Um município em frangalhos aguarda pelo prefeito eleito Carlos Isaildon Mendes

Dívidas, déficits em várias áreas, escassez de recursos, frustrações de recursos/convênios, criminalidade recorde, ruas esburacadas, cidade suja, inadimplência, descrédito e, o pior, uma imagem comprometida junto aos governos federal e estadual e seus organismos e também pela população municipal e dos municípios circunvizinhos, esta é a Janaúba de hoje, 17 de dezembro de 2016.

Os desafios de governar Janaúba são enormes. Isso é fato. Porém, ainda não se sabe ao certo qual o seu verdadeiro tamanho. Pois, existem problemas expostos, esses que todos estamos vendo, como deficiências graves na limpeza pública, graves na gestão de sobras de construção, graves na conservação de ruas e estradas vicinais, graves na conservação de prédios, graves na conservação de praças, graves em relação a animais soltos nas ruas, além de muitos outros.

Existem também os desafios que ainda não são mensuráveis ao certo, como por exemplo, qual é mesmo o tamanho da dívida que será herdada em curto prazo? Qual valor será empurrado de restos a pagar de 2016 para 2017? Já se tem informações reais que a conta de 2016 não fechará – por lei deveria fechar. A princípio, o valor empurrado seria em torno de 15 milhões de reais, isso para ser pago ou negociado nos primeiros dias de governo em 2017, mas não se sabe ao certo se é isso mesmo, qual é o real valor devido aos fornecedores? Como, por exemplo, transportadora, oficina, posto de combustíveis, merenda escolar?

Tem outro problema que se junta a esse. Esse citado ligeiramente acima é criança é novinho, foi feito “agora”, no entanto, existem cerca de 40 milhões já renegociados e que as parcelas são descontadas nas receitas do município, na fonte.

Mas a gravidade é ainda maior, a prefeitura está inadimplente, recursos estão voltando, por exemplo, agora na primeira semana de dezembro o deputado Rodrigo de Castro, a pedido do prefeito eleito, Carlos Isaildon Mendes, destinaria uma emenda de 400 mil reais para Janaúba e, não foi possível, o deputado e o prefeito eleito tentaram de todas as maneiras, entretanto a inadimplência do município não permitiu que o dinheiro chegasse, a verba foi para outro município.

Antes que alguém pergunte: o deputado perderia os recursos caso ele não o colocasse em outra cidade neste exercício 2016, sendo assim, não poderia esperar 2017.

Todavia os problemas continuam, existem convênios – obras paralisadas, que estão emperrados, o dinheiro que falta entrar para dar continuidade aos serviços já não dá mais para concluir o objeto.

Vista de ângulo privilegiado, a quebradeira da prefeitura de Janaúba tem nome: falta de gestão pública desenvolvimentista, e é histórica, a prova disso é que, mais de 80% da receita do município vem de repasses governamentais, a receita própria é muito acanhada, a cidade funciona como município anão. E município como Janaúba que se qualificou em estender o pires aos governos, inteira sua sobrevivência por meio de programas governamentais que, agora, por força da fraqueza financeira, vêm sendo cortados. Hoje, aproximadamente 393 programas são disponibilizados pela União para os municípios se conveniarem, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Mas os municípios alegam que os repasses da União não acompanham o crescimento dos gastos, as verbas são consideradas insuficientes para cobrir a maior parte dos custos desses programas. De outro ângulo, o governo federal alega que os recursos são suficientes. Para a União falta gestão municipal.

Existem ainda problemas futuros que Janaúba não escapará, são certos: a receita irá cair, os repasses governamentais serão menores, os convênios serão mais escassos – significa menos dinheiro, os programas e projetos estaduais e federais serão em menor proporção. Isso devido ao cenário econômico nacional e a situação de dificuldade financeira que o estado de Minas Gerais, sobretudo se embrenhou. Se o quadriênio 2013/2016, já foi asfixiante, os próximos anos, conforme previsão de renomados economistas, serão piores ainda, eles sublinham que a crise política comprometeu o desempenho da economia e, por enquanto, não há, ainda, ancoragem das expectativas, isto é, a nossa economia está sobre um terreno pantanoso.

Mas nem tudo é espinhoso, existe esperança. A população acredita que será possível superar as dificuldades.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. JANAÚBA.
    UM CAOS AO EXTREMO DE UMA CIDADE SEM LEI, UMA CIDADE HORRÍVEL DE SE VIVER, SEM PRAZER PARA IR A UM BARZINHO, A UM CLUB, MUITA GENTE RUIM ARREDORES DE MESAS DE BARES, UM POVO FEIO SEM RESPEITO PELAS PESSOAS QUE SE CUIDAM.
    JANAÚBA NÃO INTERESSA NEM MESMO SEU POVO NATO DAQUI, POIS, AS PESSOAS ESTÃO INDO EMBORA, PORQUE UM PREFEITO HORRÍVEL, UMA POLICIA DESTRAMELADA, UMA CIVIL QUE NÃO APURA NADA, DELEGADOS DE BRAÇOS CRUZADOS, DETETIVES FARRISTAS, POLICIAIS MILITARES DESANIMADOS EMBORA SEJAM BONS HOMENS , UMA CIDADE SEM LEI.
    POR COMANDANTE DE POLICIA VEM PARA JANAÚBA SOMENTE PARA APOSENTAR, NÃO CHEGA NEM A CONHECER O MUNICÍPIO, AS PESSOAS DE BEM QUE PODE LHE AJUDAR, SEUS POLICIAIS MORAM FORA, O QUE DEVERIAM MORAR NA CIDADE PARA CONHECER QUEM É QUEM E DAÍ NÃO COMETER O CRIME IGUAL A MONTES CLAROS QUE O POLICIAL NÃO RECONHECEU SEU PARCEIRO E ATIROU CONTRA O MESMO.
    JÁ VIMOS CASOS EM JANAÚBA D E POLICIAL SENTADO COM BANDIDO POR NÃO CONHECER A PEÇA HUMANA, ISSO É MESMO UMA ABERRAÇÃO.
    QUE EMPRESARIO VIRA PARA JANAÚBA, SABENDO QUE SEUS FILHOS PODERÃO MORRER AQUI NA NOITE OU EM ASSALTOS, QUEM INVESTIRA AQUI SABENDO QUE O PREFEITO NÃO POLÍTICOS IRRESPONSÁVEIS APOIARAM CANDIDATOS DE MONTES CLAROS E ENTÃO O QUE MANDARÃO PARA CÁ "NADA", POR ESSES POLÍTICOS SÃO UNS IDIOTAS, CORRUPTOS, BANDIDOS TAIS COMO O FAMOSO DA OPERAÇÃO GRILO, OUTRO DOS PRECATÓRIOS E O ULTIMO UM DESINTERESSADO PELA FUNÇÃO.
    NOSSA CÂMARA MUNICIPAL TERIA QUE SER TODOS PRESOS, PORQUE FORAM IRRESPONSÁVEIS, NÃO FISCALIZARAM NADA PORQUE NÃO SABEM FISCALIZAR E OUTRA HORA PORQUE A MAIORIA SÃO ANALFABETOS E A CULPA É DA POPULAÇÃO. ENTÃO... OU CONSERTAMOS ISSO AGORA OU ESTAMOS DE PARTIDA PARA BEM DISTANTE DESTA REGIÃO. PERDEMOS 4 ANOS QUE JUNTADO A CRISE VOLTAMOS 10 ANOS ATRAS, TEMOS QUE RECUPERAR COM MÃOS DE FERRO, COMBATENDO A CRIMINALIDADE E CRIANDO LEIS PARA EDUCAR ESSA POPULAÇÃO PORCA QUE JOGA LO LIXO NA RUA, QUE JOGA O ENTULHO NO PASSEIO, QUE CONSTRÓI OS PASSEIOS COMO QUEREM SEM PENSAR NO PEDESTRE, FAZEM SUA CONSTRUÇÃO APROVADOS POR PROPINAS AOS MAUS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA QUE FINGE ESTAR TRABALHANDO MAS ESTA MESMO CAUSANDO PREJUÍZO AO MUNICÍPIO.
    ACORDA JANAÚBA, TEMOS AQUI UM GRUPO CHAMADO G 21 QUE SÓ OLHA PARA O PRÓPRIO UMBIGO, UM BANCO CHEIO DE LARANJAS QUE ATENDE SO SEUS DIRETORES, UM SEBRAE QUE NINGUÉM SABE QUE EXISTE, POIS NÃO APRESENTA NADA EM NOSSA CIDADE. TEMOS UMA ACIJAN QUE PODERIA TOMAR POSIÇÃO NA VIDA, MAS NÃO, QUER SOMENTE AGRADAR SEU GRUPO.
    UMA PROMOÇÃO SOCIAL QUE SERVE DE CABIDE DE EMPREGO PARA ADVOGADO QUE NUNCA FOI LA SEQUER UM DIA NO ANO. ENFIM ESTAMOS A DEUS DARÁ E SOMENTE UM BRAÇO DE FERRO COM MULTAS ENORMES PODER MUDAR ALGUMA COISA.
    OLHA SO NOSSA CIDADE...SE CONSTRÓI UM PRÉDIO DE 7 ABDARES E A GARAGEM É A RUA, OUTRO DE 18 APARTAMENTO E 5 ANDARES E A GARAGEM É A RUA, UMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NUM LOCAL QUE NÃO TEM ESPAÇO PARA ESTACIONAR, GALPÕES E OFICINAS ENORMES DENTRO DA ÁREA DE RESIDENCIAS, TAIS COMO AV. MANOEL ATAÍDE, SANTA MONICA. JÁ EXISTE ÁREA PARA ISSO, MAS PROPINA AUTORIZA TUDO EM JANAÚBA. VEJA OS LOTEAMENTOS IRREGULARES, A PREFEITURA É TAO INCAPAZ QUE REGISTRARAM UM LOTEAMENTO ONDE ´A ÁREA VERDE TEM UM, PRÉDIO CONSTRUÍDO JÁ HA 30 ANOS E A PREFEITURA APROVOU TUDO SEM IR NO LOCAL.. CULPADOS MÃOS FUNCIONÁRIOS.. FUNCIONÁRIOS ESTE QUE NUNCA TRABALHAM AS SEXTAS FEIRAS, QUE NÃO CUMPRAM HORÁRIOS DE JORNADA, QUE VIVEM DE ATESTADOS OU MESMOS DE FALTAS. JANAÚBA ESTA MESMO UMA ABERRAÇÃO, OU MUDAM OU ENTÃO VAI FICAR UMA CIDADE ESQUECIDA.. SEM MORADOR. ACORTDA JANAUBA.. SEU POVO ESTA INDO EMBORA

    ResponderExcluir
  2. parabens celso por isso que sou seu fã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos