Janaúba doa terreno à APAC e obras iniciam em fevereiro

JANAÚBA - Após todo o trâmite burocrático referente à doação da área, pelo Município à Associação de Proteção aos Condenados (APAC) que é um modelo prisional diferenciado na recuperação do preso, que culminou na assinatura da escritura pública do terreno entre representantes do Executivo e da própria APAC, agora o próximo passo é lançar a pedra fundamental, isto é, iniciar as obras, o que deve ocorrer em fevereiro do ano que vem. A informação é do presidente da APAC Janaúba, o advogado Leonardo Francisco de Souza.

De acordo ele, a iniciativa para implantação de uma unidade do novo modelo prisional de recuperação do preso em Janaúba, surgiu de um projeto de extensão e pesquisa da
Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG, com o apoio de professores, direção e acadêmicos.

Ele completa que essa iniciativa tem ainda o apoio da comunidade, em especial dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, além de entidades sem fins lucrativos, como Lojas Maçônicas de Janaúba e Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (ACIJAN).

O advogado Leonardo, ressaltou a relevância da participação da sociedade civil organizada, e a comunidade em geral, na instalação da APAC, pois só assim, esse projeto sairá do papel, já que a entidade sobrevive do voluntariado.

A APAC contará com uma área de 8.232,50 metros quadrados, que foi doada pelo Município de Janaúba, e está localizada na Vila Izaías.

O ato de assinatura se deu em dois momentos, sendo o primeiro em reunião da Câmara Municipal, dia 12 de novembro e, em seguida no gabinete do prefeito, Yuji Yamada, dia 13, com a presença do próprio prefeito, presidente da APAC, Leonardo Francisco, o professor da Favag e Tabelião do Cartório de Serviço Notarial do 2° Ofício de Janaúba, Dênio Pinheiro de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Armando Peninha Batista, o procurador do Município Carlos Eduardo Serapião e Vadilson Reis Cardoso.

Uma vez concluída, A APAC irá contribuir para o desafogamento do superlotado presídio de Janaúba, já que possibilitará a criação de 120 novas vagas para recuperação de presos no município.

Não bastasse esse ponto positivo, outro ganho que interessa diretamente à sociedade, é que dados estatísticos apontam índices de recuperação de detentos que podem chegar a 95%, enquanto que, no modelo prisional atualmente em funcionamento no país, o resulto é inverso.

Durante a reunião da Câmara Municipal de Janaúba, dia 12 de novembro, quando ocorreu o ato de assinatura da escritura pública que oficializou a doação do terreno, pelo Município à APAC, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Armando

Peninha Batista, destacou a importância da implantação da entidade em Janaúba que, nos últimos anos, tem carregado a fama de ser uma das cidades mais violentas do país, resguardada a devida proporção.

Segundo Peninha, a APAC é uma forma de se tentar minimizar o quadro da violência no município, que é considerado grave. No entanto, lembrou que é importante que o próximo prefeito Carlos Isaildon Mendes, invista na família, ou seja, na criança, no adolescente e no jovem. Sugeriu ainda, ao novo gestor municipal, que revise todos os projetos sociais, aliados essenciais do poder público municipal, geralmente voltados aos mais necessitados.

O dirigente do legislativo municipal defendeu a participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada, na concretização da APAC Janaúba.

O vereador Carlos Isaildon Mendes, o próximo prefeito de Janaúba, a partir de janeiro de 2017, também ressaltou a relevância da instituição APAC para o município, e disse que 
está articulando, no sentido de, o orçamento de 2017, contemplar mais recurso destinado à segurança pública. Para isso, ele e seu secretariado irá apreciar o orçamento da Prefeitura, referente ao exercício do ano que vem.

Ainda na sessão legislativa, o vereador Adauri Cordeiro, enalteceu o trabalho da comissão de instalação da APAC ao reconhecer que a iniciativa em muito vai ajudar a conter a violência na cidade, mas disse que são necessárias ações mais efetivas, visando desarmar as pessoas que cometem crimes contra pessoas de bem no município.

Atualmente, apenas três municípios conta com o modelo prisional APAC no Norte de Minas: Grão Mogol, Januária e Pirapora.


Fonte: (Assessoria de Imprensa da Comunicação de Janaúba).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos