela utilização de veículo próprio em benefício da empregadora. A indenização foi arbitrada em R$20.000,00. Ambas as partes recorreram da decisão, mas o TRT mineiro deu razão apenas ao trabalhador, aumentando o valor da indenização para R$40.000,00.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Presos por roubo de carga causaram prejuízo de R$ 500 mi por ano, diz PC

Policiais com um o líder de um dos grupos criminosos
(Foto: Michelly Oda / G1)
(G1) Um prejuízo que pode chegar a R$ 500 milhões. Segundo a Polícia Civil este era o valor das cargas roubadas por duas organizações criminosas durante um ano na BR-251, na região de Salinas, no Norte de Minas. Os assaltantes foram alvos da operação "Ratos de Pista", realizada nesta segunda-feira (22), em Curral de Dentro (MG), Santa Cruz de Salinas (MG), Governador Valadares (MG) e Pedra Azul (MG).
Seis pessoas foram presas, quatro por mandado e três em flagrante. Foram detidos Zelineide Rodrigues de Oliveira e Tadeu da Silva, líderes dos grupos, além de Luciano Cardoso e Derlânio José da Cruz. Também foram cumpridas 20 ordens judiciais de busca e apreensão e três de condução coercitiva.
“Os valores destas cargas eram sempre muito altos, não existia nenhum que fosse inferior a R$ 100 mil. Havia roubos nos quais o valor de uma única carga transportada chegava a R$ 5 milhões”, fala o delegado José Eduardo dos Santos, que coordenou a operação. Os criminosos tinham como foco produtos perecíveis de alta liquidez, como alimentos e eletrônicos.
A Polícia Civil chegou até as duas organizações depois de investigar um assalto a uma cerâmica de Salinas em dezembro de 2014. A partir da identificação de um dos suspeitos, foi possível fazer a ligação com os roubos de cargas na BR-251. Segundo o delegado, os assaltantes agiam há cerca de cinco anos e praticavam até quatro crimes por semana.

Giroflex e remédios sem nota
Durante a operação, a PC apreendeu cerca de R$ 9.400 em dinheiro e um cheque de R$ 9.870, além de joias, relógios, celulares e uma câmera. Duas armas e quatro carros, que provavelmente foram usadas nos assaltos, também foram encontrados. A polícia investiga se os veículos foram modificados.
O que chamou a atenção da polícia foi um giroflex de luz vermelha, encontrado na casa de Zelineide Rodrigues de Oliveira. “Uma das nossas equipes localizou o dispositivo, que é usado em viaturas descaracterizadas da polícia. Suspeitamos que eles usavam o equipamento para forçar os motoristas a estacionar, para cometer os assaltos”, explica o investigador, Leandro Vieira Lima.
Ainda na casa de Zelineide Rodrigues foram apreendidos produtos de higiene pessoal, como diversos pacotes de fraldas da mesma marca e escovas dentais. Em outro imóvel dele, aparentemente abandonado, foram encontrados vários brinquedos. Na farmácia dele, a perícia encontrou remédios de uso controlado sem nota fiscal, ao consultar o número do lote, foi constatado que os medicamentos eram de uma carga que havia sido roubada.

Violência
As investigações demonstraram que os criminosos sempre usavam armas e mantinham as vítimas em cárcere privado durante os roubos. Algumas vítimas disseram que eles vestiam coletes à prova de balas. De acordo com o delegado José Eduardo, o modo de agir nos assaltos apurados era sempre o mesmo, até a quantidade de tiros disparados nos caminhões era idêntica, três.
“Desde o primeiro crime apurado foi identificado o uso de arma. Inicialmente eles chegavam no caminhão e mandavam motorista parar, no decorrer do tempo a violência foi progredindo, eles chegaram a usar armas longas, atiravam contra a cabine. Com medo, o motorista parava, nesse momento eles faziam a abordagem, mantinham o motorista em cárcere privado, muitas vezes na própria cabine, assumiam a direção ou levavam para um local adequado onde era feito o transbordo da carga”, diz.

Desdobramentos
A partir das prisões, a PC acredita que os receptadores das cargas roubadas podem ser identificados, há informações de que os produtos eram distribuídos em Minas Gerais e São Paulo.
“Essa rodovia federal é a única via de escoamento entre as regiões Sudeste e Nordeste, ou seja, todos os caminhões que transportam mercadorias passam por ela, nunca houve uma intenção ou objetivo de se coibir essa prática, que é o roubo de cargas. Esperamos que com a operação essas organizações sejam desarticuladas e em um longo período não sejam registrados crimes como estes”, finaliza José Eduardo.

Crimes
Os envolvidos podem responder por crime de roubo majorado, com causa de aumento de concurso de pessoas, uso de arma de fogo, cárcere privado e organização criminosa.

Posicionamento dos envolvidos
O advogado de Zelineide Rodrigues e Luciano Cardoso não quis se manifestar, alegando que não tinha analisado os autos, os demais não foram localizados.

Homem, de 41 anos, é assassinado a tiros em Porteirinha

(G1) Um homem de 41 anos foi assassinado a tiros na noite deste domingo (21) na MG-120, saída de Porteirinha para Riacho dos Machados, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, o corpo foi localizado através de denúncia anônima.
Ainda de acordo com os militares, foram encontradas quatro perfurações de arma de fogo no corpo da vítima. Os suspeitos fugiram com a moto da homem e, pouco tempo depois, o veículo foi localizado na cidade de Janaúba. Até o momento ninguém foi preso.

Em Janaúba mulher é baleada na cabeça pelo namorado da filha

(R7) Uma mulher de 35 anos foi baleada na cabeça pelo namorado da filha, um adolescente de 15 anos, em Janaúba, no norte de Minas. Após o crime, o adolescente e a jovem, de 17 anos, fugiram e ainda não foram localizados.
Segundo a PM (Polícia Militar), a vítima relatou que a filha chegou em casa na madrugada de sábado (20) com uma tatuagem. Ela então foi advertir a adolescente sobre a tatuagem e as duas começaram a discutir.
Ainda durante a discussão, a menina disse que precisava entregar um objeto ao namorado, que esperava na janela do cômodo em que elas estavam. Mas, no momento em que entregou o material ao rapaz, a mulher percebeu que se tratava de uma arma de fogo.
Em seguida, o adolescente teria disparado um tiro que atingiu a vítima na cabeça. Ela foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até um hospital da cidade, onde permanece internada, mas não corre risco de vida.
Já os menores continuam sendo procurados, mas até o momento a PM não tem nenhuma pista sobre o casal. A ocorrência foi registrada na delegacia de Polícia Civil de Janaúba, que abriu um inquérito para apurar o crime.

Porteirinha: Vereador vai à PF e MP para apurar licitação milionária

PORTEIRINHA — É, no mínimo de se estranhar uma empresa, com cerca de um ano de existência, comandada por alguém que, até então não se tinha notícias que trabalhava no ramo, ganhar licitação de quase R$ 1 milhão de reais para gerenciar a publicidade da prefeitura de Porteirinha. E, foi justamente esta dúvida que fez o vereador Allan Farley Rocha procurar, esta semana, a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público, através de sua Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público e de Origem Tributária em Montes Claros e protocolar ofício, em busca de apuração e respostas. Esta notícia foi o assunto nas principais praças de Porteirinha, esta semana, tendo o vereador, inclusive, dado entrevista a rádio local e o tema já teria, também, ganhado as redes sociais via internet (Facebook e Watsapp). Documentos que chegaram à redação do JORNAL DA SERRA GERAL, esta semana comprovam os valores das licitações, de mais de R$ 900 mil. A dúvida do vereador Allan Farley Rocha se dá, segundo ele, baseando-se que, um município do porte de Porteirinha, efetivar licitações para publicidade em torno de R$ 1 milhão, divididos por duas empresas vencedoras, sendo que somente uma delas “abocanhou” R$ 800 mil. Trata-se da ADS Publicidade e Locações, de propriedade de Adnaldo Silva. A referida empresa, segundo o vereador porteirinhense, foi aberta há cerca de um ano, em fevereiro do ano passado (2015), funciona na residência de seu proprietário e, em menos de dois meses de atividades, teria recebido valores vultuosos. “O que nos chama atenção e nos deixa a dúvida é o fato de que Adnaldo Silva, até então não militava no ramo de publicidade e, de uma hora para outra, além de enveredar por esse meio, ganha licitação deste porte”, argumenta o vereador Allan Farley Rocha, destacando que o, agora empresário da publicidade, era da área de esporte, organizando campeonatos na cidade, por isso a preocupação do vereador com o destino final destes recursos. “Por isso decidi procurar a PF e o MP para que investiguem este fato, apurem possíveis irregularidades e nos tragam respostas”. O parlamentar ainda indaga que, “informações dão conta de que o referido ganhador da milionária licitação não teria nenhum dos materiais que necessitariam os ramos de atividades declarados por sua empresa à Receita Federal, para as referidas prestações de serviços”, finaliza, preocupado, o vereador Alan Farley Rocha, que diz ter outras denúncias a fazer nos próximos dias contra a prefeitura de Porteirinha.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Serra Geral

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Acidente na BR-365 deixa uma pessoa morta em Montes Claros

(G1) Uma pessoa morreu em um acidente registrado na madrugada deste domingo (21) na BR-365, em Montes Claros (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a batida envolveu dois carros de passeio e uma carreta.
Ainda segundo a PRF, os veículos de passeio seguiam sentido Montes Claros a Pirapora quando, próximo ao KM 04, um atingiu a traseira do outro. Depois de bater no carro da frente, o condutor perdeu o controle do veículo e invadiu a contramão e foi atingido por uma carreta. O motorista do carro de passeio ficou preso às ferragens e morreu no local. Ele não portava documentos e, por isso, ainda não foi identificado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta não sofreu ferimentos. Duas pessoas estavam no carro que foi atingido na traseira; o passageiro, de 21 anos, teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu. Já o motorista não se machucou.

Janaúba: PSDB confirma que terá candidato a prefeito

Carlos Isaildon. 

Ivonei Abade.
GRUPO DECIDE PELO NOME DE ISAILDON E UM NOVO PROJETO PARA JANAÚBA É A APOSTA DOS TUCANOS PARA REVITALIZAR O MUNICÍPIO

O momento ímpar que Janaúba teve em um passado recente (2001/2008) – Ivonei Abade Brito era o prefeito, o município ganhou forma, força e respeito, posicionando a cidade em um patamar de destaque nacional, gerou orgulho ao gorutubano, atraiu investidores, elevou a autoestima dos servidores públicos municipais e da população. Essa ascensão que Janaúba teve passou, necessariamente, pela estratégia de gestão do verdadeiro PSDB de Janaúba e, claro, contou com o apoio e a confiança de nomes fortes como Danilo de Castro, Anastasia, Aécio Neves e outros que aqui fizeram amigos, depositam crédito, têm segurança e, o principal, se prontificam a retomar o projeto, que deu notoriedade à Janaúba, que naquela época foi por diversas vezes tema de relevância na grande mídia nacional e obteve também o reconhecimento da ONU de excelência em gestão, em especial, na área da saúde.
Recentemente o senador Aécio Neves, que tem um carinho especial por este município deixou claro, Janaúba é estratégica para alavancar o desenvolvimento do norte de Minas, no entanto há de se reimplantar um projeto que tenha a mesma pujança e que o gestor tenha a coragem, a disposição, engajamento, bom trânsito nas esferas de governo e que haja confiança recíproca entre as partes.
Portanto, foi levando em conta essas colocações que o grupo escolheu o nome de Carlos Isaildon Mendes como pré-candidato a encabeçar a chapa majoritária do partido para as eleições de 2 de outubro deste ano. A escolha foi feita, democraticamente, através de reuniões, ouvindo filiados e lideranças que compõem o projeto.
Fiel ao grupo, forte defensor do PSDB, participante ativo das campanhas e projetos do partido, atual vereador, sempre engajado em vários frentes sociais, dedicado à família, participante ativo em movimentos religiosos são características que acompanham Isaildon ao longo da sua vida e agora o qualificam a ser o candidato que recebe o apoio do maior partido político do município e da maior liderança política de Janaúba e região, Ivonei Abade Brito.
Na verdade, o candidato natural do PSDB seria Ivonei, mas uma falha de procedimento técnico inviabilizou, temporariamente, a sua legibilidade. No entanto, é bom que fique claro, foi falha de procedimento e não houve apropriação indébita, não houve prejuízo ao erário, não houve falta de serviço à população, nenhum dinheiro foi apropriado indevidamente.
Orientado por seus advogados, Ivonei disse estar seguro e confiante em uma decisão favorável. Ele defende que houve cerceamento de defesa na tramitação do processo.
No entanto, Ivonei deixa claro, o candidato do grupo é Isaildon, "foi uma decisão conjunta, estamos juntos desde agora e também na campanha, o nome é bom, de fácil aceitação, tem capacidade, é um ótimo gestor já provou isso, principalmente quando administrou o Hospital Fundajan. São características que qualificam Isaildon a realizar uma campanha de alto nível e, em caso de vitória, promover uma excelente administração do município. É um projeto do grupo, as lideranças estão entendendo o valor da iniciativa e o quanto esse projeto irá contribuir para o crescimento de Janaúba e a qualidade de vida da população", pontua o ex-prefeito.
O pré-candidato Isaildon diz estar preparado, fará uma campanha propositiva que atenda de fato os interesses da coletividade, observando o que pode ser feito de verdade. Aposentado ao final de 2014, era funcionário de carreira do Banco do Nordeste, ele diz que tem disponibilidade de tempo, se qualificou para a gestão pública, tem coragem de fazer o que precisa ser feito e está afinado com a nova fórmula de gerir a coisa pública.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Olhe Notícia