Janaúba faz aniversário sem festa

(Por Ambrósio Prates) O município de Janaúba completou dia 27 de dezembro mais um aniversário de emancipação político-administrativa, mas não comemorará oficialmente a data. Desde que a cidade se desmembrou do município de Francisco Sá, em 1948, até hoje, já se passaram 68 anos. Janaúba cresceu e hoje é a segunda maior cidade do Norte de Minas. Tanto avanço seria motivo para comemoração, mas esbarra na crise que domina todo serviço público com a falta de recursos. São vários anos de deficiências na coleta do lixo tornaram a cidade suja. Em todos os bairros o cenário é o mesmo: sacolas plásticas jogadas e lixões são vistos em todos locais. Em algumas regiões o carro do lixo fica sem passar por até 15 dias. Se não bastasse a sujeira, o fedor é insuportável.

Além disso, Janaúba ainda assiste atônita em menos de uma década uma escalada impressionante da violência. Os crimes que antes eram raros se tornaram corriqueiros. Homicídios que antes não passavam de 20 por ano agora já atingiram 40. Os furtos de bicicletas, que eram os que mais provocavam espanto, deram lugar aos roubos a mão armada, latrocínios com pessoas inocentes sendo assassinadas no meio da rua. Até os roubos de carros que eram inexistentes se tornaram quase que diários. Portanto, apesar do crescimento marcante, do Arraial de Gameleiras, até os dias atuais, parece não haver muito mais o que comemorar. Mas enfim, Janaúba merece ser parabenizada pelos seus 68 anos.

Janaúba tem como atividades principais a agricultura, pecuária, comércio e serviços, além de um parque industrial com várias empresas. Possui o único frigorifico do Norte de Minas que abastece vários países, através do Frigorifico Janaúba. Também possui o único aterro sanitário público da região. No aspecto politico, Janaúba já teve dois deputados estaduais, que foram Adelino Pereira e Dimas Rodrigues, mas por falta de união das suas lideranças, não consegue mais eleger nenhum representante na esfera legislativa.

Sua população em julho de 2015 foi estimada em 70 886 habitantes, o que a consolida como a segunda maior cidade mais populosa do Norte de Minas e a 52º de Minas Gerais. A cidade de Janaúba conta com uma infraestrutura de cidade de porte médio como dois hospitais, barragem Bico da Pedra, Camelódromo, Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto, hipermercados, estádio, faculdades, aeroporto, irrigação, ciclovias, parque de exposição (onde acontece a maior exposição da serra geral), aterro sanitário, coleta seletiva.

Tem como acesso as rodovias MGT 122, que a interliga com o Sudeste e Nordeste, além da MGC 401 que liga ao Projeto Jaíba e ao rio São Francisco. A Barragem do Bico da Pedra dá a garantia do abastecimento de água aos moradores. No aspecto turístico, Janaúba é bandada pelo rio Gorutuba e destaca-se o Balneário Bico da Pedra, que abriga várias casas de campo. O município possui 74 escolas, sendo 38 escolas na zona rural e 36 escolas na zona urbana dentre as quais 19 são escolas estaduais, 10 são escolas municipais, 4 são escolas conveniadas com a Prefeitura e 6 são escolas particulares. No ensino médio existem 10 escolas, sendo 7 da rede estadual e 3 particulares. Possui desde 1994 um Campus da Universidade Estadual de Montes Claros onde são oferecidos vários cursos superiores, além do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de um campus do Instituto Federal do Norte de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou